FINAL FANTASY TYPE-0 – TRILHA SONORA

Finalizando finalmente os textos de type-0, vou falar sobre sua esplendida trilha sonora. O jogo possui uma das trilhas mais interessantes e bem trabalhadas da série nos últimos anos. Conheça o melhor o compositor Takeharu Ishimoto e aprecie as músicas que ele fez em todos os Final Fantasy para PSP.

O compositor já é muito conhecido pelos fãs da franquia nos jogos portáteis, principalmente pelas músicas eTakeharuIshimotom Final Fantasy VII: Crisis Core. Em type-0 ficou novamente responsável em compor a trilha sonora. Os trabalhos da carreira dele são respeitáveis: começou trabalhando em Legendo of Mana(1999), depois ajudar no trabalho da trilha sonora de Final Fantasy X(2001) e Kingdom Hearts II(2005), seu nome começou a ficar conhecido a partir da trilha sonora de The Worlds Ends with You(2007).

Em Final Fantasy Type-0 ele quis passar para criar a sensação de guerra, vida e morte, usou 342px-FFType-0HD_PromotionalArtwork_-_Aceuma partitura orquestral com coral ao fundo, além de reorganizar leitmotifs para criar mais variedade na partitura. Como em Crisis Core, ele criou as músicas para dar a sensação de tensão e escuridão, mas usou menos canções de rock para promover a uma imersão maior. Um dos principais instrumentos para as músicas foi o violão.

Assim como muitas trilhas sonoras de Final fantasy, a de type-0 também foi lançada no formato Final-Fantasy-Type-0-Collectors-Edition-Revealde CDs. Foram lançadas duas versões da trilha sonora, intitulada Final Fantasy Type-0 Original Soundtrack, e a primeira sendo apenas uma versão standard comum. A segunda foi edição de colecionador que vinha junto com o jogo. Cada versão possui 3 discos com uma extensa variedade de músicas. Infelizmente nunca foram lançados no ocidente.

Com mais de 50 faixas é difícil definir as favoritas. Confiram algumas faixas, juntamente com algumas músicas de Crisis Core:

“We Have Arrived” é a música de abertura de type-0. O coro esplêndido e a poderosa melodia retratam o conto sombrio envolvendo Orience e a Classe 0 nesta canção dramática.

“Vermilion Fire” é a música tema do chefe final de type-0. Simplesmente épica e provoca no jogador toda tensão que uma batalha final precisa ter.

“Zero” é a canção tema de Type-0. Ela traz o contexto de lembrança para os personagens, é como uma porta de abertura para trazer as lembranças mais felizes da vida de uma pessoa.

“CRISIS CORE Theme – Under the Apple Tree” é a música tema de Crisis Core. É uma melodia que sempre toca nos momentos significativos do jogo, trazendo uma grande imersão junto a ela.

“Why” é a canção de encerramento de Crisis Core. Ela causa uma sensação de perda ao jogador e é também uma mensagem de adeus para um querido personagem.

 Final_Fantasy_Type-0_HD_Ace

Variedade e qualidade são as palavras que resumem as músicas de Takeharu Ishimoto. O estilo musical dele que provoca tensão e sofrimento nos jogos é algo que pouca vezes foi feito na série, além de ter uma recepção bem positiva. Uma pena ainda a Square Enix não estar aproveitando o talento dele para os jogos principais da série. Bom isso encerra os textos de type-0 e foi bom compartilhar minha experiência sobre jogo. Digam nos comentários quais são suas trilhas sonoras favoritas de Final Fantasy. Até a próxima.

Confiram também a análise e também conheçam o universo do jogo.

  • Marcondes Pereira

    Eu escutei a trilha sonora de Legend Of Mana e gostei demais das músicas! Elas são lindas e bem diversificadas. Escutarei as trilhas sonoras dos demais jogos sugeridos na excelente matéria.