Análise – Black Rock Shooter

Black Rock Shooter é um OVA produzido pelo estúdio Ordet e dirigido por Shinobu Yoshioka. Ele é baseado em uma música da banda “Supercell” que leva o mesmo nome do anime. O que começou com uma música virou um OVA, dois mangás e logo, logo vai ganhar um jogo para PSP também. O legal é que cada um desses projetos possui uma história diferente.

OVA:

O OVA conta a história de duas meninas, Mato Kuroi e Yomi Takanashi, que estão entrando em uma nova escola. Mato Kuroi é uma menina extrovertida, gosta de esportes, mas é ruim com matemática, por outro lado temos Yomi Takanashi que é o oposto de Mato. Antes de continuar eu preciso avisar que uma característica marcante do anime são as mudanças entre as cenas, uma hora está sendo contando a história de Mato e de repente muda para uma cena de luta com armas.

Tanto que o anime não começa com as duas personagens citadas acima e sim com uma luta entre Black Rock Shooter contra outra menina que usa uma espada grande, no decorrer da luta vemos a personagem principal perder ao levar uma espadada na barriga. Logo depois dessa cena já muda para a vida de Mato Kuroi – que aparentemente se parece com a Black Rock Shooter – acordando e se aprontando para seu primeiro dia em uma escola nova.

Depois de um ano quando Mato e Yomi avançam uma serie e elas têm que se separar de classe, uma nova menina surge na história e seu nome é Yuu. Mato e Yuu começam a ficar amigas e Yomi é deixada de lado até que um dia Yomi desaparece misteriosamente, Mato se sentindo culpada tenta de tudo para ajudar a encontrar sua amiga, até que recebe uma mensagem de Yomi e corre para o lugar onde ela havia mostrado para ela, ao chegar no local ela encontra um pingente que havia dado de presente para Yomi e vai para a cena final do OVA que vou deixar pra vocês verem.

Durante tudo isso Black Rock Shooter continua lutando contra Dead Master (a versão do mal de Yomi) e no fim acaba salvando Yomi de um mal que aparentemente a estava controlando. Alias estão muito bem feitas às cenas de ação, eles conseguiram passar a sensação da luta de uma forma que deixa quem está assistindo interessado, a única coisa ruim que eu achei foi que você está na empolgação das cenas de luta e do nada volta pra história das garotas.

No final você acaba entendendo como que esses dois mundos se conectam, pelo menos eu tenho a minha tese, e vemos também uma cena com Yuu após os créditos, mas deixarei para vocês leitores verem essa cena e darem uma pensada sobre como os dois mundos se encontram.

Black Rock Shooter é um ótimo OVA as cenas são bem feitas e a história é cativante em ambos os mundos, só tem um problema, como já havia dito antes de um lado temos cenas incríveis de ação e no outro temos uma história de amizade entre duas garotas, até ai tudo bem, mas o que eu achei ruim foram as mudanças entre as histórias que acabei achando muito bruscas. Talvez se deixassem mais tempo para você poder aproveitar mais de ambas as historias seria melhor. Mesmo assim recomendo esse OVA a todos, muito bom mesmo e muito bem feito.

Duração: 52min:23seg
Diretor: Shinobu Yoshioka
Produtora: Ordet
Encerramento: Braveheart  – The Gomband

 

Música:

A música foi inspirada em um desenho chamado “Black Rock Shooter”, feito por um artista chamado Huke. Ele se juntou a banda Supercell para a criação das ilustrações que são usadas na música criada pela banda com o uso da Vocaloid: Miku Hatsune.

Vejam o clipe da música:

http://www.youtube.com/watch?v=GSCxQBoiOUA

 

Mangás:

Existem dois mangás sobre Black Rock Shooter, o primeiro que irei falar se chama Black Rock-chan ilustrado por Ringo, o mangá é feito em tiras de quatro painéis sendo assim 8 por página, ele conta a historia de Black Rock Shooter e Dead Master, mas Black é uma criança e a Dead Master toma conta dela. As histórias são infantis e bem diferentes do OVA, eu particularmente não gostei muito, até porque achei elas são ingênuas e “bobas”, ainda mais para um anime com tanto potencial como esse, mas indico para vocês leitores que tiverem interesse nesse tipo de mangá para dar uma pesquisada.

O segundo mangá se chama Black Rock Shooter: Innocent Soul, e agora sim, a história desse é muito boa! Ela conta sobre dois irmãos que encontram com a Black Rock Shooter, os garotos por viverem sozinhos a chamam para passar a noite em sua casa e jantar. Na cidade há um tal de Jack, ele é um ser que quando tem uma lua cheia vai e mata alguma pessoa na cidade.

O irmão menor sai para juntar material para seu irmão mais velho que trabalha fazendo esculturas ou acessórios de sucata. Mas enquanto o irmãozinho esta procurando por material Jack aparece e o mata. O irmão mais velho ao ver o irmãozinho morto começa a delirar, Jack aproveita esse momento para matá-lo.

Após isso parece Black Rock Shooter e mata o monstro, em seguida se descobre que a cidade onde eles estavam era uma cidade fantasma criada por Jack quando ele foi morto, todos dentro dessa cidade eram fantasmas das vítimas que Jack havia matado antes de morrer e que ele ficava caçando eles novamente em um local entre o Céu e a Terra.

Esse segundo mangá é incrível, o traço é muito bem feito, a cena de luta de Black contra Jack é boa apesar de ser curta e a historia é ótima. A idéia de tudo acontecer em um lugar que foi criado pelo espírito de Jack é inovadora e muito boa.

 

Game:

Um RPG com o nome Black Rock Shooter: The Game está em desenvolvimento pela produtora Imageepoch para o portátil PSP com data de lançamento prevista para o dia 25 de Agosto de 2011 no Japão. A história do jogo é em um universo diferente do OVA e suas animações foram feitas pelo estúdio Ufotable. Junto com a venda do jogo terá uma edição Premium que vira com nada menos que uma miniatura de “White Rock Shooter”.

O jogo será vendido na América do Norte e na Europa pela empresa NIS America em uma data a ser divulgada.

Produtora: Imageepoch
Animação: Ufotable
Abertura: No Scared – One Ok Rock
Site Oficial: http://brs.jrpg.jp/information.html

Segue o vídeo de apresentação do jogo, para aqueles que querem saber como é a miniatura da White Rock Shooter no final do vídeo tem uma foto da edição especial que irá sair com o boneco:

Black Rock Shooter é um OVA produzido pelo estúdio Ordet […]

2 thoughts on “Análise – Black Rock Shooter”

  1. Black Rock Shooter é muito AWESOME! =3
    Não conheço o Mangá, mas vi o OVA e pretendo jogar o Game.
    E foi anunciado que em Janeiro sairá o Anime!!! MAL POSSO ESPERAR 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *