Retorno ao game Ragnarok Online

reader

Ragnarok foi o MMO mais jogado do Brasil durante um bom período e agora depois de quase uma década revisitamos o jogo. Mesmo com o lançamento do Ragnarok 2 o jogo continua firme e talvez forte. Mas o que mudou? Ainda vale a pena jogar?

Antes de falar do novo, vamos falar do velho.
Ragnarok iniciou bem na época onde os MMOs ainda estavam engatinhando, muito antes de ser lançado aqui em 2004, ele já era bem conhecido pelo público brasileiro. Era um jogo muito a frente de sua época, tendo um sistema de classe, clã, cartas e guerras que alguns jogos hoje em dia não consegue fazer. Foi lançado no Brasil pela Level Up Games com um marketing forte e mesmo com mensalidade o jogo virou febre. A versão daqui começou com a versão antiga do jogo e foi recebendo atualizações de tempos em tempos até alcançar o servidor internacional e o coreano.

Jogo antigo com problemas velhos

O problema da idade afeta o jogo atualmente, houve poucas evoluções e as que não evoluíram são difícil de engolir, como ter que usar comandos de chat para fazer coisas básicas, criar grupo, guilda, mensagem pessoal em caixas de chat, ter que estar do lado para adicionar os amigos, menus minúsculos devido a evolução dos monitores, lista de amigos separado por personagem.

screenAsgard002

Quando joguei anos atrás eu sentia lag, achava que era por causa da minha internet discada, hoje com internet de banda larga o problema ainda existe, provando que é culpa do jogo e não do servidor ou da internet.
Você ainda precisa acessar um site para obter informações básicas como posição de NPCs, itens que os monstros deixam, ou até mesmo onde e como fazer as missões, sem contar que o site oficial está desatualizado, se precisar de alguma informação sobre as classes 3-1 e 3-2 você não vai encontrar.

screenAsgard000

Os alquimistas parados continuam a infestar os mesmos mapas. Todos os servidores sofrem com um problema bem antigo, os bots, e isso se agrava nos servidores que não tem mensalidade. Apesar da grande quantidade, os bots agora respeitam os jogadores, quando você chega perto de um ele teleporta e fica em mapas específicos, se você tentar jogar nesses mapas, você vai suar bastante; Outro problema é dentro das cidades, onde você não consegue ter uma conversa devido ao spam de mensagens de sites vendendo gold e por último a economia que está toda desestabilizada, tudo custa milhões, se não bilhões, fazendo com que a venda de gold deles se torne um atrativo e assim continua o ciclo dos bots.

#Não compre nada de bots e acabe com o ciclo do mercado informal.

screenAsgard001

Graficamente não houve evolução alguma, os mapas e personagens novos continuam com mesmo visual, com todo o seu charme e carisma. Quem não lembra do barulho da morte de um poring?

O que mudou?

O jogo agora tem 3 servidores, um com mensalidade, outro com restrição se você já colocou cash (dinheiro real) alguma vez, e outro grátis. Se tornou pay-to-win, tem várias lojas vendendo itens por cash. Verifiquei e meu personagem de anos atrás ainda estava lá, assim como o cash e horas de jogo.
Os jogadores envelheceram, e os que ficaram é por que gostam do jogo mesmo. A porcentagem de gente educada aumentou, ouvi muitas desculpas ao invés de xingamento com erros de português, sempre que eu pedia ajuda alguém me ajudava.

screenAsgard001

Agora ao completar o tutorial você literalmente já começa com a sua classe, e base no nível 10, ou seja nada de aprendiz. A experiência entre grupo agora tem um limite de 15 níveis, ou seja não existe mais ficar sentando no canto do mapa enquanto seu amigo de level alto mata tudo e te upa, mas se você não estiver com os 15 níveis de diferença você não consegue jogar com eles. O que ocorre hoje é que cada jogador a mais num grupo adiciona um bônus de experiência e com um grupo grande o bônus chega a dar o dobro de experiência, em alguns mapas o pessoal deixa um curandeiro num canto enquanto um grupo fica matando tudo, dependendo da sua classe você pode não conseguir grupo, literalmente é isso que você faz até o level 100, reiniciando do 1 de novo até o level 150, que é quando você vai chegar no level dos seus amigos e participar das guerras com algum clã. A quantidade de experiencia para passar de level diminuiu, está mais facil “upar”, eu consegui fazer um personagem chegar no level 40 em um dia, mesmo assim você vai passar muito tempo matando os mesmos inimigos.

personagem

Chegaram as classes 3-1 e 3-2, mas a maioria delas não mudaram a mecânica das classes, só receberam magias iguais que causam mais danos, salvo raros casos como o arruaceiro e o alquimista; E se você fez um ninja ou Justiceiro e está esperando sua prometida evolução, elas ainda não apareceram e nem tem previsão para chegar já que essa última grande atualização e foi em Fevereiro de 2011. as outras novidades ficam por conta da adição, finalmente, do mapa e montaria (com cash).

Finalizando

É um jogo com muitos méritos e melhorou em alguns pontos, mas ainda possui muitos problemas e eles se agravam quando se compara com os MMOs atuais, o retorno vale pelo fator nostalgia, mas não pelas novidades. Se você nunca jogou, jogue só para conhecer, por que se for para jogar sério, procure outro jogo.

Ragnarok foi o MMO mais jogado do Brasil durante um […]

3 thoughts on “Retorno ao game Ragnarok Online”

  1. Tu sabe que um dos problemas do Rag é que a comunidade é muito chorona né? Além disso, parece que os jogadores não gostam de realmente jogar o jogo. Eles upam por obrigação, a qualquer lei, até pegar nível 150, daí focam no PVP e dane-se todo o resto. Isso mata o jogo no longo prazo.

    1. esse seu “upar por obrigação” foi um otimo comentario, concordo plenamente. Não lembro de ter feito as bobeiras e bobagens divertidas que eu fiz no ragnarok das antigas em nenhum jogo que joguei depois dele, e nem quando voltei a jogar em uma epoca que eu ja estava um pouco mais velho e conseguia upar usando o cerebro e não aumentando STR em mago kkk

      1. Mas é isso mesmo, lol! xD Muita gente começou nos MMOs com o Rag. Depois que tu pegou mais ou menos como funciona isso de MMO, entender os outros não fica tão complicado.
        E eu tive uma monja com 60 de sorte sem ter build de critical… x(

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *