VQ Review – Shingeki no Kyojin – ep. 06

shingeki 6

O passado de Mikasa… e?

RESUMINDO

Após… aquilo que aconteceu no final do episódio 5, Armin ainda está em choque. Porque ele é um inútil. Enquanto Armin chora, Mikasa está badasseando, derrubando titã atrás de titã. Porque ela é foda. Na outra metade do episódio, flashback triste à la Naruto from Hell, sobre a Mikasa.

EU ACHO QUE…

Talvez seja a primeira vez que eu tenha sentido a direção de Shingeki no Kyojin meio exagerada. Sim, Tetsuro Araki já era famoso desde Death Note por abusar da dramaticidade (exemplo ao lado), mas absoluto desespero é mais do que esperado quando se está sendo atacado por pessoas gigantes bizarras e peladas, e mais alguns maiores ainda, e soltando fumaça pelos músculos. Mas o passado da Mikasa foi demais.

snk11Não tenho muito que comentar sobre a parte em que a Mikasa mata os titãs. “Aeee, Mikasa fodona fuck yeah”, pronto, tá aí, mais do que suficiente. O mais interessante (mas nem tanto…) desse trecho foi Armin querendo ser forte. Já vimos isso milhões de vezes, o bom e velho “não quero ser protegido”, que aqui só não foi totalmente inútil porque tivemos o contraste com a já lendária força da Mikasa.

O que interessa mesmo é o passado da menina. E devo dizer que não gostei. Claro, não sou idiota, é óbvio que foi importante, principalmente para potencializar o choque da morte do Eren (oh, spoiler!) quando ela ficar sabendo, já que foi ele quem a fez ser forte. E estou ansioso pela reação dela, já que ela mesma afirma que só é forte enquanto ele estiver por perto.

snk12

Mas a cena toda… foi demais. As crianças golpeavam como se fossem o Battousai. O Eren já era super “fodão” aos 10 anos de idade? Já tinha toda aquela agilidade e recursos, além da eloquência de um Aragorn pra motivar a Mikasa? Precisava mesmo animar os impulsos elétricos do cérebro da menina quando ela vai golpear? Fazer metáfora com insetos se comendo pra dizer que “o mundo é cruel’? Tudo aquilo me pareceu além da conta, e eu não consegui acreditar em nada daquilo, e a cena toda perdeu impacto; e impacto é tudo que eles queriam.

Lembram que eu disse que precisava de pelo menos um episódio do treinamento no exército? Era pra sentir que eles seriam capazes de fazer o que fazem: sair voando e derrubando gigantes, como a Mikasa faz. E eu acredito em tudo que ela faz no “presente”. Mas nesse flashback… Não. Me desculpem, mas não.

Mas Shingeki no Kyojin continua com crédito. Vamos seguir em frente.

Mas Shingeki no Kyojin continua com crédito. Vamos seguir em frente.

O passado de Mikasa… e? RESUMINDO Após… aquilo que aconteceu […]

116 thoughts on “VQ Review – Shingeki no Kyojin – ep. 06”

  1. Tavelz a animação dos impulsos sejam relacionadas as experiencias do pai do Eren, já que ele usou o filho como cobaia a menina é o de menos. Holy spoiler.

    1. Eu interpreto que com uma faca surpresa a coisa fica diferente. Outra coisa é que quem sofria bullying era o Armin, o Eren era um brigão que apanhava.

        1. Eren não parecia ser do tipo brigão, ele estava mais p uma Lisa Simpson, o personagem chato que ´´defende o que é certo“, quando ele parece os valentões debocham dele, deixando claro que se não fosse a Mikasa os dois iriam apanhar juntos.

          1. o que eu quis dizer, é que o eren não é do tipo omisso. ele não ta nem ai se forem 5 contra 1, vai pra porrada do mesmo jeito. tendo mikasa ou não pra ajuda-lo.

  2. ======== NÃO CONTÉM SPOILS, E SIM OPINIÕES E IDEIAS LOUCAS ==========

    Eu discordo, eu achei esse o melhor episódio “so far” da série.

    Teve uma discussão no post do Kaneda “O que você busca em animes”, e esse episódio é o resumo do que busco. Um mundo onde a cada episódio ganha mais contexto, que mostra que ele não é apenas humanos contra titãs.

    O leque de possibilidades aumentou grotescamente agora.

    Tráfico de pessoas? Sim!
    Sociedade desorganizada escondidade numa falsa organização? Sim!
    Burgueses “giving a fuck” para população? Sim!
    Possibilidade de humanos começarem a se matar para tentar sobreviver? Por favor, isso TEM QUE ACONTECER!

    Sério, teve tanta coisa explorada aqui que eu realmente me empolguei.
    Também, não acho que o Eren ficará apenas como psicótico, esse episódio me fez pensar que há mais coisas sobre ele, o que explicaria sua nóia de “podemos morrer a qualquer momento”.

    O Eren é um protagonista com problemas, e eu gosto disso, e quero ver onde isso começou e onde isso vai dar (pressupondo que ele não esteja morto, o que tenho 99% de certeza).
    Quanto à MIkasa, ela jé era phoda antes de ir ao treino, ela precisava de um fator que a levasse a tornar-se badass, e achei legal (não achei incrível, apenas legal).

    ========
    SE ALGUÉM FOR RESPONDER, POR FAVOR, SEM SPOILS, E COM ISSO ME REFIRO A:
    – Não contar coisas que acontecerão.
    – Não comentar “Isso será explicado mais tarde”.
    – Não comentar “Esse personagem vai ganhar foco”.
    – Ciclano não está morto.

    Muito grato pela sua compreensão.

    1. Também acho isso desse episódio(li o mangá mas não vou falar nada). Na verdade faz um tempo que vi o flashback e nem me lembrava, e achei um pouco exagerado quando o vi, embora ainda o tenha gostado. No entanto quando assisti agora gostei como nunca, achei também o melhor epi até agora, e semana passada eu estava jurando que seria o pior.

      1. Pois é, eu acho que esse episódio busca te dar um choque de “Pô, o que diabos está acontecendo aqui?”, e isso foi feito muito bem. A gente tem que concordar que a série é legal pelos caras lutando contra titãs, mas não pode ser apenas isso, não? 🙂

  3. Eu achei excepcional o flashback da Mikasa, tipo, de vibrar na cena e falar “que anime do caralho!”. Porém, obviamente eu espero algo futuro que explique essa “badassice” do Eren assim tão novo. Eu imaginei que teria algo a ver com aqueles relapsos de memória que ele teve, ou seja, que ele já tinha um treinamento ou algo que fizesse ele agir daquele jeito. Como não leio o mangá, não sei bem se é isso que irá ocorrer, mas se for, repetirei ‘QUE ANIME DO CARALHO!!”!

  4. No começo do passado da Mikasa, no mangá aparece a mãe fazendo uma marca no punho dela, já no anime é ela fazendo custura…
    Isso foi diferente no anime, talvez uma censura, mas achei a mudança tosca porque achei que fosse algo importante como uma marca de experimento. D:

  5. Putaria esses spoilers (agora removidos) hein!? Sacanagem isso aí. Sem zoeira, é maneiro descobrir assistindo. Qual é a parada de estragar a surpresa dos outros? Dá tesão?

    Por sorte, eu e meu irmão já conjecturamos essa teoria, entre muitas outras. É uma parada que pode detonar o enredo se for mal aproveitada.

    Sério. Parem com isso. Assim tiram pageview dos caras. Não vou mais voltar aqui nos próximos reviews pra não tomar mais spoiler na cara,

  6. Eu vi o Flashback dela no mangá e achei beeem fraquinho, não achei muito necessário, mas é o suficiente pra situar a personagem na historia. Claro, tanto no anime quanto no mangá, o flashback é super dramático e tals, mas não gostei.

    O resto do episódio eu gostei, gosto de como essa parte faz Armin se desenvolver na série, então, quero ver a série daqui mais pra frente, sem colocar spoilers, é agora que começa a série

  7. ======CONTÊM SPOILER=====

    .

    .

    .

    .

    Na verdade eu não achei que foi exagero do diretor, todas essas cenas estão no mangá :p

    e sobre o Eren, ele agiu com um motivo bem forte, afinal ele viu uma família sendo massacrada. ate mostrou a reação dele, como se seu instinto estivesse sendo “ativado/estimulado”, na briga com os marmanjos era só isso, briga de marmanjo, nada demais… o mundo é cruel sim, eles estão vivendo em momento de total desordem, mesmo depois de algum tempo sem titãs, o mundo não conseguiu se reerguer, como alguém já comentou, mostrou um outro lado da historia, onde a humanidade é podre e continua com seus atos errados mesmo estando prestes a ser extinta… todos ali estão vivendo do seu extremo e tentando achar estímulos ou algo para continuar vivendo, foi assim que entendi esse capitulo, não foi só briga de titãs e humanos, é a podridão da humanidade sendo exposta, eles tem que lutar contra isso também, eu gostei.

    e sobre o Armin hsaushaushaus deixa quieto, espero que o anime continue com mais de 25 caps, só isso 🙂

  8. Concordo que todo o conceito de dá um tec no cérebro,a Mikasa do nada ficar fodona e matar o cara é muito exagero, além disso, o gafanhoto e pato morto, também são muito exagerados mas, isso foi por parte do mangaká e não do Tetsuro Araki.

    Ninguém me convence que a garota vai lembrar de um gafanhoto comendo uma borboleta e do pai trazendo um pato para o jantar como conclusão de “o mundo é cruel”, não cola.

    Voltando ao diretor, ele apenas deu um toque a mais de dramalhão naquilo para exaltar a dor dos personagens, principalmente na parte do Armin mas convenhamos, o cara deve curtir muito uma novela mexicana.

    Quanto overactorism! Nicolas Cage perde longe.

          1. O problema é que ele[Eren] nunca mais demonstra isso. Nos primeiros episódios ele age de forma totalmente diferente. Parecendo mais um brigão bobo e ingénuo querendo ser um “guerreiro”, enquanto que a Mikasa que era já mais fria e dura, ironicamente, era a mais leviana e frágil.
            Não faz muito sentido….

          2. leia a pagina 12 do cap.29 e você vai ver a cara de psicopata do mlk,caso não se incomode com spoilers 😀

          3. Não leio mangá. Estou analisando o anime.
            Aqui ele em nenhum momento me passou essa imagem de psicopata…
            Ainda assim, me é estranho e bem duvidoso um garoto de 8 anos (ou algo próximo) matar adultos sem mais nem menos….

          4. Naquele mundo de gigantes pelados andando e matando geral, nesse nível de escrotidão acho até plausível o garoto matar adultos.
            Duvidoso mesmo é como que ele achou a casa com os caras TÃO RÁPIDO.

          5. Essa é uma crítica minha ao anime.
            A adaptação está muito boa sim, mas tem alguns detalhes e decisões que sinceramente, não consigo entender. Por exemplo, naquela parte do treinamento, ali envelheceram MUITO a Mikasa, pode reparar que ela está com a mesma aparência de agora, anos depois daqueles eventos. Ao mesmo tempo, infantilizaram o Eren, no mangá ele é muito mais expressivo, ele não faz cara de muleque revoltado, ele faz expressões de desafio mesmo. Não somente isso, o anime mudou um bocado o tom das falas dele, ele não fala e grita apenas no impulso, pela revolta juvenil, ele grita com convicção. Na cena da mesa de jantar, mudaram os diálogos dele para pior.

            Como você disse abaixo, analisando o anime somente, é difícil fazer essa interpretação, eu que li o mangá primeiro, tive uma interpretação dessas cenas antes do anime, fiquei com a forte impressão dele ser meio psicopata. Por essa e outras cenas.
            Como eu disso, sem dar maiores detalhes, há aqui e ali pequenas sutilizas que eu interpreto como uma genuína personalidade “da pá virada”.

            “I’ll rip you to shreds… tear you to pieces with my own hands…
            to smithereens… to pulp… devour ya.” <- revirando os olhos de loucura

            Mas isso julgando pelo mangá, pelo anime é isso ai que vocês estão dizendo mesmo.

    1. Ela não chegou a conclusão dali, ela já percebeu naquele lugar, o gafanhoto e o pato foram lembranças que ela teve que ratificaram a sua idéia. Metáforas para algo maior, só isso.

      1. A garota tá lá se cagando de medo aí vem um flashback num momento bem maneiro né (o garoto que salvou ela tá lá sendo esganado falando umas frases bem badass), ela se lembra dos tais acontecimentos e ratifica a idéia, cara na boa, para mim isso é tirar uma conclusão.

        Metáfora é o que a gente interpreta, para o personagem, no caso a Mikasa, foram acontecidos mesmo. Sem querer menosprezar a inteligência da molecada, criança não vê metáfora em porra nenhuma, perdão.

          1. Você me entendeu mal, as crianças que eu digo não são os “telespectadores menores de idade” e sim os personagens crianças, no caso.

  9. Concordo que foi exagero duas crianças matando um bando de criminosos, principalmente o Eren ter cabeça, habilidade e sangue frio pra fazer o que fez. Fico imaginando se os dois tem alguma anormalidade que explique isso.
    Quanto a mostrar a Mikasa badass não vi problema, só espero que ela não vire uma choramingas inútil por causa do Eren. Odeio quando fazem todo um carnaval pra mostrar como uma personagem feminina e badass só pra transformarem ela em donzelinha frágil depois.

    1. Não leio o mangá, então aqui vai apenas um palpite.

      Acho que ela irá choramingar feito uma criança no próximo episódio, mas continuará a ser fria/badass depois. Bem ou mal, o Eren é o motivo de vida dela, seria estranho se ela não se desesperasse (acho que seria o mesmo se o Eren perdesse a Mikasa).

      1. Chorar pelo Eren é o esperado, claro, afinal já vimos como ela se preocupava com ele. Meu receio é que ela mude totalmente e vire um tipo de “escada” para que o Eren fique parecendo mais foda. Outra possibilidade que imaginei seria de ela ficar incapaz de lutar e o Armin vencer seus medos para ajudá-la. Seria um recurso de roteiro para fazer o personagem mais fraco crescer. Pessoalmente, embora admita que esta última possibilidade faz algum sentido, não gosto dela. Se for para o Armin crescer, preferia que fosse ajudando o Eren de alguma forma, acho que daria uma conclusão mais redonda para o desenvolvimento do personagem.

        1. Sim, concordo contigo, porém comercialmente a Mikasa ser phodona é muito mais esquema que o Armin virar phodão e usar a Mikasa como escada… então acho que fico com Mikasa > All. xD

    2. Se fosse para chutar uma reação da Mikasa, eu diria que ela iria ficar mais Badass do que nunca, virando uma Berserker.
      Ela faria um arrastão nos Titans por causa da morte do Eren.

      1. Ah, eu com certeza iria adorar que a Mikasa virasse Berserker. Acho que seria uma reação mais de acordo com a crueza desse universo do que se ela virasse uma “mocinha fragilizada”… mas, sabe como é, a gente nunca sabe o que se passa na cabeça dos mangakás e dos produtores de anime. Já me decepcionei tanto com personagens femininos cheios de potencial que foram destruídos que estou com o pé atrás…

    3. Não vou dizer como vai evoluir, a Mikasa, mas acho uma personagem muito interessante.
      Ela é aquela fodona, fria, mas não tão clássica. Ela é apenas radicalmente realista, e a forma como demonstra sua dedicação por outros e exige a dedicação dos amigos, bastante interessante. Tem uma cena clássica que gostei bastante de ver.
      Sabe aquelas cenas onde tem um personagem perdendo, e fazem todo um incentivo para ele continuar? Então, mas é mais ou menos isso, só que sem o incentivo, tipo “tá legal, fica ai enquanto eu vou ali morrer por você, se quiser para de choradeira e ajudar, fique a vontade, adeus”. Puta tapa na cara.

      1. Eu gosto mais dela do que do Eren, hehe… Me lembra um pouco a Morgiana de Magi, so que a Mikasa e bem mais fria, pelo menos aparentemente. Fico na torcida pra que não destruam ela.

  10. Achei sublime a cena metafórica dos insetos e do pato, porque de fato o ser humano fica nessa ilusão que tudo é normal e aceitável, desde que essa crueldade não atinja-os (estou falando do mundo real). Veja a carne no seu prato todos os dias por exemplo, um ser morreu ali, mas isso é visto como normal pra gente, afinal, não são humanos, mas se você pensar a fundo, se colocando no lugar daquele ser, é crueldade também. E foi essa visão que a Mikasa teve. Não vi forçação de barra e nem exagero, mas sim uma ótima cena!

  11. Eu gosto de como esse flashback enfatiza que o perigo vem de todos os lados, inclusive o dos humanos.
    Pode não ter sido muito realista esse passado, mas deu umas informações importantes. Comércio de gente? Que tenso.

  12. Eu estava discutindo com uns amigos no facebook exatamente a mesma coisa. O passado não só foi um tanto exagerado como também achei q a personalidade que o Eren mostrou na cena do resgate não se encaixa muito bem no Eren mostrado no primeiro episódio. Tbm achei difícil de acreditar. E tbm achei bem duvidoso a relação sanguínea do Eren e da Mikasa ter sido “eliminada” me dá uma péssima impressão de que pode rolar um amor pseudo-incestuoso. Mas ouvi dizer q no mangá é explicado q eles não são irmãos de sangue no primeiro capítulo, então foi uma “falha” do animê. Sobre a metáfora do “mundo cruel”, sim, foi clichê e superficial se comparada com a cena do “Um é tudo e tudo é um” de FMA.

    1. Mas a verdade é que essa é uma mensagem do personagem e não da história toda(como em FMA), claro, possuí passagens em toda a história, mas não seria um ponto tão crucial. Na verdade a intenção dele não foi ser profundo e sim, realista. Não queremos no opôs ao mundo cruel, fazendo dele um lugar que ele não será mais assim….não. Queremos sim é viver nele como ele é, sendo forte para prosseguir. Pode parecer simplista, mas comparando as idéias da maioria dos Shonens, é bem pesada e bem mais palpável.

      1. Pois é, a parte profunda de Shingeki é mais essa mesma e só, a Mikasa não tem segredo nenhum, ela apenas passou por uma experiência muito cedo na vida que fez ela ter esse diferencial, de onde sai a força dela.

        Bem mais a frente o Armin comenta algo sobre isso, os mais fortes são aquelas pessoas que sabem como o mundo é e convivem com ele, com as perdas diárias. Que fazem com que as perdas não sejam um golpe contra, eles usam essas perdas para progredir no objetivo.

        O Rivaille te um pouco disso também, o mundo é assim, as pessoas morrem… não tem jeito, só continuar lutando, mas pela própria vida. Mesmo que queira salvar alguém tem que primeiro garantir a segurança da própria vida. Por isso que eles são tão fortes e duram tanto no pelotão.

        A morte do Eren é interessante, porque ele era muito emotivo, não se importava em sacrificar a própria vida pelos outros. Foi o que o pai falou para ele, de que adianta fazer algo heroico como aquilo se ele morrer no processo? Não atoa os colegas dele apelidam de “o cara com pressa de morrer”. E acabou morrendo, e fica esse climão entre todos os outros, o Eren foi muito marcante na vida deles para ensinar a não se conformarem com a situação, a lutarem, resistirem, mas ao mesmo tempo a falha dele mostrou com isso não deve ser feito, e fica o dilema. Eles não querem que os amigos morram, mas não podem simplesmente salvar uns aos outros, a única forma de sobreviverem é fazer isso por eles mesmos.
        Nesse tom, o arco do Jean é muito interessante, já que ele faz um caminho um pouco inverso, alguém que só se preocupava com a própria sobrevivência, para alguém que tenta sobreviver para ajudar os amigos a sobreviverem também.

  13. Não concordo que foi exagero, achei que foi simplesmente: Comum!
    Sim por comum, quis dizer clichê, e como foi dito no post foi importante.
    Agora gostaria de ressaltar que esse clichê do FB da Mikasa, já era esperado, já que a sua personalidade era um tanto quanto bem diferente de uma pessoa normal, e precisa de um bom motivo, então um FB com todos os ingredientes que teve foi muito “Eu já sabia”. Bem a única parte que achei desnecessária foi a da metáfora, que só serviu pra ela virar SSJ e esfaquear o cara. Podiam ter pensado em algo melhor para expressar o “Esse mundo é cruel”.
    E por mim, dane-se o Eren, a Mikasa tem muito potencial para ser protagonista, e uma das boas! Aquela parte em que ela vai em direção ao Líder Comerciante e fala “Me explique como um cadáver fala” foi muito Badass ;]
    E comece a campanha #MorteparaArmin

    1. É a melhor expressão que o autor podia dar pra uma menina pequena naquele tipo de ambiente
      insetos devorando outros e o pai matando animais mais fracos
      entao nao da pra esperar muito exemplos

      se fosse nos dias de hoje você teria uma TV 14″ mostrando cenas sobre guerra do afeganistão durante o flashback

  14. Quando li no mangá, a primeira vista essa cena das crianças também me pareceu exagero. Só que mais no fator emocional do que na ação em si.
    Diga-se
    de passagem foi bem simples o que eles fizeram, apenas enfiaram uma
    faca nos caras quando eles estavam distraídos, não é como se uma criança
    tivesse vencido um adulto numa luta de espadas ou rinha de pexeira.
    Mas
    estar disposto a matar fácil assim e ter essa visão de “é matar ou
    morrer” tão jovem, isso foi o que me surpreendeu. A Mikasa teve esse
    trauma e o choque dispertou esse “instinto de sobrevivência”, mas não
    lembro de algo assim ter acontecido com o Eren, pelomenos não até aquele momento.

  15. a cena do gafanhoto comendo a borboleta foi uma ilustração, pra passar com clareza a pesperctiva da mikasa em relação ao seu mundo, que pra ela é o fato do mundo ser um lugar cruel, onde o forte come o mais fraco. ao aceitar isso, ela decidiu se tornar forte, vontade essa que despertou o seu potencial adormecido.

    agora concordo que crianças mantando adultos é um tanto exagerado. mas em shonen da pra relevar…rs

        1. Pois é, acho que foi algo mais do “Surprise”, tanto que o terceiro carinha que entrou na sala inutilizou completamente o Eren. É tipo teu amigo abrir a porta e ver uma criança, logo em seguida tu se dá conta que teu amigo tá morto, e quando tu menos espera o piá tá na tua frente com uma faca…. acho que deve ser foda reagir à isso.

          HAhaha!

          1. não é preciso de muita força pra enfiar uma faca em alguem. e o eren não é qualquer criança. da sim pra considerar no minimo aceitável o fato dele te conseguido superar 2 adultos (que aparentemente eram criminosos comuns. sem nenhuma habilidade).

            o que mais me supreendeu é a inteligencia e frieza que o Eren teve pra arquitetar um plano eficiente pra matar 2 adultos. até uma lança com cabo de vasoura o muleke fez pra conseguir uma vantagem.

            Se formos levar em conta a realidade em que o Eren vive, é normal que ele ja tivesse mais maturidade do que uma criança normalmente teria. não devemos jugar uma pessoa só porque a mesma é uma criança, existem crianças super dotadas que se destacam mais que adultos….rs

            eren pode até não te o talento da mikasa pro combate, mas ja provou ser bem capaz quando a situação estar tensa.

            talvez isso não seja comum pra nossa realidade. eu pelo menos nunca vi no noticiario uma criança matando um adulto. mas nem por isso devemos considerar algo impossivel de acontecer.

          2. desde quando precisa ser menino de rua pra ser um lutador de rua?.. condição de vida não tem nada haver com isso. tanto um filhinho de papai, como um joão ninguem pode se tornar um lutador de rua, fazer parte de alguma gang do tipo. alias, a maioria dos membros de gang tem familia (ou pelo menos ja tiveram)

            ao contrario que vc pensa, pessoas que moram na rua são excluidos de todo o resto da sociedade, inclusive são excluidos pelos bandidos. esse tipo de gente se torna um mendigo que fica mendigando esmola pra sustentar o seu vicio.

          3. Não se trata de condição econômica, quero dizer que o Eren teve pai e mãe que o amaram e protegeram. Uma criança que recebeu amor, disciplina e educação como o Eren parece ter recebido não conseguiria matar com tanta facilidade a não ser que houvesse algum problema. Por isso imaginei se essa capacidade de matar do Eren não teria relação com o sonho que ele teve num dos episódios anteriores.

          4. você dá a entender que os pais do Eren eram super protetores. sendo que não é verdade.

            a propria mãe do Eren diz a Mikasa, que o seu filho costuma se envolver em encrenca. Então dá pra supor que o Eren sempre foi do tipo brigão, que não leva desaforo pra casa.

          5. Brigar e matar no calor do momento é uma coisa, planejar friamente e executar, outra.

            “Amar e proteger” é o que se espera que bons pais façam. Dar amor, disciplina e educação é o mínimo que pessoas decentes devem dar aos filhos, isso não é superproteção.

            Nos primeiros episódios o Eren parece um garoto perfeitamente normal, brigão e encrenqueiro sim, mas não do tipo que chegaria a matar alguém. Essa imagem não corresponde ao Eren do flashback.

          6. depois da merda que ele viu, os pais da mikasa mortos, a garota sendo mantida refem . isso mecheu com ele.

            Diferente da maioria das pessoas que tem um auto instinto de preservação, Eren é diferente, ao invés de pensar nele mesmo, ele tem um forte senso de justiça, e não consegui ficar sem agir,quando ver alguem precisando de ajuda. ele é o tipico cara com sindrome de heroi.

            Outra detalhe importante, a partir do momento que uma pessoa deixa de tratar outra com um igual, com um ser humano, esse pessoa pode sim acabar com a vida da outra sem nenhum remorso. e foi o que o Eren fez, mato aqueles bandidos, porque na sua concepção, aqueles caras não eram gente, e sim animais(pra não falar monstros) em pele de humano.

            Eren por te esse seu senso de justiça, ele estar bastante sujeito a ser uma pessoa vingativa. e gente com esse tipo de tendencia, costuma agir friamente quando vai eliminar o alvo da sua vingança.

          7. Se o Eren fosse um menino de rua, que tivesse que lutar pra sobreviver sozinho, faria mais sentido… mas ele tinha pais que cuidavam dele e o protegiam. Mesmo nesse universo cruel, deu pra ver que a mãe dava atenção e carinho, que ele admirava e respeitava o pai. E ele parecia ser um garoto bem normal nos primeiros episódios – brigão, teimoso, mas totalmente normal.

            Para ser capaz de fazer o que fez, só se ele tem algum problema psicológico/desvio ou transtorno de personalidade que nós ainda não sabemos. Ou talvez tenha alguma relação com aquele sonho que o Eren teve no segundo ou terceiro episódio.

          8. Eren ficava gritando “vocês merecem isso”
            pra min parece mais que ele tava gritando pra si mesmo que ele devia fazer que estava certo fazer e no mangá tem um destaque maior pra reação do Eren quando vê os pais da mikasa mortos
            e a parte “susprise modafoca” continua valendo contra o quesito força

  16. O Eren matando a galera fez sentido (pelo menos pra mim). ele usou de “estratégia” com ataque surpresa e armas, tanto que teve que brigar com o cara estando desarmado, apanhou bonito. a Mikasa creio que foi só uma mensagem tipo “olha, ela é foda desde pequena”. exagero básico num shonen, nada novo.
    (mesmo assim, achei o episódio muito foda xD)

      1. Cara, me desculpe, mas não acho utópico. Primeiro que você parece estar querendo comparar a realidade de SnK com a nossa. Segundo, se você fala que uma criança não tem estratégias, você precisa observar melhor elas. Veja uma criança brincando de pega-pega ou qualquer outra coisa que envolva um certo raciocinio (qualquer brincadeira é para uma criança, basicamente, um novo desafio). Com esse seu argumento, me pareceu que você falou que uma criança não tem imaginação…

        Bom, de qualquer jeito, eu não sou fanboy de SnK, só não concordo com seus argumentos.

  17. O exagero do diretor nesse episódio foi fazer chover, muito desnecessário, fazer chover e empalidecer a paleta.

    O que você reclamou da cena da Mikasa, está lá no mangá, e até dá para entender. Só seguir as palavras dela, é aquela situação limite onde a pessoa tem uma epifania e consegue pensar com clareza mesmo em uma situação extrema, o corpo excede seu limite de força. Isso é muito visto em situações de mãe que arrisca a vida para salvar filho em perigo, onde tem que remover um objeto muito pesado que normalmente não teria força para mover.

    Toda essa dramatização, no anime fica meio estranho mesmo.
    Essa ideia de mundo cruel é persistente na série, e da forma com é narrado, você podendo ler ao seu ritmo, parece fluir melhor. Mas serviu para mostrar por exemplo com o Armin se reconhece como um ser mais fraco que os outros, e tentar ser forte a sua maneira para sobreviver, não através de força física, e a Mikasa ser uma pessoa totalmente pé no chão e bunda dura. Explica o porquê dela ser tão calma em situações dramáticas, ela já aceitou a muito que é matar ou morrer, então não se abala como os outros.

    Sobre o Eren, é possível sim, ele usou de inteligência para matar aquelas pessoas. Ataque surpresa e golpe certeiro. Pode ver que quando ele perdeu o elemento surpresa se ferrou, e o cara distraído pensado que a Mikasa ainda estava em choque, acabou deixando ela apunhalar ele.
    Mas o Eren, ele tem problemas. No anime não mostrou muito bem, que ele é meio psicopata. Cortaram detalhe de uma cena mostrando o pai MUITO preocupado que ele pudesse fazer alguma besteira, como se ele já tivesse aprontado algo antes, ele é meio da pá virada.

    EDIT: esqueci do principal… esse episódio teve uma leve censura.
    No original, a Mikasa e a mãe não fazem bordado. Elas realmente fazem algo que simboliza a “tripo” delas, mas é uma tatuagem no pulso.

    https://i.imgur.com/zJxaznel.jpg

    Como a mãe é “oriental”, pra mim claramente ela é Ainu.
    Sabemos que os japoneses conseguem ser xenófobos com eles mesmos, e tem um bocado de problemas com os Ainu, mas é bem chato ver que eles chegam até ao ponto de censurar isso. E se mais a frente tiver uma cena onde a Mikasa mostrar essa tatuagem dela, vai ter que omitir? Que babaquice.

    Isso faz parte do que você disse que mais queria ver, a sociedade humana.
    Como poucos sobreviveram dentro das muralhas, as camadas sociais de cultura e etnia foram completamente destruídas, até a religião. Tem cena que comentam sobre história do passado “quando as pessoas eram assim e assado”.

    1. Discordo sobre a chuva. Não me recordo se teve no mangá, mas faz todo sentido para criar uma atmosfera ainda mais pesada.

      De resto, concordo plenamente. Na verdade, 90% das vezes concordo com os seus comentários Panino, percebo que boa parte você consegue compreender o que a história quis transparecer e levar as coisas um pouco menos a sério(na maioria das vezes, no sentido de não cobrar ao extremo quando algo não faz tanto sentido mas ficou bem assim) e se deixar ser mais eclético. Pelo menos é isso que me parece e é o que eu sempre tento ser. Mas você sabe escrever e expôr melhor os seus argumentos =P

  18. CONTÉM SPOILER, por isso não leia se não tiver assistido! Aliás, porque você vem ver a rewiew se ainda não assistiu O.o?

    Gente, pelamordedeus! fanboy de Shingeki me enoja,na maior. Eu assisto e não vejo nada demais nessa série. Não tem personagens marcantes, carismáticos e isso faz muita falta. E como o próprio Kitsune disse, não faz sentindo duas crianças matarem 3 bandidos profissionais (trabalhavam com rapto) daquela maneira. E tem algo que ninguém comenta aqui, deve ser porque não querem ver, mas porque a Mikasa é tão forte? Por que? Sério, ela viu um garoto quase morre e, PUFT, fiquei forte pra caralho. Se for isso todo mundo que sofreu pacas tem que ficar forte assim também. Exageradíssimo ela matar 100000 de gigantes fácil enquanto o grupo do Eren (que não era fraco), apanha pros gigantes ninjas. Falta muito pra Shingeki ser tudo isso, pois ele é 80% fama, só isso. Eu chuto, pelo andar da carruagem, que em 3 episódios vamos apenas ver mais do mesmo. Eu gosto da animação, mas isentar ele de críticas, como se fosse perfeito? Shingeki tem que comer muito arroz pra ser um Gantz e Mirai Nikki, que tem personagens muito mais carismáticos. Ah, claro, não sou hater, eu analiso tudo por inteiro, sem impregnar a obra com meu gosto pessoal, o que falta a muitos aqui.

    Maou é sim o melhor da temporada, tem seus erros aqui e lá, mas é muito bom em quase tudo e não recebe uma análise do video quest.

    Levando pedradas em 3….2….1….

    1. Os personagens de Shingeki não são excelentes mesmo não, eles ainda irão evoluir muito no decorrer e existem alguns bem bons, mas muuuuuuuuuuuuito bons mesmo, nenhum. O principal ponto forte dele é mesmo o roteiro e o planejamento do autor. Porque a Misaka é forte? Bem, porque ela é forte e pronto, ué? Existem pessoas que já nascem com talento dentro de si. Não existe como pessoas com o mesmo treinamento obterem os mesmo resultados, mesmo com fazendo as mesmas coisas. O psicológico, o físico e o talento falam mais alto na hora da diferenciação, se o esforço é igual para todos. Em qualquer lugar do mundo você verá isso, pessoas como o Armim que por mais que tentem, não tem talento para determinada função, e como a Misaka, que conseguem fazer isso naturalmente. Não precisa de explicação nenhuma. Isso é algo normal. Forçado seria se muitos fossem desse jeito, mas ela é um gênio único, isso já foi dito, e pronto. Pessoas assim existem. E o grupo do Eren perdeu mais por ser pego de surpresa e ter saído da formação e do plano, do que por falta de habilidade em si.

      A animação tem os seus problemas sim, em algumas cenas, se der o pause fica muito estranho, mas na maior parte do tempo é bem competente. Nada do que existir em animação vai ser 100% toda hora.

      A sério, acho que alguns e o Kitsune levaram os acontecimentos do passado da Mikasa a sério demais. Não no sentido de importância, mas no sentido de não permitir nenhum exagero. Acho que isso é cri cri demais, mas também não sou muito confiável para falar isso, já que nunca levo as coisas muito a sério e acabo sendo muito permissivo em vários pontos. Então é isso e seguir a vida de boa. Uma pena que não está gostando tanto, pois mesmo eu tendo lido o mangá, parece que é uma emoção nova vendo todo dia uma história que acho tão boa.

      1. Shingeki é prejudicado no anime pela ordem cronológica.
        No mangá, nem me importava, mas depois que os flashbacks vieram, quando fomos finalmente apresentados aos personagens, vendo como se formou toda a dinâmica entre eles, é uma leitura prazerosa. Mas tem muita questão de gosto aqui, os personagens de Shingeki são simples, sóbrios, pra mim isso é bom, para outros pouco atraente.
        Infelizmente pequenos detalhes que o anime corta fazem falta, já que o mangá é muito econômico, tem zero filler, zero fanservice, toda página faz a história andar.

  19. o flash back-eu achei um exagero,mesmo vendo o que o Eren viu,eu duvido que alguém naquela idade enfrentaria bandidos daquele jeito.

    já a metáfora do inseto eu gostei.

    e a Mikasa matando gigante no estilo Batman foi dahora né,mui bueno kk.

  20. Nessa review eu não vi uma análise, eu vi apenas uma opinião pessoal, pois você não apresentou justificativas plausíveis. Particulamente eu gostei do flashback, principalmente da reflexão sobre os fortes comendo os mais fracos na natureza (Os humanos, vítimas dos gigantes, são tão culpados quanto se compararmos com outros animais dentro do mundo natural).

    “Precisava mesmo animar os impulsos elétricos do cérebro da menina quando ela vai golpear?” Então responde porque não animar os impulsos elétricos dela no momento que ela decide matar um dos caras que destruiu a vida dela e assassinou seus pais na sua frente?

    Isso representa o desafio para o personagem tomar essa ação. Um recurso muito inteligente e bem colocado.

    1. Pessoalmente, uma análise boa mesmo é bom só no final duma temporada quando entendemos (ou não) os propósitos de tais acontecimentos, pois capítulos envolvem muito a expectativa de algo acontecer.Por exemplo, eu só vi o episódio sete hoje, mas não postei junto no meu blog pois o que esperava não foi lá grande coisa assim.

      Quanto ao personagem tomar ação como você disse, o jeito retratado pra representar o desafio foi bom, eu gostei. Mas meu problema com a série é a falta de personagens para se importar, eles geralmente são muito fracos e morrem fácil mesmo treinando por anos, o que estaria tudo bem se eles dessem tempo para gostarmos dos personagens, sentiríamos a perda JUNTO do personagem, esse capítulo foi posto depois para vermos uma reação, sendo que se fosse colocado antes seria algo muito mais interessante, é claro que podemos considerar a escolha do autor como uma forma de fazer o leitor pegar uma ideia geral do “pacing” da história, mas isso ainda assim falha na entrega, o que nos leva ao flashback:

      Eu até posso entender o primeiro homem morrer fácil de surpresa, mas depois foi começando a ser forçado demais… Ainda mais levando em conta que eles estavam em três e ficaram parados ali deixando o outro matar a mulher.

      Outra coisa importante que senti falta nesse capítulo, foi o que poderia ter acontecido “depois” dela salvar ele, nós já pulamos pro pai irresponsável que deixou a criança sozinha na floresta, DANDO BRONCA, quando o incentivo e encorajamento que forma a confiança dos personagens, em vez de uma conversa, uma promessa de que tudo ficaria bem ou qualquer coisa do tipo, um momento só pra eles, onde ela CLARAMENTE precisava de apoio e abraço, algo que nós não vimos na série, especialmente em momentos de perdas e perdas, onde deveriam ser quando personagens criam um laço forte.

      Outra coisa, é o ponto dela falar sobre os “pecados” do mundo, incluindo a cadeia alimentar, ficou meio fora do lugar… Enquanto pode ser relacionado ao instinto de sobreviver dela, o ponto da história é “por que os titãs atacam os humanos sendo que não precisam?” e “Eles mataram minha família por capricho”, não é uma questão de necessidade, e isso deixou um buraco muito grande além dos soldados não parecerem ter muita experiência em combates com humanos (ou levarem a sério isso em seu treinamento) quando se dá a entender que no tempo livre eles são a polícia local.

      O que eu não engoli mesmo é o desenvolvimento do Ehren (não sei escrever), eles nunca mencionaram uma experiência tão complicada para ele, quando claramente no episódio um e dois o autor guardava que a menina era matura, e e ele estava se desenvolvendo ali apenas, incluindo em questão de combate, o garoto conseguiu MATAR dois homens enquanto é a menina que tem a fama de lutar bem na cidade.

      Por mim, esse capítulo foi cheio de furos, foi divertido de assistir, eu gostei bem mais que os dois primeiros, mas ele entra em conflito com a história por erros básicos de desenvolvimento, que pra uma série que até onde sei que é mensal, já deveria estar tudo planejado.
      http://jogress.wordpress.com/

  21. Uma das coisas que mais me comoveu no episódio foi a bronca que o Eren levou…

    “Meu filho, como eu fiquei nervoso!!! Como você pode…Ser tão imprudente…”

    Lógico, não ia ficar bonito continuar a frase com:

    “…MATANDO BRUTALMENTE À FACADAS TRÊS PESSOAS ADULTAS ENQUANTO DESPERTA O ESPÍRITO NINJA DE UMA GAROTINHA DE 10 DE IDADE ò.ó”

    Mano, o filho dele é um psicopata e ele fica nervoso pq o moleque foi imprudente?! o.ó Aqueles moleques do bairro que batiam nele sabiam disso? o.o

    *indignação*

    E Misaka brilhando…? Bad.

    1. Ele não se importou com o Eren ter matado as pessoas porque provavelmente ele mesmo teria essa vontade, mas sim o fato de que ele poderia ter morrido nisso também. O problema foi esse.

      1. Óbvio que o cara se preocuparia com o filho, ÓBVIO. Eram sequestradores-assassinos-traficantes-de-pessoas~~ MAS… De “ter vontade” a ir realmente lá e MATAR alguém ( e com requintes de crueldade, como você pode ter notado na cena u.u) existe uma diferença muito muuuuito grande ‘-‘ Ainda mais… QUANDO VOCÊ É UMA CRIANÇA DE 10 ANOS Ò.Ó

        Então a única reação que o cara tem é “Eren, que bom que você está bem! <3 Fiquei tão nervoso <3 Mas não faz isso de novo, tá? ò.ó Fiquei preocupado Ò3Ó"

        E eu juro que eu fiquei esperando uma continuação da bronca. Sei lá, pelo menos uma conversinha pro moleque não ficar com nenhum trauma(??), não sei. Mas não.

        Só estou dizendo que eu aceitaria melhor um outro recurso qualquer. Desmaiar os caras, por exemplo, algum tipo de armadilha, sei lá…Algo que me fizesse pensar "Gente, como eles foram engenhosos, e eram só crianças *-* " . E não uma morte tão brutal e que ninguém se quer ligou de ter partido de CRIANÇAS~~ (só eu e aqueles guardinhas desimportantes ._.)

        Mas, tudo bem, né. Como se trata de Shingeki Kyojin até que eu aceito isso, já que no mundo deles é tudo meio "matar ou morrer". Ok, né ._.

        1. Eu já ia falar isso, lá o mundo é muito mais violento e brutal, não é que isso seja normal ou aceitável, mas comparável ao nosso, é bem mais plausível.

  22. Qual era o propósito do FlashBack? Preparar ao espectador o sentimento da Mikasa de perda com Eren? Isso era totalmente possível sem essa quebra de ritmo, que foi o episódio.
    Todo o caos e agonia, desespero e bagunça meio que se perderam. Não que NÃO TENHA TIDO, mas teve uma clara e drástica diminuída.

    Eren das lembranças não me convenceu. Sua postura e atitude nas memórias não batem com o Eren dos primeiros episódios. Como poderia ele ensinar e estimular uma garota a se tornar fria e madura como ele, se logo depois (no futuro, o que seria igual aos primeiros episódios) o mesmo Eren aparenta não ter essa dureza e personalidade? (fica visível no anime que a Mikasa é mais madura que o Eren).

    Metade do episódio foi desnecessário.
    A melhor parte foi ver Armin passando pelo necessário transição psicológica de perda e aceitação da realidade. O que o faz um dos personagens mais humanos para sua idade (já que garotos de verdade não são tão corajosos assim para enfrentar praticamente a morte certa)

  23. Só eu dei mais importancia pro

    “Lute, você deve lutar
    Se você vencer, você sobrevive
    Se você perder, você morre
    Se você não luta você nao vence!” ?

    Trabalhe, voce deve Trabalhar
    Se você ganhar dinheiro, voce come
    Se você nao ganhar, você passa fome
    Se você não trabalha você nao tem dinheiro

    Estude, voce deve estudar
    Se você se formar, você tem um futuro
    Se você bombar, você nao tem opotunidades
    Se você nao estuda você nao se forma

    Isso que me veem a cabeça com essa frase
    no nosso cotidiano trabalhar/estudar é muito importante
    na realidade dos personagens lutar é muito importante

    eu vejo o “mundo cruel”(um fato real de toda forma) algo de maior
    importancia pra Mikasa se torna o que é agora

  24. Galera, acho que o problema é nós estarmos acostumados demais com shonen de amizade é que faz a força. Quando aparece um shonen onde os personagens começam a perceber que a realidade é foda, e sim, os mais fortes acabam por dominar os mais fracos, então é natural que uma criança como a Mikasa (superdotada e gênio, como já dito várias vezes) ter uma epifania e para não permitir a morte de quem a salvou, ela mata porque ela tem condições pra isso (tudo bem que foi drámatica a cena, mas eu até gostei).

    O caso do Eren ter matados os caras, não é nada demais. Ele é um personagem com grande senso de justiça, se ele viu os pais da Mikasa mortos, ele pensou que o justo seria matar quem fez aquilo, ainda mais pra salva a vida de uma pessoa inocente. E coragem ele tem sobra, então falar que para um criança matar seria fantasia eu acho injusto com o personagem.

    Não acho que o episódio coloque ele em conflito com os primeiros episódios. Ele não é um lunático, e galera, apesar dele ter sofrido e ainda ter buscado ficar mais forte para obter vingança, ele meio que levou numa “boa” a ideia da mae dele ter morrido. Ele não ficou em choque como o Armin. Então não sei o porque ele ficou diferente do resto dos episódios. Ele não é psicopata, ele simplesmente estava fazendo o que achava justo. Ele não iria sair matando as crianças da onde ele morava, não tinha razão pra isso.

    Eu acho o seguinte, o episódio serviu para entendermos o porque da Mikasa ser como é (não achei forçado a cena dos animais, afinal, foi assim que na cabeça de uma criança que um ser mais forte domina os mais fracos), além de colocar ela em contraste com o Armin, que está percebendo isso só com a morte do Eren. Então, pra mim, o epi foi ótimo.

    1. Hum… Talvez muitos de nós estejam mesmo. Mas amizade no caso de Shingeki é uma coisa necessária, mas NÃO do jeito representado em outros animes. Soldados relatam não ter nada além de jogo de cartas nas guerras até o primeiro combate, onde perdem os amigos, tem medo pra sobreviver, outros, viciam em combates, e a série parece TENTAR retratar isso no episódio cinco e quatro, mas falhou pois nós mal ligamos pra eles pois conhecíamos a um episódio atrás, e apesar da realidade ser dura.

      A mentalidade de lutar é bem retratada para pessoas que vivem na guerra, mas ainda assim ele parecia inocente demais no episódio um e dois quando ali ele era mais maduro que todos. O episódio foi bom, mas eu sinceramente achei que teve muitos erros.
      http://jogress.wordpress.com/

  25. Aff que frescura vcs se incomodam por qualquer coisa, querem botar defeito em TUDO. Só não gostei mesmo da cena em que a Mikasa quebrou o chão e a faca.

  26. a metáfora com os insetos eu até achei interessante, só não curti muito a frieza e agressividade do Eren, achei meio forçado pra uma criança com aquela idade, parece até que o muleque é psicopata, mas a Mikasa é até compreensivel, já que ali ou ela matava o cara ou ela e o Eren estavam ferrados, e foi uma coisa de impulso, já o Eren planejou tudo, muita frieza pra um muleque dessa idade.

  27. Vejo todo mundo falando do passado da Mikasa, gosto de como as coisas aconteceram não achei forçado, mas a cena q gostei mais foi a parte da Mikasa ameaçando o comerciante q estava atrapalhando a evacuação acho q mostra bem como é podre a sociedade e os burgueses q a comandam.

  28. To falando como quem já leu o mangá, mas sem spoilers. A visão que o mangá tenta passar dessa situação da Mikasa não é q ela aprender a ser forte, mas que ela compreendeu que só os fortes sobrevivem, e por isso você tem que ser o MAIS forte. Isso é essencial para o entendimento da personagem no mangá, e se não passaram isso no anime, estão errando. A Mikasa quer ser forte, quer ser uma predadora sobre os titãs, e não quer que o contrário ocorra. Para tanto, ela tem que se manter forte não importa como.

  29. O problema do flash-back cara,foi a direção mesmo. Se vc ler o manga, entenderá plenamente o que o autor esta mostrando com o passado dela. O que a fez ficar forte, o que a motivou, seus olhos se abrindo para o mundo cruel a sua volta em que os mais fortes sobrevivem. Eren fez isso com ela, ele a tornou essa garota genial de hoje, e por isso ela dará sua vida por ele.

    Eu pude sentir isso no manga. Mas aqui no anime…trilha sonora simplesmente decepcionante, não trouxe esse impacto que senti no manga ,quis ser algo mais “chocante”, mas foi simplesmente broxante, fraco.

    mas não deixa o anime ruim. por enquanto. espero que não.

  30. Acho em questão da história e do desfecho não da para se discutir muito, porque está tudo muito fiel ao manga. Eu só acho que essas cenas de flashback foram de médio para ruim em relação ao anime, porque tiraram mais da metade do tempo do episódio, isso deixou esse episódio cansativo e sem objetivo algum, acho que a direção poderia ter encurtado o flashback com cenas menos espalhafatosas ou quebrando o flashback em partes menores intercaladas com as cenas do “presente”.

  31. eu achei que a cena da borboleta e do louva-deus perdeu o impacto que tinha no manga justamente pelo exagero de drama das cenas anteriores.
    eu tinha lido o manga a 2 semanas (não aguentei esperar pelo anime :D) e la essa cena era foda D+ e tinha impacto.Pena que o anime deu uma “relaxada” em algumas cenas importantes.Tbm tem o caso da cena em que o eren é engolido que EU ACHO que dava pra melhorar aquela cena, porque pelos recursos que esse anime tem da pra fazer tranquilamente uma cena mais dramatica.
    resumindo, na hora que era coloca uma cena dramatica, o diretor não coloco, e na hora que não era pra coloca ele acabo colocando…faze oq né?

  32. O que não me desceu foi o Eren matando com tanta facilidade e tendo tanta eloquência aos dez anos de idade. O resto foi tranquilo. A comparação com os insetos foi poética (sim, eu sei que existe um tabu em cima dessa palavra por parte do pessoal do VQ, mas que se foda) e funcionou bem. Talvez dramática de mais? Uma garota de 10 anos tomando coragem para assassinar alguém, depois de ter sido sequestrada e ter visto seus pais morrerem na sua frente? É, acho que não.

    Mas tem uma coisa que está me incomodando de mais. Eu vi os dois primeiros episódios e a animação e os traços estavam lindos. Mas agora estão uma bosta. Nem tão bosta assim no episódio 6, mas ainda assim está muito ruim.

Deixe uma resposta