VQ Review – Suisei no Gargantia – ep. 02

suisei-no-gargantia-02

Um pé no freio necessário.

RESUMINDO

Depois daqueles 10 minutos de batalha espacial do episódio 01, que só serviram para estabelecer a situação da humanidade no espaço, e outros 10 minutos da descoberta e do choque de estar no planeta Terra (não é mais spoiler agora, é?), Red começa a conhecer a situação da humanidade no planeta abandonado, e  se vê em meio a um ataque de “piratas” à frota de navios Gargantia, no segundo episódio de Suisei no Gargantia.

sng 07

EU ACHO QUE…

Mais uma vez, a série brilha quando apresenta aquele mundo, com calma e naturalidade. As tentativas de comunicação são truncadas e cheias de mal-entendidos, como devem ser; Red ainda não quer se abrir (afinal, por que deveria, neste momento?), os humanos não fazem ideia do que está acontecendo e as sugestões são as piores possíveis (“Vamos desmontar o robô e jogar o menino no mar!”), e ainda existe crime e violência, afinal, somos humanos.

sng 05

O destaque pra mim dessa vez, no quesito “cuidado com os detalhes”, é o método de vôo do Chamber: Não são propulsores ou jatos, que não caberiam numa nave tão pequena (ouviu, Tony Stark?), mas sim uma esfera gravitacional; para se desvencilhar de um campo de gravidade, nada mais lógico que se ligar a outro, controlável. Não, também não é a coisa mais cientificamente precisa, mas achei conceitualmente interessantíssimo.

A relação do Red com a menina-cujo-nome-não-me-importa vai ser o motor da trama. Claro. Tinha que ser uma menininha bonitinha. Isso me dá nos nervos, às vezes. Mas tem que aceitar. E do ponto de vista estratégico, até faz certo sentido: alguém mais velho e mais forte poderia ser visto como ameaça, e eles ainda não conseguem se comunicar com eficiência pra que os enganos não ocorram. Então passa.

sng 04
Red já esboça algum sinal de contato consigo mesmo, como ser humano: aquela ocarina (ou pelo menos eu acho que é uma ocarina) com certeza tem a ver com seu passado. É alguma tentativa de encontrar suas raízes, agora que ele chegou às raízes da raça humana. Além disso, Red também se preocupa com o planeta, e com a maior questão de seu povo: achar um lugar habitável (o que me lembra Wall-E…). Mas ao mesmo tempo também mostra frieza: ele não ajuda seus “anfitriões” por amizade ou compaixão, e sim para mostrar força e usar esse ato numa possível barganha. Gostei muito disso.

sng 06Portanto, ótimo segundo episódio de Gargantia no Planeta Verdejante. A série não é nenhuma revolução (será?), mas é entretenimento sólido e não te trata como idiota. Já é o suficiente para mim.

E eu quero um boneco do Chamber. Meu aniversário é 01 de Novembro, galera.

Índice de Reviews – Temporada de Abril 2013

 

Um pé no freio necessário. RESUMINDO Depois daqueles 10 minutos […]

24 thoughts on “VQ Review – Suisei no Gargantia – ep. 02”

  1. Concordo bastante com vários pontos levantados como o fato do robô (que eu ainda acho horrível, não consigo me acostumar) voar usando uma esfera gravitacional, achei realmente interessante isso.

    Fiquei bastante ansioso com o próximo episodio porque os personagens para mim não reagiram bem ao que ele fez no final, acredito que ele possa arranjar mais problemas do que soluções para ele.

    Uma agonia que eu tenho é que o anime acabe virando APENAS um slice-of-life dele se adaptando ao lugar, não que não faça sentido mas espero que caminhe pro mesmo lado dos outros anime do Urobochi.

    E só uma coisa o site oficial do anime indica o nome dele como Ledo na romanização.

  2. Cara, o Chamber não é só um robô, como é um ótimo personagem. Parece um amigo confidente do Red. Mas ainda assim é claramente um robô, às vezes tentando fazer o mais “óbvio” para uma máquina de guerra, que é “fazer um ataque preventivo” no navio para que os outros não o ameaçem (e o Red tendo que freá-lo, haha).

    Outro cuidado com os detalhes: pelo visto, não existe solo seco no planeta mais, apenas oceano. E com isso parece que o único alimento disponível é marinho (ri muito quando Chamber identifica o cadáver, LOL). Aliás, também ri demais no episódio passado, com o Chamber tentando traduzir os gritos da menina enquanto estava sendo levada. “Parece que está se referindo à mãe e fazendo referências sexuais”. TENHO CERTEZA QUE SEI O QUE ELA QUIS DIZER, HAHA

    Melhor anime da temporada até agora, pra mim.

      1. a voz do Chamber é a mesma do gintoki (gintama) e do Switch (Sket Dance).

        pra min, a interação mais legal, é a do Red com o Chamber. até o momento, eles tiveram os melhores diálogos. e apesar do Chamber ser uma maquina, ele é dotado de inteligente artificial, podendo sim ser tratado como um personagem na serie, e não simplesmente uma maquina de combate.

  3. Compartilho da opinião e do entusiasmo!

    Não dei nada no começo, principalmente, por conta do technobabble. Mas achei necessário quando chegou a segunda metade do primeiro capítulo. Daí vem o segundo e me joga mais detalhes interessantes! Como, alem dos citados, a observação da menina em relação a falta de músculos do Red. O que vai contra nossa ideia de soldado mas, faz todo sentido num universo onde o foda é pilotar robôs (nem tão) gigantes.

    Ainda bem que fui no certo e ignorei completamente o Valvrave The Liberator. =D

    1. “Ainda bem que fui no certo e ignorei completamente o Valvrave The Liberator. =D”

      Sábia decisão amigo. Só não ignore os meus reviews ok? XD

      1. so to assistindo valvrave so pelos efeitos visuais e as lutas entre os mechas e tambem de certa forma a musica pq pela estoria so ignorei essa parte.OBS:como nao posso ignorar lutas de mechas nao importa o que seja sofrerei para ver mas agora que começou vou ver ate o final ¬¬.

  4. Leonardo Kitsune somente uma pequena correção, eu tambem achava que o nome do garoto era “Red” por causa dos problemas de pronuncia de japoneses com a letra “L” , mas visitando o Site oficial e algumas outras fontes o nome dele consta como “Ledo” mesmo.

    1. Bom e como já ia esquecendo , uma das coisas que eu quero observar é como o Gen Urobuchi, vai lidar com este trabalho. Pois baseado em seus outros animes que já assisti. *(Psycho Pass e Fate/Zero) Ele é muito mais de mostrar desenrolar a historia com Diálogos e reflexões do que com cenas de ação propriamente ditas , podemos esperar diálogos gigantescos mas que ao mesmo tempo te prendem na tela.

  5. Olá Kitsune, tudo bem? Bom saber que eu não sou a única a se incomodar com a menininha principal. As roupas, a voz, as bochechinhas vermelhas, o bichinho de estimação… Tudo nela grita “Olhe como eu sou ADORÁVEL! Como você pode não gostar de mim?!” – e é justamente isso que a faz soar tão artificial. Ela é um estereótipo ambulante, ao menos por enquanto – acredito que ela terá um desenvolvimento de personalidade mais para frente.
    Outra coisa que eu não gosto é o “fanservice disfarçado” da série – todas as personagens femininas usam roupas curtíssimas, mas por mais que elas saracoteiem não tem uma saia que esvoace. Autêntica “trecnologia” japonesa, rsrsrs.
    Mas como você disse, isso não é motivo para desmerecer a série, e por enquanto eu estou gostando bastante do desenvolvimento de Gargantia. Me pergunto como os nativos irão reagir ao poder de destruição do Chamber – e se eles irão criar algum tipo de questionamento moral por o Red/Ledo/whatever ter matado todo mundo, mesmo em se tratando de inimigos.
    Aliás, até o momento, o Chamber é o melhor personagem da série. Adoro como as soluções lógicas dele precisam ser freadas o tempo todo pelo Red, rss.
    Tenho um leve temor que essa série siga um caminho estilo “Avatar” (o filme do James Cameron, não o desenho), mas até onde eu saiba, o Gen Urobochi não costuma criar roteiros com muitos clichês… Espero que essa não se torne a primeira vez, rss.

  6. Gostei bastante do novo formato do VQ (não é o lugar mais apropriado para se dizer, mas elogios sempre são bem-vindos, né?)
    E os reviews do Kitsune vão acabar me fazendo ver mais um anime mecha.
    Muito bom. ^_^

      1. Humm blz. No caso nesse sistema novo eu recebi uma notificação pela sua resposta e ainda mais uma notificação de “resumo das minhas notificações”… Isso meio que vai lotar a minha cx de entrada se eu comentar em muitas coisas… Sabe se tem como desabilitar?

  7. Kitsune, eu comecei a ver Suisei no Gargantia por sua causa, de tanto ver vc falar bem do primeiro episódio da série, eu resolvi assistir também. (não que isso possa te interessar, mas…)

    Eu tbm gostei bastante dele usar a “ajuda aos anfitriões” como moeda de troca, em uma situação futura.

    Isso mostra bem a personalidade fria que um soldado tem que ter em ambientes com pessoas estranhas por ele.

Deixe uma resposta