Análise parte 3 – Evangelion e seus personagens

No primeiro post dessa trilogia abordei a trama principal do anime e suas interpretações, no segundo foi a vez de falar dos filmes. Agora entenda um pouco sobre os personagens, suas motivações e seus problemas.

EVAs

Os EVAS são organismos biológicos humanóides artificiais (que possuem alma humana) construídos pela NERV com o intuito de combaterem os Angels. Possuem DNA baseado no humano, misturado com o DNA de um Anjo (Adão). Sua árvore genética possui organização 99,89% idêntica à dos humanos e só crianças compatíveis com eles, tendo uma alta sincronização, podem pilotá-los.

Ao todo na série somos apresentados ao EVA-00 Prototype (versão protótipo), EVA-01 Test type (versão teste), EVA-02-03-04 Production type (versões de produção), e aos EVA-05 ~13 Mass production type (versão de produção em massa).

 

NERV

É um órgão ligado à ONU, inicialmente chamada GEHIAN, tinha objetivos de construir um sistema de inteligência artificial e também desenvolver o Projeto Eva. Durante oito anos, toda a pesquisa se focou na construção desse sistema (MAGI) e só pôde ser concluída após muito tempo, simultaneamente com o evento do Segundo Impacto, quando passou a se chamar NERV, com supervisão técnica de Naoko Akagi e comando de operações por Gendo Ikari. O MAGI é composto por três núcleos: Melchor-1, Balthazar-2 e Casper-3 (nomes derivados dos Três Reis Magos do Oriente), onde cada um corresponde a uma parte de Naoko Akagi: a cientista, a mãe e a mulher. O computador controla as provas com os EVAs e indica a presença de Angels.

Existe uma grande influência na NERV de uma organização privada chamada SEELE, ela composta por doze membros de diferentes países e esconde a verdade sobre o Segundo Impacto e os Angels. O interesse maior dessa organização é na Complementação ou Instrumentalização Humana, assunto que abordarei mais adiante. A partir da evolução do Projeto Eva, é criada Rei Ayanami, uma criança clone feita a partir de restos de uma das pesquisadoras do inicial GEHIAN: Yui Ikari, esposa de Gendo Ikari. Após isso, Naoko descobre a partir de Rei que Gendo estava apenas a usando para atingir seu objetivo dentro da NERV, o que faz com que Naoko estrangule Rei e se suicide logo depois. Rei retorna, levantando o mistério a sua volta. Misato Kasuragi entra como comandante de operações e a seleção para os pilotos é feita por uma sub-organização da NERV, a Marduck. Assim foram escolhidos os três primeiros pilotos: Rei Anayami, Asuka Langley Shoryu e Shinji Ikari.

 

Shinji Ikari

Shinji é a terceira criança, piloto do Evangelion Unidade 01 e personagem principal. Sua mãe, Yui Ikari, era uma estudante de engenharia genética e posteriormente entrou no Laboratório de Evolução Artificial onde serviu de teste para Contato Experimental da Unidade 01 desaparecendo misteriosamente. Shinji presenciou o desaparecimento de sua mãe, mas por ser muito novo na época acaba não se lembrando quando mais velho. Logo após esse acontecimento, seu pai, Gendo Ikari (Gendo Rokubungi como nome de solteiro), abandona Shinji que acaba por morar com seu professor.

Por causa desse passado o personagem é introvertido, inseguro e tem grandes dificuldades de se aproximar das pessoas por medo da separação. Aos 14 anos, é convocado para ser o piloto do EVA-01 pelo seu pai e mesmo não gostando dele, aceita. Seu relacionamento com o pai é quase nulo e acaba tendo algo mais próximo a uma família com Misato Katsuragi com quem mora. Tem constantes conflitos psicológicos, uma personalidade submissa e aparenta ser fraco por fugir de seus próprios problemas, tem o perfil do herói trágico.

 

Rei Ayanami

Rei é a primeira criança, piloto do Evangelion Unidade 00 (protótipo). Tem uma personalidade extremamente misteriosa. Sempre muito quieta, não demonstra emoções, mas se comporta diferente em relação a Gendo Ikari, conversando e demonstrando afeto ao mesmo. Posteriormente descobre-se que Rei na realidade é um clone feito a partir dos restos de Yui Ikari (mãe de Shinji) e que existem diversos outros clones Rei que são usados para o desenvolvimento do dummy plug e possibilitam a reposição de Rei caso ela morra.

Sua alma deriva de Lilith (segundo Angel, que deu origem a humanidade). Na série aparecem três clones de Rei: a primeira, mais jovem, é estrangulada por Naoko Akagi após a cientista descobrir o que na realidade é Rei e que seus sentimentos foram apenas usados por Gendo Ikari para conseguir o que desejava. A segunda se sacrifica para salvar Shinji na batalha contra o 16º Angel; e a terceira é a que permanece depois desses acontecimentos. Perto do final da série, Ritsuko Akagi (filha de Naoko) destrói todos os clones restantes de Rei.

 

Asuka Langley Shoryu

Asuka é a segunda criança, piloto do Evangelion Unidade 02. Tem uma personalidade extrovertida e extremamente confiante, precisa que as pessoas constantemente reconheçam suas habilidades e por isso tem orgulho de pilotar o EVA-02. Muitas vezes chega a ser arrogante, mas essas características foram desenvolvidas como forma de defesa para esconder sua fragilidade causada por eventos passados, como ter presenciado o suicídio de sua mãe quando ainda muito nova. A partir desse acontecimento, Asuka decide que nunca mais irá precisar de alguém e viverá sozinha.

Mora com Shinji e Misato, sendo constantemente agressiva com ambos. É possível observar que a sua necessidade de atenção é muito forte, não admite que a superem em qualquer que seja o assunto. Com o decorrer da série, ela começa a se fragilizar e nem mesmo consegue mais sincronizar com o EVA-02, sendo posteriormente substituída.

 

Misato Kasuragi

Comandante de operações da NERV é responsável por todas as unidades Evangelion. No passado, foi salva por seu pai (apesar de não ter um relacionamento muito afetivo com ele) durante o Segundo Impacto. Depois desse evento ficou catatônica por muito tempo, mas posteriormente foi trabalhar na NERV com o objetivo de destruir todos os Angels, vingando assim a morte de seu pai. Normalmente é alegre, extrovertida e ativa, bebe constantemente e em casa é desorganizada e preguiçosa. Misato e Shinji têm conflitos muito parecidos e por isso acabam sendo bem próximos emocionalmente.

 

Kaji Ryogi

Kaji trabalha como um agente duplo, investiga a NERV a mando do governo e também trabalha para a NERV como inspetor especial. Calmo e alegre passa informações importantes a Misato, com quem se envolve de forma mais caliente.

 

Ritsuko Akagi

Cientista da NERV assume o posto de sua mãe, Naoko Akagi (criadora do supercomputador MAGI), após seu suicídio desencadeado por estrangular a primeira Rei. Fria e calculista, muitas vezes aparenta ter informações sobre a NERV e o Segundo Impacto que Misato desconhece.

 

Gendo Ikari

Pai de Shinji e comandante da NERV. Não demonstra afetividade pelo filho e é uma pessoa sem escrúpulos, faz o que for preciso para atingir seus objetivos. Trata as pessoas como bonecos sem valor real, por exemplo, mesmo vendo em Rei sua falecida esposa (Yui) e tendo uma proximidade com ela, não demonstra a mínima relutância ao se deparar com a possibilidade de sofrimento e morte dela.

Parte 1: Evangelion e a Instrumentalização Humana

Parte 2: Os filmes de Evangelion

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

No primeiro post dessa trilogia abordei a trama principal do […]

2 thoughts on “Análise parte 3 – Evangelion e seus personagens”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *