Análise de tribo urbana: Manba

Quando o movimento das Gonguro se extinguiram em meados de 2001, as pessoas acharam que as garotas que frequentam Shibuya voltariam à sanidade. Não foi bem isso o que aconteceu…

“Eu tento vê-las como garotas normais, mas elas são muito sujas” disse o editor de um jornal local – “Não sei se é porque elas não tem ido para casa, ou se não tem tomado banho.”

Gastando todo o dinheiro que possuem em danceterias, karaoke, bichinhos de pelúcia e stickers, algumas dessas garotas preferem não voltar pra casa. Elas acabam morando nas ruas e dispensando os hábitos básicos de higiene. Gastar todo o seu tempo e dinheiro com essas coisas as tornam párias da sociedade. Essas garotas chamam a si mesmas de Ogals. A letra  “O” deriva do kanji que significa “sujo”. Ao adicionar a letra “O” em uma palavra japonesa, seu significado se torna dúbio, podendo ser “sujo” ou “fofo”. As Ogals acreditam que são as duas coisas.

De qualquer maneira, o estilo de vida das Ogals inspiraram uma tribo que existe até os dias atuais, dedicada a se socializar e festejar sem parar: as Manba.


As Manba compartilham algumas características com suas irmãs Gonguro, como a pele escuro e roupas sexy. Mas existem algumas diferenças. As Manba preferem sandálias e sapatos às plataformas e também não bronzeam tanto a pele artificialmente por conta do risco de câncer de pele. Ao invés disso, preferem escurecer a pele com base. As Manba também gostam de extensões de cabelos, acessórios fofos e adesivos para colar no rosto. Além disso, são obcecadas com música, no caso Para Para dancing e trance.

Em meados de 2005, um outro tipo de comportamento estourou: as garotas começaram a se marcar encontros através de fóruns na internet. Esses grupos, compostos apenas por garotas ficaram conhecidos como Gal Circles ou Galsa, De acordo com o jornal Shibuya Keizai, 90% das garotas que vinham para Shibuya pertenciam à um Gal Circle e usavam a Center Street como base de operações. Centenas de grupos se agrupavam nessa rua, e cada grupo possuía cerca de 20 a 30 membros.

Angeleek, o maior Gal Circle de todos em atividade atualmente foi criado em 2001 (mas com forte influência Gonguro) tem até regras oficiais para os membros:

1 – Você deve ir à um salão de bronzeamento 4x por semana.
2 – Você deve ser forte e maliciosa.
3 – Sua pele deve ser tão negra a ponto de ser impossível te distinguir em uma danceteria.
4 – Amar apenas a Angeleek.
5 – Seja educada.
6 – Suas partes íntimas não devem feder.
7 – Seja divertida e torne o ambiente agradável.
8 – Sempre tenha sake em sua mão direita.
9 – Saber dancar o Para Para.
10 – Se parecer com um gorila.

 

Fonte: livro Japanese Schoolgirl Inferno

Quando o movimento das Gonguro se extinguiram em meados de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *