Conheçam LEDD – Mangá Brasileiro nas terras de Arton!

Minha experiência com RPG, meu amor ao 3D&T, e minha expectativa por LEDD!

Uma das frustrações da minha vida é nunca ter conseguido jogar RPG com frequência. Conheci RPG quando fazia SENAI (curiosidade sobre mim: sou um eletricista formado pelo SENAI), apresentei para outros amigos, mas nunca conseguimos emplacar uma campanha, apenas algumas aventuras. Nessas poucas oportunidades, eu já fui um guerreiro narcisista e exibido, um elfo matador de dragões (eu ceguei cada um dos olhos do dragão e depois cortei a cabeça dele, e foi FODA) e fui até mestre. E desde então, sempre quis voltar a jogar.

O sistema que sempre usei, em todas as minhas aventuras, foi o 3D&T, sistema brasileiro, criado pelo Marcelo Cassaro. Foi o sistema que me foi apresentado pelo meu amigo, que eu aprendi, estudei, comparei com outros e mesmo assim continuei gostando, pela sua simplicidade, objetividade e flexibilidade. E nessa de jogar 3D&T, inevitavelmente eu conheci o cenário de campanha da Tormenta (criado pelo Cassaro, pelo J.M. Trevisan e pelo Rogério Saladino) e as terras de Arton, com seus reinos, deuses, guerreiros e história . Li o guia sobre isso de cabo a rabo. Adorei tudo aquilo, e toda vez que lia sobre um reino tinha uma ideia para alguma aventura diferente, tentando me aproveitar da história que me precedia (eu tinha uma fixação por encaixar o dragão vermelho Sckharshantallas e a guerra dos Orcs contra os Elfos em todas as aventuras…). Não sei porquê, mas nunca li Holy Avenger, apesar de conhecer toda a história através de um guia Holy Avenger 3D&T, que recontava tudo utilizando fichas de personagem para cada momento da história. E achei aquilo demais! E, claro, queria mais.

Capa e Contracapa da versão impressa

Ledd é o que eu queria.

A HQ, escrita pelo Trevisan e desenhada por Lobo Borges (com cores de Alyne Leonel, que também faz as cores de Madenka!), conta a história de Ledd, um guerreiro preso no Reino de Yuden sem nem saber quem ele mesmo é, ou o porquê de ter sido preso (só o que sabe é seu próprio nome, e que deve “achar os outros” – instrução dada por uma alucinação que ele teve com… ele mesmo). Os primeiros quatro capítulos (que você pode LER ONLINE AQUI) contam a fuga de Ledd e seu mais novo parceiro, o mago Ripp, e a perseguição do exército de Yuden.
Além disso, também acompanhamos uma interessantíssima subtrama política do alto escalão de Yuden contra a nova regente e sua política de tolerância à diferentes raças, que vai contra uma certa ala do exército, à favor de uma suposta pureza racial no país.

O mago Ripp

Ledd conta com um ótimo ritmo narrativo: a história está sempre se movendo, todos os diálogos são importantes de algum modo, e a ação é fluída e eficiente, contando com a ótima arte do Lobo (dêem uma olhada nas ilustrações deste post e na galeria de imagens do Facebook, no link do fim do post). Os personagens também são cativantes, e o Trevisan escreve ótimos diálogos, principalmente para o mago Ripp, de longe o personagem mais interessante e carismático (além do estranho fato de ter de usar pêlos para criar sua magia, apesar de não ter nenhum em seu próprio corpo – comprou a desvantagem ‘Fetiche’ e ganhou uns pontinhos na ficha, hein!). Mal posso esperar, também, pelo desenvolvimento do personagem General Barba Branca, peça chave da subtrama de Yuden.

Estudo do personagem Ledd

Por que estamos falando de Ledd?

Porque esta iniciativa inovadora, que vem sendo publicada online gratuitamente desde o início do ano, em episódios de 24 páginas divididos em duas partes quinzenais de 12, além de fazer o que todas as editoras deveriam fazer, ou seja, entrar em contato direto com os blogs e divulgar seu trabalho diretamente aos fãs, agora terá sua versão impressa!

O volume 1 (malandramente usando o press release que o Trevisan nos enviou) “reune os 4 primeiros episódios, com mais de vinte páginas de extras inéditos e 9 páginas coloridas, e entrou em pré-venda na loja da Jambô Editora. O lançamento oficial ocorrerá no dia 11 de novembro, em Belo Horizonte, durante o FIQ, mas mais duas datas e cidades já foram divulgadas: Rio de janeiro no dia 16 de novembro, às 19h, na Saraiva MegaStore do Botafogo Praia Shopping e dia 18 de novembro, 18:30 na loja de artes da Livraria Cultura da Paulista.

Ah sim, é bom lembrar: a série continuará online, de graça e com todos os epísódio no ar.”
(fim do press release, hehe)

Quer um gostinho dos extras? Aqui estão os testes do Lobo, o desenhista, para o personagem do soldado Voller (que é um grande filhodaputa, ao que parece):

Soldado Voller, e as várias tentativas de fazê-lo parecer o canalha que é

Para MAIS EXTRAS, dê uma olhada nos sites e blogs abaixo.

E só pra citar algo twittado pelo perfil @LeddHQ no momento que escrevia este post: “Antes que alguém diga que Naruto é mais barato: nosso papel é melhor, temos 9pags coloridas e 21 de extras. E só vamos lançar uns 3 por ano.”

Vivemos em bons tempos. Mesmo com o trabalho meia boca das editoras brasileiras, temos sempre muito mangá nas bancas, e agora, com a Ação Magazine (uma chance para novos autores) e a Ledd (um ótimo modelo alternativo, que só sobrevive se tiver trabalho de qualidade, como esse), temos também bom material nacional.

E ainda por cima, é RPG e é Tormenta. Não sei vocês, mas eu estou feliz.

Links:

Site Oficial

Twitter @LeddHQ

Fanpage no Facebook

Pré -venda no site da Jambô Editora

Minha experiência com RPG, meu amor ao 3D&T, e minha […]

37 thoughts on “Conheçam LEDD – Mangá Brasileiro nas terras de Arton!”

      1. Card Game é outra coisa. É possivel fazer um RPG de pokemon se baseando no sistema de RPG D&D e como em qualquer campanha é bom ter um bom mestre no jogo para assim a partida ficar divertida.

        Ter dados e alguns itens para o jogo é sempre bom mas o mais importante de tudo é a interpretação num jogo de RPG isso é fundamental para entrar na historia que você criou e para conseguir se identificar com o personagem.

  1. não… não era o card game não XD
    era um rpg mesmo… não sei quem inventou…
    eu lembrava que o pessoal se reunia… arrancava folha de caderno pra fazer as fichas XD
    era uma coisa meio caseira entende? XD
    mais era muito bom…
    bons tempos =]

  2. Faz tempo que aguardo um HQ nacional de bom nível, bons tempos que eu me deliciava na leitura do Holy Avenger, vou fazer minha compra. Mas como sempre existem o publico que ainda não respeita o trabalho nacional de HQ e Mangas, sempre de uma chance para outros tipos de historia, vamos valorizar o trabalho daqueles que querem expandir o mercado de HQ no nacional.

  3. Isso foi quase um depoimento. Lembrei da época em que tentei jogar RPG (Digo,”tentei” porque só foram duas reuniões.Depois o grupo se desfez =/). Enfim,me interessei por essa HQ.Traço bonito, a história parece boa..

  4. E aí Leo, bons tempos aqueles em que jogávamos RPG na Biblioteca e no “Marmiteiro” do SENAI!!!

    Ah, tbm ñ posso me esquecer das partidas de Magic: The Gathering!!! o/

    Me lembro até hj do seu personagem “Tuxedo”, um elfo bardo, se lembra desse aí? Rsrsrs 😀

  5. Parece ter uma otima historia, vo ler online depois q chegar no 643 de One Piece.

    Sempre quis aprender a jogar esses rpgs, oq eu jogo é muito simples mais rende otimos finais de semanas regadas de muitas dores de barriga causadas pelo riso xD, nao é nem por livro, meu amigo q invento as regras e a historia, e muitas vezes acaba na base da improvisaçao kkkkkkkkkkk

  6. Cara, Kitsune curte 3D&T e Tormenta? Foda, pessoal aqui em manaus também curte bastante, meu antigo grupo de rpg sempre jogava com o cenário de tormenta, é bem rico em história e personagens, e Holy avenger foi fantástico, grandes expectativas pra essa revista nova.

  7. Já comprei na pré-venda. Poucas pessoas torcem mais pro mercado nacional de HQ/mangá/whatever do que eu, acreditem. E além disso, a premissa de Ledd parece interessante e a arte é bonita. Tem tudo para ser uma boa leitura.

  8. BOA TARDE KITSUNE E URSO

    eu não sei nem se vcs irão ler isso ( ENTÃO EU IREI FLOODAR A CAIXA EMAIL DE VCS ATÉ CONSEGUIR UMA RESPOSTA )
    maaas…
    uma sugestão de tema pro algum video quest que vcs venham a fazer no futuro
    que tal se vcs falassem sobre FILLERS? sim FILLERS
    ninguém gosta de FILLERS… pois geralmente são fora da historia e contam uma historia sem graça e que geralmente acabam com a emoção até dos episódios originais… assim como acontece em BLEACH
    coisas grotescas que podem até você dar pause e falar ( PQP NÃO AGUENTA MAIS ESSA MERDA ) dai pula e espera o término caso a serie ainda esteja sendo lançada

    MAS

    existem raras exceções
    FILLERS tão bons que emocionam tanto quanto episodios originais
    ( o que sugerir isso foi o episodio 234 de naruto shippuuden ) que foi foda ( sim, foi filler… mas foi foda )

    seria legal se houvesse indicações daqueles 2% de fillers que prestam
    para os fãs das series grandes
    Como Naruto, Bleach, One Piece, Fairy tail e etc

    Não precisa nem ser em video…
    apenas uma postagem… seria legal da parte de vcs…

    (obs… ao escrever isso… eu pensei… vcs nem devem perder tempo assistindo fillers)
    mas há gente que assiste e que provavelmente iria colaborar)

    mas quem decide isso é vocês

    Obrigado pela atenção ( obs… obrigado é o karalho… sei que vcs nem irão ler esta merda mesmo )

    as chances são poucas mas vamos la…

  9. Gostei bastante… li algumas páginas e seria do tipo que faria a leitura. Realmente bem interessante… quando tiver nas Bancas (ou no lugar que tiver) irei comprar.

    Mas minha critica negativa vem para o leitor online, ele é meio chato pra fazer um zoom interessante ou mudar de pagina… talvez tenha sio só comigo, mas acbei me irritando um pouco com ele e me fez perde o foco no mangá/gibi/quadrinho/ rs.

    Mas gostei daquele negócio de puxar a pagina parecendo um livro.. o/ pena que fica muito pequeno as letras para ler daquele modo também.

    Mas como o foco é comprar e não fazer a litura no site tudo bem….

    Já que quero esse negócio bunitinho aqui na minha prateleira pra e dizer para galera que sou cult e leio quadrinho nacional parecendo mangá que eles nem conhecem, XD

  10. Particularmente como jogador e narrador de RPG, não gosto do sistema 3D&T e nem do cenário Tormenta, mas reconheço o valor que o Trio teve para o “boom” do RPG no Brasil e até hoje temos os frutos excelentes disso, como o Ledd e espero que ele faça tanto sucesso aqui quanto o cenário e pretendo comprar a HQ e dar uma conferida no trabalho da equipe.

    Minhas experiências com RPG são longas, já joguei uma dezena de sistemas e cenários e de todos os jeitos possíveis, só faltou por correspondência, não tenho um preferido, mas nutro um carinho especial pelo oWoD (Antigo Mundo das Trevas) e o Storyteller, atualmente narro há quase 3 anos uma campanha de Dungeons & Dragons 4th… Quem tiver interessado em participar é só falar e também estou livre para jogar qualquer coisa, inclusive Tormenta.

    1. eu curto pacas tormenta
      mas nunca falo nada quando dizem q nao gostam de 3D&T… eh realmente um sistema bem simples pra casual players
      tanto q quando vc joga uma saga por muito tempo, acaba ficando sem graça

      pra jogar mais fielmente melhor D&D mesmo

  11. FUCK YEAH ! mais arton <3
    lerei furiosamente
    e isso me lembra q nao terminei holy avenger

    e tbm to com mo saudade das partidas de 3d&t depois da aula… ai ai
    joguei algumas vezes com uns amigos meus via rrpg, mas nao eh a mesma coisa…

  12. Será que essa HQ vai alcançar o nível de holy Avenger? E me desculpe quem não gosta de Arton como cenário ou RPG, mas mais que o boom em si acredito que o Cassaro seja excelente roteirista apesar de não se envolver mais ocm projetos ambiciosos. Descambou para Turma da mônica Jovem (Argh!). De qualquer mdoo prefiro não julgar o valor od RPg deles em si porque acho que era um sistema interessante pelo que foi proposto para se fazer, mas enfim. Interessante. Parece que a HQ que era virtual conseguiu ganahr uma versão impressa.

    O Nagado recomendou essa HQ. Deve ser boa mesmo para ele ter recomendado. AH, sim e Kitsune mandei um e-mail para vocês faz um mês voc~es receberam por acaso? Sò digam sim ou não. É bom saber s leêm o que escrevo afinal escrevi com bastante vontade aquele e-mail para vocês.

    COntinuem o bom trabalho.

  13. Ah q doido! nao sabia q ia estrear na FIQ! moro em BH e vou estar lah, logico q comprarei uma edicao de Ledd =P

    Eu Acompanhei Holy Avenger qndo era mais novo e ateh tenho algumas edicoes aki, li tbm um pouquinho de Dungeons Crawlers e talz, mas nunca joguei no esquema 3D&T…eu jogava D&D e Magic the Gathering direto com meus colegas…bons tempos =P, hj em dia soh mantive o Magic, mas tnho mt saudades d RPG tb *-*

  14. Curti o post, quero ver mais sobre rpg`s por aqui kkk

    É bacana incentivar o trabalho nacional ^^

    Cara, RPG de mesa mesmo “ao vivo” eu nunca joguei, mas eu e uns amigos temos um projeto de RPG por forum (3 rpg`s simultaneos com dois sendo D&D e um Daemon) kkk e digo: interpretar é melhor coisa do mundo kkk

  15. Os videos não estão saindo na segundo como de costume , manda o fabio urso sai do banheiro e manda ele tralhabar nos videos POrr! Gordo velho pra karalho nao quer trabalhar ! foi pro circo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Trols…. mandam kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. MUITO BOM ESSA HISTORIA PELO MENOS NESSES 4 PRIMEIROS CAPITULOS GOSTEI BASTANTE E GOSTARIA DE SABER ONDE ESSE MANGA E PUBLICADO SE EU INTENDI BEM ELE E ONLINE E SAI TODO MES GRATUITAMENTE BOM BEM LEGAU EM UM VQ VC FALE QUE NAO PRONUNCIA NOME EM JAPONES Q VC FALA INATA E NAO HINATA ISSO E SERIO

Deixe uma resposta