Tamura Yoshiyasu e a mistura do mangá com a arte tradicional

Tamura Yoshiyasu é mais uma artista japonês que trabalha bem as semelhanças e as diferenças do mangá moderno em relação a tradicional arte japonesa.

Nascido em 1977 em Gunma o multiartista é tanto mangaká, quanto pintor e ilustrador tendo sua obra reconhecida em diversos países onde já fez muitas exposições e workshops. Começou como assistente de mangakás mais conhecidos como Yuko Asami (Wild Half) e Masanori Katakura (Kurohime) para depois partir para seu primeiro mangá autoral chamado Fudegami. Nos anos seguintes a finalização do mangá acabou partindo mais para o lado das ilustrações e pinturas e começou a ter seu trabalho exibido em exposições pelo Japão até alcançar reconhecimento internacional.

Tamura Yoshiyasu

detalhe2

Nessa série de pinturas abaixo é possível ver suas influências nos trabalhos de Tosa Mitsuoki e Fujishima Takeji e nas técnicas que eles usavam, o primeiro seguindo o estilo de pintura Yamato-e e o segundo com muitas influências do Art Nouveau. O projeto mescla essas duas escolas de pinturas (uma mais tradicional japonesa e a outra ocidental) com técnicas usadas por mangakás para passar expressividade e personalidade, o que gera um resultado final que respeita o antigo, mas que também mostra que o novo pode ser bonito e exótico.

Sempre gosto de mostrar aqui no blog esses casos onde a estética do mangá ultrapassa as barreiras das livrarias e lojas especializadas e é transportado para galeria de artes do mundo todo, mostrando o valor que os mangás têm hoje não apenas culturalmente, mas também artisticamente.

Eu teria um quadro dele na minha casa tranquilamente e vocês? Quem tiver interesse em conhecer mais do seu trabalho acesso o site: http://tamurayoshiyasu.com/

Tamura-Yoshiyasu-4

Tamura-Yoshiyasu-7

Tamura-Yoshiyasu-8

Tamura-Yoshiyasu-10

Tamura-Yoshiyasu-5

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

Tamura Yoshiyasu é mais uma artista japonês que trabalha bem as […]

4 thoughts on “Tamura Yoshiyasu e a mistura do mangá com a arte tradicional”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *