Análise parte 2 – Os filmes de Evangelion

A série Evangelion mostra no decorrer dos seus episódios a impotência de seus personagens perante os ataques dos angels e falta de conhecimento dos mesmos sobre os planos por trás de tudo que a NERV fazia.

O problema é que a maioria dos episódios mostrava isso de forma pouco convencional, em uma narrativa intensa, arrastada e cheia de nuances. Isso fez o final da série se tornar confuso para os olhos de muitos espectadores.

Para tentar elucidar mais a história que estava contando e, claro, por questões mercadológicas o anime se estendeu para dois filmes: Neon Genesis Evangelion: Death & Rebirth, e The End of Evangelion.

Death & Rebirth

O filme é dividido em Death (primeira parte) e Rebirth (última parte). Death (morte) é um resumo dos capítulos 1 ao 24 da série original com acréscimo de cenas, principalmente com enfoque nas aulas de violino tocadas pelas crianças (alusão a instrumentalização humana).

A parte Rebirth (renascimento) já começa com questões psicológicas de identidade do personagem principal Shinji, e a premissa da Instrumentalização Humana.

Após terem chegado ao ápice do desenvolvimento tecnológico com a série EVA, os comandantes da SEELE decidem iniciar o projeto que reunirá todos os humanos em um só corpo. A fala de Misato descreve com clareza os tópicos apresentados no começo da segunda parte:

Então os humanos, uma raça de entidade incompletas e defeituosas, chegou ao fim de seu potencial evolutivo. O Projeto de Instrumentalização vai prover a evolução das entidades independentes do homem em um único ser completo. E o comitê (SEELE) não vai usar a NERV ou Adão. Eles vão usar o EVA.

Após a decisão da SEELE de invadir a NERV e tomar os EVAs a força, o filme se torna frenético, com cenas de batalhas entre humanos e posteriormente o ataque de Asuka a série de EVAs internacionais na continuação The End of Evangelion.

The End of Evangelion

Neste filme há uma retrospectiva do filme anterior nos primeiros 25 minutos, com os principais fatos ocorridos. Percebe-se a pretensão de se lançar dois filmes por questão de lucro, pois caso as cenas irrelevantes fossem cortadas, os dois filmes teriam a duração de apenas um.

Passada a reprise, voltamos aos conflitos psicológicos vivenciados por Shinji e a tentativa da personagem Misato de convencê-lo a entrar no EVA. Com a recusa de Shinji a entrar, Asuka é obrigada a lutar sozinha contra os nove EVAs criados por outras nações, mas acaba morrendo. Esta cadeia de eventos faz com que a unidade EVA-01 seja ativada automaticamente. Shinji ao ver a unidade de Asuka destroçada entra em estado de loucura.

Um fato interessante revelado nesse filme é que as motivações de Gendo Ikari e da SEELE para a instrumentalização da humanidade são diferentes, enquanto ele deseja que a humanidade escolha seu caminho a SEELE quer a morte de todos e um recomeço imediato do mundo na forma de um ser evoluído e único.

Os nove EVAs dos outros países representam os Sephiras da Kabala e a captura da unidade EVA-01 somada à formação no céu do símbolo da Kabala fazem marcas de crucificação ficarem presentes no EVA-01 e no personagem principal, fazendo com que o mesmo se torne algo parecido com um messias para toda humanidade.

Logo na sequência a proteção maternal de Rei sobre Shinji (a alma da mãe de Shinji está em Rei) é visível ao depararmos com a negação de Rei aos pedidos de Gendo Ikari. A história termina com a decisão de Shinji sobre o futuro da humanidade, o final é aberto e gera diversas interpretações como já comentei no post anterior.

Atualmente o anime está sendo refeito através de uma quadrilogia de filmes, como eles estão seguindo um novo rumo não abordarei essa história aqui ainda, vamos esperar o novo final (mais um!).

Parte 1: Evangelion e a Instrumentalização Humana

Parte 3: Evangelion e seus personagens

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

A série Evangelion mostra no decorrer dos seus episódios a […]

4 thoughts on “Análise parte 2 – Os filmes de Evangelion”

  1. Ótimo resumo da série/filmes. Sempre é bom relembrar partes que me passam despercebido desse imenso (em nível de complexidade) anime. Se não fosse pedir muito, você sabe que legado Evangelion deixou no mercado de animes? Sempre ouvir dizer que ele foi um marco e mudou certas coisas, mas nunca achei detalhes sobre isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *