Top 5 – Mangás shōnen que tiveram péssimas adaptações para anime

Acredito que muitos concordem com a minha opinião de que mangás são bem melhores que suas adaptações para anime, acontece que em alguns casos isso é levado ao extremo e temos obras totalmente descaracterizadas. Resolvi então falar justamente de cinco animes que não fazem jus aos seus mangás.

Essa lista não pretende desvalorizar as produções em questão, o julgamento foi feito analisando principalmente a adaptação da história para uma produção audiovisual, alguns animes citados eu particularmente gosto, mas se comparado ao seu mangá ele acaba perdendo força e por isso considero uma adaptação ruim.

 

5 – Claymore

Típico anime com poucos episódios que tenta adaptar um mangá longo e que ainda está em produção no Japão. O que acontece é que a história sempre tem que ser encerrada abruptamente e um final alternativo é criado, muitas vezes deixando partes legais da história sem serem adaptadas.

No caso de Claymore o que vai contra o anime é que ele foi feito antes da história do mangá sofrer uma incrível reviravolta onde somos apresentados a real verdade sobre a organização e sobre o mundo onde as claymores habitam. A história melhora e empolga muitos mais depois dessas revelações. Outra coisa que me incomodou muito foi o design de personagens que está horrível e quase genérico. Sem contar que a luta mais esperada de toda a história acontece de forma corrida e sem graça no último episódio.

 

4 – Shaman King

O principal problema em Shaman King é que modificaram muito a história original (que na época ainda não tinha acabado no Japão) para fazê-la funcionar em apenas 64 episódios. Várias partes importantes da trama, como o passado dos personagens, suas motivações e novas formas de “over soul” foram simplesmente ignorados na adaptação para TV.

Para piorar o anime foi muito infantilizado, praticamente não tem violência nas lutas e alguns personagens polêmicos (como a Iron Maiden Jeanne) foram suavizados e tiveram pouco destaque na história.

Em Shama King o design de personagens também deixa a desejar e a animação é pobre, sem qualidade mesmo. Não posso esquecer de citar o final do anime, que é um lixo, mas até ai tudo bem porque o final do mangá é bem fraco também (o final verdadeiro, que saiu a alguns anos atrás).

 

3 – Soul Eater

Soul Eater é um caso sério, o anime só cobre o primeiro arco de histórias do mangá, que eu considero bom, mas o arco seguinte que é bem melhor não foi adaptado. As cenas de luta (apesar de muito bem feitas) não são emocionantes e possuem menos violência que as da obra original.

E o pior é que o anime tinha potencial, as músicas eram excelentes, o visual arrasador, mas esqueceram de um pequeno detalhe! NÃO É LEGAL QUANDO A PERSONAGEM PRINCIPAL VENCE O VILÃO COM UM SIMPLES SOCO NA CARA!

Entendo que o mangá estava vendendo bem, então eles queriam aproveitar isso com uma série animada, sem contar que animes ajudam os mangás a venderem muito mais, só que pelo menos os envolvidos na adaptação poderiam ter pensando em um final decente. Fullmetal Alchemist está ai para provar que mesmo uma obra inacabada pode sim ter um final legal em sua versão anime.

 

2 – Hunter X Hunter

Esse tem uma vantagem em relação aos outros, está para ganhar um remake e pode conseguir se redimir. Mas vamos ser francos a adaptação de Hunter x Hunter para a TV deixa muito a desejar.

É mais um anime na casa dos 60 episódios e mais uma grande decepção, estou começando a achar que o problema é com esse número. Em Hunter x Hunter vemos um começo muito lento na saga do exame hunter e depois a história acelera de uma maneira vertiginosa, não existe um equilíbrio narrativo. O que vem na cabeça quando me lembro desse anime é a saga sobre a família do Kilua que já é chata no mangá e consegue ficar ainda mais maçante na versão televisiva.

Também vai contra o anime as adaptações para OVA, são poucos episódios condensando sagas inteiras e essas OVAs possuem uma qualidade de animação tão ruinzinha quanto à do anime (isso porque teoricamente OVAs possuem qualidade melhor).

Como não poderia deixar de ser, esse anime também possui um final insatisfatório, até porque ele não tem final! Isso sim é respeito aos fãs.

 

1 – Samurai X

Eu o coloquei em primeiro por um simples motivo, a melhor saga e talvez um dos melhores arcos de história que já vi em um mangá não foi adaptado para a versão anime. Sim, estou falando da saga do Enishi onde vemos um Kenshin fragilizado e tendo que enfrentar seu maior medo – o seu passado.

Mas não é só isso, o anime e o mangá possuem várias diferenças, além dos fillers o anime criou personagens inexistentes no mangá (Ayame e Suzume) e modificou consideravelmente alguns acontecimentos da história, por exemplo, na versão animada todo vilão tem como objetivo conquistar o Japão enquanto no mangá essas motivações são diferenciadas e interessantes.

E como esquecer as sagas pós-Shishio que são extremamente fracas, só de lembrar que ao invés disso poderíamos ter tido a saga do Enishi já volta o sentimento de decepção em mim.

Mas ai vocês vão falar que existe uma adaptação para saga do Enishi em OVA! E eu vou falar para vocês nunca mais repetirem isso, porque essa OVA é ridícula, não se compara a versão mangá dessa saga jamais.

 

Agora eu gostaria saber de você leitor, quais mangás tiveram péssimas adaptações para anime na sua opinião?

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

Acredito que muitos concordem com a minha opinião de que […]

21 thoughts on “Top 5 – Mangás shōnen que tiveram péssimas adaptações para anime”

  1. Realmente eles acertaram, o remake de HXH foi incrível. Se existisse um hall da fama dos animes HXH estaria só pela Saga da Formigas Quimeras.

  2. Discordo de uma coisa….
    O remake de Hxh além da qualidade da animação ser foda, eles acertaram em tudo….
    Já SHaman King, eu curti o anime, apesar e n ter lido o mangá…e vou até dar uma sacada pra ver a diferença, mas a principio, mesmo que o mangá seja melhor, a nostalgia do anime é boa….

  3. Caras, olhem a data auhauh esse post é antigo, de 2011…Mas eu vou dizer que o remake ta bem melhor, mas ainda assim, eu gostava do antigo. HxH pra mim é um exemplo claro de uma animação superior ao mangá. Eu não gosto do traço do mangá, animes como one piece e bleach eu leio de boa, nem fico muito interessado em ver a animação, parece até q o mangá se anima ali na minha frente. Agora, HxH nem de longe.

  4. Concordo com boa parte, exceto por Claymore e Soul Eater, sim ruins como adaptações mas não como animes. Agora o restante, principalmente Rurouni e Shaman King esses animes são muito ruins, não falo isso devido a gostar dos outros que citei, mas esses foram muito mal feitos, Kenshin tem alguns momentos de boa animação, boas lutas e tudo mais, mas de maioria é péssimo.

  5. Discordo de vc na questao samurai X
    o anime eh muito bem trabalhado
    pra mim a melhor saga eh a Kyoto
    a saga Enishi eh uma otima saga sim, e foi ruim nao terem adaptado mas foi uma opçao da producao
    os fillers pos Shishio sao horriveis msm isso eu concordo
    o anime podia ter parado apos a derrota do Shishio e
    o dinheiro dos filler podia ter sido aproveitado pra fazer um OVA top de linha da saga Enishi

  6. Discordo totalmente de Hunter x Hunter, acho a animação excelente (não em qualidade visual), gostei da narrativa, do tom sombrio, passaram melhor o clima adulto que o mangá tem a partir de YS, gosto da trilha sonora, da dublagem (com exceção da do Hisoka), gosto de tudo, a adaptação foi boa, os fillers que eram pouquíssimos eram bons, e ele parou por causa do Togashi e seus hiatos intermináveis.

  7. Concordo com todos menos hunter x hunter… Gostei principalmente pela trilha sonora, q aumenta em muito a tensão num anime q se baseia praticamente nisso…

  8. @mab

    verdade!! eu soh assisti fruits basket, ouran e tenjou tenge! da sua lista, mas eu notei q em fruits basket o anime acaba no sexto volume do manga, sendo q ao total sao 23!!! e ouran eu nunca li o manga, o anime jah eh explendido, mas se vc diz isso entao o manga deve ser muito melhor!!! e soul eu realmente concordo q o anime eh bacana, mas o manga eh muito melhor e eu tbm achei q o final com aquele soco na cara foi um grande lixão!!!! ÒÓ

  9. concordei com muitas coisas que vc disse,e realmente e decepcionante como conseguem estragar as histórias e quem nunca leu o mangá fica achando que é aquilo mesmo!
    pra mim alguns que deixaram a desejar em relação ao mangá(ñ que a animação seja ruim)foram
    ouran,fruits basket,samurai depeer kyo,high school of the death,tenjou tenge!minha opinião,mas gosto de todos e adoro os mangás!^^

  10. @Ketsura
    Akira eu só assisti o anime e Rosario eu nunca assisti. Mas irei atrás!

    @Lucas Navarro
    Verdade Lucas, também acho a primeira adaptação de Hellsing ruim! Poderia ter entrado na lista.

    @O Judeu Ateu
    Coloquei Soul Eater porque ele teve final brusco, tudo bem adaptar uma saga só porque o mangá ainda não acabou, mas criei novos elementos então para dar um desfecho legal. Fullmetal Alchemist fez isso.

    @leohamasaki
    Acho que a adaptação foi primorosa até a metade, depois eles deram uma corrida com tudo e o final foi brusco (como já disse acima), isso é péssimo. Se você não tem história suficiente não adapte ou criou conteúdo original.

    Vlw Galera!

  11. Concordo plenamente com Claymore, foi uma adaptação péssima, sem emoção, estranha… O mangá é assim, esplêndido!
    Já Soul Eater, discordo totalmente. A adaptação foi primorosa, a animação ficou ótima, tudo ficou muito bom. Só a parte final mesmo que ficou uma porcaria só, mas não acho que isso invalide o anime como um todo.

  12. Nossa….Soul Eater foi o mais impactante pra mim, mas acho que podia ter sido pior, pelo menos o que foi adaptado foi bem adaptado e a animação e aquele feeling meio dark do mangá foram mantidos.

    Mas foi uma pena ter terminado…..imagina a VERDADEIRA luta do Black Star vs. Mifune animado daquele jeito, pura vitória seria.

    Mas o final do anime….meldeus o que foi aquilo? Muito ruim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *