Naruto 527 – Secret Word

Esta é a seção ‘Pula Menino’! Aqui o nós vamos escrever breves comentários sobre os capítulos da semana de One Piece, Bleach, Naruto e Bakuman (além de outros futuramente, de acordo com as suas sugestões). Leia, opine, discuta e divirta-se!

Devo confessar: não sou fã de Naruto. Leio meio que por obrigação, afinal, inevitavelmente, Naruto já faz parte do cânon do mangá, e conhecê-lo é importante. Mas nunca me empolguei, nunca consegui me envolver naquela trama enrolada e melodramática. Os personagens nunca me cativaram (o que não quer dizer que eles não sejam carismáticos – isso é completamente subjetivo), a não ser por Shikamaru, o único que parece pensar no que está fazendo, em meio a um bando de supostos ninjas  e seus animais gigantes.
Para mim, Naruto tem dois grandes problemas: falta de foco e falta de ritmo. Primeiramente, nunca entendemos contra quem devemos torcer exatamente. Não que uma história deva nos dar tudo de mão beijada; ambiguidade e surpresas são sempre bem-vindos. Mas Naruto tem três grandes vilões: Orochimaru, Madara e Sasuke; nenhum deles é particularmente interessante e nenhum deles chega a tomar a frente da história por completo. Tivemos o momento do Orochimaru, depois a chatíssima parte onde Sasuke é mais importante, e agora a história se volta para Madara, e os outros dois perdem importância. O arco narrativo geral de Naruto se perde nessas ameaças soltas (todas conectadas, sim, pela Akatsuki, mas a própria Akatsuki já se tornou irrelevante nesse ponto). OK, Naruto é sobre Naruto Uzumaki, mas… alguém realmente gosta do Naruto? O ninja laranja é um dos personagens principais mais irritantes que eu já vi.
Some-se isso ao fato de que Naruto tem um excesso de personagens desinteressantes, e chegamos ao segundo problema: toma-se tempo demais dando atenção ao elenco de apoio (afinal, com um exército inteiro só do pessoal “do bem”, eles têm que servir para algo). A narrativa de Naruto sempre me pareceu muito arrastada, chata mesmo. Não sei dizer ao certo porquê; talvez a fluxo dos quadros seja mal trabalhado, talvez os diálogos sejam mesmo bobos… não sei. Mas Naruto não empolga, e isso é muito ruim para um shonen.


Dito isso, enquanto os outros mangás do Big 3 da Jump estão em fase de início de arco, Naruto caminha para o seu derradeiro final, e eu sinceramente espero que algo de bom saia daí. Achei a volta dos mortos um recurso covarde (atinge os fãs saudosistas e resolve todas as pontas soltas da trama sem nenhum esforço – é como aqueles episódios de sitcom com flashback de temporadas anteriores; puro fanservice), mas pelo menos ficaremos sabendo em breve (espero) o que exatamente o Madara quer. Prevejo final melodramático de novela, mas aguardemos.
Neste capítulo somos apresentados a Ginkaku e Kinkaku, além de dois novos ninjas da Nuvem, que protagonizam boas cenas de luta (apesar do truque ridículo da “palavra secreta”), mas que obviamente vão todos sumir da história assim que essa guerra acabar. Kishimoto poderia ter mostrado a guerra como uma grande batalha, sem se concentrar em lutas menores (e com mais mortes – essa guerra está muito “limpinha”), e focar-se apenas no necessário: o fechamento do conflito entre Naruto, Sasuke, Orochimaru e Madara. Mas ao invés disso, temos que ler lutas que não nos interessam, e esperar pelos personagens que queremos realmente ver. Frustrante, no mínimo.

Esta é a seção ‘Pula Menino’! Aqui o nós vamos […]

4 thoughts on “Naruto 527 – Secret Word”

  1. Achei interessante também mas nao concordo com a opinião de que Naruto não é impolgante…..e sono mais concordo com quase tudo tirando q acho esse negocio d ver todas as lutas da guerra ou não….. , imagine se vissemos essa guerra só como uma grande batalha isso iria menosprezar a complexidade da história e o enrredo… gosto muito do blog parabéns!!!

  2. Naruto é uma merda e pronto.Era bom antes. Aí veio o Shippuden e acabou.Olha q coisa mais interessante.A Akatsuki revive um monte de gente. (até ai blz)Fala que vai reviver os melhores ninjas, como Deidara, Sasori blá blá (continua blz)Aí vem, Asuma…Haku…Zabuza…Pelo amor de Deus…Onde esses são os melhores ninjas?E o mais massa é que eles são ninjas que não são furtivos. Moram em uma vila oculta que não é oculta.Logo caro manolo (você 1),assita somente One Piece, escreva um livro e seja feliz.O//Sem P.S Agora!

  3. nuss, concordo totalmente, só ta tendo lutas q nao interessam a ninguem, ate valeriam a pena se elas fossem boas mas nem isso é…. realmente essa guerra ta bem chata.

Deixe uma resposta