Shoujo Quest #01: Card Captor Sakura (Mangá)

Para estreiar a coluna Shoujo Quest, nada melhor do que um shoujo amado por muitas “crias” da época “Cartoon Network-com-animes/Toonami”! 

Card Captor Sakura (ou Sakura Card Captor, como foi adaptado no Brasil) é um mangá do grupo CLAMP, famoso por outras obras como X/1999 e RG Veda, que foi feito de 1996 até 200. Tem 12 volumes (24 no Brasil por ser meio tanko) e foi um dos primeiros mangás a ser lançado aqui no Brasil pelo JBC. O anime de Sakura foi feito pelo grande estúdio MADHOUSE e teve 70 episódios, dois filmes e alguns especiais. No Brasil, o anime passou nos canais Boomerang, Cartoon Network e na Rede Globo. Foi o terceiro shoujo que fez estrondoso sucesso no país, sendo Guerreiras Magicas de Rayearth o primeiro e Sailor Moon o segundo.

Capa da última edição brasileira de Sakura Card Captors

Enredo

Sakura Kinomoto é uma estudante que tinha uma vida comum. Amigos no colégio, uma família carinhosa composta por seu pai e seu irmão, e uma paixãozinha básica da idade em que ela está. Porém, um dia quando estava sozinha em casa, ela descobre sem querer, em seu porão, um misterioso livro. Ao abrí-lo ela encontra diversas cartas que repentinamente voam magicamente para todos os lados. De dentro do livro então sai um pequeno “leão”, que mais parece um brinquedo de pelúcia – ele é Kerberos, o guardião das cartas.
Agora as cartas mágicas Clow estão soltas no mundo, o que pode causar acidentes e problemas, e Sakura é incumbida de localizar e capturar todas elas com a ajuda de Kerberos (que logo recebe o apelido de Kero) Além disso, no decorrer da história, Sakura conhece novas pessoas, nem sempre boas, e vive muitas aventuras em busca das cartas Clow!

O que eu acho desse shoujo:

Card Captor Sakura é um dos meus shoujos favoritos, ainda mais por ser um dos primeiros que vi e li na minha vida. Gosto muito dos personagens, por exemplo. Cada um com sua personalidade definida. Porém, ao decorrer da série, eles mudam, amadurecem, e isso é muito positivo. Amo quando dá para perceber que um personagem amadureceu do começo da série para o fim e  um grande exemplo disso é Shoran (ou Syaoran no original) que no começo era um pivete  orgulhoso e um pouco irritante, mas que foi amadurecendo e deixou as duas qualidades citadas acima de lado. Curiosamente, ele é meu segundo personagem favorito da série!

O romance no mangá é bem bonitinho, assim como em Kimi ni Todoke (claro, não chega a ser tão puro) e tem vários indícios de yuri e yaoi na série. Não só isso, como a relação professor/aluna. De yuri, temos os sentimetos de Tomoyo a Sakura. Coisas como “não queria um beijo aí” quando Sakura beijou a bochecha de Tomoyo ou o fato da garota de cabelos roxos querer que a amiga seja feliz, mesmo que a ame muito. De yaoi, temos a relação Toya/Yukito. É comum na CLAMP ter yaoi/yuri implícito. A relação professor/aluna é de Rika e Terada. É bem fofa, sendo que no anime, era meu casal favorito. Sim, eu gostava mais deles do que Sakura/Shoran.

Pode ser fangirl da minha parte, mas acho que todo o elenco de Sakura funciona muito bem, tem uma “harmonia” boa e no fim, todos os personagens são bons e deixam sua marca registrada. Seja Yukito e sua bondade, Tomoyo e  sua mania de querer vestir Sakura de mil e um cosplays para gravar, Kero e sua vontade enorme de sempre comer, ou o meu personagem favorito: Yamazaki e suas histórias esquisitas! (eu ri muito com a história do chocolate, ainda mais por Eriol concordar com ela!) Também alerto sobre personagens que não são o que parecem e que quando você decobrir, meu caro leitor, irá se surpreender e gostar ainda mais do mangá.

Mas falando da história em si: Quando Sakura acha o livro com as cartas e estas são dispersas, ela se vê obrigada a se tornar uma “mahou shoujo” (garota mágica, Madoka manda oi) e resgatar todas as cartas, devolvendo-as para o livro. E claro, para cada carta, há uma histórinha onde o fato é sempre building-up de personagens e/ou enredo. As vezes, o mangá é episódico, mas normalmente é linear, especialmente na segunda fase do episódio. Sakura enfrenta seus medos, inseguranças e passa seus limites quando captura as cartas. Isso a faz crescer como personagem. Mas não só ela, claro. Um pesar é que não é contado a história entre o pai e a mãe de Sakura, algo que eu ansiava e fiquei ligeramente decepcionada por não ser mostrado. O mistério envolvendo Eriol e as cartas Clow – incluindo o próprio Clow nisso – é outro ponto forte da série. Ok, Card Captor Sakura tem um ótimo romance, comédia e drama, mas o que eu gosto mesmo na série é a captura das cartas e o mistério.

O traço do grupo CLAMP é bonito e apesar dos olhos ligeramente maiores do que o normal, continua belo. Algumas vezes eu não gostei muito (especialmente no começo), mas perto do final o traço melhora e muito. O final é bem satisfatório, algo não muito comum nos trabalhos do grupo. (/foge das pedras)

O Shoujo Quest recomenda?

É óbvio! Sakura Card Captor é um shoujo indispensável para os fãs do gênero. E se você gosta de mahou shoujos, gostará ainda mais! Além disso, a história apesar de ser de certa forma “rasa” é muito boa. Os personagens são ótimos, a comédia, o romance, o drama e o mistério são ótimos. Bem, acho que deu para perceber que gosto do mangá e o acho bom, não é?

Obrigada por ler e até o proxímo Shoujo Quest! (ou não)

Para estreiar a coluna Shoujo Quest, nada melhor do que […]

66 thoughts on “Shoujo Quest #01: Card Captor Sakura (Mangá)”

  1. agora sim um comentario serio.
    Gostei muito, é o segundo shoujo que eu mais gosto só perde para Sailor Moon, e achei fodástico do jeito que vc falou da série, muito bom mesmo.

  2. AEEEE

    Ah, Rah, me identifiquei muito com o texto, tive uma leitura prazerosa e rápida, bem dinâmica, gosto disso, eu adoro Sakura, sério, nunca terminei de ver o anime e nem terminei de comprar o mangá, mas… sei lá, eu assistia muito quando era moleque, tenho carinho enorme pela série, gostei do Shoujo Quest, to esperando o próximo. xD

  3. Gostei do texto.
    Quando assistia Sakura Card Captors, o que eu mais gostava era a variedade de poderes que ela tinha. É quase como se fosse uma versão feminina do Ben 10.
    Agora discordo que todos os personagens funcionem bem. Um exemplo disso é a Meiling, personagem chata e inútil, IMO.

      1. Saudações

        Permitam-me discordar de ambos os amigos…

        A Mei Ling tem papel crucial no anime.
        Sua criação tem valor, partindo-se do pressuposto que o mangá estava “fofo” demais, não existindo nenhum personagem que realmente batesse de frente com a Kinomoto Sakura, no que diz respeito (especialmente) ao crescente sentimento dela pelo Li Shyaoran.

        Com isso, a versão animada ganhou destaque neste aspecto. A Mei Ling deu o “calor” que a série estava precisando pois mesmo a minha pessoa, que tanto gostou (e ainda gosta) de Card Captor Sakura, viu na inclusão desta personagem a [pimenta] que estava faltando na obra animada.

        Sim, concordo que a Mei Ling seja chata e pentelha. Mas ela foi criada para fazer este papel. Ao meu ver, muito bem feito.^^

        Rafaela, esta primeira edição do [Shoujo quest] ficou bem apreciável. Falar de Card Captor Sakura remete sempre a um sentimento nostálgico e puro e, nas suas palavras, este texto conseguiu transmitir muito disto.

        Ótimo trabalho.

        Até mais!

  4. Ow, puxa. Espero que não tenha sido pressionada pelos comentários que fizemos na outra pagina. Nunca pensou em fazer o SQ em vídeo também?
    Foi com Sakura e Rayearth que conheci a Clamp e comecei a ama-las e odiá-las. Lembro que na época era “zuado” pra meninos falarem que gostavam de Sakura. Eu mesmo não tive ninguém pra conversar sobre, durante um bom tempo. Um tempo depois conheci outro cara que gostava ainda mais e imitava a voz brasileira do Kero certinha. E puxa eu nem sabia que tinha sido animada pela Madhouse! Foi uma mistura tão grande de tantas coisas, mas o que me chamava a atenção mesmo eram as cartas também. Na época ja gostava de Final Fantasy e eu via uma boa semelhança com as summons do jogo. E a evolução de tantos personagens na serie não puxaria um pouco de essência shonen também? ^^
    Gosto de vários títulos da Clamp, mas ainda sou antiguado, admito que não gosto de yaoi, yuri e principalmente de shota e lolicon, só que mesmo assim CC Sakura uma das obras que mais gosto. O que não salva o grupo de sua varias falhas nos desfechos de seus trabalhos, uma verdade e todo mundo sabe disso … caramba eu esperava tanto de Chobit’s … T_T
    “Madoka manda oi” foi ótima!

  5. Bonitinho anime, mangá não li, mas sempre torcia pra ter uma continuação do anime agora, o ke mais anseio na minha vida é uma 3° e 4° temporada do Darker than Black! o Resto Pra mim pode esperar!

  6. ADOREI o post! Ficou super tranquilo de ler, e falou tudo!!
    Concordo com os amiguinhos, vc podia fazer em vídeo! iria ficar super bacana também, acho válido =D

    Amo Card Captor Sakura, pra mim só perde pra Sailor Moon pq fez minha infância na Manchete *-*

  7. que nostálgico, foi sim um grande anime no seu gênero foi o único mahou shoujo que fui Fã por muito tempo (não que eu não seja mais fã, mas agora não é o único apos Madoka), tem poucos dias que postando um video pessoal mostrei de relance as cartas Clow (que eu ainda tinha pós 10+ anos) que eu vi o anime, e sim @_@ Sakura Kinomoto é a personagem que marcou este nome para mim, quando vejo o nome Sakura penso na minha caçadora de cartas predileta. (hhaha acho que ja foi apaixonado por ela, coisa de otaku pirralho)
    @_@ tive ciumes do Shoran no filme 2 que encerra SCC… (ela pulando nos braços dele aposta pegar a carta amor e aquela musica começando no exato momento. e eu gritando NNNNNNNOOOOOUUUUU )

    sobre o anime, ele ao menos deu uma solução criativa para a protagonista ter “roupas heroicas” ou no minimo diferente do padrão.

    Era um anime mesmo sendo simples, ele tinha alguns enigmas para pegar as cartas e uma variação interessante de acontecimentos e feitos necessários para as capturas das cartas (e bem criativo) se no inicio o visual é um pouco “diferente” no fim ja estava mais que acostumando e achando muito bonito.

    ele tem a marca CLAMP estampado em tudo, (não que isso se uma boa coisa) no desenho, no estilo da historia, nas insinuações de gostos românticos e etc.

    Enfim eu falei mUiiiiiiiiiittooo “Chave que guarda o poder das Trevas! Mostre seus verdadeiros poderes sobre nós e ofereça-os à valente Sakura que aceitou essa missão! Liberte-se!” (com devidas adaptações) hahaha

    enfim otimo anime…

  8. Eu gosto muito de sakura(o dvd do filme é a prova disso) mas ele entra na minha lista de “não assistir de novo com chance de ficar muito decepcionado” junto com Chobits, Love Hina e outros animes que passavam de madrugada no cartoon… XD

  9. Ah…até hoje, Sakura Card Captors é um dos meus shoujos preferidos. Foi o que me fez virar fã apaixonada do CLAMP. É uma historia leve, bonitinha e fofa, adoro! E estou animada com a possivel republicação do mangá pela JBC, já que não consegui comprar da primeira vez…

  10. Conheci esse anime no Bomerang, sempre passava antes de Ashita no Nadja.(Que era como as novelas mexicanas ~~ Uma hora sagrada em que NINGUÉM poderia atrapalhar)
    Meu irmão amava, e eu, tentava amar… MAS NÃO CONSEGUIA! (Serio… Eu tentei amar)
    Não é que eu via algo de ruim… Só que na minha cabeça era algo muito lento, lento demais…
    Só estou expondo minha opnião sobre o anime, creio que o mangá deve de ser muito melhor ‘-‘ (Como o mangá de Candy Candy ‘-‘ To no vol06, mas, não consegui aturar o anime ‘-‘)

  11. Muito boa a analise se SCC, eu criei uma ligação com o anime por ter sido um dos primeiros animes que eu assisti, consequentemente um dos primeiros animes de shoujo, o que me fez gostar do gênero, apesar de na época conhecer os gêneros :).

  12. eu queria que fosse em video como os outros “quests”, mas foi bom, porem isso quer dizer que nao vai ter mais videoquest normais de shoujo? D:

  13. Muito bom! Mas faltou falar um pouco sobre Tsubasa onde temos mais de Sakura (como diria Mokona “Sakura é Sakura em qualquer dimensão”), além de grndes revelações em xxxHolic. Ao todo, essas 3 grandes obras podem até ser considerada uma só, então vale a pena ao menos citá-las. Valeu pelo texto Rah-chan!

    1. Simples! Fazer os vídeos e escrever os textos e ainda responder a muitas mensagens gasta muito tempo. Então não tem como eles responderem a todos, só a alguns que postam/enviam primeiro, e mesmo esses somente o quê precisa ser respondido é respondido (escrever respostas também demanda tempo). E ainda tem que sobrar tempo para a vida pessoal deles.
      Talvez um dia, o VQ tenha seu próprio departamento responsável por ler e responder mensagens (oh! visando o grande futuro!), ai sim todas mensagens serão respondidas (ou não! pois nesse nível seriam tantas mensagens que nem um departamento enorme conseguiria) 🙂

  14. Esse foi o único Shoujo que tive contato, na época em que passava na globo. Não seu se passou o anime todo, mas eu realmente gostava naquele tempo. Esse Shoujo Quest me fez ter interesse em pegar os volumes do mangá para ler.

    Parabéns pelo texto

  15. De 1997 a 200??Arrume isso ae Rah.Eu imaginei os romanos lendo mangás com esse 200 aí xD

    Eu acho que peguei uma má impressão da Clamp depois de ler Holic e Tsubasa (por que Clamp?!Por que você fez aquilo!?!?)

    Me falaram pra ler outras obras, como Rayearth , já joguei um pouco do RPG de Rayearth pra SNES até que era bem legal.
    Vou colocar Sakura na minha lista o/

  16. Texto perfeito parabéns! Não li o manga, mas vi o anime (inteiro) e gostei muito, foi o Shoujo que me fez respeitar o Shoujo, apesar de ainda ficar puto com tanta troca de roupa, rs!

    Obrigado senhorita Walker, foi um texto realmente incrivel!

  17. OMG!! FINALMENTEEEEEEEEEEEEEEE!!!!
    Rah eu adoro-te!! Finalmente o Video Quest falou de um shoujo e um dos meus favoritos até hoje. CCS.
    Adorei o teu texto e acho que foi uma óptima avaliação da serie. O anime é bom mas o mangá é ainda melhor. O que eu adoro nesta serie é que não existem limites no que toca aos pares românticos, não existe preconceito. E para mim é uma das coisas que a Clamp faz de melhor. =)
    Muito Obrigada Rah e espero mais textos teus em breve. Fiquei super feliz!! *-*

  18. Boa noite, parabéns a quem produziu o texto! Confeço que nunca fui fã desse estilo…até por que na epoca em que assisti alguns episódios nem sabia a diferença entre anime e cartoon.Mais até que deu vontade de assistir, tenho 20 anos e assisto anime à 7 anos.
    No meu ponto de vista, o que compensa mais é o mangá, algumas vezes a adaptação para anime acaba estragando a obra e isso me chateia muito.

    Acho bem legal o que a familia Video Quest está fazendo, vários projetos falando de diversos generos de animes, mangas, tokusatsu e doramas…

    Esse ano promete e muito, já começamos o ano sem o Megaupload, isso não é bom! Está cada vez mais dificil achar animes antigos, ainda mais tokusatsus…pra quem baixa em alta definição sabi o que estou dizendo, alguns animes acabei assistindo por influência do VQ, assim como filmes como: Princessa Mononoke e talz…hehehehe.

    No Japão eles dividem os animes por categoria ( são muitas )…então, o bom de anime é que possui vários generos como se fossem filmes.As fansubs são as locadoras e nos otakus somos os clientes… xD

    Mais uma vez, parabéns à todos(as) da equipe VQ…e continuem assim:

    VQ ( Brasil Urgente estilo anime/mangá )…

    Moro em Porto Seguro / BA e recomendo VQ!.

  19. nossa muito boa analise esse anime tem muitos momentos epicos, a evolução dos personagens com certeza é a melhor delas, quem não odiava o syoran no começo ? hehhe depois ele e sakura se tornaram o melhor casal do mundo manga/anime , muito tambem por tsubasa que me fez gostar mais e mais deles, enfim…

    gostei muiiito e ta merecendo um video isso ae ein ? nossa ia recomendar pra 1000.000 de pessoas

  20. Gostei muito da review! Por ter assistido pela primeira vez quando criança na TV aberta e não lembrar tão bem assim dos episódios pelo maior tempo fiquei achando que era só um anime bestinha, que só vali a pena relembrar pela nostalgia, mas re-assisti e comecei a ler o mangá. Adorei ver os episódios e ter sim, um ótimo sentimento nostálgico, e estou amando ler o mangá também! E caçar os volumes para ler em eventos, na Liberdade e na Comix é sempre divertido! HAHA, muito bom trabalho, continuem assim!

  21. Gostei muito desta materia, me relembrou os tempos que eu assistir SCC, um otimo anime, que eu assisti e gostei muito, ate comprei os mangas e tenho eles guardados.
    Otima sinpose desde grande Shoujo.

  22. gostei muito da iniciativa do shoujo Quest pensei que não ia acontecer pelo fato do kitsune Fabio urso não se interessarem por esse tipo de anime mas fico feliz pois eu adoro shoujo tanto que já assistir a Sakura card captor Sailor moon e as pre cure e logo logo vai chegar a smile precure no dia 05/02/2012 espero que continuem com esse vídeo Quest

  23. Olá, boa noite (ou bom dia ou boa tarde já q ñ sei quando vai ler isso)

    Eu realmente gostei desse Shoujo Quest, ele é interessante, e tenho q dizer q me fez sentir nostalgia, já q eu só assisti o anime quando passou na TV aberta, mas msm assim ele era um dos melhores. como os outros eu achei q seria um video, mas do jeito q ficou foi bom, espero ver mais shoujos, já q eu sou do tipo de pessoa q basta uma história ser boa pra eu gostar, então ñ me importo se um manga é shounem ou shoujo XD

    Uma ultima coisa q tenho a dizer é algumas recomendações para os proximo Shoujo Quest, além das antigas como Sailon Moon, entre outros animes/mangas antigos, é Shinrei Tantei Yakumo, q teve um anime em 2010 e q eu só descobri q era shoujo agora q estou lendo o manga, pois antes disso nunca na minha vida eu saberia q ele era shoujo, então eu estou aki fazendo um pedido de SQ, espero q vc possa faze-lo Rah-san, e até a proxima XD

  24. Parabéns pela ótima iniciativa do Shoujo Quest, e parabéns também por ter escolhido Sakura Card Captors como tema para o primeiro SQ, apesar de não ter sido feito em vídeo, o texto ficou muito bom, pois foi feita uma ótima análise biográfica da serie.

  25. Pra mim o melhor shoujo que tem e nao parou de ser produzido ate hoje que esta na 7a ou 8a geraçao é precure que tem o mesmo estilo de sailor moon mas com incriveis lutas e historias muito boas mesmo que parecidas e 3 filmes all stars com todas as protagonistar sendo um 4° que ta pra lançar esse ano com a geraçao de smile precure otimas trilhas sonoras e excelentes aberturas e encerramentos entao eu gostaria muito de ver uma videoquest shoujo quest sobre esses animes das sagas de precure.

  26. Po faz o shoujo quest em video começando com a sakura mesmo e dps fala de outros( mas por favor, FAÇA SHOUJO QUEST EM VIDEO!!!!)TODOS PEDEM,POR FAVOR ATENDAM NOSSAS PRECES!!

  27. Um exemplo de shoujo quest seria( EM VIDEO!!) o do KIMI NI TODOKE que é um manga que esta muito bom e pra quem gosta de shoujo é um prato cheio.E abordar não somente o manga mas também as duas temporadas exibidas desse,comentar sua opinião e recomendar ou não.vlw pessoal ,FUI!(isso tanto é uma dica como um pedido VLW)

  28. Caramba, não sabia que havia uma coluna de shoujo aki…rs
    Sakura Card Captor é um mangá incrível, e embora u não tenha visto o anime, tenho certeza de que ele também o é (apesar de que sou suspeito para falar sobre isso,já que também sou um fã de carteirinha da clamp…XD)
    A matéria ficou incrível e eu adoraria ler outras também. Até…=]

Deixe uma resposta