Animes da temporada de Primavera 2012 no Japão – Nossas apostas!

E chegou aquele aguardado momento de falar dos animes da próxima temporada. A da primavera é uma das mais esperadas e dessa vez realmente temos vários aspirantes a melhor anime do ano.

Ao todo nos próximos meses serão exibidos 44 animes, além de vários filmes e OVAs sendo os principais destaques o anime musical Sakamichi no Apollon e a comédia Medaka Box.

Confira abaixo a lista que fizemos com as obras que consideramos as mais interessantes nesse mar grandioso de lançamentos que está chegando:

 


Sakamichi no Apollon [drama, música]

Aguardo ansiosamente essa mais nova aposta do bloco Noitamina, afinal, ela é a volta de Shinichiro Watanabe (Cowboy Bebop) a direção de um anime depois de muito tempo e dessa vez explorando algo que ele gosta muito que é a música, mais precisamente o Jazz.

Outro ponto positivo é que se trata de um Josei, um estilo de mangá voltado a mulheres adultas, mas que tem agradado muito marmanjo por ai (eu incluso) justamente por abordar histórias de maneira mais humana e com foco nas relações entre pessoas, os personagens são a “chave principal” dessas histórias e muitos dos melhores animes dos últimos anos são Joseis.

É um anime que dificilmente dará errado já que a equipe envolvida é muito competente e a obra é adaptação de um mangá também muito competente que recebeu alguns prêmios incluindo o 57° Shogakukan Manga Award.

Sinopse: A história se passa na cidade de Kyushu no verão de 1966, nesse período o jovem Kaoru Nishimi se muda para a cidade e sua vida muda ao conhecer o encrenqueiro Sentarou Kawabuchi que desperta nele o amor pelo Jazz. Juntos eles aprenderam o real significado da palavra amizade e, claro, se divertirão muito ao som de boas músicas.

Número de episódios: 11 episódios
Data de estréia: 12/04/2012
Produção: Mappa/Tezuka Productions
Direção: Shinichiro Watanabe
Roteiro: Ayako Katoh/Yuuko Kakihara
Character Design: Noburetu Yuki
Tema de abertura: “Sakamichi no Melody”– YUKI

 


ZETMAN [ação, ficção científica]

É o anime com mais hype dessa temporada por ser a adaptação de um mangá bem popular da editora Shueisha e por seu autor o mangaká Masakazu Katsura ser muito elogiado, já que possui vários sucessos publicados como, por exemplo, DNA ² e Video Girl Ai.

Sem dúvida é a principal aposta para quem gosta de ação e histórias grandiosas com muitas conspirações e grandes ameaças globais. O visual também tem sido muito elogiado ao apresentar personagens bem fiéis ao mangá e com uma arte mais “dark”. O perigo está apenas na maneira como a produção abordará a trama de Zetman, já que o anime terá poucos episódios e provavelmente muita coisa deve ser condensada e/ou cortada.

Para essa difícil missão de tornar um mangá tão conceituado em um anime de mesmo nível foram chamados o diretor Osamu Nabeshima e o roteirista Atsuhiro Tomioka. Os dois têm experiências em suas funções e já trabalharam em diversos outros sucessos como Samurai 7, Detetive Conan e Chrono Crusade só para citar alguns.

Sinopse: Acompanhamos a história de Jin um garoto que descobre após a morte de seu avô que na verdade fez parte de uma experiência genética ainda quando criança que o transforma em um ser sobre-humano. Agora ele precisará lutar para proteger a humanidade dos ataques da Corporação Amagi que está desenvolvendo outros experimentos bizarros.

Número de episódios: 12 episódios
Data de estréia: 02/04/2012
Produção: TMS Entertainment
Direção: Osamu Nabeshima
Roteiro: Atsuhiro Tomioka
Character Design: Hirotoshi Takaya
Tema de abertura: “dots and lines” – You Hitoto & Mummy-D
Tema de encerramento: “Tomeru” – You Hitoto

 


Medaka Box [comédia, aventura]

Possivelmente o anime com mais chances de se tornar um sucesso, primeiro porque é a adaptação de um mangá cômico da Shonen Jump, segundo porque o autor é o elogiado NisiOisin (criador de Bakemonogatari, Nisimonogatari, Katanagatari) e terceiro porque a produção é da famosa GAINAX com direção de Shouji Saeki que fez FLCL.

Estou apostando bastante nessa comédia, já que faz um tempo que não assisto um anime divertido de verdade, os últimos lançamentos cômicos ficaram devendo, quem sabe Medaka Box não se torne um novo clássico das comédias, é difícil, mas com essa galera de qualidade envolvida não é impossível de acontecer.

Sinopse: Kurokami Medaka é eleita presidente do conselho estudantil do colégio Hakoniwa Academy com 98% dos votos. Após isso ela cria uma caixa, apelidada de Medaka Box, para os alunos deixaram suas sugestões do que pode ser melhorado na escola ou para eles pedirem ajuda com algum problema que estão tendo. A partir disso Medaka começa a ir atrás de outros membros para o conselho e juntos eles se envolverão em diversas situações piradas afim de ajudar a melhorar o colégio em que estudam.

Número de episódios: 45 episódios
Data de estréia: 04/04/2012
Produção: GAINAX
Direção: Shouji Saeki
Character Design: Ikuo Kuwana
Tema de abertura: “HAPPY CRAZY BOX” – Minami Kuribayashi
Tema de encerramento: “Ohanabatake ni Tsuretette” – Aki Toyosaki

 


Eureka Seven Ao [aventura, mecha]

Continuação do aclamado anime Eureka Seven, ou seja, todos que já assistiram a série original com certeza possuem altas expectativas para essa sequência. Ainda mais sabendo que a direção e a direção de arte estão novamente nas mãos de Tomoki Kyoda e Kazuo Nagai respectivamente.

Pensando justamente nessa expectativa o BONES está investindo pesado no sucesso de Eureka Seven Ao após um ano de altos e baixos como foi o de 2011 para o estúdio. Nada como começar um ano novo com uma franquia já estabelecida e caminhando para um novo arco de histórias, agora com novos protagonistas. Só é importante frisar que esse novo anime vai se passar muitos anos após o original, então alguns elementos da série clássica estarão de volta, mas agora repaginados.

Eu acredito que se trama tiver pelos menos metade da qualidade que era a de Eureka Seven e se os personagens conseguirem ter o carisma de Eureka e de Renton sem dúvida teremos mais um sucesso para o currículo do Bones, o difícil realmente vai ser atingir essas expectativas dos fãs.

Sinopse: Ao Fukai é um garoto de 13 anos que vive tranquilamente em uma ilha de Okinawa com seu avô após a morte de seu pai e o desaparecimento de sua mãe. Tudo vai bem até que uma organização chamada “Secret” decide atacar sua ilha, tentando protege-la o jovem acaba ativando o robô Nirvash e isso irá mudar completamente sua vida.

Número de episódios: Indefinido
Data de estréia: 12/04/2012
Produção: BONES
Direção: Tomoki Kyoda
Character Design: Hiroyuki Oda
Tema de abertura: “Escape” – Hemenway
Tema de encerramento: “Stand by me” – Stereopony

 


Uchuu Kyoudai [drama, ficção científica]

Parece que está na moda explorar uma franquia a exaustão em um curto período de tempo e é isso que está para acontecer com o premiado mangá Uchuu Kyoudai. Após vencer o Kodansha Manga Award e Shogakukan Manga Awards a obra está sendo adaptada para anime e para um filme live-action que também sai ainda esse ano.

Claro que a série tem méritos para isso, todos que já leram o mangá (ainda em publicação) elogiam a história que é uma mescla de drama entre irmãos e ficção científica sobre viagens espaciais.

O estúdio A-1 Pictures (AnoHana, Fullmetal Alchemist: Brotherhood) deixou a adaptação nas mãos do diretor Ayumu Watanabe que até então não tinha muitos trabalhos expressivos, não pelo menos com produções de temática mais adulta. A grande incógnita é saber se ele dará conta do recado e conseguirá trabalhar com a boa história do mangá em apenas 12 episódios.

Sinopse: Mutta e Hibino são dois irmãos que após avistarem um UFO decidem virar astronautas quando se tornarem adultos, o problema é que apenas um deles consegue realizar esse sonho. Após muitos anos se passarem Mutta, que está desempregado, recebe uma ligação que o abala e com isso passa a correr novamente atrás de seu sonho de ser astronauta.

Número de episódios: 12
Data de estréia: 01/04/2012
Produção: A-1 Pictures
Direção: Ayumu Watanabe
Character Design: Koji Yabuno
Tema de abertura: “Feel so Moon” – UNICORN

 


Tsuritama [slice of life]

Mais uma produção da A-1 Pictures (o braço de animação da Sony) e mais um anime para o bloco Noitamina. Admito que seja uma aposta bem arriscada já que é uma produção peculiar que vai abordar as aventuras de quatro rapazes enquanto eles vão pescar.

Mas vindo do diretor Kenji Nakamura (C – The Money and Soul of Possibility, Kūchū Buranko) podemos esperar muito mais dessa história, principalmente no que se diz respeito à parte conceitual do desenvolvimento do anime, todos os seus últimos trabalhos possuem elementos bem interessantes e que fogem das histórias padrões do mercado, ele é um diretor que consegue ser bem autoral.

O design de personagens também está muito bom e é do competente Atsuya Uki que exerceu essa mesma função no filme Cencoroll e agora está tendo sua segunda oportunidade em uma produção grande. É um anime para se ficar de olho!

Sinopse: Yuki é um estudante colegial que não tem amigos e se comunica apenas pelo telefone celular, ele mora em Enoshima uma cidade onde o velho e o novo coexistem em harmonia. Um belo dia ele acaba saindo para pescar junto com outros três garotos estranhos (após um deles o convencer disso). Enquanto pescam os garotos não imaginam que vão se envolver em uma aventura épica, mas é justamente pescando que tudo começa.

Número de episódios: 11 episódios
Data de estréia: 12/04/2012
Produção: A-1 Pictures
Direção: Kenji Nakamura
Character Design: Atsuya Uki
Tema de abertura: “Tsurezure Monochrome” – FUJIFABRIC

Outros animes dessa temporada que você deveria acompanhar:

Kuroko no Basuke | Hyouka | Ozuma | Jormungand | Shining Hearts ~Shiawase no Pan~ | Saint Seiya Omega | Fate/Zero 2nd

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

E chegou aquele aguardado momento de falar dos animes da […]

12 thoughts on “Animes da temporada de Primavera 2012 no Japão – Nossas apostas!”

  1. @Wagner
    Agradeço a resposta e as dicas. Torço para que tenham episódios suficientes para chegar e adaptar a saga com o Kumagawa Misogi, pois na minha opinião ele é o melhor personagem de Medaka Box.

  2. @ Wagner

    Nunca assistiu Gintama ?
    que isso cara !!!!
    Sket Dance é foda !!!!
    e vc ñ curtiu ???

    O bom que o universo mangá/ anime tem para todos os estilos…

    1. @thoty
      Nunca assisti, só conheço de fama.
      Tenho problemas em acompanhar animes longos, tento evitar ao máximo de ver.

      E sim, tem animes/mangás para todos os gostos!

  3. Sket Dance eu assisto mais pelos personagens e historia [quando tem] que pelo Humor [que alterna entre hilario e +-]… mas pow GINTAMA tava hilário esse ano… pena que vai entrar em outra pausa.

    falaram relativamente bem do nonsense de Milky Holmes [não vi], e “NichiBros” deu boas risadas

    1. @Henrique Kaza
      Então Gintama nunca assisti, a galera elogia bastante um dia ainda pego para ver. Sket Dance não curti e “NichiBros” (bom apelido por sinal) eu acho inconsistente, tem esquetes engraçadas e esquetes totalmente sem graça.

  4. Humor japa é muito forçado… u.u… Um dos poucos animes que eu consegui rir foi um que o Wagner me mostrou faz poco tempo… O… Azumanga Daioh… De resto nunca gostei de anime de comédia, ou pelo menos não acho graça em nada e acho meio que idiota….

  5. Lista tosca pq não tem LUPIN III, goddammit.
    hhehehehehe
    (mas agora falando sério: Zetman, Apollon e Uchuu Kyodai parecem legais… mas, como fã de Sket Dance, fiquei triste q as últimas comédias não tenham te agradado.)

    1. @Kitsune
      Hahahahaha e não ligue para essa minha critica as comédias, é difícil um anime cômico me fazer rir mesmo. O humor japa não funciona tanto comigo.

  6. Ótimas apostas, acredito que será isso mesmo para essa temporada, assistirei a todos os mencionados, com exceção de Eureka Seven, cujo primeiro anime eu não assisti..
    Na maior expectativa por Sakamichi no Apollon, gostaria de ver uma ótima adaptação de Medaka Box, quero ver o que o KyoAni fará em Hyouka e pena por Zetman..
    *PS: Eu só gostaria de saber onde você conseguiu as informações de episódios, como Uchuu Kyoudai tendo apenas 12 episódios e Medaka Box com 45 episódios (Fiquei surpreso com esses números de episódios)

    1. @redhuke

      Primeiro obrigado!
      Então eu pesquiso em diversos sites e tento ver em quais as datas batem, mas os principais lugares são principalmente Wikipédia, ANN e os sites oficiais dos animes (alguns entregam os números de episódios).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *