Animes da temporada de Inverno no Japão – Nossas apostas!

E mais um temporada chegou, não é a mais aguardada pela maioria dos fãs, mas não deixa de ter seu charme também.

Alguns títulos esperados por muitos estão chegando nessa entressafra do final do ano passado para o começo de 2012, particularmente acredito que podemos ter algumas boas surpresas nessa temporada.  Ao todo serão exibidos 22 animes para TV, além de muitos OVAs e alguns filmes.

Os principais destaques ficam por conta do polêmico anime de Black Rock Shooter para o bloco Noitamina e a aguardada adaptação de Another. Agora chega de “blá, blá blá” e confira nossa opinião sobre as estreias mais relevantes (aos nossos olhos pelo menos):

 


Area no Kishi [esportes]

Tem tudo para agradar os fãs brasileiros, afinal trata de um tema que é paixão nacional em nosso país, o futebol! Outra qualidade dessa produção está no bom equilíbrio de sua história, mesmo sendo basicamente um shounen ela consegue ter uma carga emotiva muito forte. A gama de personagens é muito grande e diversificada também, tendo espaço para alívios cômico, personagens kawaii e encrenqueiros de plantão.

A parte visual apesar de básica demais não prejudica a obra e não deve incomodar quem gosta de um bom anime esportivo.  Nas outras partes técnicas o anime não possui um grande destaque, a maior referência está justamente no autor Hiroaki Igano (GetBackers) que além de escrever o mangá de Area no Kishi também está ajudando nos roteiros da versão animada.

A produção é da poderosa e pouco conhecida Shin-Ei Animation, que tem em seu leque de animações grandes sucessos da TV japonesa como Doraemon e Crayon Shin-chan.

Fugir da monotonia que algumas produções de futebol carregam em seu DNA é a palavra-chave para o anime ser uma grata surpresa nessa temporada.

Sinopse: A história gira em torno de Kakeru Aizawa, o irmão mais novo do camisa 10 da seleção sub-15 do Japão. O problema é que ele, além de não ser tão bom quanto o irmão, perdeu a confiança em jogar. Tudo muda após um terrível acontecimento e a partir disso o jovem Kakeru decidi ir em busca de seu sonho e participar do campeonato nacional.

Número de episódios: indefinido
Data de estréia: 07/01/2012
Produção: Shin-Ei Animation
Character Design: Hitomi Tsuruta
Tema de abertura: “Higher Ground” – SRS

 


Black Rock Shooter [fantasia]

Por ser considerado um anime que atinge o público “hardcore” muitos fãs estão criticando negativamente a decisão do Noitamina em passar esse tipo de produção em sua grade. Mas sejamos sinceros, polêmicas a parte é inegável a qualidade visual dessa nova adaptação de Black Rock Shooter.

A grande questão a meu ver será a abordagem que o estúdio Ordet irá dar para a história de sua popular personagem, todo mundo que conhece um pouco sobre BRS sabe que o forte de suas adaptações para anime e mangá nunca foram à história.

O que pode contar pontos a favor da série e finalmente resolver o problema de narrativa é a presença de Mari Okada no roteiro dos episódios, para quem não sabe em 2011 ela foi a responsável pelo roteiro do anime AnoHana que teve ótima aceitação de crítica e público.

Ainda na equipe criativa temos o competente ilustrador Huke e o compositor Ryo (da banda Supercell). A direção ficou por conta do pouco expressivo Shinobu Yoshioka que tem como grande trabalho em seu currículo justamente a direção do OVA de Black Rock Shooter.

Se BRS conseguir somar um roteiro aceitável a essa incrível arte e movimentação já mostrada nos trailers, temos um sucesso vindo por ai.

Sinopse: Duas meninas, dois mundos. Takanashi Yomi e Kuroi Mato se conhecem ainda pequenas no colégio e apesar dos fortes laços que criam uma com a outra, ambas ainda guardam segredos. Paralelo a isso, mas em outra dimensão duas meninas chamadas Black Rock Shooter e Dead Master travam uma batalha sangrenta sem fins justificados. Quais seriam as relações entre Yomi, Mato, Black Rock Shooter e Dead Master?

Número de episódios: 8
Data de estréia: 03/02/2012
Produção: Ordet | SANZIGEN Animation
Roteiro: Mari Okada
Character Design: huke
Tema de encerramento: “Bokura no Ashiato” – supercell

 


Brave 10 [ação]

Ação! O anime da temporada com mais possibilidade de ter muito disso é justamente Brave 10. Os bravos guerreiros da história devem botar tudo para quebrar em lutas épicas e muito agitadas.

A ambientação é outra coisa a se destacar, pelo que já pudemos ver está tudo muito fiel ao que se espera de um anime de época estilizado, temos roupas bacanas, cenários bonitos e grandiosos.

O diretor Kiyoko Sayama topou encarar a adaptação desse bom mangá seinen e trouxe para a equipe do anime os experientes Yukiko Ban (designer de personagens) e Mamiko Ikeda (compositor). Só não esperem um anime de qualidade absurda já que o Studio Sakimakura não é poderoso o suficiente para fazer um anime de nível “A” em termos técnicos.

Vai ser um sucesso se tiver muitas lutas, chega de Madokas e Ano Hanas da vida, queremos é porrada!

Sinopse: A história se passa no final do período Sengoku e segue os passos de Yukimura Sanada um homem que almeja reunir os 10 mais fortes guerreiros que encontrar para conseguir defender os cidadãos do temível shogum Tokugawa Ieyasu que tem usado ninjas para saquear o país.

Número de episódios: 12
Data de estréia: 07/01/2012
Produção: Studio Sakimakura
Character Design: Yukiko Ban
Tema de abertura: “Shōryō Hirai” – Daisuke Ono and Tetsuya Kakihara
Tema de encerramento: “En Otoko -adeosu-” – ADAPTER

 


Another [terror]

Nem só de histórias bonitinhas vive o homem e para esses momentos em que o desejo é ficar apreensivo e tomar um bom susto temos chegando a TV japonesa o anime Another.

Nessa adaptação do mangá de mesmo nome a ambientação sufocante e falta de respostas serão a força motriz da trama. É o tipo de produção que já vem preparada para o sucesso, é só encaixar uma trilha sonora de qualidade e assustadora que o resto a história já faz.

Vamos ver como diretor Tsutomu Mizushima se sai após ter dirigido o pouco empolgante anime Blood-C. É a chance de consertar a falta de clímax do seu anime anterior. Além dele a equipe ainda conta com roteiro de Ryou Higaki (Ghost in the Shell: Stand Alone Complex).

Animes de terror tem certa dificuldade em realmente assustarem as pessoas, muitas vezes porque faltam neles o que faz sucesso nos filmes de terror japoneses, o abuso da tensão psicológica. Espero que Another tenha isso!

Sinopse: O jovem Kouchi Sasakibara percebe ao transferir-se de escola que sua nova turma guarda um misterioso segredo. A verdade é que esse grupo de amigos tenta, após uma morte repentina, fazer de tudo para continuar acreditando que a amiga morta está viva. O mais estranho de tudo é que a jovem da sala de Kouchi parece possuir muitas semelhanças com a menina falecida.

Número de episódios: 12
Data de estréia: 09/01/2012
Produção: P.A. Works
Roteiro: Ryou Higaki
Character Design: Yuriko Ishii
Tema de abertura: “Kyoumu Densen” – ALI PROJECT
Tema de encerramento: “anamnesis” – Annabel

 


Thermae Romae [comédia, histórico]

Em meio a tantas obras com apelo mais popular o anime de Thermae Romae trás um sopro de qualidade para o bloco noitamina e para a animação japonesa em geral. Baseado em um elogiado mangá a produção pretende abordar de forma bem humorada as semelhanças e diferenças entre os costumes dos japoneses e dos romanos por banhos públicos em fontes termais.

Só é uma pena uma obra tão premiada (ganhou o Manga Taisho e Tezuka Osamu Cultural Prizes) estar sendo feita em Flash e com um orçamento tão baixo. Mais sorte teve a versão live-action do mangá que pelas cenas já divulgadas teve um orçamento bem mais robusto.

A verdade é que mesmo não tendo o devido tratamento que merecia a animação é uma das estreias mais interessantes da temporada e deve ser apreciada por todos.

Sinopse: Lucius é um arquiteto da romana antiga que ganha o poder de viajar no tempo e vai parar justamente no Japão dos dias atuais. E é justamente através dos banhos em grupo que o rapaz conseguirá perceber de forma nítida as diferentes culturas entre seu povo e os japoneses.

Número de episódios: 3
Data de estréia: 12/01/2012
Produção: DLE Inc.
Roteiro: Azuma Tani | Mamoru Nakano
Character Design: Toshimitsu Takechi
Tema de abertura: “Thermae Roman” – Chatmonchy

 


Daily Lives of High School Boys [slice of life, comédia]

De todos os animes da nossa lista esse é o mais estrelado, a produção é da sempre competente Sunrise e o time envolvido em sua produção incluem o diretor Shinji Takamatsu (School Rumble, Gintama) e o diretor de arte Kenichi Tajiri (filmes de Dr. Slump e Sailor Moon).

Vindo de uma equipe tão boa e com experiência em comédias é de se esperar que esse novo anime não decepcione e arranque muitas gargalhadas. Por outro lado a animação e a história não são das mais encantadoras, mas a diversão está justamente na simplicidade do universo (cheio de referências pop) criado pelo mangaká Yasunobu Yamauchi.

É só o diretor conseguir acertar na receita da transição do mangá para a TV que esse simples Slice of Life deve conquistar o coração de muitos fãs.

Sinopse: Um grupo de amigos, com personalidades bem opostas, que quando se juntam fazem as coisas mais bizarras que você possa imaginar.

Número de episódios: 12
Data de estréia: 09/01/2012
Produção: Sunrise
Character Design: Yoshinori Yumoto
Tema de abertura: “Shiny Tale” – Mix Speaker’s,Inc.
Tema de encerramento: “Ohisama” – Amesaki Annainin

Outros animes dessa temporada que você deveria acompanhar:

Nisemonogatari, Ano Natsu de Matteru, Mouretsu Pirates.

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

E mais um temporada chegou, não é a mais aguardada […]