Análise – mangá Aventuras de Menino

Aventuras de Menino foi um dos melhores lançamentos nas bancas brasileiras em 2011. Sem dúvida uma grata surpresa de fim de ano em um mercado bastante previsível, onde nenhuma editora tenta ousar muito. Mas será que obra de Mitsuru Adachi consegue fugir do óbvio?

O mangá lançado pela L&PM Pocket é uma obra despojada, que consegue aborda de maneira convincente as inseguras do mundo adulto e a ingenuidade da infância. Adachi possui a fama de transitar bem entre os estilos e nesse seu trabalho em questão esse diferencial narrativo ficou bem evidente.

Histórias diferentes, melancolia parecida

Ao longo das 7 histórias apresentadas somos levados a uma viagem existencial, que consegue retratar com clareza o que as pessoas se tornam, quais são as engrenagens que as transformam no que acabam vindo a ser na fase adulta e em como elas poderiam melhorar suas vidas, caso erros do passado pudessem ser alterados.

Todos os personagens principais possuem alguma pendência mal resolvida no passado e aos voltarem as suas origens devido a motivos diversos (cada personagem tem uma circunstância que o leva a revisitar o passado), eles acabam encontrado suas redenções ou pelo menos idealizando elas, já que o autor nunca deixa claro o que esta acontecendo mesmo e o que pode ser só imaginação.

Visual rebuscado

O tom leve da narrativa ajuda muito a leitura que flui bem do início ao fim. Também ajuda no dinamismo das cenas o uso de quadros em diagonais, algo que eu poucas vezes vi ser bem aplicado em mangás. No quesito desenho ele também não deixa a desejar, já que seu traço foge dos padrões atuais e remetem a um período mais clássico dos mangás (afinal o autor tem mais de 60 anos, é da velha guarda).

Uma editora que acertou

Gostei bastante dessa primeira investida da editora gaúcha L&PM no mercado de mangás. O trabalho deles é bem honesto, conseguiram entregar um produto com custo benefício aceitável e o formato pocket funcionou muito bem, penso até que outras editoras poderiam investir nesse formato.

O preço do mangá é de R$ 15 reais (216 páginas) e ele pode ser encontrado tanto em bancas quanto em livrarias.

Considerações Finais

Ao focar em um viés totalmente emocional o mangá consegue prender a atenção do leitor, que com certeza aos ler as histórias desses personagens irá parar para refletir sobre sua própria vida e na pendências que deixou no passado. Principalmente se você tiver entre 25 à 35 anos e ainda não entender bem seu lugar nesse mundão sem porteira. Afinal, todos nós temos angústias e nem sempre é fácil encará-las.

O bom é saber que Mitsuru Adachi chegou em grande estilo ao nosso país, espero que Aventuras de Menino tenha sido apenas a porta de entrada e que outros títulos do autor, até mais longos, cheguem ao país.

Ficha Técnica:

Nome Original: Boken-Shonen
Autor: Mitsuru Adachi
Editora: L&PM Pocket
Preço: R$15,00

Lista de Capítulos:
Capítulo 1 – Do outro lado da porta
Capítulo 2 – Perdidos na estrada
Capítulo 3 – Herói
Capítulo 4 – Um arco da cor do céu
Capítulo 5 – Mensagem enviada
Capítulo 6 – A escada do tempo
Capítulo 7 – Caderno de desenho

 

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

Aventuras de Menino foi um dos melhores lançamentos nas bancas […]

One thought on “Análise – mangá Aventuras de Menino”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *