VQ Review – Devil Survivor 2: The Animation – Ep. 03

DS2A03x1

Vocês lembram de como o segundo episódio de Devil Survivor 2 The Animation foi meio parado e preocupante? Não vou me empolgar demais mais uma vez, mas esse terceiro episódio teve tudo que os dois primeiros não tiveram.

RESUMINDO

Hibiki, Daichi e Nitta são enviados à base da JP’s em Osaka para começarem a busca por Fumi Kanno, a aparentemente importante integrante da JP’s desaparecida. Lá, o grupo é apresentado a Keita e Hinako, dois invocadores locais que se juntam a eles. Logo o sistema da JP’s é atacado por um cracker e após o grupo receber um vídeo com a morte de Keita que acaba ajudando a decifrar onde o cracker está, eles são despachados para o local.

DS2A03X2

EU ACHO QUE…

Esse episódio inteiro não só foi bastante decente como foi uma melhora clara se comparado com dois primeiros. No momento em que somos apresentados a dois novos invocadores (e não posso deixar de mencionar o quão semelhante ao Hitsugaya de Bleach o Keita ficou), o quartel da JP’s de Osaka é atacado por um cracker e, olha, que bela cena. Sempre gostei de cenas com vários soldados ou qualquer grupo do tipo desempenhando uma mesma tarefa ao mesmo tempo num momento de crise, mas nessa cena os efeitos visuais, o impacto emocional e a trilha sonora estão em especial sintonia e são dignos de nota.

DS2A3X3Uma coisa que observei é que o anime brinca até demais com a ambiguidade do Yamato (é, o cara de cabelo branco lá do episódio passado). Sim, ele é um personagem que tem esse tom ambíguo, mas as vezes olhar uma cena por menor que seja com ele na tela chega a ser estressante. Outra observação que precisa ser feita é sobre o ritmo. Todo o episódio corre num ritmo bastante acelerado e até funciona na maior parte do tempo. É divertido, porém algumas cenas precisam de uma certa sutileza. Alguns detalhes da história apresentados no jogo são simplesmente esquecidos no anime, que pelo visto assume que o espectador obrigatoriamente jogou Devil Survivor 2, o que não é sempre o caso (não se preocupe – não é o suficiente pra ficar bravo achando que não está entendendo a história afinal e ter vontade de largar o anime). São pequenas coisas perdoáveis, mas que poderiam ter sido evitadas.

DS2A03x04

O relacionamento entre os personagens também melhora, apesar de ainda estar longe do ideal. Se nos dois episódios passados eles eram simplesmente recipientes vazios pros estereótipos que representam (o “líder responsável”, “o engraçadinho”, “A menininha frágil” etc), se mostram muito mais dinâmicos nesse episódio. OK, o Keita e seu jeito Hitsugaya de ser ainda foi irritante, mas não falemos dos mortos.

DS2A03x05De volta ao episódio em si, dessa vez a segunda parte, somos bombardeados com boas cenas de ação (o inegável ponto alto de Devil Survivor 2 The Animation até agora) e, inclusive, em uma das batalhas que ocorrem nessa parte do episódio, os protagonistas se juntam pra usarem de alguma estratégia lembrando o lindo sistema de batalha do jogo (vocês que não o jogaram, me desculpem por isso). Descobrimos que a cracker que estava tentando invadir o sistema da JP’s o episódio todo é ninguém menos que Fumi Kanno em pessoa sendo controlada por um demônio cujos objetivos não ficaram 100% claros neste episódio. Pode ter quem ache que foi uma coisa surpreendente, eu não achei tanto assim mas não importa. Funcionou e isso sim é o importante. Uma coisa que realmente me surpreendeu foi a morte do Keita. Quem jogou o jogo sabe que isso pode significar uma “mudança de rumo” dramática pra história do anime. Não tenho uma opinião formada sobre isso ainda, mas quero parabenizar o diretor Kishi pela coragem. Eu, em definitivo, não estava esperando por isso.

DS2A03x06

CONCLUSÃO

Excelente episódio que deixou gancho pro que pode ser um quarto episódio melhor ainda. A coisa vai ficar FEIA, viu. O ritmo podia ter sido melhor cadenciado e mais constante, mas funcionou muito bem. A ação foi boa como sempre e o episódio conseguiu me prender e manter curiosa com seus pontos chave, no caso a morte do Keita e o ataque da Fumi à base da JP’s. Se você não se empolgou com este episódio, é, você é difícil, né?

Índice de Reviews – Temporada de Abril 2013

Vocês lembram de como o segundo episódio de Devil Survivor […]

6 thoughts on “VQ Review – Devil Survivor 2: The Animation – Ep. 03”

  1. Saudações!

    Gostei do episódio também, mas achei que o avanço deixa jogadores, como eu, meio estressados com alguns detalhes da história que o anime simplesmente não conta (não vou entrar em detalhes, joguem pra saber).

    Deixando um pouco a sequência do jogo de lado, e focando apenas na animação, eu sinceramente ADOREI o episódio. Muita ação, momentos tensos, animação perfeita, trilha sonora linda também, muito bom, ponto positivo. A morte de Keita vai tornar o futuro incerto agora, a imagem que eu tinha sobre o final já era.

    E pra quem achava que só o Hibiki era overpower, o Berserker do Keita também é um demônio de level alto, mostrando que o anime não privilegia só o protagonista.

    Ainda não sei que rumo da historia os diretores vão tomar agora, já matando um personagem, não que ele seja importantíssimo pra história, mas lá na frente ele vai fazer falta.

    Por enquanto é só, espero ansioso pelos próximos episódios, e vamos ver no que vai dar.

    Let’s Survive…

    Ps: Fumi Kanno, Kanno.

    1. Voce nao esta num mundo em que voce captura monstros e batalha com eles por esporte, voce esta num mundo cheio de demonios que querem comer seu cu a qualquer discuido seu e tudo esta um caos total. Alem disso, voce nao captura outros monstros, voce compra eles com seu celular lol.

  2. Acho que pra quem não jogou o game vai ser um anime bem divertido e até surpreendente, mas pros jogadores não consegue criar um clima de expectativa ou hype, ao menos pra mim, tanto vendo Little Busters! e Devil Survivor, por conhecer todas as rotas e os finais, não acabei me empolgando tanto, mas deixando as comparações de lado, foi um ótimo episódio, um tanto apressado e sem clímax, mas valeu pelo seguimento da história e o rumo que ela toma a cada episódio. Pena que só vai ter 13 episódios em uma obra que daria pra se aproveitar no mínimo 24 l;

Deixe uma resposta