Análise – mangá Vinland Saga vol.1

capa_vinland_saga_1

O aclamado mangá seinen Vinland Saga chega ao mercado brasileiro pela editora Panini. Conheça um pouco mais sobre a história dos guerreiros do norte, além do mar congelante.

Sair em busca de vingança

“O jovem Thorfinn busca vingança contra o assassino de seu pai. Mas para conseguir o tão desejado duelo, terá que navegar por mares gelados e se lançar na carnificina de guerras ao lado de impiedosos vikings…”

vinland_saga_0006_Layer 1

Mangá histórico

Vinland Saga é um mangá histórico da editora Kodansha escrito e desenhado por Makoto Yukimura, atualmente a obra é publicada na revista Monthly Afternoon. Nele somos apresentados ao mundo dos vikings, os lendários guerreiros nórdicos que fazem parte do imaginário popular mundial e que aqui são apresentados de maneira bem realista e sangrante. Sucesso de crítica e público, a história conta atualmente com 14 volumes encadernados e ainda não tem previsão de quando será finalizada.

A edição da editora Panini começou a ser vendida no começo de março, em formato 13,7 x 20 cm, com mais de 200 páginas normais, 4 páginas coloridas, periodicidade bimestral e custando 11,90. A arte da capa da edição brasileira é a mesma da edição japonesa, usando até a mesma fonte para o logotipo (em alguns países a fonte usada é outra). A qualidade do acabamento e do papel está dentro do padrão que a Panini já vinha apresentando em seus últimos lançamentos e não compromete a obra.

vinland_saga_0002_Layer 5

Vikings bem simpáticos

O primeiro volume possui dois momentos importantes, nos primeiros capítulos somos apresentados ao protagonista da história Thorfinn e ao grupo de mercenários liderado pelo irônico Askeladd, nesse primeiro momento eles estão tentando saquear uma cidade protegida por um forte. Essa introdução serve de base para o leitor entender as motivações dos personagens, seus estilos de vida e a forma como os povos daquela região viviam em sociedade.

Os capítulos finais dão mais enfoque na infância de Thorfinn e mostram o relacionamento com seu pai Thors, nesse momento o autor novamente mostra um pouco mais do modo de vida naquela época. Pode parecer muita história e pouca ação, mas não se engane, o primeiro volume é recheado de cenas de luta, muito empolgantes também.

Yukimura é bem competente e consegue equilibrar as cenas de contextualização daquele mundo, com belas cenas de batalhas e alguns alívios cômicos. Outro ponto forte desse primeiro volume são os personagens, eles possuem personalidades marcantes e mesmo sendo muito violentos, conseguem parecer simpáticos para quem está lendo. É incrível como tudo parece muito vivo e real, não tem como ficar indiferente a história.

vinland_saga_0000_Layer 7

Arte competente

Se a história já encantaria sem imagens, o que dizer quando somamos ela ao traço detalhista e dinâmico do autor? O mangá que já estaria acima da média mesmo mal desenhado, ganha ares imponentes com os belos desenhos que vemos a cada página.

O mais interessante disso é que os desenhos que já são incríveis no começo, ficarão ainda melhor após alguns volumes pela fato do mangá ter deixado de ser publicado semanalmente no Japão, para só ter capítulos mensais, dando assim mais tempo para Yukimura se dedicar aos desenhos.

vinland_saga_0000_Layer-8

Considerações Finais

Gosto bastante de ver mangás seinen sendo publicados no Brasil, é o gênero com alguns dos melhores mangakás em atividade atualmente e Vinland Saga está ai para comprovar isso. É o tipo de obra que possui todos os requisitos para fazer sucesso em qualquer lugar do globo, pois apresenta um mundo crível, personagens carismáticos e uma arte de encher os olhos.

Muito recomendado para quem gosta de uma boa história com elementos históricos e muitas batalhas violentas. A invasão viking começou e de uma maneira espetacular!

————————————————————————————————————————————————

Ficha Técnica

Total de Edições: ainda em publicação no Japão
Formato: 13,7 x 20 cm
Páginas: cerca de 200
Preço: R$ 11,90
Classificação etária: 14 anos

————————————————————————————————————————————————

vinland_saga_0001_Layer 6

vinland_saga_0000_Layer-9

vinland_saga_0005_Layer 2

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

O aclamado mangá seinen Vinland Saga chega ao mercado brasileiro […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *