VQ Review – Devil Survivor 2: The Animation – Ep. 02

ds2x02h
Eu tinha perdido o medo do futuro de Devil Survivor 2: The Animation. Cedo demais?

Perdeu o review do primeiro episódio? Está logo aqui!

RESUMINDO

Hibiki, Daichi e Nitta são levados até o quartel general do JP’s (abreviação de Agência Meteorológica do Japão), onde são explicados sobre seu funcionamento e sobre o que o ataque dos demônios pode significar ao planeta em breve. Hibiki é convidado a se juntar ao grupo e o mesmo concorda sob a condição de que seus amigos sejam liberados. O acordo é feito e eles são levados a uma escola que tem sido usada como abrigo, porém lá são atacados por mais demônios.

ds2x02x00

EU ACHO QUE…

Esse segundo episódio tem suas duas partes bem distintas. A primeira é bem maçante e pode ser considerada um retrocesso quando comparada ao bem ritmado primeiro episódio. Somos apresentados ao quartel general do JP’s, uma organização governamental encarregada de investigar e proteger o Japão de ameaças sobrenaturais. É aquela típica organização de subsolo que existe na maioria dos jogos de RPG japoneses e a princípio não parece nada interessante. Inicialmente são bonzinhos, mas tem aquele ar de superioridade que os torna ambíguos e quem está assistindo fica com a impressão de que eles podem mudar de lado a qualquer momento. Somos também apresentados à sua comandante Sako Makoto, que foi no decorrer do episódio mais interessante que todos os amigos do Hibiki, que aliás começam a ter suas funções bem impressas na história: Hibiki é o típico líder, Daichi é do tipo engraçadinho meio covarde mas bem intencionado e Nitta a menininha irritante. Tudo típico e um tanto entediante, mas na segunda parte do episódio as coisas melhoram. Tá, só um pouco.

ds2x02x2
Nitta na minha opinião se torna extremamente irritante (muito irritante, que me desculpem os fãs dela), mas divago. Nunca entendi o que japoneses veem no tipo de personagem que ela representa, de qualquer forma. E aqui eu posso mencionar de novo: Os personagens são esteriótipos, clichês. Não chegam a serem antipáticos, são divertidos, porém, clichês. É um tanto quanto difícil se importar de verdade. Nessa segunda parte do episódio temos outra bela cena de ação e merece destaque a cena do momento exato em que o primeiro demônio invade o abrigo onde os protagonistas estão. É muito bem dirigida e tem uma trilha sonora linda. Também nessa batalha somos apresentados a um dos prováveis vilões, o que pra mim foi a melhor informação fornecida pelo episódio todo. O ritmo dá uma melhorada e apesar do episódio ter sido fraco, não se torna um desastre completo. Não chega a ser nada alarmante ainda até por se tratar de um episódio que se dedicou quase que integralmente a explicar um conceito importante, o do JP’s. Porém, não deixou de ter gasto muito tempo com a tarefa e de ter sido bem mais fraco que o primeiro. É ligar o sinal amarelo e esperar que no terceiro as coisas melhorem novamente.

P.S.: Acho que depois da rodada de animes da semana dá pra dizer que Devil Survivor 2 tem o melhor encerramento da temporada inteira. Ao menos no que diz respeito a música.

Eu tinha perdido o medo do futuro de Devil Survivor […]

15 thoughts on “VQ Review – Devil Survivor 2: The Animation – Ep. 02”

  1. Considerando que eu joguei o jogo de DS… Achei que o ritmo esquizofrênico da série animada não está ajudanto muito. O primeiro episódio, que deveria ter uma carga mais pesada e mais pausada, para dar ênfase aos pontos dramáticos, a meu ver, ficou muito corrido. E o segundo episódio muito extenso… A cena onde o bicho quebra a parede e adentra a igreja seria muito épica… se eles tivessem deixado o som que ele faz de lado. LoL. Aquele grito dele foi bem ridículo e quebrou um pouco do clima de tensão, deixando a cena um pouco engraçada até.

    A opening, apesar de ser “legal” de escutar e bem animada, não condiz muito com o perfil sério de DevilSurvivor, aliás, este é o ponto que eles vem me decepcionando mais e mais. No fato de quão sério deveria ser. Parece que o Drama está focado no ponto errado. Enfim… vamos ver no que vai dar.

    1. eh um manga shounnen voce queria o q? eu to me decepcionando porque eu queria ver porrada e o que eu vejo e aquela menina chorando , tipo e valido , mas e chato .

          1. Eu joguei o jogo de DS, e não é nada “shonen” da vida. Não tem muitas semelhanças com o estilo. Tende muito mais a seinen do que a shonen… enfim.

            A priori ainda temos dois pontos altos da história a serem desenvolvidos… mas da forma meio caótica que tem sido desenvolvida até aqui, bem diferente da forma conduzida no jogo, temo que o resultado seja realmente algo menos “profundo” e “denso”. Diálogos importantes foram cortados e, como citaram abaixo, um dos personagens que já deveria ter aparecido não apareceu… etc.

            veremos. E, não, o original dele é de fato o jogo e não o mangá. Mangá e anime são adaptações do jogo, apesar que acho que são idênticos entre si, um não “depende” do lançamento do outro, até onde eu saiba. Parecido mas bem diferente com o caso de Pokémon, onde o jogo veio primeiro e dele derivaram o mangá e o anime, mas no caso de Pokémon, mangá, jogo e anime são todos diferentes entre si.

  2. Mais uma vez, episodio duvidoso. Acho que alguns detalhes do jogo deveriam ter sido mostrados, como a Makoto ajudando o trio depois que a Io torce o pé, achei que seria interessante pelo contraste que traria. O Yamato também não me pareceu oque é, geralmente no jogo ele tem diálogos longos, inteligentes e expositivos, e a expressão no rosto dele não é tão seria, sendo mais um sorriso com ar de superioridade, como o do Angustiado.

    Porém, estamos falando do anime, então vamos lá. Achei o rítimo parado na primeira metade, a luta foi boa, mas o episodio em sí não foi melhor que o primeiro. Não vou reclamar da Io ainda, pois sei que ela evolui durante o jogo, e espero que seja igual na série, gosto dela aliás. Daichi também, mas ele é daquele jeito mesmo, até quase o final do jogo, então é natural dele ser meio covarde e bobão as vezes. Me preocupa agora o fato do Joe não ter aparecido ainda, visto que ele está lá no jogo desde o Domingo, 1º dia. Já me pergunto o que diabos vão fazer sem ele na historia ate agora, comecei a me preocupar já.

    Por enquanto é só isso. Quem jogou sabe que vai começar o verdadeiro conflito agora, e mesmo pequenos detalhes podem tornar a experiencia do jogador/espectador irritante. Me dêem um ótimo motivo pra não mostrarem o Joe desde o começo, como era pra ser.

    1. O anime é baseado em um mangá, que por sua vez é baseado no jogo.
      Mas eu tb achei o episódio muito parado… Eu esperava um pouco mais, mas ainda tá com um bom nível.

    2. A ausência do Joe começa a me preocupar seriamente agora. Relevei no primeiro episódio, mas depois do segundo… ele realmente já devia ter aparecido.

  3. As impressões foram bem diferentes mesmo.

    Achei um tanto chato foi o ritmo do primeiro episódio. Frenético demais, raso demais, tudo em prols de luzinhas brilhando e explosões acontecendo. Achei o 1° epi muito fraco exatamente porque me pareceu mais um showroom de ataques e monstros, com alguma coisa sem nenhuma originalidade entre as batalhas para me prender a nada ali. Fraco, fraco e fraco.

    Já a primeira metade desse 02 foi muito melhor, depois de tanto ritmo desenfreado que não dá tempo de pensar em nada, deu para ver um começo de interações entre os personagens, e um pouco mais de noção do o quão sério é o que está acontecendo. Os diálogos expositivos e os clichês me incomodaram, mas com com certeza foi bem melhor que todo o primeiro episódio. A segunda parte teve uma batalha mais legal, exatamente pelo constraste com a primeira parte, além de já termos uma ligação pelo menos mínima com os personagens, coisa que não tinha no 01. Mesmo sendo um demônio muito mais fraco, um típico peão de jogos que aparecem aos montes só para ganharmos pontos de experiência, conseguiu me convencer mais do que as só imagens bonitas da luta do episódio anterior.

    Mas claro, tem que ter o clichê do heroizinho que vai lutar para proteger as pessoas e tem que falar isso em voz alta. Até hoje não entendo porque diabos os personagens de anime tem que falar absolutamente cada palavra que pensam, ainda mais em um diálogo interno.

    Enfim, embora não consiga considerá-lo bom, para mim esse episódio 02 valeu mais do que o 01, se ficasse decepcionado com alguma coisa, seria o anterior.

  4. ” Nunca entendi o que japoneses veem no tipo de personagem que ela representa, de qualquer forma.”
    Exatamente! Quase todos os animes possuem esse tipo de personagem.
    O papel dela, pelo menos por agora, não ficou bem definido, parece que ela fica sobrando. O único destaque dela(não por parte do autor, mas sim da própria personagem) é com o uso do Ogre.

Deixe uma resposta