Review: Pokémon Best Wishes

BANNER-00

Olá! Permitam que me apresente: sou DaniloT_DS, fã do Video Quest e um dos donos do site Pokémon Mythology (acesse clicando AQUI), tenho 24 anos e moro na região Johto. Sou fã de Pokémon desde a primeira temporada que passava na TV Record em 1999. Bom, acho que é o suficiente, essa coluna não é pra falar sobre mim, mas sim sobre Pokémon!

PUNCH_Pokemon_Best_Wishes_-_05_HD14-32-56

Sim amigos, vamos comentar episódios de Pokémon. Não desde o primeiro (porque pelo amor de Arceus, né?) mas sim começando pela temporada atual no Japão, Pokémon Best Wishes Episode N. Se você mora no planeta Terra e se considera otaku, é obrigatório saber que Pokémon ainda tem episódios novos sendo lançados no Japão, onde ainda hoje faz um sucesso monstruoso (sem trocadilhos). Mas o sucesso não se restringe só ao oriente, como nos EUA e no Brasil também, os episódios são exibidos com alguns meses de atraso mas uma certa regularidade. Só isso já faz o anime Pokémon ser notável, pois, podemos contar nos dedos de uma das mãos quantos animes passam atualmente aqui, mesmo em canais pagos infantis.

Neste primeiro review vou comentar sobre a saga BW como um todo, para ajudar a quem não está situado: Pokémon Best Wishes (ou Black & White no ocidente) foi dividido em 3 temporadas no Japão, sendo elas Best Wishes, Best Wishes 2 (referência aos jogos Black & White 2) e Best Wishes Episode N, sendo que esta última teve início em 17/01/2013 nas terras nipônicas, após o 108º episódio de Pokémon BW. Devo dizer que, se você já largou o anime a tempos atrás e tem vontade de assistir novamente, mesmo que só por curiosidade, vale a pena pegar Best Wishes desde o começo. O anime sofreu um pequeno reboot, com o Ash e Pikachu partindo sozinhos para Unova e fazendo novos amigos humanos e pokémons. O anime, apesar de haters dizerem que “não é mais como antigamente”, continua com a mesma fórmula de sempre: andar pelo continente batalhando, coletando insígnias, lutando contra uma organização criminosa e participando de torneios.

-Ryuu--PBW.S2.-E.N.--01--25-.mkv_snapshot_00.12_[2013.02.13_22.11.37]

Mas Best Wishes não foi “só mais uma” jornada. É uma temporada agradável de se assistir, em especial pelos personagens carismáticos que foram introduzidos: Tivemos Iris (dublada por Aoi Yuki, a mesma voz de Madoka), que é uma menina-da-selva que sonha em ser uma mestre de Pokémons dragões, tem forte fé em coisas místicas, e vive tratando o Ash como criança (mas ela mesma comete muitas gafes com seu parceiro dragão Axew). Cilan (dublado por Mamoru Miyano, o mesmo de Okabe Rintarou de Steins;Gate e que dá a ele uma interpretação incrivelmente hilária) é o garoto civilizado que acredita muito na ciência (percebam como é o oposto da Íris), ex-líder de ginásio e que já conquistou o sonho dele, que é ser um Sommelier Pokémon de alta classe (“Sommelier” é alguém que trabalha avaliando a ligação entre treinadores e seus pokémons). A Equipe Rocket também está presente, mas mudaram muito e se tornaram sérios, deixando o papel de “personagens engraçados” para a dupla Cilan e Iris. Os Pokémons dos protagonistas também são legais: cada um tem uma personalidade própria, com destaque para o Oshawott de Ash. Também temos personagens secundários bem característicos, como a descuidada Bianca e a ciumenta sommelier Burgundy (que prefiro chamá-la de Cabernet). O único personagem que deixa mesmo a desejar é o próprio Ash… até a saga anterior, Diamond & Pearl, você via inteligência nele. Ele treinava o Gliscor a voar melhor, o Turtwig a soltar esfera de energia… ele criou até mesmo técnicas que não existem nem nos jogos de Pokémon, como o “Counter-Shield”. Mas em BW, todo o treinamento passou a ser: “Pikachu, vamos treinar!” daí eles vão quebrar pedras atrás do centro Pokémon (??) ou então ele desafia um pokémon fraco dos companheiros, quase sempre tendo o treinamento interrompido (lembram disso lá no final da primeira temporada? Pois é, daquele jeito). Fora que ele passou a ser o “personagem orelha”, aquele destinado a olhar todo santo Pokémon na pokédex para explicar o que aquele Pokémon faz, para o telespectador. Isso gerou cenas bizarras, como ele no ginásio venenoso conferindo na pokédex quem era o Koffing. Koffing, aquele Pokémon do James que ele cansou de ver na primeira temporada e cuja evolução o perseguiu por 3 continentes….. Bom, se deseja assistir Best Wishes/Black & White, assista pelos outros personagens, não pelo Ash.

rockets
Sim, eles continuam decolando, mas agora com estilo!

Ainda há um detalhe importante sobre Best Wishes. No episódio 23 seria introduzido mais uma equipe vilã no anime, o Team Plasma. Só que o episódio introdutório, que conteria cenas de prédios sendo destruídos e forças radioativas, teve a exibição cancelada devido ao grande terremoto de 2011 que provocou aquela tsunami e danificou uma usina nuclear japonesa, além de ter causado muitas mortes. Em parte por respeito às vitimas (mas também pela alta superstição do povo japonês), os diretores pularam o episódio e os roteiristas tiveram que correr para adaptar o anime e adiar a estréia do Team Plasma. Obviamente, isso deixou Best Wishes com um claro buraco no roteiro, que acabou se resumindo a missões aleatórias da Equipe Rocket, muitas sem sentido, tentando capturar o trio lendário Landorus, Thundurus e Tornadus. Felizmente, a boa notícia é que não abandonaram o Team Plasma, mas programaram para aparecerem logo após o término da liga Unova.

E é aí que entra Pokémon Best Wishes Episode N, que comentaremos um episódio por vez aqui no Video Quest!

Olá! Permitam que me apresente: sou DaniloT_DS, fã do Video […]

59 thoughts on “Review: Pokémon Best Wishes”

  1. Sou fã de carteirinha da Pokémon Mythology e daqui também. Por favor, continue essa matéria, e também fizesse sempre um resumo do episódio no Site Pokémon Mythology; Na Saga BestWishes minha cabeça ficou girando porque que eu n]ao entendia nada. Obrigado!

    1. Lá na PM não fazemos resumos por dois motivos: 1- teria spoilers, e 2- a PM é mais um site de notícias do que de opiniões, e as reviews são cheias de opiniões pessoais. Lá não daria muito certo xD (por enquanto…)

  2. Maneiro a iniciativa e eu tbm assisti BW por completo(na verdade ainda tenho que assistir mais coisas), mas concordo com muita coisa que vc falou, só achei que faltou ter abordado algumas coisas, e poderia ter falado dos pokémons que foram personagens nessa temporada(até pq convenhamos, os pokémons são bem mais interessantes que os humanos em Pokémon), tiveram pokémons bem legais fora o Oshawott, Scraggy, Krookodile, Axew, Emolga, Dragonite dentre outros. Outro ponto positivo foi o rodízio constante de pokémons, finalmente o pessoal fez isso, agora ele não precisa mais ter apenas 6 pokémons, mas prova máxima da burrice dele foi na luta contra o Cameron(Kotetsu), pior de tudo é que o Kotetsu é um dos garotos mais tapados que existiu na história.
    Ah, e a voz do Cilan é a mesma do Raito.

    1. Eu n vi nenhum episódio de Black White, porque atualmente 70% dos episódios são apresentação de novos pokémons para Ash e CIA, gostaria que fosse uma história muito mais trabalhada, como é a Saga N, pelo visto. Mas em si eu já sei dos acontecimentos importantes. Ash ganhou todas as insignias, encontou Dawn, Iris pegou um Dragonite e o tapadão do Ash perdeu para um muleke de 5 anos (LOL kkk) que só tinha 5 pokémons!

        1. Detalhe que o Ash só ficou spammeando pokémons, sendo que ele tinha usado alguns melhores na luta anterior e só Pikachu e Pignite que fizeram alguma coisa, o resto só serviu pra apanhar.

  3. DaniloT_DS, grande trabalho, gostei da forma em que apresentou a Temporada e as suas opiniões!

    Gosto muito do seu trabalho, tanto no Site, quanto no Fórum, que já acompanho e participo há bastante tempo!

  4. De fato a Iris não é ruim, ela ganha destaque em vários momentos, o q me faz pensar as vezes q ela é a protagonista e não o Ash, esse por sua vez está em seu pior momento, sendo pior q o treinador fora apresentado em Kanto. Sobre o Cilan, totalmente descartável, sempre q aparece tenho vontade de para de assistir, achei interessante no começo, porém não suporto seus momentos. Assisto Pokémon há mais de 14 anos e era possível ver uma evolução nas personagens de acordo q começava uma nova jornada,por isso considerei q Best Wishes fosse o auge, depois da excelente Diamond and Pearl, porém comete inúmeras falhas, pokémon sem desenvolvimento, raramente sua personalidade é mostrada depois do episodio de captura, batalhas fracas, quase nenhuma com estratégia, algumas nem tem, destaco a batalha pela última insígnia e a última do Ash na liga. Treinamento lembro de apenas uma, q foi no começo da Saga. Então considero Best Wishes muito inferior a qualquer outra saga, seu principal erro foi começar depois da melhor região, Sinnoh

    1. “Raramente sua personalidade é mostrada depois do episodio de captura” –> Eu discordo, quantas vezes Oshawoot, Axew, Snivy, Emolga, entre outros ficaram a maior parte dos episódios soltos, fora das pokébolas? Acho que Best Wishes foi o que mais deu destaque aos pokémons.
      “Batalhas fracas, quase nenhuma com estratégia” –> Então, por mais que eu tenha falado mal do Ash nesse review, PELA PRIMEIRA VEZ EU VI ELE USAR ATRACT EM BATALHAS, E VÁRIAS VEZES. Esse não é um ataque usado por quem gosta de força bruta, mas sim por estrategistas. Eu gostei das batalhas. Claro, teve escorregões, como o Pikachu milagrosamente levantando após ser TRUCIDADO pelo Serperior na liga… Mas de modo geral eu até gostei. Até as animações tiveram uma qualidade melhor…
      “Seu principal erro foi começar depois da melhor região, Sinnoh” –> Sinnoh foi o que teve o melhor PLOT, e nesse aspecto, eu concordo. BW teve o plot estragado por causa dos episódios pulados. Agora, não é porque uma saga foi excelente que nenhuma outra pode ser também, né? xD

      1. Sim concordo que Owhawoot, Axew, Snivy,Emolga e acrescento Krookodile mostraram personalidade, mas nada dos outros. Ficar fora da pokébola também concordo q Best Wishes foi melhor, porém não souberam utilizar de forma eficiente esses momentos, lembro-me apenas do episodio da Emolga.
        Também me surpreendi do Ash usar attract, depois exagerou ficando fácil de inutilizar, mas é só, como protagonista falhou muito, estrategias foram usadas por outros treinadores, destaco o episodio especial do Brock.
        Continuo com a opinião q BW foi a pior saga, entretanto também teve ideias interessantes, como os torneios, os Clubes de Batalha, o rodizio na party, rivais aparecendo ao longo da saga e não no final, a Iris, a volta da Dawn, Equipe Rocket tendo o destaque merecido, porém mais uma vez fiquei com a sensação de inacabado.
        Confesso que minha opinião sobre Unova não é a das melhores porque esperava muito da substituta de Sinnoh.
        Toda saga tem suas falhas e o q digo é que BW teve varias, mas a saga ainda não acabou, está no Episode N, até gostei do começo. Além disso parece q esse arco acabará em abril, podendo ter mais um novo objetivo até começar a nova jornada, então ainda espero uma melhora e acredito q possa se tornar a 2ª melhor saga de Pokémon.

  5. que surpresa ein,votei que sim,eu parei apos o fim de sinoh ,pretendo voltar a ver de onde parei
    mas realmente o ash ta dando muita raiva ,pelo amor de deus ele tem que usar a pokedesk pra pokemons que ele ja viu 500 vezes ,como o caso citado do cof ,alem do fato de que o ash volta a ser um treinador amador que nao sabe nem treinar seus poquemons direitos ,ta certo que o anime é infantil ,mas não precisa chamar quem assiste de burro

    1. Em Sinnoh, a personagem orelha era a Dawn. Como ela era a novata do anime, e tinha uma pokédex, os roteiristas fizeram ela ficar verificando os pokémons, mesmo os que já eram conhecidos pelo Ash (não eram conhecidos pela Dawn, então até que foi um bom “disfarce”). Mas em Best Wishes, o Cilan não é um treinador novato, e a Íris não é uma “treinadora pokémon oficial” portanto não tem Pokédex. Sobrou para o Ash. Claro, o Ash viu muitos pokémons que realmente eram novos, nativos da região Unova. Mas em Best Wishes 2, quando pokémons antigos começam a aparecer, deu no que deu.

      1. pior que isso ja aconteu varias vezes ,em joto uma vez ele usou a podeks em um sharizard ,um sharizard cara ,isso ai ja é chamar o telespectador de burro

        1. Mas existem umas crianças que não acompanharam as primeiras temporadas que não conhecem esses pokémons (Infelizmente). Acho q ele so deveria olhar depois de uma passagem grande de tempo, e se não me engano o Koffing do James evolui pelos episodios 30 da primeira temporada.

  6. Não gostei desse Cilan, achei o personagem dele forçado demais, além de não ter nenhum carisma, sou mil vezes o Brock. A Íris até que não é tão má assim, agora o Ash, esse aí realmente tá mais tapado do que nunca. Porra, conferir na Pokédex quem é o Koffing? Isso já é demais, não? Se bem que se não me falha a memória, o Ash já fez coisa parecida em outras temporadas passadas de Pokémon.

    1. O VQ já teve várias matérias em formato de texto antigamente ( vejam em http://www.genkidama.com.br/videoquest/category/coluna/ ). E a enquete é pra saber se vocês querem que essas matérias voltem. =)

      Pense assim: Pokémon é um anime, que passa na TV (ou na internet, mas abafa) em formato de VÍDEO. Então pode ser falado no Vídeo Quest. E outra, este texto está aparecendo na tela do seu computador, sendo processado pela sua placa de VÍDEO, então mesmo sendo um texto, também é um vídeo. (tá, agora estou forçando xD)

        1. Leonardo! Eu lembro que tu uma vez fez o Video Quest do Filme do Pokémon, não seria uma boa tu fazer o VideoQuest das primeiras temporadas de pokémon, aliás deve ter feito bastante parte de tua infancia e merecia um vídeo. Se tu fizer, lembra de mim cara, okay?

          1. Acho que ele explicou logo no começo do VQ de Pokémon – O Filme o porquê ele não quis falar sobre a primeira temporada. xD

  7. Eu discordo de você, pokemon não é mais como antigamente, pois o anime em si ficou sem graça de assistir. Sem falar q agora os pokemons não estão tendo mais criatividade nem originalidade (ñ falo isso porq defendo os antigos, mas porq os atuais estão parecendo mais copias malfeitas dos antigos pokes).

    1. “Graça” é uma coisa meio relativa… se você ver a lista dos 10 animes mais assistidos no Japão cada semana, muitas vezes verá Pokémon entre eles (acima até de muitos shonens famosos).

      Pokémon tem graça para crianças. Eu, na minha idade, CONFESSO que não vejo muita graça mais, mas não porque o anime piorou, e sim porque eu cresci, criei outros gostos. Mas uma criança de 10 anos hoje assistindo Pokémon se diverte do mesmo jeito que nós na época da primeira temporada. Falo por experiência própria, por ver muita gente nova de idade visitando a Pokémon Mythology xD

      Ah, mas já vou avisando que não vou ser bonzinho defendendo Pokémon nessa reviews. Preparem-se para ler defeitos do Episode N. xD

      1. Pelo que me parece Danilo, o problema atual de Pokémon mesmo é copiar muito a historia dos games, acho que histórias como a do mangá fariam muito marmanjão querer ver. Mas sinceramente, não quero que o Ash saia, tipo muitos dizem que na proxima temporada o Ash deve sair e entrar outro personagem. Mas o certo era eles terem feito a história evoluir, evoluir como? Na primeira temporada era Amizade é tudo como o episodio do Pikachu que ele vai embora, entre outros, mas até agora, uns 10 anos depois a porra da mesma moral continua. Que inferno! Infelizmente, Pokémon não cresceu como nós e continou a mesma coisa, mas com pokémons diferente e lugares diferentes. E outra coisa, muitas situaçoes do passado como pokémons antigo e aquela maldita Bola GS foram simplesmente não continuados. Pokémon muitas as vezes peca com isso, apresenta pokémons novos e esquece os antigos. Como se o gênio playbozinho do Squirtle não fosse mais importante, como se a fúria do Primeape fosse suficiente para menos de 20 episódios e como se o Lapras vivesse feliz sem ver mais o Ash para a vida inteira. É isso. Tomara que nesses meses eles consigam evoluir, aliás a proxima geraçao só lança no final do ano.

        Sinceramente eu estava muito ansioso para o Episode N, pois seria uma temporada que não envolvia Liga Pokémon nem ginásios e uma temporada que iria trazer o Charizard de volta, sendo que o Charizard é o pokémon mais amado.

        Contudo como disse um carinha, essa nova geraçao vai levar o anime de Pokémon para um novo patamar. Tomara que evolua mesmo.

  8. Olá, me chamo Junior tenho 25 anos, e tbem acompanho o anime desde q Arceus criou os poké, bom posso dizer,, q achei a matéria muito foda e to na espera sobre o episódio N.Um grande abraço e até mais!Aí quem quiser se comunicar comigo meu end é [email protected]

  9. Eu comecei a assistir Best Wishes quando ela começou a ser lançada e até meu empolgou pra jogar os jogos e tudo mais. E eu tava achando muito foda a Equipe Rocket usando o clássico uniforme pretos dos jogos e sendo vilões de verdade… mas aí eles mudaram pro uniforme branco de novo e a série entrou naquele loop chato de episódios pra mostrar um novo pokémon que não tem interesse nenhum e eu acabei droppando. Ao contrário do que muita gente criticou, eu gostei do ash nessa temporada… acho q ele parece muito mais um garoto de 10 anos nela

  10. É pokemon mudou um bocado! Poxa, gostava tanto da Equipe Rocket fazendo suas palhaçadas e se metendo em encrenca.
    Gostei muito do seu review, espero que você escreva mais =)

  11. Eu acompanho a saga e digo que foi boa,mas me decepcionou mto tbm…teve pokemons com boas personalidades que foram usadas poucas vezes no máximo uns 3 episódios com destaque(Porra a Snivy tinha tudo pra ter um baita carisma que foi meio apagada durante a série),a liga tbm foi fraca parece que elas estão perdendo o peso a cada geração que passa,o Ash sem comentários,PARA MIM não teve nenhuma luta de ginásio que eu fiquei animado(até sinnoh teve algumas),coisas antigas que o Ash aprendeu parecem que vão pro espaço,enfim quem sou eu neh,so posso assistir e pronto!

    1. E a série perdeu sim peso em questão de história…na primeira temporada eu via o Ash chorar,Via o Ash se despedir de pokemons e ficando triste,eu queria um poko de peso de volta!

      1. Lucas, e outra coisa o Ash encara todos os pokémons que perdem como Ótima Luta, que bom. Eu me lembro na Liga Indigo ele ficou arrasado. E mesmo no Gliscor lembra quando ele foi embora treinar, não me lembro de ver um Ash triste, e sim feliz. Ainda mais com o Ambipom! Porra, o Aipom foi mais do Ash que da Dawn!

        1. Você lembra do episódio que a Zoey fala pro Ash dar o Ambipom porque ele não era pra batalhas de ginásio?

          Eu fiquei tipo “Se esse pokémon não serve para o tipo que competição que gosto, vou me livrar dele”. O Ash tem um belo histórico de abandonar seus melhores pokemons por estes motivos bestas.

  12. Olá me chamo Júnior tenho 25 anos, e assisto pokémon desde a época q Arceus os criou rsrsrsrsr, bom quero dizer q achei a matéria muito foda, e não vjo a hora de ler a continuação da mesma.Um abração a equipe do site.e se por acaso alguém quiser se comunicar comigo taí meu email [email protected]

  13. Nossa, ta de parabens Danilo, seu texto ficou bem claro e informativo e eu concordo plenamente com tudo que você disse. Sou fã da pokemon mythology (seus detonados são os melhores :D) e do VQ, agora com os dois “casados” vai ser melhor ainda. Espero que tudo dê certo 😀

  14. Cara, pra mim esse novo Pokemon é até legalzinho, mas eles fizeram a maior cagada que eles podiam ter feito: Deixaram a equipe Rocket séria…
    Bom texto, já conhecia vc pelo Pokemon Mythology =]

    1. Na verdade, no início de Pokémon, a Equipe Rocket era mais séria mesmo, tinham mais cara de vilões de fato, e a parte da comédia ficava com o Ash e o Pikachu. Depois com o tempo que as coisas se inverteram, a Equipe Rocket passou de vilões para um trio de trapalhões que tentavam sempre inutilmente capturar o Pikachu do Ash. Parece que nessa nova série eles tentaram meio que “voltar as origens”, embora eu ache isso uma decisão péssima também, fica muito estranho e forçado eles ficarem “sérios” assim de uma hora para a outra.

  15. Até hoje não consigo tirar da cabeça que Best Wishes teria funcionado melhor sem o Ash. Ele está muito deslocado na história, teria sido bem melhor ter acabado a jornada dele em DP e começado com um novo treinador nesta temporada.

    A equipe Rocket poderia ser substituída por algum membro da equipe Plasma ou coisa parecida para fazer plots com mais liberdade.

    A terceira parte (N) é apenas uma forma de reconquistar os fãs antigos, trazendo Charizard por puro fã service e nostalgia.

    Eu aconselho quem assistir BW, que o faça ignorando tudo que o Ash viveu nas sagas anteriores para não se frustrar muito com a falta de continuidade das histórias anteriores.

    1. A Pokemon iniciamlmente era mais legal mesmo … porque era tudo novo é diferente, mais depois de 15 anos ,com a mesma formula ,,, fora que tá muito mais leve a serie , todo ataque do pokemon tem que sair brilhinho, isso me irrita um pouco .

      Seria legal se os treinadores usasem estrategias mais inteligentes , como é feito no pokemon online , com aqueles wall,uber e tecnicas de clima ,.

      E a equipe rocket fosse mais comica , iria segurar muito mais fãs …

      1. Tem muitas coisas das estratégias dos jogos que ficariam muito estranhas transformando em coisa acontecendo de verdade (tá que criaturas estranhas lutando soltando poderes também é estranho, mas enfim…)

        Ai você ta me zoando sobre a Equipe Rocket, eu dei graças a Deus que pelo menos os diretores tiraram eles da parte cômica, pois já estavam ficando muito chatos e repetitivos. Se voltarem vai ser outro dos vários retrocessos que a série sofreu nesta temporada.

        1. Por um lado, eu concordo com você, a Equipe Rocket já havia a muito tempo se tornado massante mesmo, porém, não vejo com bons olhos isso que os diretores fizeram de mudar a personalidade deles assim de uma hora pra outra.

  16. Otimo Review Video Quest. Sou muito fã de Pokemon, acompanho desde o começo. E por desenhar tb e ter a vontade de criar minha propria série um dia, me sinto apto à ser crítico, e o que eu estou achando também de BW é que está muito artificial, o Ash nao é mais digno de ser protagonista(exceto nos filmes) pela sua falta de atitude, presença e pelo fato de voltar à ter 10 anos novamente (e vai reencontrar seu Charizard, referente à sua primeira jornada, INCRIVEL). Outro ponto muito sério é a animação, muito picotada(quase travando) sem realidade e capricho, Ash as vezes fica parecendo um bebê barrigudo de braços curtos. Serio, mesmo, a animação, roteiro, cenarios precisam de UP GRADE !! Não é uma série que dê vontade de acompanhar, pelo fato de que cada episodio é REMAKE de outros ja existentes, eles nao exploram as possibilidades que uma jornada realmente poderia oferecer, é sempre a mesma coisa.

    Precisou entrar o Personagem N para dar novo gás a série, porque o protagonista “Ash” não dá mais conta do recado.

    1. Hmm…tocou num ponto interessante, a animação atual de Pokémon também me incomoda bastante. Os caras do estúdio de animação Infantilizaram DEMAIS a série, todo esse brilho e cores vibrantes tem horas que me irrita muito. Sendo esse um dos principais motivos pelo qual desisti de acompanhar BW.

  17. Um VQ seria bem legal,eu só to voltando a assistir BW por causa dessa materia,eu tinha parado no inicio da 2,mas quando eu vi que o N apareceu no anime eu quis voltar a assistir
    Outro que eu queria ver é o protagonista do jogo e o Cheren,cara o Black é muito foda,bem mais que o Red na minha opinião u-u(Aquele troço que ele faz com o Musharna é super top zikadabalada u-u)

  18. Eu também comecei a ver Pokemon na TV Record e continuo vendo até hoje (Ainda não acabei de ver a saga de Sinoh que uma das melhores que eu já vi).

    Queria saber o porque o Ash está com o olho castanho claro e o amarelo do Pikachu está digamos “apagado”?

Deixe uma resposta