TOP 5 – mangás em mundos apocalípticos

Imagine se o mundo que você conhece simplesmente, de uma hora para outra, fosse alterado. Sua rotina, seus costumes, e até mesmo as pessoas que você conhece simplesmente não existissem mais. Isso é apenas um exemplo, mas alguns mangás já publicados no Brasil abordaram o tema  de um mundo sendo devastado e precisando se reconstruir.

Cada um dos títulos abaixo possuem premissas diferentes, pode ser um prelúdio ao apocalipse ou até mesmo as formas encontradas pelos seres humanos para viverem nessa nova condição devastada o que eles possuem em comum é a qualidade de suas histórias. Vamos falar de Gunnm, Evangelion, X1999, Éden e Trigun.

1 – GUNNM

Mangás - Gunnm

GUNNM (ou “Battle Angel Alita” – inglês) foi lançado em 2002 pela editora Opera Graphica (inicialmente não licenciado) e em 2003 pela editora JBC com o título de “Gunnm – Hyper Future Vision”. O mangá foi publicado originalmente em meados dos anos 90, onde foram feitas 9 edições no Japão que vieram  a ser lançadas em 18 edições no Brasil.

A história gira em torno de Gally, uma meta humana (cérebro humano e corpo de máquina) que busca respostas sobre suas origens e um meio de se tornar uma caçadora de recompensas em um ambiente pós apocalíptico. É instigante, apreensivo e cativa o leitor a querer descobrir o final da história.

Esse mangá passou um pouco despercebido pois foi lançado no meio de grandes títulos como Shaman King, Sakura Card Captors (primeira edição), Samurai X (primeira edição) e Inu-Yasha. Mas nem por isso deixa de ser uma ótima recomendação de leitura.

Se você ainda não conhece a história, ou ainda não leu o mangá, vale a pena! Ele ainda pode ser encontrado em lojas de revendas especializadas ou em alguns sebos.

 …

2 – EVANGELION

mangás - evangelion

Um dos mangás que mais repercutiu no mundo, Neon Genesis Evangelion foi criada em 1995 por Hideaki Anno e Yoshiyuki Sadamoto. Sua história é bem elaborada, trabalha bastante com a personalidade dos personagens, principalmente seus relacionamentos interpessoais, traumas do passado e seus conflitos psicológicos.

A trama se passa em torno de Shinji Ikari, um adolescente que tem a habilidade de controlar seres gigantes chamados Unidades Evangelion (EVAs) e que trabalha para uma organização chamada NERV. A premissa inicial da história é eles tentando derrotar umas criaturas chamadas “Anjos” e assim evitar, o que eles chamam de “Terceiro Impacto” que pode destruir o que sobrou da Terra.

Evangelion possui um anime, feito em 26 episódios e 4 mangás com histórias diferentes (Neon Genesis Evangelion, Neon Genesis Evangelion: The Iron Maiden 2nd, Neon Genesis Evangelion: Academic Record of Heaven’s Descent, e, Neon Genesis Evangelion: Shinji Ikari Raising Project). No Brasil inicialmente foi lançado pela editora Conrad, atualmente os direitos autorais estão com a JBC. A história ainda conta com vários filmes, que ampliam ainda mais a visão do enredo e de como certas ações dos personagens levam a decisões e escolhas durante todo o percurso, ou seja, a história possui um certa nível de complexidade (ou pura enrolação na visão de algumas pessoas), mas vale muito a pena ser lido até para tirar suas próprias conclusões se a história é tudo o que falam mesmo ou apenas tenta pagar de inteligente.

O mangá original e a série The Iron Maiden 2nd já foram publicados no Brasil, e você pode encontrar em lojas especializadas em vendas de quadrinhos, sebos e através da internet em alguns sites de compras.

 …

3 – X 1999

mangás - X 1999

Com o “bafafá” do fim do mundo que gerou na virada do século, milênio e década, a CLAMP aproveitou o tema para a sua obra, X-1999.

A história passa em torno de um personagem principal, Kamui. Ele tem o “poder de escolher” se deve ou não destruir a Terra. Fato é que suas escolhas acarretam em consequências opostas, se ele escolher defender algo ruim acontecerá também. Na história ainda conta com os dragões da Terra (sete anjos) – querem a destruição da Terra, e os dragões do Céu (sete selos) – que tentam proteger os pilares da Terra.

No anime de 24 episódios e no mangá de 18 volumes as histórias são um tanto quanto diferentes. Mas acreditem se quiser, o mangá ainda não teve um fim. Estranho? Pois é, segundo a CLAMP a história ainda será concluída, e sim, terá um final diferente do anime. Chega até a ser instigante, mas a história de X 1999 foi paralisada devido a “problemas sociais” no Japão, acreditem ou não, mas haviam japoneses que se mataram depois de ler a história da CLAMP (pasmo, não?). A história ainda conta com um OVA e um filme (que por sinal é bem violento).

X-1999 tem uma história interessante e vale a pena conhecer. No Brasil a história foi lançada pela JBC e pode ser encontrada em algumas lojas e sites.

 …

4 – EDEN: UM MUNDO INFINITO

mangas - eden

O ano é 2086 e um vírus descoberto em 2060 na África já havia devastado cerca de 15% da população mundial, os que não morreram sofrem com as mutilações e desfigurações que foram causadas.

ÉDEN trás a história do homem tentando sobreviver a esse mundo apocalíptico e com uma civilização que se tornou muito hostil. Sua narrativa envolve os dramas vividos, o esforço físico causado, e também faz inúmeras referências ao passado desde quando o vírus começou a matar todo mundo.

O mangá é de Hiroki Endo e tem 18 volumes, no Brasil seriam 36, mas infelizmente ele foi cancelado na edição 23 devido as baixas vendas. É um mangá com uma história envolvente e muito adulta, tem uma visão futurista interessante e caótica sobre um desastre causado por vírus que mudou totalmente a maneira das pessoas enxergarem o mundo.

As edições publicadas ainda podem ser encontradas em lojas especializadas, ou então você pode dar uma pesquisadinha na internet e encontrar a versão em Japonês (caso você entenda japonês) ou a versão americana que tem o título de “Eden: It’s an Endless World!

 …

5 – TRIGUN

mangás - trigun

Em Trigun o mundo entrou em colapso após muitas guerras e mudanças climáticas, na época em que a história se passo um dos meios mais eficientes de se levar a vida e ganhar dinheiro é sendo capturando bandidos procurados.

Vash, o protagonista, vive em meio a um mundo desértico, onde quem manda é o melhor do gatilho. Como as condições de sobrevivência desse mundo são precárias, muitos procuram o lado da bandidagem, ou fazendo saques, por isso a história é repleta de assassinos, pistoleiros, mercadores, e caçadores de recompensas.

Cercado por uma atmosfera que lembra muito os cenários de velho oeste, Vash The Stampede é um pistoleiro que perambula de cidade em cidade, e por onde ele passa sempre há uma grande devastação, por isso seu nome é muito temido e sua recompensa já vale 60 bilhões.

Tanto o anime, quanto ao mangá já passaram pelo Brasil. O mangá foi lançado pela editora Panini, e o anime deu suas caras pelo Cartoon Network. A história de Trigun é bem criativa, apesar de ter algumas cenas violentas, trás sempre pontas de humor e descontração, tanto é que os personagens são atrapalhados e brigões.

Assim como todos os outros mangás citadas, ele pode ser entrado em comic shops, em lojas online e em sebos espalhados pelo Brasil.


Imagine se o mundo que você conhece simplesmente, de uma […]

15 thoughts on “TOP 5 – mangás em mundos apocalípticos”

  1. Trigun e Evangelion nem preciso mencionar, pq são perfeitos. Agora Gunnm graças a deus consegui completar a coleção, X-1999 e Eden que são sensacionais tb infelizmente está incompleta e espero que algum dia posso ter até o fim.

  2. Faltou Hokuto no Ken. Desses, eu fiquei interessado em Gunnm e Eden. Mas acho que não compraria nenhum dos dois, pelo simples fato de serem meio-tankohon.

  3. Hum, eu não tenho certeza, mas a história que ouvi sobre a paralização de X1999 é que na época o Japão estava passando por terremotos muito tensos, e devido à relação da história do mangá com catástrofes naturais eles tiveram que entrar em hiato (eterno).

  4. O chato é que listaram apenas títulos da velha-guarda! Hahah! Seria legal se houvesse um mangá/anime revelação pro ano que vem! >_<

  5. Eu já lí todos daí e se fosse pra escolher o TOP 1 seria TRIGUN, pois o mangá mostra idéias de um mundo já devastado e o que restou para os sobreviventes! – Vash carrega a culpa do seu irmão (Knives) pela destruição de 3/4 da Terra causado pelas Naves espaciais do Governo (Que só não houve a destruição total devido a Tutora de Vash e Knives ter cancelado parte do ataque) –

  6. Evangelion e meu Anime preferido não tenho que falar,e sempre me indicam esse Trigun disseram ser uma obra incrível mas me falta tempo pra lê ou assistir

  7. Eu realmente não sou desse estilo de mangá. Daí, só vi Evangelion e foi o anime ainda. Apesar de eu realmente odiar animes ou mangás sem finais, Evangelion me atraiu. Na minha visão Evangelion só ficou polêmico nessa de ‘É genial ou é finge ser inteligente?’ porque não teve um final de fato. Jogou tantas coisas e nada se resolveu. Por outro lado, é uma obra que criou um mundo fantástico que gera discussões muitas boas entre os fãs. Isso é admirável.

    Eu tenho certeza que todos os cinco da lista são ótimos, só que realmente é difícil temas que com certeza envolveram iluminismo me atraírem (Cyberpunk, Steampunk, apocalípticos, científicos…) … Até hoje não assiste nem Ghost in the Sheel e nem Lain T-T (Algum deles é pós apocalíptico?).

    Não sei se eu deveria citar, mas como menção de honra vá lá neh. Tengen Toppa Gurren Lagann é pós apocalíptico e é genial. Um dos melhores animes que já assiste.

  8. De todos os 5 títulos citados o único q tenho conhecimento é x-1999(anime), e realmente devo concordar q o enredo é bastante interessante, porém n acho q tenha tido um clima tão tenso de fim do mundo ou pelo menos n o que eu esperava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *