Viagem ao Japão #1 – Escolhendo a estação do ano

Em 2009 eu e mais 3 amigos numa conferência via skype soltamos, “Por que não viajamos para o japão?” e todos responderam “Por que não?”.

A primeira pergunta que apareceu após isso foi “O que você quer ver no Japão?” e começamos a conversar sobre o que faziamos questão de ver. Porém percebemos que não poderiamos ver tudo o que queriamos por causa das estações do ano e começamos a discordar porque cada um queria uma ir em uma estação diferente.

E agora como definir isso?

Fácil, cada um tentou defender a sua estação:

Verão

Primeiro foi o meu amigo Rodrigo, ele mora nos EUAs e ele defendeu o verão. Como ele é fã de eventos de anime escolheu o verão porque um dos principais eventos de anime do mundo ocorre nessa época em Tóquio.

Outro ponto forte são as praias, algumas são quentes, algumas são de pedras ao invés de areia, temos as cigarras e é quando as escolas entram em férias. Em contra partida é a estação do ano que mais se parece com o Brasil e é a época das chuvas.

Quase todos os animes, filmes e novelas retratam essa época do ano, por exemplo, um anime que retrata bem o verão é o Azumanga Daioh.

Inverno

Segundo foi o meu amigo Malke, ele defendeu o inverno, afinal, o animal preferido dele é o macaco e ele queria ver uma atração turística do norte do Japão que é assistir os macacos brincando na neve. Poder ver neve e esquiar são um plus dessa época.

Outras coisas legais são que Japão fica enfeitado por causa do Natal e é a melhor estação para aproveitar os onsens (banheiros de fontes termais), um anime que mostra bem os onsens é o Love Hina, onde a casa é um hotel com fonte termal para meninas.

No invermo tem também o agradecimento do ano novo de manhã que o pessoal faz nos templos. Ter que aproveitar o Japão no frio intenso é um ponto negativo.

Primavera

Eu e minha amiga Andreia defendemos a primavera por ser a estação em que o Japão fica mais bonito, e o principal, é nessa época que acontecem as chuvas das sakuras (cerejeiras) que simbolizam o Japão. Durante uma semana as sakuras soltam as pétalas das flores e as pessoas fazem piquenique debaixo das àrvores comendo comidinhas, bebendo sakê e cantando karaokê.

Depois de algumas pesquisas decobrimos que a semana que acontece a chuva de sakura é meio aleatória devido a inconsistência climática do mundo. Seria muito arriscado preparar uma viagem pensando exclusivamente nisso.

Outono

O outono é outra estação em que o país fica bonito e é quando acontece a famosa feira de games Tokyo Game Show (sempre em Setembro).

Durante todo o ano tem os matsuris (festivais), mas eles são mais concentrado durante essa estação, para quem não sabe é nesses festivais que as meninas se vestem de kimono e vão assistir o hanabi (fogos de artifícios) aproveitando uma feira com brincadeiras. Cada matsuri tem um tema e suas peculiaridades!

E ai!? como foi a viagem!

Bom, antes de falar qual estação do ano que decidimos ir, pare e pense, qual estação do ano você gostaria de ver no Japão? Considerando que isso seria uma oportunidade única. Deixe seu comentário com sua estação escolhida e o porque ^_^ y.

Agora o que interessa, agradando a maioria e não a todos escolhemos o fim de Março e começo de Abril. Tentamos colocar exatamente a chuva de Sakuras no meio dos 20 dias de viagem. Sim, nós arriscamos. Quer saber se conseguimos ver as sakuras? Fique atento a continuação desse post!

Ah, e sim, meu amigo conseguiu ver os macacos.
No próximo capítulo, máquinas automáticas.
つづし

 

 

Algumas curiosidades que descobrimos enquanto pesquisavamos é que a neve em alguns lugares do Japão demora para derreter, chegando a ficar 9 meses do ano com neve e que a chuva de Sakura ocorre no início da Primavera.

Comparando populações:

Brasil: 190,732,694
Japão: 127.433.494
São Paulo: 11.244.369
Tóquio: 8 483 050
Menos de 0.58% da população do Brasil é asiática, mesmo assim a maior quantidade de decententes de japoneses fora do país fica no Brasil, concentrados no estado de São Paulo.

Em 2009 eu e mais 3 amigos numa conferência via […]