Análise – C: The Money of Soul and Possibility Control

C” foi produzido pelo estúdio Tatsunoko, começou a ser exibido no Japão dia 14 de Abril e conseguiu conquistar o público se mantendo sempre no top 20 dos animes mais assistidos no Japão ao longo de seus 11 episódios.

E o anime até que tem méritos, pois pegou a batida história de “pessoas que controlam monstros e lutam por algo” e em cima disso conseguiu criar uma trama muito inventiva com várias referências ao mercado financeiro. O foco aqui é o jogo pelo poder e como o dinheiro é o elemento chave para isso.

“C” passou no bloco Noitamina da TV Fuji. Esse bloco tem o intuito de aumentar e diversificar a faixa etária do público que assiste animes no canal. Por isso suas produções possuem temáticas mais adultas.

Cada personagem em “C” consegue ser autêntico e convincente dentro da trama muito devido as suas personalidades bem trabalhadas. O visual e animação também são bem caprichadas no mundo real que é cheio de detalhes e cores. Já o distrito financeiro poderia ter sido mais bem explorado visualmente tudo é muito sem cor, apático.

Tema de Encerramento: “RPG” de School Food Punishment

http://www.youtube.com/watch?v=uq_cJtNd5jg

A trilha sonora ao longo do anime é outra coisa que desaponta e não tem nada de brilhante ficando o destaque para a abertura e encerramento que são um primor tanto visual quanto musical. As bandas NICO Touches the Walls e School Food Punishment fazem um ótimo trabalho e conseguem empolgar.

Você aceitaria ganhar muito dinheiro no presente em detrimento do seu futuro?!

A história de “C” começa mostrando uma pessoa desesperada tentando sacar dinheiro em um caixa eletrônico, mas sem sucesso. Após tentar inúmeros cartões essa pessoa retira da carteira um último cartão que ao ser inserido no caixa faz com que uma voz pergunte “Você gostaria de fazer negócio?”.  Toda essa introdução e as cenas que vem a seguir desse estranho homem batalhando em um local, que lembra uma cidade virtual, chamado Distrito Financeiro servem para fazer o público entender o plot base do anime que é justamente batalhar contra outra pessoa e se ganhar conseguir mais dinheiro. Mas seria só isso?!

Depois dessa introdução somos apresentados ao personagem principal Yoga Kimimaro que deseja apenas conseguir passar em um concurso público, ter esposa e filhos. O que ele não esperava é que sua vida acabaria tomando outro rumo após ele ser escolhido pela entidade Masakaki para entrar nas batalhas que acontecem no Distrito Financeiro. Lá ele descobre que as pessoas que duelam são chamadas de “empresários” e essas usam suas “propriedades” como armar de combate.

A “propriedade” de Yoga chamada Mashu é um destaque a parte na história e a personagem mais cativante de todo o anime. Outro personagem que tem muito destaque (apesar de mal aproveitado) dentro da história é Mikuni Sōichirō e sua suspeita intenção de ajudar o mundo a ser um local melhor atrás do uso do dinheiro que ganha nas lutas. Ainda ao longo do anime Yoga vai descobrindo através de outros personagens coadjuvantes que a ligação entre o distrito financeiro e o nosso mundo é bem maior do que ele imaginava e que o futuro dele e de outras pessoas está literalmente em suas mãos.

É interessante reparar também as analogias que existem com o mundo capitalista.  A barra de energia dos personagens nas lutas é medida pela quantidade de dinheiro que eles possuem, se você não tem dinheiro morre. O que é uma verdade, nós precisamos de dinheiro para viver sem ele não temos como pagar coisas para nos divertir, como comprar comida, como fazer nada! Outra relação que o anime faz é entre a tênue ligação do dinheiro que obtemos e o futuro que almejamos a partir disso (e essa relação ao ser entendida é bem importante para o desfecho da história então não entrarei em detalhes).

Apesar do anime demorar a engrenar, isso acontece só a partir do episódio 4, e ser um pouco confuso na maneira como apresenta os termos relacionados ao mercado financeiro ele é uma boa recomendação para quem está atrás de produções que fogem das fórmulas convencionais e para pessoas que gostam de histórias de fantasia e mistério. ”C” esta longe de ser um ótimo anime, mas consegue acertar onde muitos animes erram que é em dar um final satisfatório e instigante para a sua história. O último porém é que infelizmente muitas coisas não foram explicadas, mas isso é típico de animes…quem sabe venha um filme por ae?!

Avaliação:  6,0

 

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

“C” foi produzido pelo estúdio Tatsunoko, começou a ser exibido […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *