Análise – visual novel Divi Dead

Uma escola isolada, um culto secreto, um incenso misterioso, demônios, assassinatos e sexo. Dessa mistura nasceu a interessante, porém um pouco problemática, visual novel Divi Dead.

Produtora: C’s Ware
Plataforma: PC/Dreamcast/PSP
Gênero: Visual Novel, Mistério, Horror, Eroge
Lançamento: 1998

Para comentar um pouco sobre um tema que adoro e, infelizmente, pouco se comenta, vou fazer uma pequena análise de uma das minhas visual novels favoritas, Divi Dead.

Lançado para PC em 1998, o jogo já é bem antigo e está certamente datado. O game consiste em uma Visual Novel (VN), um estilo de game onde você acompanha a história, fazendo decisões que podem levar a finais diferentes e suas consequências (como Fate/Stay Night, Tsukihime, Clannad, Little Busters!, etc). Divi Dead, porém, é de uma safra velha de VN’s, possuindo poucas escolhas, consistindo quase sempre a simplesmente acompanhar a história e escolher os lugares a visitar (o que, logo mais explicarei, não faz nenhuma diferença), basicamente um livro com imagens, sons e um pouquinho de interação.

Mas além de uma simples VN, esse jogo é um Eroge, logo apresenta imagens (e sons) de conteúdo sexual, para “piorar” temos conteúdo bem forte aqui como gore, estupros e mortes (magia negra entra também?), sendo 18+ a sua classificação (não que isso tenha me impedido de jogar nos meus 12-13 anos, mas não infrinjam a lei garotos). Estejam avisados então, do conteúdo das imagens e sons de Divi Dead. Se ainda se interessarem (e tiverem a idade mínima) fiquem com o review.

DiviDead-SS2

História

Você controla Ranmaru Hibikiya, um jovem que devido a graves problemas de saúde passou boa parte de sua vida na cama e em hospitais, tendo vários ataques de uma doença misteriosa, quase morrendo por diversas vezes, o que o levou a perder boa parte de sua memória de infância. Agora, com a saúde mais estável, Ranmaru é convidado pelo seu rico tio (o qual cuidou dele) para estudar em uma escola distinta: a escola privada Asao, uma escola que fica isolada nas montanhas, possuindo dormitórios onde os estudantes devem morar. Por trás disso, seu tio pede para que seja investigado qualquer coisa estranha que acontecer na escola. Essa investigação banal acaba levando Ranmaru a encontrar um estranho incenso, professores misteriosos, magia e várias coisas sobrenaturais.

Aqui temos o ponto alto desse game, um enredo “confuso” mas interessante, sendo necessário se passar por ao menos 2 cenários para se entender a história toda. Não há muito o que se dizer da história sem soltar spoilers (eu pretendo fazer um post destrinchando toda a história depois, ao menos o que eu entendi da obra). Há de se dizer que, algumas vezes, você pode se sentir perdido com novos conceitos introduzidos, mas que vão se explicando aos poucos, deixando o jogador curioso e sedento por informações.

DiviDead-SS8

Jogabilidade

Um dos principais problemas se deve a jogabilidade. Além de algumas escolhas, nós controlamos (através do mapa) os lugares onde iremos (dormitório, cafeteria, ginásio, etc), porém as coisas devem ser feitas em uma ordem específica para prosseguirmos com a história. Por exemplo, em certa parte, nós precisamos encontrar Haruka no segundo andar do prédio principal e depois ver uma cena no ginásio, mas se formos em qualquer lugar (inclusive no ginásio) antes de ver Haruka nada irá acontecer. Isso poderia ser facilmente contornado se tivéssemos pistas de onde devemos ir, mas em quase todos os casos devemos ficar rodando em todos os pontos até alguma cena acontecer e logo após repetir o processo até outra cena (isso durante todo o jogo), tornando o jogo cansativo rapidamente.

DiviDead-SS3

Outro erro aqui consiste nos 3 cenários possíveis, basicamente se escolhermos mais a opção A iremos para o final do cenário A, a opção B para o cenário B e um misto delas para o cenário C (e cada cenário tem 2 finais, em uma escolha bem perto do fim do game). O problema aqui é que essas opções A e B, são escolhas de lugares para se ir (após uma cena se formos para a cafeteria será a opção A, se formos para o dormitório será a opção B), mas como não temos ideia de onde devemos ir no jogo e não é avisado que temos essas opções, você irá acabar aleatoriamente em uma das opções e nem saberá que havia alguma diferença se tivesse ido a outro lugar.

Por esse motivo a maioria das pessoas acaba fazendo o cenário C, que não explica quase que nada da história, logo recomendo jogar com um walkthrough (detonado) sem spoilers (esse aqui é muito bom para quem entende inglês e não contém spoilers, além de mostrar o caminho a se seguir para não se ficar horas clicando em lugares que não terão cena nenhuma).

DiviDead-SS7

Som

A música e as vozes em japonês são uma boa adição ao game, ainda que não se destaquem. Aqui não há muito o que se dizer além de que as cenas de sexo também são dubladas (sim, seu tarado). Algumas versões do jogo vêm sem as vozes e as músicas, logo se você não desabilitá-las nas opções o jogo não irá rodar, mas recomendo que procure a versão com sons completos.

Hosted at Universal Videogame List www.uvlist.net

Tradução

Chegamos ao maior problema desse jogo, a tradução. Para quem entende pelo menos um pouco de japonês é possível perceber através das vozes, frases BEM diferentes na tradução. Mesmo quem não entende irá perceber vários pontos onde frases sem sentido nenhum, ou conversas na qual o personagem reclama de algo que nem foi falado. A empresa que traduziu o game em 1998 não ligou muito para esse ponto, chegando a inventar frases em algumas partes ou trocar totalmente  o sentido de algumas frases (como em uma parte onde comentam sobre os incensos roubados, no original Ranmaru diz: Vocês ainda não o encontraram? e ela responde: Certo/Correto. Já a tradução nos brindou com – Ranmaru: Vocês já o encontraram? e a resposta: Certo/Correto). Temos o cúmulo de o mapa não ter o nome dos lugares traduzido (ainda que o jogador se acostume rápido, pois são poucas opções).

Para amenizar esses problemas temos um patch feito pelo pessoal da Tales Traslations que traduz o mapa para inglês (além da uma tradução completa para o espanhol, para quem preferir), e uma tradução direto do japonês original para o inglês, porém somente do primeiro dia (e está a muuuuito tempo parada, provavelmente abandonada), que pode ser baixada aqui.

Temos também tradução para outras línguas (espanhol, português), mas como são todas feitas a partir da versão americana teremos os mesmos problemas.

DiviDead-SS6

Considerações finais

Se você curte uma boa história de horror, ficção, com coisas sobrenaturais e, pode aturar a jogabilidade datada, recomendo fortemente o jogo. Mesmo com o game traduzido porcamente, tornando-se confuso em várias partes e bem datado, ainda me divertiu e me brindou com uma ótima história.

Uma pena que o jogo não foi adaptado em um anime ou mangá (ou até mesmo um filme), as cenas de sexo são facilmente tiradas ou adaptadas sem estragar a história toda, como Fate/Stay Night já provou (sim, o original é uma Visual Novel Eroge para quem não sabe), porém, nunca se sabe, talvez um dia…

DiviDead-SS4

Uma escola isolada, um culto secreto, um incenso misterioso, demônios, […]

8 thoughts on “Análise – visual novel Divi Dead”

  1. gente o que a azusa tava fazendo com o faxineiro na mata? eu to jogando aqui no começo do jogo e fiquei pensando junto com ranmaru oq q aconteceu com eles ali e que eles tavam fazendo na mata. o Ranmaru ainda reparou que ela saiu pálida do meio dos matos e o faxineiro saiu um pouco antes dela sair também.

    Eu to jogando esse jogo e tenho a honra de dizer que a primeira visual novel que eu jogo em português. cara amei a história e queria que veriasse anime adulto não anime pra adolescente. Pq se virar anime adulto eles não irão poupar nas cenas gore e de sexo, fazendo assim uma animação bem fiel ao jogo

  2. Cara, isso deveria virar um anime em…. seria muito bom se tivesse um anime, so isso que eu digo pois a história chamou a minha atenção fortemente.

  3. Faz mais reviews de Visual Novel. Pena que não tem muita gente que curte por aqui, várias pessoas que eu conheço tem preconceito só porque tem cenas de sexo, devem achar que é um hentaizão bobo ou algo do tipo. Até mesmo quando um anime famoso se baseia nela, ainda é difícil a galera se interessar pra jogar. E seria muito legal se mais blogs brasileiros fizessem reviews de Visual Novels assim pra fazer a galera se interessar mais pelo assunto.

  4. Parabéns pela review!! Adorei mesmo, tanto a organização, quanto o texto em si! Muito bom ver mais alguém escrevendo sobre vns por aqui! ^-^

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *