Análise – Kamisama Dolls

Quando peguei Kamisama Dolls, eu não sabia o que esperar. Comecei assim o texto de primeiras impressões. Em dois episódios, não dava pra ter a menor noção do que Kamisama Dolls tinha nas mangas. E já adianto, que as mangas estavam(e ainda estão) lotadas de coisas. Tentando evitar spoilers, mas passando minhas impressões até o final da série, escrevi essa análise, então, clica ali, e lê o resto.

Mas, começaremos do começo. A abertura é a minha favorita dessa temporada(e em muito tempo), e é daquele tipo de abertura que ganha cada vez mais sentido quando você vai indo mais fundo na série. Não tem como não vibrar quando você percebe os padrões dos Kakashis em seus Sekis, e isso não é algo que se perceba no começo da série, apesar de sempre estar lá.

O que me leva para a evolução da série. Nesse aspecto, dá pra perceber claramente no que o shounen difere do seinen, vendo que a trama se desenvolve mais lentamente, as personagens ganham espaço para se desenvolver em cenas que seriam consideradas “filler” em um shounen, mas que aqui, dão maior profundidade e algumas vezes fazem personagens crescerem. E sempre puxando mais informações sobre a vila Karakami, mas ao mesmo tempo levantando novas perguntas, uma distância dos Kakashis que é sistematicamente diminuída, mas mantida até o final do anime, e seus nomes de deuses(kamis) xintoístas, as histórias violentas trabalhadas de um jeito mais maduro e o principal: um número pequeno de cenas de lutas. Lógico, pequeno pra um anime focado nisso, mas as estruturas montadas para a história não estavam tão preocupadas com lutas de Kakashis.

Kakashis, que foram muito bem construídos, na minha humilde opinião. Davam a ideia visual de “mechas” orgânicos, mas ainda sim alienígenas para qualquer pessoa que não esperasse ver algo do tipo. Nomes com base no xintoísmo, que parecem fazer sentido com as origens e domínios das deidades correspondentes[baseado na minha pequena pesquisa sobre o assunto], explicações quasi-satisfatórias de manutenção, motivo de existência, relação com os Sekis, e efeitos que o Seki tem no Kakashi e vice-versa.

Porém, nem tudo foram flores, provavelmente a minha maior crítica é também do desenvolvimento de personagens; apesar do desenvolvimento da Utao e do Kirio[e a relação entre os dois] ter sido desenvolvida de maneira primorosa, o protagonista Kyouhei[isso é discutível] parece terminar onde começou. Pouco crescimento como personagem dele, e de todas as personagens mais velhas. No máximo passam da ignorância para o conhecimento, como no caso da Hibino, mas em geral, parecem estacionadas, apesar de isso fazer algum sentido já que essa primeira temporada parece mais um prelúdio.

Prelúdio para uma segunda temporada que já aparece no teaser do final do último episódio. 13 episódios para deixar a gente com gostinho de quero mais para uma segunda temporada, e que cumpriram perfeitamente seu papel. Essa temporada mostra a quê a série veio, constroi o mundo com Kakashis, vilas opressoras, famílias tradicionalistas que dominam as ditas vilas, tratados questionáveis por motivos desconhecidos, problemas mentais por conta de traumas ou poderes sobrenaturais, mas também amizade, família e amor. Coisa demais, que provavelmente tomaria tempo pra história, se ela tivesse de ser contada em apenas 13 episódios, por isso, acho justo essa primeira temporada ser “incompleta”.

Resumindo: história interessante, mistérios bem desenvolvidos, uma história paralela extremamente boa[Utao e Kirio], desenvolvimento de personagens bom para alguns e terrível para outros, ótima abertura, foco na história, e não nas lutas, mitologia própria interessante, cenas divertidas, contraste entre personagens, relacionamentos bem-explorados, mas com ênfase no passado, final que não é final.

No geral, acredito que Kamisama Dolls cumpriu seu papel, mostrou um ótimo seinen nessa temporada e criou uma expectativa alta pra próxima temporada. E você? O que achou dessa série, ou espera da próxima temporada?

Quando peguei Kamisama Dolls, eu não sabia o que esperar. […]

7 thoughts on “Análise – Kamisama Dolls”

  1. Muito mal feito, os personagens são rasos demais. Kamisama Dolls não é maduro, tenta parecer ser maduro, com personagens adultos, mas eles sempre se comportam de maneira imbecil, principalmente o Kyouhei, que não tem função nenhuma. A estória toda passa e ele não é peça fundamental em quase nenhum tipo de ação. Como se pode chamar isso de protagonista?

  2. Gostaria que houvesse uma nova temporada em anime (mas que seja até o fim), ou pelo menos espero poder ler o mangá que é muito bom. O mangá ainda está em andamento, mas os scans gringos estão muito lerdos pra traduzir.

  3. Um belo anime, uma boa historia, a parte qe nao gostei foi o final,nao tem continuaçao ainnda kkk
    entao gogo segundona,espero ancioso

  4. Achei o anime ótimo, em todos os sentidos, as cenas finais foram simplesmente IMPRESSIONANTES, há tempos não ficava um pouco eufórico ao assistir algumas partes… Creio que a segunda temporada vai ser ainda melhor, vai abordar a história mais interessante do anime, provavelmente haverá várias lutas e irá esclarecer bastante a história por trás disso. ;P

  5. @mab
    Fico feliz com isso, obrigado pelo comentário! Espero que goste do anime! =DD

    @Cleber Nishi
    Ah, mas esse era meio que a base do anime, é seinen, e não shonen, então vai ser bastante conversa mesmo xD Mas acho que na próxima temporada tem mais lutas, né?

  6. Eu naum curti essa 1ª temp, achei que os dois personagens principais ficaram muuuuito secundarios, o vilao e o mocinho não fazem nada alem de conversar um com o outro o tempo inteiro.

    Eh bom que arrumem isso na continuação….só as lutas foram legais!!!!!!

  7. olá!!eu ñ posso te dizer o que eu achei pq ainda ñ vi,mas que com o seu post me deu uma curiosidade danada isso deu!^^
    assim que der uma olhada passo aki pra te dar minha opinião!ótimo site parabéns!^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *