Retrospectiva – Naruto Ultimate Ninja Storm

Continuando a retrospectiva dos games de Naruto, agora será a vez de relembrarmos os jogos da série Naruto: Ultimate Ninja Storm, que foram lançados para PS3 e Xbox 360, sob a produção da CyberConnect2.

A série de jogos Storm inova não só ao trazer os melhores gráficos em cel-shading já vistos até então, mas também ao introduzir a jogabilidade 2D simplificada dos Ultimate Ninja para Playstation 2 para um plano tridimensional com melhorias, pois o novo ângulo de câmera confere mais imersão. Mas vamos listar os jogos lançados para as plataformas de uma vez.

NR04

Naruto: Ultimate Ninja Storm 1 foi o primeiro da série, sendo o único lançado exnas 1clusivamente para o Playstation 3. O jogo conta com um modo chamado Ultimate Mission que além de adaptar todos os arcos da Fase Clássica do anime/mangá, também possibilita realizar missões em um mapa aberto de Konoha. Algumas dessas missões podem ser baixadas por DLC. O Free Battle possui 25 personagens jogáveis e agora 2 personagens podem ser usados como suportes nas batalhas, alguns sendo desbloqueados por missões cumpridas na campanha single-player. Existem também skins que são baixadas, mas são pagas, claro!

NR02

Naruto Ultimate Ninja Storm 2  foi o primeiro game da série a sair para multiplataformas, PS3 e Xbox 360, e isso continuou nos jogos seguintes. O Ultimate Mission agora adapta a Fase Shippuden até o arco da Invasão dnas 2o Pain no anime. A exploração por Konoha foi melhorada, assim podendo explorar locais fora da cidade. Foi colocada as Bosses Battles na campanha também, com direito a QTE (Quick Time Events) em momentos decisivos das batalhas, aumentando ainda mais a imersão e relembrando fielmente as cenas do anime. O Free Battle possui 42 personagens jogáveis, sendo um deles da série Tekken, lembrando que agora os cenários das batalhas são destrutivos. Foi incrementado o modo de partidas online que possui ranking mundial e criador de torneios online.

Naruto: Ultimate Ninja Storm Generations foi lançado com proposta de unir em batalhas os personagens da Fase Clássica e Fase Shippuden até a Reunião dos Cinco Kages. Agora o modo história é baseado apenas em lutanas gs seguidas e cada história é contada pelo ponto de vista de um personagem específico. O Free Battle passou a ter 72 personagens jogáveis e foram colocados 15 personagens exclusivamente para suporte nas batalhas. O Modo Online não possui grandes mudanças em relação ao antecessor. Dentre todos os jogos da série esse é o que tem menos mudanças na jogabilidade.

NR03

Naruto: Ultimate Ninja Storm 3 é o quarto jogo da série e possui a melhor campanha single-player entre todos os jogos. O Ultimate Mission está de volta, teve o acréscimo de mnas 3ais Bosses Battles e também recebeu um sistema de batalha hack and slash. O enredo se foca a partir do fim de Ultimate Ninja Storm 2 e adapta até a batalha das Bijjus no arco da Guerra Ninja do anime. O sistema de batalha foi alterado para alguns personagens usarem os Awakenings (transformações) a qualquer momento da batalha. O Free Battle agora tem mais de 80 personagens jogáveis e os adversários podem ser jogados para fora da arena. O modo online segue o mesmo modelo dos antecessores. Foi lançada uma atualização do jogo com acrescentando “Full Burst” no título, que acrescenta a batalha do Sasuke e Itachi contra o Kabuto Sennin Mode na História. Ele também foi disponibilizado no modo Free Battle.

E finalmente Naruto: Ultimate Ninja Storm Revolution o último jogo lançado até o momento. O monas rdo história de jogos volta a ser apenas batalhas consecutivas, mas acrescenta três histórias novas e dando destaque para a que conta sobre o novo personagem Mecha-Naruto. O Torneio Mundial Ninja é o novo modo que permite que até 4 personagens se enfrentem na tela, mas é uma campanha single-player. Cada personagem agora tem  três estilos de luta diferentes, além de poder fazer equipes específicas que usam Ultimate Jutsus exclusivos em batalhas. O jogo contém 118 personagens para serem usados no Free Battle, sendo um dos maiores elencos de personagens em jogos de luta. O Online novamente fica sem grandes mudanças.

NR01

A Série Naruto: Ultimate Ninja Storm pode não possuir um sistema de batalha tão bom se comparada com a série original, mas possui uma campanha single-player excelente e acaba sendo a melhor adaptação das batalhas do mangá em outra mídia. Foi bom ter relembrado de todos esses jogos de Naruto, eles acabaram mostrando como o grande ninja conseguiu ganhar respeito até mesmo no mundo dos games. Qual o melhor jogo para vocês? Quais vocês jogaram? Deixem nos comentários. Até a próxima.

  • Sabo

    Em termos de inovação ele é realmente muito melhor do que a série Ultimate Ninja, porém de longe o Ultimate Ninja consegue ser mais divertido por que cada vez mais a série Storm ia adicionando mais e mais coisas e deixando jogo cada vez mais fácil e cada vez mais cheio de ridicularidades.

    Espero mesmo que nessa nova geração de consoles se for sair um novo Naruto (Vai sair com certeza) ele consiga corrigir isso e deixar o game mais pé no chão. A ferramenta de substituição pra mim é ridícula, no Online esse negócio tem costume de funcionar ou não, os Ultimates Jutsus você tinha a opção de sair do golpe mas depois se pegou, pegou! Tornando tudo mais fácil. Porém houve adições que eu gostei, por exemplo o do Revolution que é o Torneio, eu achei demais. Quick Time Events é muito legal também, Storm 2 introduziu isso na série de uma maneira muito boa.

    Série Storm é muito legal, mas a Ultimate Ninja diverte mais. CLARO, my opinion.

  • Felipe Pereira

    A série original era muito boa,mas naruto funciona bem melhor na mecânica da série storm.
    São poucos os jogos que conseguem se adaptar bem a esse novo estilo,e os de naruto fizeram com perfeição.