Festival do Japão 2013 – Tecnologia e Modernidade

img_festivaljapao2013_0003_Layer-5_v2

O Festival do Japão chegou esse ano a sua 16° edição com muitas atrações, um grande público e mostrando a pluralidade da cultura japonesa.

Realizado pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN) o evento aconteceu novamente no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo e atraiu muitas pessoas em seus três dias de funcionamento (19, 20 e 21 de Julho).

Esse ano entre as principais atrações tiveram: a praça gastronômica (com comida de 47 províncias japonesas), o palco principal (com shows de 50 grupos artísticos relacionados à dança, música e artes), a praça cultural (com exposição de ikebana e workshops de cultura japonesa) e a aguardada final do WCS (o principal concurso de cosplay brasileiro).

img_festivaljapao2013_0007_Layer 1

img_festivaljapao2013_0005_Layer 3

As qualidades do evento são muitas, a começar pela fácil localização, chegar ao Centro de Exposições era muito fácil tanto de carro quanto de metrô. E para quem fosse de metrô e não quisesse andar mais 10 minutinhos ainda era possível pegar um ônibus GRATUITO que deixava as pessoas na entrada do evento. Ao chegar ao evento às filas existiam como em todos os anos anteriores, mas eram rápidas e o ingresso para entrar custava somente 10 reais.

Dentro do evento o principal destaque ficou novamente com a parte gastronômica, não tem como ir lá e não querer provar todas as comidas possíveis até não aguentar mais. O preço dos pratos variava de 5 a 20 reais e eram todos muito bem servidos. Mas a comida não era a única atração e quem andava pelo evento pode desfrutar de shows bem legais como o da cantora Tsubasa (que ficou famosa aqui no Brasil ao cantar músicas em português na internet), apresentações de Bom Odori que colocaram o publica para dançar e a área Akiba Space mais ligada à cultura pop onde era possível jogar games, comprar mangás e ouvir animesongs. E como o tema do evento era “Tecnologia e Modernidade” esse ano também teve exposição de carros elétricos, final de campeonato de robótica e muitas empresas ligadas a tecnologia.

img_festivaljapao2013_0006_Layer 2

Além de todas as atrações normais do festival ao final do dia aconteciam alguns concursos importantes, no sábado a principal atração foi o Miss Nikkey que elegeu a mais bela nipo-brasileira e foi vencido pela jovem Patricia Yumi Nagata de 22 anos. No domingo tivemos a emocionante final do World Cosplay Summit (WCS) que pela terceira vez foi conquistado pelos irmãos Maurício e Mônica Somenzari que disputarão agora a final mundial na cidade de Nagoya no Japão.

Vencedoras Miss Nikkey

img_festivaljapao2013_0000_Layer 8

Apresentação dos vencedores WCS

O melhor do festival do Japão é que ao contrario de outros eventos ligados à cultura japonesa ele não tenta explorar ela por apenas um aspecto e isso fica visível pelo publico que também é muito variado e bem mais família, andando pelo evento era comum passar por pais, mães, filhos, avós todos juntos andando e curtindo as atrações do dia.

Para os fãs de animes, mangás e games o evento é bem mais fraco que um Anime Friends, por exemplo, mas era possível ver alguns cosplayers (principalmente no dia da final do WCS) e o espaço Akiba Space estava bem bonito e com vários jogos para entreter o publico. Gosto de frisar isso porque já vi pessoas que foram ao evento pensando que encontrariam bem mais coisas relacionadas a animes e esse não é o caso.

É um evento que gosto bastante e por isso faço questão de recomendar ele a todo mundo que gosta de verdade da cultura japonesa. Ano que vem tem mais!

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

O Festival do Japão chegou esse ano a sua 16° […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *