Cine Quest 03 – Sherlock Holmes 2 – O Jogo de Sombras – Downey Jr. sendo Downey Jr.

Depois de muitos atrasos e sérios problemas, eu trago para vocês Sherlock Holmes 2 – O Jogo de Sombras. Inteligencia e muita porrada nos mesmo filme é possível!

ACESSEM:

Rádio Fast 89: http://www.89fm.com.br
Twitter da Fast 89: https://twitter.com/#!/oficialfast89fm

Twitter: https://twitter.com/video_quest
Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/canalvideoquest
E-mail: [email protected]

Twitter dos Aventureiros:
Leonardo Kitsune
Fabio Urso
Azrael
Rah Walker
Danilo Kaneda

Agradecimentos:
http://www.jbox.com.br/
http://www.punchsub.com/
http://yokaianimes.com/
http://anfreak.com.br/

Depois de muitos atrasos e sérios problemas, eu trago para vocês Sherlock […]

47 thoughts on “Cine Quest 03 – Sherlock Holmes 2 – O Jogo de Sombras – Downey Jr. sendo Downey Jr.”

  1. Confesso que me diverti bastante com o filme, mas não passa disso. E discordo de vocês em várias partes.
    Aquilo é um completo insulto às obras de Sir Arthur Conan Doyle. Me senti enraivecido mais por usarem o nome do detetive, do que da trama em sí. Hollywood simplesmente pegou o nome de Sherlock e usou marketing por cima dele. Ficaria mais feliz e, garanto que seria melhor, se tivessem criado um novo detetive ao invés, de como eu disse, usar o nome de Sherlock Holmes.

    Adorei o roteiro e o modo como o filme foi executado, mas odiei os insultos. Aquilo é o dinheiro na cabeça dos hollywoodianos, que esquecem dos fãs das obras. Talvez devam aprender um pouco com o Spielberg, que consegue provar que é possível fazer uma adaptação decente e “fiél” ao original (entre aspas, por que nunca vai ser fiel totalmente).
    Passo longe de assistir um Sherlock Holmes 3 no cinema. Mas se estiver mudando de canal e, estiver passando, por que não?

    1. Concordo em partes com vc, mas de maneira menos “enraivecida” como comentei aqui em baixo… Acho que não devemos crucificar o filme por querer ser comercial, afinal, comercial significa atingir mais pessoas. Quem gosta de ir ao cinema e se divertir, o que é um número bem grande de pessoas, dado a bilheteria que esse filme conseguiu, essas pessoas vão gostar e vão se divertir, e é isso que Hollywood quer, divertir as pessoas (e ganhar dinheiro), o que estão conseguindo. Pra quem é fã mais hardcore, existem vários livros do Sherlock para se deliciar com o personagem em sua forma “real”. E sobre mudar o nome do filme e inventar um novo detetive, não acho uma boa ideia, pq muitas pessoas não iriam ver o filme e muitas pessoas deixariam de se divertir. Algumas pessoas acham que, quando faz-se um filme, mancha toda a história do personagem, mas não é bem assim. Os livros estão lá, para divertir seu público e os filmes estão lá, para abranger mais pessoas. Muitas pessoas que se divertiram com o filme vão atrás do livro para saber mais e talvez comecem a gostar por ser mais “cabeça” (ou talvez odeiem por ser algo mais “cabeça”). Enfim, não acho totalmente certo adaptar o personagem de maneira tão abrupta, mas também não é um crime. É apenas um filme pra se divertir, quem quiser algo mais cabeça vai nos livros. Só acho que poderiam, no futuro, fazer um filme mais fiel aos livros para deixar essa indústria do entretenimento um pouco menos simplista e explosiva e mais inteligente, já que o entretenimento acompanha e reflete a sociedade e, se nós temos mais filmes “bobinhos” e fáceis e não tantos filmes inteligentes, é assim que nossa sociedade está… Ou eu estou indo muito longe xD

    2. Nossa falou tudo, o filme é muito divertido mas não vai além da sua diversão momentânea. Marketing e Tendências Hollywoodianas deformar certos aspectos de Sherlock, com cenas mentirosas de artes marciais. Porque não criaram um Sherlock Holmes asiático e colocaram o Jack Chan no papel principal?

    3. Só é insulto se você pensar como adaptação. O que está errado! Pense em homenagem, quando você pega um personagem, muda muitas de suas características, mantém apenas a principal (no caso, a inteligencia absurda e a capacidade de solucionar casos complicadíssimos) o que se tem é uma coisa chamada HOMENAGEM, e o filme é isso, algumas horas de uma trama bem bolada, com personagens famosos do grandioso Doyle, e um enredo desenvolvido de forma espetacularmente diferente dos livros. Baseado em, e fiel a, são duas coisas totalmente diferentes.

      E sinceramente, é impossível aceitar qualquer critica que diga “dinheiro” por que tudo que é comercial, envolve dinheiro e é feito com esse fim, até mesmo Michelangelo e Da Vinci só faziam o que faziam por que era pagos pra isso ou esperavam receber por isso. Em um mercado como o cinematográfico, que movimenta milhões para se fazer um filme de qualidade, é OBVIO que este filme será feito para agradar o maior número de pessoas e arrecadar a maior renda possível.

      Já cansei dessa massa ridícula de intelectualóides sempre virem julgando que algo que é feito para a massa é algo ruim. Existem coisas que são feitas para você pensar mais, existem coisas que são feitas para você simplesmente se deixar levar e rir atoa. Um não é melhor que o outro. Kubrick que é tão consagrado pelos intelectualóides, teria imensa dificuldade em fazer algo para o publico geral, e isso não deveria ser levado como elogio.

      1. Jamais disse que o filme era ruim, longe disso. Só disse uma verdade, que não é contestável: ele é um insulto à obra.
        Como disse o outro amigo lá de cima, ele foi feito por holywood para arrecadar dinheiro. Agora, entre no meu lugar, como fanboy de Sherlock Holmes. Você não ficaria esperando algo fiel à trama? Mesmo que isso fosse aparentemente impossível?
        Então, é mais ou menos isso.

        Sem estresse, ninguém tá dando uma de intelectuóide. Somos apenas pessoas com opiniões diferentes. Como já falei, gostei do filme, mas como fã de Sir Arthur Conan Doyle, odiei.
        A verdade por fim, é esta: Aquilo é um completo marketing por cima do nome “Sherlock Holmes”, sendo que ali não se vê quase nada do verdadeiro. Mas Guy Ritchie é um bom diretor e o roteirista também.
        Filme ótimo, que amei como telespectador. Mas como fã da obra, não.

  2. Estou gostando muito desse Cine Quest, principalmente agora que falaram de um filme que eu vi xD Sobre o filme em si: É realmente divertido, mas eu partilho das duas visões, tanto a de quem esquece que aquele é o Sherlock Holmes, pq não é o Sherlock, e de quem gosta do Sherlock “real”. O que mais me deixou triste nesse filme foi ele ser como é, mas isso também foi o que mais me divertiu. Eu achei divertido e tudo, mas eu realmente queria ver um filme do Sherlock, com ele desvendando mistérios e usando menos os punhos e armas. Acho uma saída simplista e oportunista transformar o Sherlock em um herói de ação, mesmo que funcione bem e eu goste, não acho totalmente bom. E outra coisa que me incomodou, que também tem a ver com a adaptação que fizeram, foi o fato de apenas pegarem algumas características do personagem e colocarem na tela dizendo ser Sherlock Holmes. É quase um sensacionalismo. É como pegar o Goku e colocar ele em uma comédia romântica, já que ele é doce e ingênuo, mas esquecendo que ele é o homem mais poderoso do mundo! Não acho algo totalmente satisfatório, mas não posso dizer que ficou ruim. Ficou bom na sua proposta. Quando eu sai do cinema, me veio uma comparação meio bizarra pra esse filme: Ele é como colocar caviar na feijoada. É um personagem com uma história requintada, mas que foi servido e adaptado para o povão (sem prepotência, eu adoro feijoada e sou povão). Tenho certeza que faria muito menos dinheiro se tivessem colocado Sherlock em uma história menos exagerada, com mistérios mais elaborados e resolvidos quase que totalmente com a cabeça. Dificilmente a indústria faria um filme assim, já que se tornaria um filme cult ou de velho, mas talvez fosse um filme melhor. Obviamente, teria que ser bem dirigido, com bons atores, etc. Enfim, gostei do filme, gosto do Tony Stark (muita mão escrever aquele nome) e concordo com quase tudo que vocês falaram. Como filme, ele é interessante, minha “bronca” com ele está em outro nível…

  3. Eu considero Sherlock Homes como um dos melhores filmes que vi, pois conseguiu ser divertido, inteligente e surpreendente (pode não ter sido pra vocês, mas eu em particular não estava esperando tudo aquilo que vi), e ao se somar com os personagens não apenas bem construidos como também envolventes, não posso deixar de dar uma opinião positiva a seu respeito.

    Questiono a opinião do Kitsune sobre as cenas de luta, pois apesar de concordar que o racionamento da luta feito pelo Holmes é incrível, perderia o significado se não fosse colocado em pratica, logo eu considero a luta e o raciocínio como “uma coisa só”.

    Não posso deixar de mencionar que:

    1 – Em nenhum momento procurei ligar o filme ao livro, pois os vejo como duas obras totalmente diferentes, tendo apenas em comum o fato de partirem de um mesmo ponto (um detetive chamado Homes que consegue resolver crimes de maneira brilhante)

    2 – Não assisti ao primeiro filme de Sherlock Homes

    E só pra terminar quero parabeniza-los pois não estava gostando do Cine Quest, mas hoje, felizmente, posso dizer que mudei minha opinião por isso deixo meus parabéns

    1. Também acho que são coisas diferentes, mas acho que está sendo muito superficial e básico nesse “ponto”. “um detetive chamado Homes que consegue resolver crimes de maneira brilhante”? Acho que o ponto do livro é “Um detetive que resolve casos com diversas habilidades características dele.” enquanto o filme é “Um detetive que resolve casos usando sua mente para conseguir bater de um jeito mais legal nos inimigos.” Ta, to zuando, mas é basicamente isso. xD

      1. quando disse brilhante me referi ao fato de ele conseguir resolver um crime de uma maneira que nenhum outro conseguiria, independente dos métodos utilizados, ou seja não importa se ele vai resolver de uma forma mais intelectual ou na pancadaria, apenas ele conseguiu resolver o caso

        e isso tanto a historia quanto os livros tem em comum, por isso (em minha humilde opinião) não acho que estou sendo superficial, mas sim realista, visto que realmente é apenas isto que eu vi em comum entre as obras, quanto ao ser básico concordo com você, pois se eu tentar comparar os dois de uma forma complexa vai ser cansativo e desinteressante pra qualquer um que leia meu comentário, não é?

  4. Muito bom Azrael e Leo , Filmes, Animes em q o personagem pensa antes de atacar me encantão tbb, vo ver esse filme agoraa!

    Ae Galeera do VQ por favor fação um VQ sobre Death Note ou Soul Eater, Aposto q muita gente vai gostar!

    Abraço.

  5. O filme é divertido, espero que leiam isso.
    Eu achei o filme muito frenético, ele começa com uma introdução pré-filme e ja joga o espectador no meio do desenvolvimento da trama. Isso fez com que o filme tivesse que parar constantemente para situar o telespectador quanto aos personagens coadjuvantes, como os gemeos, o anarquista e o irmão da cigana. Outra coisa que incomodou foi o vilão, ele é FODA, mas o plano dele é tão clichê = Se for baseado no livro igual foi dito no CINE QUEST, beleza, o livro praticamente criou esse clichê.
    Tem sim uma tensão homosexual, discordo do Azrael. Tem várias cenas, mesmo que exploradas de forma cômica pelo Diretor, este propõe uma tensão sim. Dentre essas cenas, tem a da valsa, a do Sherlock transvestido convidando Watson para deitar ao seu lado e no final a falta de importância que Watson da a sua Lua de Mel, nessa época o momento da consumação do casamento, para escrever sobre Sherlock.
    Achei que o filme se parece muito com o primeiro e se for ter o terceiro espero uma fórmula nova, tem muita coisa legal para tirar desses personagens, tipo as análises de ambiente do Sherlock, os momentos autos do filme.

  6. Eu estou gostado cade vez mais do vídeo Quest, estou a pouco tempo acompanhado vocês e cada vez esta fica melhor com variedades de conteúdo, eu gosto de mais do ponto de vista de vocês, que faz a gente pensar se concordamos ou não

    isso que o gosto de vocês, eu espero que continue esse bom trabalho de vocês.

  7. Mais um video excepcional como sempre. Não estava dando muito para esse filme não, ainda mais porque atualmente, só tenho ido ao cinema para ver “obras primas”. Ou seja, quase nunca. Mas esse acabei cedendo aos amigos e fui assistir, até que é razoavel sim.

    E Kitsune, “Sherlock Holmes 2, no VIDEO QUEST”? Olha a canelada hein!

  8. Amigos, replico aqui meu comentario do youtube:
    “Gostei muito do video, se antes já ia assistir o filme agora é certeza.

    Acho que a única forma de esse filme não ter um final claro é se o diretor fosse o Tarantino!”

    E acrescento o que eu coloquei no twitter, IMPLORO pra fazerem um CineQuest de Pulp Fiction, o MELHOR filme do Tarantino, em minha opinião de bosta!

  9. Cara venho assistindo o video quest desde o inicio e acompanhei essa evolução rescente do blog, confesso que fiquei meio preconceituoso com a chegada do Azrael, mas para minha surpresa ele foi um dos fatores que ajudou o VQ a evoluir com mais posts, CQ, TQ entre outros conteudos e claro mais debate, já que, as vezes o Kitsune e o Urso concordavam em alguns VQs ou tinham uma dicotomia de idéias que não chegava a algo concluso. Os posts do Danilo QUASE me fizeram assistir doramas, mas acho que não vai rolar, mesmo assim é um trabalho legal. Tenho uma critica a fazer, sei que vocês não são a favor de fazer VQ sobre animes conhecidos, mas agora que é feito uma vez por semana da pra por um, pensem bem, tem muito otaku começando a descobrir animes, mangas e outros conteudos agora, deixar essas pessoas de fora sobre grandes classicos é foda cara, espero que anotem a sugestão e comentem sobre SOPA e PIPA, que mesmo sendo um tema tão divulgado muita gente não sabe o que ta rolando.
    Para finalizar, irei treminar suplicando que façam um VQ sobre Berserk, nunca comentei nem fiz pedidos, mas acho que agora que tem VQ semanal esse pedido pode ser atendido e tambem fiz isso porque vocês estão com uma linha rescente de VQs nesse estilo e já comentaram sobre o .antagonista da série em outro VQ.

  10. Eu achei essa ideia do cine quest muito bom, pra sair um pouco do lado anime e manga e ir pros filmes, e concerteza sherlock holmes é um otimo filme de ação e um pelo cine quest tbm.

    Abraço Kitsune e Azrael !!!

  11. Ola!

    Vou me resumir ao VQ, pois com realação ao filme não existe nada a ser dito, apenas resumindo, o diretor, montou o proprio filme como um quebra-cabeças que ele nos apresenta coerentemente, como se a história não tive acontecido na ordem em que vemos.

    Ja o CQ, ah! Este melhor “exponencialmente”, ou seja, talvez o filme tenha ajudado mas realmente muito bom. Creio de vocês deveriam criar uma lista de itens a serem julgados para que fique um quest mais justo idependente de qualquer filme. Como por exemplo:

    Triller;
    Direção;
    Produção;
    Fotografia;
    Atores;
    E finalmente roteiro;

    Como sou ator e temos grupos de debates para produzir nossos trabalhos, usamos estes critérios para discutir e julgar obras, mas não como criticos de cinema e estas frescuraidas, mas sim como espectadores e fãs principalmente.

    Parabéns pelo ótimo trabalho, abraços e muita “merda” pra vocês (Para os que não sabem, desejar mesda significa SUCESSO no teatro).

    1. Me esqueci de pedir, CQ de Filmes de Herois de HQ!
      Todos nós esperamos isto, já VQ gostaria de ver vcs comentando de High School of Dead.
      Conhcendo o trabalho de vcs, tem comentarios que ja são esperados.

  12. Sherlock 2 é simplesmente um filme muito bom. A inteligência do Holmes, apesar de bem menor do que o original dos livros, é um adicional excelente aos filmes de ação, funciona muito bem. A dinâmica Holmes-Watson também é sensacional, e achei o Mycroft um ótimo personagem, apesar de não isso tudo o que vocês falaram. Se o filme tem um ponto fraco, é a cigana, a tal da Sanzi ou Sanza, não lembro. É uma personagem muito rasa, com pouca personalidade, pouca interação com Holmes e Watson. Ela é usada como ferramenta pra fazer o filme andar, mostrando o pessoal que fazia as bombas e na procura pelo irmão dele, que são coisas importantes. Mas não há construção de personagem dela. A Irene, do primeiro filme, é centenas de vezes melhor do que a Sanzi (aliás, foi uma cena de um certo impacto a morte da Irene, por ter sido uma personagem bem importante e que eu gostei muito no primeiro filme que foi morta e jogada de lado tão facilmente).

  13. Assisti ontem ,gostei do filme , mas não mais que o primeiro.Não sei
    por quê. Talvez pelo primeiro contato com os Personagens , com as
    Habilidades de Holmes . se pela resolução da projeção na tela que não me
    permitiu ver os pequenos detalhes , sempre tem que ter alguma coisa.
    Mas que se dane, alguma coisa me icomodo um pouco . O primeiro filme
    me entreteu “Mais”. !!

  14. Action Man em CG era maravilhoso apesar de todos os muitos apesares de usarem o Action Man em qualquer série…

    O que me lembra o poder do Kato no filme do Besouro Verde!

  15. Esse CineQuest foi muito bom! até agora foi o melhor CineQuest que vocês já fizeram, principalmente pela escolha do filme, e também pela ótima analise das cenas principais.

  16. Eu realmente não entendo qual é o público alvo de vocês nesse vídeo. Vocês conversam sobre coisas do filme que quem não viu, vai boiar. Mas ao mesmo tempo, evitam contar sobre o filme por causa das pessoas que não viram. Isso cria um paradoxo estranho. E talvez por isso eu seja mais fã da abordagem mais expositiva (o quê também é só uma questão de opinião). No final não sei dizer se gostei ou não desse Cine Quest, pelo menos não foi ruim (novamente na minha desvalorizada opinião).

  17. Eu não assisti o segundo filme ainda, e nem tenho muito interesse de assistir. O primeiro eu vi, como um filme de ação eu até gostei, mas como um filme do “Sherlock Holmes” eu detestei, eles só usaram o nome dos personagens e criaram uma personalidade completamente diferente pra eles, como alguém já disse acho uma ofensa ao autor dos livros. Eu não vi os outros Cine Quests, mas esse ficou um pouco confuso, pelo menos pra quem não viu o filme ainda, é o que eu acho.

  18. Sherlock Holmes 2 realmente é ótimo filme de ação, eu gostei muito das partes inteligentes do filme como vocês mesmos do video quest estavam dizendo e a parte final foi muito fod@, muito bom mesmo e a parte da floresta foi incrível, era tipo uma guerra contra Sherlock! Filme muito legal eu recomendo.

    http://animakungo.wordpress.com meu blog para quem quiser ver!

    1. Se você conseguir separar o livro do filme como duas obras totalmente distintas sim
      afinal de contas, pelo que pude ver, o livro busca um publico alvo totalmente diferente do filme

  19. Ótimo Cine Quest, achei bem divertido! Apesar de eu não achar o Azrael um bom crítico ou um bom analista (embora eles tenha seus momentos de sucesso), enfim, o que estou querendo dizer é que eu acho, que quando o Azrael gosta realmente de alguma coisa, ele só consegue os pontos positivos daquilo que ele viu, e acaba defendendo um pouco demais e se empolga mais do que o necessário, e as vezes não para pra aceitar idéias e comentários de pessoas que discordam dele (como aconteceu muito no VQ de Cavaleiros). Mas não estou falando só neste, e sim no geral, mas de qualquer forma, ainda sim apoio o cara, e espero que ele continue assim e melhore cada vez mais, então embora vc goste muito de uma determinada coisa, veja tbm os lados negativos e comente sobre, não deixe se levar muito pelo seu lado fanboy, rsrs. Lembrando que isto que estou falando é apenas algumas dicas 😉

  20. Nesse CineQuest vocês QUASE falaram tudo.
    Se for comparar o “Sherlock Holmes” e “Sherlock Holmes – The Game of Shadows” tem sim diferença.
    A sequencia ficou muito mais um filme do Guy Ritchie do que o 1º. Inclusive em alguns momentos me lembrou a dinâmica de “Snatch”, coisa que no primeiro filme não aconteceu.
    Falaram dos atores e tudo mais, contudo esqueceram de falar da trilha sonora do Hans Zimmer também. Acho que quando tem alguém grande por trás da produção sonora do filme, vocês não deveriam deixar passar batido, sendo bom o trabalho dele ou não.
    De resto, ficou legal o cinequest, conseguiram analisar bem com pouquíssimos spoilers. Parabéns. =)

  21. Ahhh, Sherlock. Sou um grande admirador faz um tempo já (:
    O filme faz um alusão à Morte de Sherlock no Filme, e também a sua “VOLTA”… Sim, eu o considero um obra de Arte. Acima de todas as críticas, eu gostei demais. Outra cena também que poderia ter sido comentada foi a falsa morte de Sherlock, que Watson o “revive” com a droga que Sherlock tinha feito!
    Um filme muuito boom.

  22. Muito bom o cine quest!(Continuem assim!!!) Sherlock Homes 2 eh um otimo filme, do tipo que ficamos esperando vibrados para sair no cinemas, corremos para ver e no fim ficamos querendo algo mais ou mudar uma coisa ou outra kkkkk Bons filmes sao assim:P

  23. Azrael Lima sério concordo plenamente com vc XD

    É um excelente filme , mas é uma adaptação , eu achei fraco em relação ao 1 porque no 1 vc sofre daquele explosão , CARAMBA FILME FODA.

    Mas digo isso aquelas pessoas que não são viciadas no livro (que é sherlock holmes faz nada daquilo xDD)

    No 2 é foda , mas não causa tanta explosão do 1

    Criticas , eu assistindo esperava que resolvesse o plano lá , como 1 , mas não resolveu.. esperava mais sobre isso

    E achei que a morte da 1 garota que eu esqueci o nome , eu pensei que ela fosse voltar , por não ter dado tanto importancia da morte dela , achei que poderia ser bem feito..

    Mas é um excelente filme , Parabéns ao VQ por fazer desse filmaço =D

    Abraços

  24. Eu tinha assistido o primeiro filme e depois de muito tempo fui ler alguns livros de Sherlock Holmes e acho que esse filme não representa o Sherlock Holmes dos livros a sua genialidade ou o que quer que seja, mesmo assim não deixa de ser bom.
    Eu recomendo o seriado novo do Sherlock Holmes que tem 3 episódios por temporada com duração de 1:30 Hr, é muito bom, acho que mesmo sendo adaptado para nossa época tem muito mais da “essência” do Sherlock dos livros do que o filme.
    Aliás o ator que faz Watson é o mesmo que fez Arthur Dent em o Muchileiro das Galáxias e que vai fazer Bilbo Baggins em O Hobbit…

Deixe uma resposta