Review: Pokémon BW Episode N (01-02)

001---banner

Olá pessoal! Como a maioria gostou da idéia do Video Quest trazer reviews, veremos como foram os dois primeiros episódios de Pokémon Best Wishes Episode N. Quero lembrar que sou ainda inexperiente com reviews, então perdoem qualquer erro. E um aviso: contém spoilers, estes episódios ainda não foram exibidos no Brasil. E #TenTenFiller !!!

01 – O Laboratório Araragi! Uma nova jornada!!

001---imagem-1

O primeiro episódio da série N é aquele obrigatório episódio de ligação, que cria a base para uma nova jornada. Ash e seus amigos estão voltando para o laboratório da professora Araragi/Juniper, a cientista da região Unova, para decidir o que fazer da vida. Mas antes, encontram uma menina que é tão apavorada que tem dúvida se ficará bem caso atravesse uma certa ponte (a preocupação faz sentido, afinal o que tem de ponte velha quebrando em Pokémon é incrível…). Sim, a menina é muito estranha, pelo menos o próprio anime reconhece isso com as reações dos protagonistas.

001---imagem-2

Ponte atravessada, o Ash incorpora o He-man e passa a lição do dia para a garotinha: “É bom ser cautelosa, mas há coisas que não podemos saber até tentar“. Nossos heróis seguem então seu caminho, sendo observados de longe pela Equipe Rocket, esboçando mais um plano com o objetivo de pegar o Pikachu (acreditem, na temporada anterior eles praticamente abandonaram essa idéia!). Chega então a hora da nova abertura fodástica!

A abertura merece um comentário à parte: cheia de spoilers, ela já indica que em algum momento a Equipe Rocket se juntará com Looker (um investigador que já apareceu antes, na região Sinnoh) e irão se opor ao Team Plasma. E também revela que teremos, de novo, mais uma vez, Charizard de volta. Isso é ruim. Primeiro porque alimenta ainda mais os fãs desse pokémon, que o idolatram até a morte. Segundo porque ele já virou um Deus Ex Machina da série. “O Ash não tem pokémons fortes o suficiente pra enfrentar um lendário, então vamos deixar para que um pokémon antigo dele cuide do problema” é a mensagem que o roteiro sem querer acaba passando… Se for pra chamar algum poké antigo de volta, beleza, porque não aproveitar para desenvolver outros diferentes? Seria bacana ver o Ash com um Venusaur, Blastoise, Meganium… Por fim, Charizard é um docinho para agradar os fãs que não gostam dos novos pokémons.

001---imagem-3

De volta ao episódio, eles chegam ao laboratório e… o resto pode ser resumido neste parágrafo mesmo. A menina do início, chamada Nonomi, também surge no laboratório para escolher um parceiro pokémon e iniciar sua jornada. A seguir, propõem uma batalha de treino, Equipe Rocket aparece, tenta roubar o Pikachu, fracassa… Nesse meio tempo, a frase dita pelo “He-man” é repetida duas vezes, ajudando a menina a tomar ação (e a educar as crianças que estão assistindo). No final, Nonomi se despede, já mais encorajada pela experiência que ganhou (eu teria ficado com mais medo depois de tudo que ocorreu, na boa…). Resumindo, 90% do episódio é o típico filler que estamos acostumados.

001---imagem-4
Olha o antigo lema de volta!

Mas ainda falta 10% do episódio, e agora sim, é hora do plot andar. O pai da Juniper telefona e fala sobre a Dragonspiral Tower, uma torre perto da cidade Icirrus, já visitada por Ash antes. Mas próximo dela foi descoberto um novo local batizado de “Ruínas Brancas”, onde pode haver informações sobre Reshiram. Todos decidem ir para lá então, de navio. Juniper avisa que tal navio vai passar antes por Aspertia, onde será inaugurado um novo ginásio, definindo assim o roteiro de viagem dos protagonistas. Mais no finalzinho ocorre um pequeno pulo no tempo e vemos N fabulosamente descendo de outro navio e… “Continua no próximo episódio”!

001---imagem-5

Como puderam perceber, só o parágrafo anterior tem o que realmente importa pra essa saga (haha). Foi um episódio bem fraco para um início de temporada, na minha opinião… Nota 2/5. Dava pra descartar muita coisa… só que se a história andasse rápido demais, a temporada iria acabar muito antes dos jogos Pokémon X e Y chegarem. Esse é um dos maiores problemas em Pokémon: as temporadas precisam ficar “presas” ao cronograma de lançamento dos jogos, e isso gera muitos e muitos fillers enquanto o próximo jogo não chega (as vezes até temporadas. Só que não será bem assim dessa vez. O Episode N está programado para ser uma temporada bem curta, de apenas 11 episódios, o que deixará pouco espaço para fillers… O interessante é que a temporada terminará no Japão no dia 18 de abril, e não há mais nada programado até outubro, data de lançamento dos jogos da 6ª geração… É possível que o anime sofra uma raríssima pausa no Japão, dando tempo dos americanos alcançarem a exibição. É só uma suposição, posso estar enganado, mas como os jogos Pokémon X e Y terão lançamento mundial simultâneo, é capaz de que o anime no ocidente fique sincronizado com o oriente (vish, já pensou?).

02 – Um amigo… Seu nome é N!

No segundo episódio do Episode N (“episódio do episode” é repetitivo, eu sei, mas não dá pra evitar… malditos nomes) tivemos a apresentação do antagonista principal desta temporada: N, que na verdade é apenas a abreviação do seu verdadeiro nome, Natural Harmonia Gropius (malditos nomes, de novo).

N aparece vasculhando os escombros do Laboratório P2 (que mesmo sendo “secreto” é encontrado pelo GPS do Cilan momentos depois… mas enfim). Um dos computadores do laboratório que ainda funcionava revela que no local estava sendo pesquisado um pokémon: Genesect. Se você notar alguma semelhança com o laboratório onde Mewtwo foi criado, pode apostar que não é mera coincidência.

 002---imagem-1

Mewtwo foi um pokémon criado por uma equipe maligna, a Equipe Rocket, ao passo que Genesect foi desenvolvido pelo Team Plasma. Ambos se revoltaram contra seus criadores, destruíndo seu berço. Na primeira temporada, houve episódios que serviram de base para o primeiro filme, e o Episode N também serve como trampolim para o 16º filme que será exibido no meio deste ano, filme este que vai contar com Genesect e Mewtwo também. O interessante é que mesmo com tantas semelhanças, os dois lendários possuem uma diferença básica: Mewtwo possuía fortes emoções, enquanto Genesect é um robô sem sentimentos, criado unicamente com a capacidade de lutar. É como se eles fossem iguais e opostos ao mesmo tempo.


Um dos trailers do 16º filme, mostrando mais detalhes do Genesect

Mas enquanto o filme vai focar nos lendários, o anime foca em outros dois personagens opostos: N e Ash. A semelhança entre ambos é mostrada na primeira parte do episódio, pouco depois de N ser atraído pela amizade de Ketchum com seu parceiro Pikachu. Ambos concordam com a importância em se ter uma forte ligação entre humanos e Pokémons. Os dois encontraram lendários em seu passado: Ash viu o dragão elétrico Zekrom quando chegou em Unova, enquanto N viu o dragão de fogo Reshiram (detalhe que são dois lendários opostos também, embora ambos sejam “bons”: um representa uma fonte de energia moderna e artificial, enquanto o outro representa uma fonte de energia primitiva e a primeira energia natural usada pelos humanos). Porém, quando N descobre que Ash almeja ser um Mestre Pokémon, o que envolve capturar os monstrinhos e treiná-los para batalhar, N mostra que tem um sonho oposto: ele deseja mudar o mundo e tornar os pokémons livres. N não gosta da idéia de ver Pokémons brigarem. Num diálogo, ele conta que o mundo corre risco de se autodestruir por haver tantas diferenças de ideais entre as pessoas. Ideias diferentes muitas vezes levam a discórdias e brigas, que o anime sempre traduz em batalhas Pokémon, como se fosse uma forma inofensiva de resolver diferenças.

002---imagem-2

Resumindo, o anime volta a tocar em uma das questões que surgiram em Pokémon – O Filme (comentado no Video Quest 49, relembre clicando AQUI!), porém expande a idéia um pouco mais. Afinal de contas, porquê batalhar? Será que haveria menos conflitos no mundo se todos tivessem a mesma opinião? (inclua aqui: mesma religião, mesmo governo, etc). Será que é errado ter opiniões diferentes? No fim do episódio, quando os Rockets tentam capturar o Pikachu, em certo momento Ash proteje seus pokémons com o próprio corpo, e pouco depois, N reaparece e faz o mesmo, mostrando novamente a semelhança que ambos tem em comum que é o amor aos Pokémons. Pode ter passado rápido esse momento, mas existe uma lição ali: é possível haver acordo e compreensão se os humanos se focarem em suas semelhanças, não em suas diferenças de opinião. N mesmo fala, após chutarem os Rockets, que o ponto de vista dele e do Ash são diferentes, mas ele não o odeia por causa isso.

002---imagem-3

Foi um episódio interessante e com temas que, se tivessem sido explorados desde o início, tornaria o anime Pokémon muito mais profundo. Um ponto menos importante mas que gostei foi o Cilan (já disse que é meu personagem preferido?), cientista como ele é, duvidando da capacidade de N escutar o coração dos pokémons. A animação do episódio estava ótima também. Já como defeito posso mencionar a “caixa mágica flutuante” usada para prender o Pikachu, mas se você quer um anime fiel às leis da física passe longe de Pokémon porque é assim mesmo, aceite.

E então, o que acharam destes dois episódios? Não deixem de comentar!

Olá pessoal! Como a maioria gostou da idéia do Video […]

17 thoughts on “Review: Pokémon BW Episode N (01-02)”

  1. Eu tinha lido antes a parte do 1º episódio, e era um episódio bem normalzão. Mas, po, esse 2º episódio foi bem interessante, hein! Seu texto me fez ter vontade de assistir!!!! Boa, Danilo!

    1. Se eu consegui isso então o texto não ficou tão ruim, haha. Mas sim, esse segundo episódio foi interessante, principalmente por causa do N. Ele é um personagem tão bom que a diferença dos ideais dele com os do Ash acaba fazendo até o Ash ter um significado na história (já que ambos são opostos, em certo sentido).

      Já ouve outros arcos bons em Pokémon antes, mas bons como aventura, não com ideias profundas para pensar. Esse Episode N é o segundo arco assim que vejo (o primeiro na minha opinião foi na quinta temporada, quando Ash tem que cuidar de um Larvitar abandonado quando bebê e em certo episódio eles ENTRAM no cérebro dele e descobrem como um bebê pensa). O 16º filme também acho que vai ser interessante. =)

  2. Eu quero voltar a assistir mas to meio sem tempo vou baixar e assisto de madrugada ou no meu celular mesmo , mas eu acompanhei ate aquela primeira parte da segunda temporada ate eles estarenm saindo daquela ilha do onix cor de terra.

  3. Muito bom o review! Tenho que confessar, na ultima temporada preferi os fillers (quer dizer assisti só por causa deles) aos episódios que faziam a história andar. As lutas do Ash foram horríveis, a estratégia dele era deixar os pokemon apanhar até evoluir e/ou aprender um novo ataque (Fora o Pikachu ter sido rebaixado ao nível 5) . Outra coisa que me incomoda é a involução da Equipe Rocket, eles já foram muito aprofundados nas temporadas de Sinnoh e por mais que eu goste dos personagens eles sempre acabam sendo uma ferramenta de roteiro ruim, tendo batalhas ridículas com o Ash “só tomo atitude depois que já deu merda e ainda acho que vão devolver meu pokemon se eu pedir” Ketchum. Talvez fosse melhor se eles continuassem aparecendo menos vezes só que de forma mai bem feita e interessante.
    E já terminando, você pretende escrever sobre outros animes ou ainda não tem ideia? Tudo de bom pra você.

  4. Eu estava mesmo pensando em reassistir pokémon, mas não vai dar, minhas experiências passadas me afastam disso. Mas a review foi interessante, em vez de assistir o anime, acompanharei as reviews mesmo, pra mim já basta.

    Até achei legal voltar com o debate “lutas no mundo pokémon”, mas a grande tendência é de que no final acabe se provando que as lutas são importantes para os pokémons.
    Ficarei feliz se eu estiver errado, mas é o que imagino que irá acontecer.

  5. Como eu disse na outra,tiveram que trazer o Charlizard pq o Ash é um dos piores treinadores que eu ja vi,Dessa temporada a Snivy dele tem um potencial enorme ao meu e tem outros pokemons da temporada passada,mas nenhum deles fica realmente forte como o Charlizard chegou a ser(apesar de eu não saber se vão fazer ele perder pro Dragonite)o ash não consegue ficar com um pokemon tempo o suficiente para ele ficar mto forte

  6. Antes eu pensava como o Kitsune e o Urso: o 1º Filme não deveria existir, pela idéia contrária ao do Anime, ou seja, Pokémons não devem Batalhar! Mas ao ver essa Review (Não assisto mais o anime desde a 5ª Temporada), percebi que, é um assunto muito interessante e de certo modo, bastante relevante ao Anime.

    Acho que eles sempre queriam que o Anime tivesse essas temáticas mais contraditórias e interessantes, e mostraram isso no 1ª Filme. Mas talvez, eles tenham percebido que o formato mais infantil, dava mais retorno, tanto dos fãs, eles gostavam mais, quanto economicamente, rendia mais.

    E continuaram assim até agora, e decidiram voltar com isso, só que com mais força, pra ver se dá certo!Isso é uma conclusão bem precipitada, mas há chances de ser isso mesmo!

    E quanto ao Charizard, ele é a Mamadeira do Anime Pokémon! Quando os fãs começam a chorar, eles trazem o Charizard, assim como fazem com os bebês chorões(Que comparação mais tosca XD).

  7. Estou acompanhando essa temporada apenas por incluir essa temática de batalhas novamente. Eu tinha parado no fim de Sinnoh porque…bem, pelo motivo de todo mundo: as batalhas ruins e 0 enredo ¬¬
    N parece trazer um novo fôlego nesse sentido, é bom ter alguém com uma opinião contrária e acho divertido as tagarelices do N XD

  8. Olá Danilo! Comecei a acompanhar pokémon em 2009, então acho que posso opinar sem ter aquele negócio de fanatismo nostálgico da 1ª temporada. Apesar de BW não ter um enredo assim taããão interessante quanto eu achei em DP, essa saga trouxe muitas novidades interessantes. Claro que teve (muitos) pontos negativos, mas também trouxe várias coisas que me fez gostar muito da série. A troca do acompanhantes, principalmente do Brock, foi uma coisa necessária para o recomeço da série. Eu pessoalmente gosto mais do Cilan que da Iris, e acho uma pena não darem muito foco nos pokémons dele.

    Mas falando dessa saga N, eu vi que seria bem interessante, principalmente por causa do próprio N. Ele é um personagem de personalidade forte e inédita na série. E como você disse, ele tem o mesmo amor pelos pokémons que o Ash, mas com um ponto de vista diferente. O fato dele ser contra as batalhas já trás uma contradição ao que a série sempre seguiu. E o interessante é que há um debate entre os dois lados. Ash representa o apoio as batalhas e N o contrário. Eu acho isso bem interessante, pois mostra que pokémon pode mostrar algo muito mais profundo do que a jornadinha em si.

    Agora falando da história, uma coisa bem interessante que eu vi, acho que foi no 1º ou 2º epi, quando N fala das lendas de Reshiram e Zeckrom, e que um representa a verdade e o outro o ideal, e o Ash revela já ter visto o lendário negro, me fez imaginar se no final da saga poderia haver um encontro dos dois lendários. Ash com Zeckrom e N com Reshiram, mas acho um pouco difícil que isso aconteça porque já teve o 14º filme e no anime só se falou no Reshiram.

    Outra coisa também é sobre a volta do Charizard. Eu, pessoalmente, não acho que ela seja assim tão necessária. Isso é mais pra chamar a atenção do público pro anime, já que ele é o pokemon de Ash mais famoso depois do Pikachu. Eu acho que sera uma volta bem épica, e acredito que só ele seria capaz de enfrentar o Reshiram de frente mesmo. No próximo review eu escrevo mais , pq esse coment já tá bem grande. Até!

  9. Na boa, Pokémon é uma série difícil. A história dos jogos são fantásticas, ainda mais a de Black e White, mas a animação tá triste. Porque o Ash está nessa há oitocentos e tantos episódios e continua sendo um fracassado. O Pikachu deveria ser capaz de eletrocutar qualquer coisa só com um lance de olhar, mas é tão mole quanto o treinador.

    Aliás, por que o Ash tá aí até hoje? É sério, se fossem só o Cilan e a Iris até que seria compreensível e até bacana. Mas a presença desse personagem deixam o roteiro dos jogos totalmente enfraquecido (na série). É sério, alguém aí sabe o motivo pro Ash ainda existir?

    Só posso concordar com o lance de ele estar em coma, mesmo.

  10. A unica coisa que eu odeio no animê de pokemon é a forma que os redatores tratam o Ash
    Simplesmente colocam o potencial do personagem no minimo, fazendo com que as pessoas que assistam acham que o personagem seja burro, mais é pior que isso, o Ash é tratado de uma forma tão ruim que parece que ele tem Amnésia, ele esquece do que aprende a cada episodio,a ponto dele usar a pokedex em pokemons que ele já viu setecentas e setenta e sete vezes, isso é irritante,o arco da copa junior foi super irritante,o foco estava todo no segundo pokemon stressadinho da Iris,que praticamente a copia do Charizard,e prevejo que vão usar o Charizard para ensinar o maldito Dragonite, é tudo muito irritante,o Ash não consegue evoluir por causa desses malditos retadores,o Pikachu perdeu para um Tsutarja que tinha acabado de sair do laboratorio cara,na boa os redatores de pokemon devem fumar muito antes de fazer os episódios ¬¬
    Tenho pena do Ash, só.

  11. A volta de Mewtwo finalmente, ainda espero um filme decente com o Entei, mas eu adoro o Mewtwo tmb.

    Enfim, não vou comentar porque ainda estou sem a minima vontade de assistir o anime e não é pelo N aparecer que isso vai mudar, mas achei muito interessante que colocaram o Ash, como sempre, no papel do protagonista do jogo e conseguiram tornar convincente o por quê, e espero mesmo que aconteça, do Ash e do N poderem ter um confronto de ideais como ocorre no game. Claro, muito mais infantil e provavelmente curto, mas ainda assim só isso me deixará curiosa para ver a temporada. Pelo menos dessa vez é mesmo o antagonista do game que aparece no anime e não um fake qualquer.

    E é bom esse filme me emocionar, porque os filmes são, para mim, uma das poucas coisas decentes envolvendo animação e pokémon. (E sim, podem não fazer os MAIS MARAVILHOSOS FILMES EVER, mas ainda assim é mil vezes mais interessante do que o anime hoje em dia)

Deixe uma resposta