VQ Review – Devil Survivor 2: The Animation – Ep. 01

ds2ti

Olá, pessoal! Eu sou Anne Bione, quem acompanha a otakusfera no Twitter já deve ter me visto por lá, quem não, bom, vamos ao que interessa. Essa temporada eu vou ficar responsável por postar semanalmente aqui no Video Quest sobre Devil Survivor 2: The Animation.

Em um breve resumo para quem não está familiarizado, Devil Survivor 2: The Animation é o anime de Devil Survivor 2 (Nintendo DS),  2º jogo da série que pertence à franquia Shin Megami Tensei (veja só, da franquia, não da série em si), da qual Persona, que é mais famosa, também é parte. Fiquei empolgada com o anime desde o anúncio, era mais um jogo da franquia Megaten virando animação, afinal. Porém, não nego que apesar da empolgação eu tive medo. Medo por lembrar do anime de Persona 4  que poderia ter sido muito melhor. Esse medo despareceu após assistir a esse primeiro episódio.

ds21RESUMINDO…

Estamos no meio do boom de um site chamado Nicaea entre os jovens de Shibuya, Tóquio, Japão. Esse site promete ser capaz de mostrar a seus usuários cadastrados como seus amigos vão morrer, porém os videos são de qualidade duvidosa e acabam não sendo levados a sério. É nesse cenário que somos apresentados a Hibiki, um estudante de 18 anos do ensino médio, e a seu amigo Daichi. Apesar de encararem o site como uma brincadeira, os dois se empolgam com o mesmo. E o que era empolgação logo vira medo quando ambos recebem emails com videos de suas mortes num acidente que acaba realmente acontecendo. Parece, mas não é o fim. Nicaea oferece a Hibiki a chance de sobreviver após ele concordar em fazer o download de um aplicativo de invocação de demônios, o que também acontece com Daichi e Nitta, uma colega de escola dos dois que também foi vítima do acidente. Os personagens são atacados por um demônio e é nesse momento que podemos dizer que o episódio realmente começa, pois antes disso tivemos apenas uma introdução padrão de personagens e conceitos presentes na história.

Graças ao acidente, os personagens ficam presos na região onde se encontram porque o metrô é interditado, o que faz um misterioso grupo aparecer pra cuidar da situação. Esse grupo parece saber o que está acontecendo e apesar de ser aparentemente clichê, adicionam mais mistério a toda aquela confusão. Enquanto isso, ataques de demônios começam a ocorrer em Shibuya e Hibiki, Daichi e Nitta são vítimas de um deles, dando início a principal batalha do episódio, que conta com uma surpresa no final.

ds2b

EU ACHO QUE…

Quem jogou o jogo vai notar diferenças, mas que não chegam a serem incoerências. E, mais importante, como anime, o que é apresentando em Devil Survivor 2 The Animation funciona. Todo o episódio flui bem e o que é apresentado da história cumpre a função de despertar curiosidade e provocar no público vontade de ver o próximo. Porém, é no quesito ação que Devil Survivor 2 The Animation realmente se destaca. As batalhas são bem feitas e prendem; se o anime mantiver esta qualidade, com certeza os fãs de ação terão uma boa opção do que acompanhar nessa temporada. Se há um ponto negativo que realmente merece ser mencionado é o fato dos personagens, apesar de divertidos, serem um tanto arquétipos. Mas, se no fim das contas cumprirem bem seus papéis, ninguém deve pegar muito no pé por causa disso.

Olá, pessoal! Eu sou Anne Bione, quem acompanha a otakusfera […]

22 thoughts on “VQ Review – Devil Survivor 2: The Animation – Ep. 01”

  1. Bom post õ/ com certeza vou acompanhar esse anime nessa temporada até o fim,porém uma das coisas que não me animou muito foi a batalha no final do anime,claro que tem coisas piores Fairy cof cof Tail cof enfim acho que não teve muito impacto e os efeitos sonoros não me agradaram muito porém acho que isso com certeza se tornará melhor elaborado durante o anime (pelo menos espero) um ponto que me chamou a atenção foi as vozes dos personagens principais… Protagonista: Trafalgar Law de One Piece , Amigo do protagonista: Rim do Ao No Exorcist que são vozes FODAS !

  2. Bem, mesmo preferindo o jogo (talvez porque lá eu pudesse ver aqueles eventos complementares E pudesse escolher aquelas respostas zoadas do protagonista 8D) vou adimitir que gostei da animação e da apresentação dos fatos (no geral) do episódio, mas estou curioso. Se no anime eles não precisaram derrotar os demonios para fazer o contrato, como eles vão explicar alguns fatos (o número crescente de deminios sem tamers) e apresentação de alguns personagens (como o Joe)? hmm…
    Ah sim, se isso te interessa, há um manga da série e parece que o roteirista é mesmo do anime.
    http://www.mangapark.com/manga/devil-survivor-2-the-animation

    O manga já esta no capitulo 5 e mais adiantado que o anime, mas não gostei tanto assim desses últimos capitulos.
    Se o anime seguir a risca o manga, já podemos esquecer as partes de alivio cômico que tinha no jogo. (pelo menos, na minha opinião)

    1. Poxa, obrigada! Eu não sabia do mangá de Devil Survivor 2, mas com Persona 4 a Atlus optou por seguir o jogo e não o mangá (apesar do resultado, na minha opinião, não ter sido dos melhores de qualquer jeito), como você tá dizendo que o mangá de DS2 não é essas coisas todas (ainda preciso ler), é torcer pra que o mesmo aconteça agora.

      E o que você disse sobre o Joe é bem verdade, eu tinha me esquecido dele xD vamos ver. É esperar que façam de um jeito que não atrapalhe o jeito como o anime flui.

  3. Não conheço o jogo mas a história parece ser interessante e o visual atraente. Vai pra minha lista de animes a assistir =D

    Ótimo post, Anne, acompanharei suas reviews aqui no VQ com certeza!

    1. Nenhum de vcs pegou Hataraku Maou-Sama pra comentar, e olha que esse anime tem tudo pra ser um dos melhores da temporada junto com Attack On Titan…

  4. Olá, Anne! o/
    Como você está??

    Desde que ouvi o Leonardo Kitsune falando que você iria acompanhar Devil Survive 2 e iria escrever sobre o anime aqui no blog do VQ, eu pensei em acompanhar também. Não sou de jogar, mas o que me chamou atenção foi o visual dos personagens. O Hibiki com aqueles cabelos negros e aqueles olhos grandes azuis é muito mordível. O_O

    Visualmente falando achei o anime muito lindo. Mas achei o enrendo interessante também, principalmente esse “apocalipse” moderno, usando redes sociais. Fiquei imaginando como seria o jogo enquanto assitia.

    Também gostei da amizade dele com Daichi. Apesar que achei a reação deles um pouco fria quando receberam a SMS no celular com a foto deles esmagados pelo trem. >_>

    Mas ainda acho que rola um love. *ignorando totalmente a existência da Nitta*. Brincadeira. Ela é bonitinha. Mas… ainda não vi muita graça nela. Vamos ver o deseronlar da história.

    Parabéns pelo ótimo post! Vou te acompanhar conforme for acompanhando o anime. Se ele continuar interessante, né? xD

    Beijooos

  5. Gostei do post ‘–‘ não é vq aqui é post quest afghaofha , emfim fiquei com medo tbm dessas adaptações de jogos para anime mas se for como você disse mesmo vou assistir concerteza ignorei o primeiro epi para ler o post ‘–‘

  6. Não joguei o jogo nen vi persona 4 mas gostei do 1° episodio de devil survivor 2.
    O conceito é interressante e a arte do anime e oq me impressionou tem tudo pra ser um dos melhores animes da temporada.E adorei ler o seu post vou acompanha toda semana ^^

  7. ele lembra muito persona, mas parece com um foco menor nas relações humanas (persona é quase um the sims se vc quiser fazer tudo) em quanto este Devil parece ir mais no sentido shounen de batalha, de qualquer forma foi um bom episodio.

    1. Nem tanto Silas, Devil Survivor 2 é o jogo da franquia SMT que mais recebeu influência de Persona, no jogo nós temos o Fate System que lembra e muito os Social Links de Persona quase igual ao do P4G, só basta esperar e ver como isso será retratado no anime.

  8. Poderia soltar um spoiler do jogo, mas existe uma diferença significativo entre a série animada e o jogo que já é visível logo de cara, mas não é nada que irá matar a série (ou não).

    E quanto ao manga, existem dois mangas de Devil Survivor 2, o segundo é praticamente o roteiro do manga em anime e até se chama “Devil Survivor 2 – The Animation” de tão fiel que é.

  9. Definitivamente a arte e as vozes ficaram ótimas, porém, alguns detalhes realmente me deixaram com raiva, MUITA raiva. Minha cabeça quase explodiu quando o protagonista invocou Byakko. Eu estava bem satisfeito quando apareceram Kobolds, Poltergeist e Ogre, mas sério, Byakko? E só me deu mais raiva ainda quando eles derrotaram o Dubhe. Seria muito mais sensato manter o plot do jogo e fugirem no primeiro encontro. Agora estas ‘pequenas’ diferenças irão escalar de tal forma que nem mesmo sei se ainda continuarei animado a assistir…

    Mas como eu já esperava que o anime não seria perfeito, acho que o episódio ficou dentro dos limites… Resta agora observar como a história vai progredir. Quem sabe um milagre não aconteça e fique muito melhor kkkk

    Enfim, obrigado pela iniciativa e pela bela descrição Anne, espero que continue realizando este trabalho 😉

    Ass.
    Raykk

  10. Bom post. Eu não tenho muitas expectativas em DeSu 2 justamente por causa de P4, embora não ache que foi um anime ruim, mas descepcionou aqueles (como eu) que são muito fãs da franquia. O baque foi tanto que nem com o filme de P3 eu vou esperar demais, mas assim como vc fico feliz por ver a Atlus e principalmente a série Megaten ganhando espaço finalmente.

    Eu gostei da animação, muito bonita e agradavel e dá pra ver que prometem um capricho, das lutas eu esperava um pouco mais, mas como vc disse tem diferenças quando comparamos ao jogo e não são prejudiciais ainda, eu estranhei um pouco algumas coisas, mas como o básico estava lá deu para acompanhar.

    Mas ainda assim terem derrotado o Dubhe foi um tapa na cara, eu sei que derrota-lo ou fugir não é realmente importante pro ANIME, mas como fã e como a pessoa que nunca conseguiu passar depois de encontrar um desses fiquei com raiva.

    Enfim, é só o começo e é um começo bom, eu não vou esperar muito, mas estou feliz que mais um game da Atlus, ainda por cima um da Megaten, tenha ganhado uma animação.

    Espero que faça sucesso e vou acompanhar suas reviews o/

  11. Muito boa a analise. Na verdade lembrei de assistir o anime quando vi seu post aqui no VQ.

    Tenho boas expectativas vendo esse episodio, achei que eles passaram uma explicação muito boa do que é o Nicaea e achei interessante a forma como apresentaram a interface no celular deles, sendo idêntica ao jogo, e ate mesmo a aparição dos demônios, que particularmente achei incrível. Achei apenas que o primeiro dia passou rápido demais, perdendo o clima bem tenso que existe no jogo, mas fora isso, parece que esse anime vai repercutir bastante, levando até alguns a jogarem Devil Survivor 2, coisa que eu recomento fortemente.
    Já me pergunto qual rumo essa historia vai seguir, e o quanto do jogo vão explorar durante a série. Mal posso esperar ^^

    Vou só citar a bela animação e contestar a velocidade com que os fatos foram mostrados (sendo a primeira coisa que me incomodou) e o poder absurdo de invocar o Avatar Bai Hu logo de cara (poderiam pelo menos começar de baixo com ele, mas pra quem não jogou DS2, isso vai servir pra explicar o porque do protagonista ser tão especial. JOGUEM).

    Pra terminar, gostei da análise, achei muito profunda e conclusa no contexto do episodio, e espero acompanhar com você o os outros leitores aqui do blog o desenrolar dessa historia. Até.

    Ps: JOGUEM! NÃO VÃO SE ARREPENDER
    Ps²: Joguem o Devil Survivor 1 primeiro, que como historia de jogo é até melhor que o 2.

Deixe uma resposta