Anime Dreams 2014 e o Fala Otaku AO VIVO

abertura copy

Esse começo de ano o portal Genkidama foi convidado para fazer uma palestra no evento Anime Dreams 2014. Quer saber como foi o evento? Como foi o Fala Otaku Ao Vivo? Se tinha Mupy? Essas e outras perguntas importantes vão ser respondidas a seguir.

O evento

O Anime Dreams 2014 aconteceu na faculdade Cruzeiro do Sul que fica, infelizmente, em um local um pouco longe do metrô (Av. Regente Feijó – Tatuapé). São pelo menos três quilômetros de subidas e descidas e com esse verão que parece um dos mais quente dos últimos 50 anos, ir andando não era uma boa ideia. Ainda bem que existe transporte público e chegar no evento de ônibus foi algo bem tranquilo e a alternativa mais recomendada. Chegando no local o tamanho da fila já não era dos maiores e a entrada das pessoas estava acontecendo sem grandes problemas.

Ao entrar e dar uma passeada pelo evento foi possível perceber que a faculdade possuía uma estrutura muito boa, toda parte técnica estava quase que impecável, bombeiros, segurança, enfermaria, ambulância, banheiros, limpeza, staff e até as comidas e bebidas tinham um preço razoável e com uma variedade ainda maior que nos outros eventos. Era possível encontrar hambúrguer, cachorro-quente, yakisoba, curry, corndogs, smoothie, comida coreana e sim, tinha Mupy (como ir a um evento sem Mupy, né?).

_DSC0291

O único pequeno inconveniente foi o espaço para os lojistas. Eles ficaram numa área fechada, tinham dois corredores que interligavam com o lado de fora do prédio, e em um desses corredores estava uma empresa que colocou vídeo-games e computadores que acabavam obstruindo o trânsito de pessoas e da circulação do ar, e como as lojas estavam sempre cheias, aquele lugar virou uma bola de mormaço. Não dava para ficar muito tempo ali, mas em compensação tinha uma gigantesca diversidade de produtos à venda e para todo tipo de gosto otaku.

Esse problema com os lojistas tem sido algo recorrente, está na hora das organizações dos eventos brasileiros começarem a pensar em alguma alternativa para isso, já que essa área é sempre muito procurada pelos fãs.

cosp

No geral o evento teve uma boa variedade de atrações e para todos os gostos (palestra com dubladores, covers de K-pop, Animekê, shows, games), mas o destaque ficou mesmo para os cosplayers e cospobres, era possível ver o pessoal fantasiado se divertindo muito, sem brigas, sentados na grama ou andando pelas áreas da faculdade.

Sem dúvida os eventos da Yamato conseguiram dar um salto de qualidade de uns anos para cá e o Anime Dreams 2014 foi mais uma comprovação dessa melhoria, onde quem sai ganhando é o público.

Fala Otaku ~ao vivo~

Vamos falar francamente, todo mundo sabe que há muito tempo os eventos tem perdido o foco nos animes e mangás, no Brasil existem pelo menos três pontos que perdem feio em relação ao eventos de fora:

1. Artistas do mercado. Trazer um mangaká ou uma dubladora para entrevistas com o público (Na Friends ano passado trouxeram o autor de Ikkitousen, mas pouco divulgaram sua participação). Imagina Akira Toriyama aqui. #sonhoMeu.

2. Fanzines e artistas brasileiros. O maior evento de mangás do Japão tem grande parte do local separado para os fanzines e novos artistas. Aqui esse tipo de conteúdo está quase desaparecendo dos eventos.

3. Discussão sobre animes e mangás. Sempre colocam palestras sobre games ou com as editoras de mangás brasileiras, mas não existe um espaço para discutir anime; do que adianta um evento de anime se ninguém conversa sobre animes. E justamente por esse terceiro item que que a palestra que o Genkidama fez no domingo, dia 26, foi importante.

_DSC0311

Tudo começou algumas semanas atrás quando fomos convidados pela organização do Anime Dreams a dar uma palestra no evento. Sabíamos que a ideia de fazer um Fala Otaku Ao Vivo poderia funcionar muito bem, assim aquela conversa que temos toda semana com os fãs poderia ser elevada a um outro nível, já que dessa vez esses nossos amigos da internet (vocês!) estariam no evento e poderíamos conversar sobre o gostamos de maneira ainda mais natural.

Com um pouco de nervosismo, afinal ele faz parte dos grandes acontecimentos, e aguardando o final do Animekê (que teve um pequeno atraso de 20 minutos) grande parte da equipe do Genkidama já estava dentro do auditório do evento um pouco antes das 15h. Assim que a atração anterior acabou a preparação para o Fala Otaku começou e as algumas perguntas também: cadê microfone? Está funcionando? Tem água? Vai colocar a mesa em cima do palco?

Um pouco depois do início dos preparativos os nervos se acalmaram e todos do genkidama se sentaram, levantaram suas mãos e logo depois quase todos do público levantaram suas mãos também e assim teve inicio o programa. Como nem todo mundo ali presente conhecia o Portal Genkidama, o programa começou explicando o que é e quem faz parte do grupo, apresentando todos os participantes, com destaque para o carisma do Urso (Video Quest) que logo de cara já foi um dos mais aplaudidos.

Nesse programa ao vivo participaram: Graveheart, J.M Trevisan, Fabio Sakuda, Leonardo Kitsune, Danilo Kaneda e Fabio Urso.

_DSC0322

Logo após a apresentação, foram abertas as perguntas para aproveitar essa interação com o público ao vivo, afinal, o Fala Otaku é justamente essa troca de energia entre o Genkidama e seu público, como é uma boa conversa entre amigos. Durante esse bate-papo tivemos momentos memoráveis, como quando o Kitsune ganhou um mangá de Code Geass (quem assiste o Video Quest sabe o quanto eles amam esse anime), demos muitas risadas com as interjeições do Urso, alguns se “emocionaram” com o passado do Kitsune, pararam para refletir com as críticas do Trevisan e aprenderam com as aventuras do Sakuda.

E o mais legal de tudo é que enquanto isso acontecia o salão foi enchendo cada vez mais de pessoas, é claro que ar condicionado ajudou um pouco nesse aspecto, mas o pessoal ficou ainda mais participativo, os palestrantes mais relaxados e a conversa entre todos ficou mais animada.

No final ainda ganhamos os 20 minutos perdidos por causa do Animekê, até a palestra  ser encerrada bruscamente, com um telão baixando na metade do palco. Quem estava lá sabe que se eles não tivessem feito isso esse Fala Otaku com certeza teria sido o mais longo de todos, de tão animado e interessado que estava o público.

Mas no final… bom, essa imagem resume tudo.

foto01

Depois da palestra a equipe do portal Genkidama tirou várias fotos com os fãs, também rolou muita conversa e até dúvidas foram respondidas. Para saber mais sobre o que rolou nesse programa super especial, veja o vídeo abaixo:

Considerações finais

Foi um ótimo evento e um grande dia, muitos fãs puderam ver ao vivo o Fala Otaku e muitos novos fãs começaram a conhecer um pouco do projeto do Portal Genkidama. Além disso, muitas pessoas conversaram com a nossa equipe estreitando ainda mais os laços entre o portal e seus admiradores. Foi muito bom ouvir o parecer de todos, o carinho dessas pessoas é muito importante para nós.

A equipe Genkidama agradece a todos que nos prestigiaram. Mas também queremos saber a opinião de vocês leitores! Gostaram? Querem mais? Nos apoiem e peçam para os organizadores dos eventos da sua cidade a presença do nosso portal e do Fala Otaku Ao Vivo. Por que aqui todos ajudam na Genkidama!!!

_DSC0289

_DSC0292

_DSC0293

_DSC0294

_DSC0296

_DSC0299

_DSC0302

_DSC0303

_DSC0305

_DSC0307

_DSC0308

_DSC0311

_DSC0314

_DSC0319

_DSC0324

 

_DSC0333

_DSC0336

_DSC0337

_DSC0340

_DSC0342

_DSC0349

*Imagens cedidas por Fabio Sakuda.

Esse começo de ano o portal Genkidama foi convidado para […]

16 thoughts on “Anime Dreams 2014 e o Fala Otaku AO VIVO”

  1. Eu felizmente estava lá e a palestra foi muito legal. Pra mim, foi o ponto alto do evento. Na verdade eu só fui por causa do Genkidama, então as expectativas estavam lá no em cima. E foram muito bem correspondidas.
    O Urso sendo controlado pra não responder “coisa errada”, se é que vcs me entendem, foi hilário XD Fora que a galera fazia umas perguntas que eu já ria antes da resposta. Por exemplo, um cara perguntando sobre o que eles achavam do preconceito que algumas pessoas têm com KHR.
    Enfim, foi muito bom. Legal pra caramba.

  2. Eu queria ter feito essa pergunta na palestra mais acabou q o tempo não deu, Como vcs se sentiram vendo toda aquela galera indo prestigiar vcs neste bate-papo? Foi gratificante?

  3. Foi muito foda esse fala otaku, melhor ainda por eu ter estado lá talvez vcs do genkidama não vão lembrar de mim mais eu era o cara com o chapeu do Ace e camisa do Law.
    Mais uma vez foi muito foda esse fala otaku uma pena ter durado somente 40 minutos, os organizadores do anime dreams deixou a desejar qdo não cumpriu o cronograma e enrolando na premiação animeke concert. Espero q vcs participem de outros eventos como esse e que tenham mais sorte da proxima vez com a questão de tempo da palestra.

    Obs: Urso detonando nas perguntas a parte q ele falou sobre a diferença entre os HQ e os mangas ficaram marcados em minha memoria

    1. Putz, eu tava lá. Quando o Urso respondeu a pergunta da menina (cuja voz me parecia ser a da Kushina, mas eu não pude ver o rosto) sobre a diferença entre as HQs americanas e os mangás japoneses foi lindo. Ela tava animada, formulou a pergunta toda bonitinha e o Urso: “cultura”. E abaixa o microfone XD

  4. Como sempre o Urso Ursando … 😀

    Deve ter sido um bom evento que venha mais eventos assim principalmente fora de SP… 😀

    Bom post ate a proxima… o/

  5. Esses 3 pontos que o foram citados q os eventos do Brasil perdem feio pros de fora são fatos. Acontecem a muito tempo e não se parece que vai mudar não.

    Artista ou mangaká nem sonham em trazer, o máximo que se pensaram foi no Jason David Frank(que não tem nada a ver com anime e mangá e sem falar que é atração mais pra nostálgico do que pro público típico dos eventos de anime).

    Falar sobre mangá e anime, desde que vou a eventos, 2007, não vi evento no Rio e nem em São Paulo com esse foco.
    Muitos eventos preferem ter como atração celebridade de Youtube do que algo relacionado a anime e mangá, tem horas que parece que nego tem vergonha que seja um evento de anime, só pode.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *