Review – Demon’s Souls

Demon Souls foi uma grande surpresa de 2009 no Ocidente pelo grande sucesso de vendas, mesmo com a fraca, ou quase inexistente divulgação do produto. Desenvolvido pela From Software e distribuído pela Atlus aqui no Ocidente. O jogo é um sucessor espiritual de King’s Field e por conter elementos específicos de RPGs Ocidentais, como Dragões, Masmorras e Castelos, o jogo não foi muito bem recepcionado no Japão. A Atlus, conhecida pelo grade sucesso de Persona, decidiu trazer o jogo para este lado do continente, por isso, tivemos o privilégio de conhecer essa pérola. O Fato de a Atlus ter sido a responsável direta pela vinda do jogo para o Ocidente levou a Sony a declarar que “Ignorar Demon Souls foi um erro”.

Ele é um ótimo RPG de ação feito exclusivamente para o público hardcore, que gosta de desafios constantes, além de uma grande quantidade de quests e itens a serem conquistados. Se você quer um jogo simples e divertido, então passe longe de Demon Souls.

DS01História

Muito Antes do Rei Allant subir ao trono, o mundo já havia sido vítima de um terrível calamidade. Uma entidade de poder incomensurável, conhecida como The Old One, havia despertado, trazendo consigo diversos demônios e monstros, devastando a terra em pedaços. Conseqüentemente, metade da humanidade havia sido exterminada. Um grupo de mestres do conhecimento da manipulação das Almas, decidiram poupar a Terra de novos danos e juntos, aprisionaram The Old One novamente. Para dividir as terras entre diferentes regiões e trazer a vida de volta onde não mais existia, eles construíram Archstones ao redor do mundo, dos quais são conectados a uma única central, Nexus, uma dimensão entre o mundo real e a morte, tornando possível a viagem entre uma região e outra.

O Rei Allant, o 12º de Boletaria sonhava em trazer riqueza e poder para o seu reino, e assim, sucumbiu a vontade de despertar The Old One do seu longo sono. Infelizmente para o Rei Allant, as coisas não saíram da maneira desejada. Um denso e incolor nevoeiro cobriu o reino de caos e calamidade por todas as terras. Em meio a este imenso caos entra você, com a missão de restabelecer a ordem e a paz.

Mundos

O jogo é composto por 5 mundos repletos de demônios e as mais diversas armadilhas. Todos esses mundos podem ser acessados por meio das Archstones, que ligam Nexus a cada um desses mundos. Cada um possui suas características muito específicas, desde locais, monstros, armadilhas e itens que podem ser encontrados. Os locais existentes são:

DS021 – Boletarian Palace – O Palácio de Boletarian tornou-se o lar de dois Dragões e os antigos heróis do reino, que foram transformados em Almas Vingativas. O Reino já foi privilegiado pela presença dos seus 3 grandes heróis: Alfred, o Cavaleiro da Torre; Metas, o Cavaleiro da Lança e Oolan, o Arqueiro. Seus corpos foram torcidos e distorcidos por demônios. Hoje, suas Almas guardam o caminho que conduz à False King, uma encarnação demoníaca do verdadeiro Rei Allant. ( Esse é um ótimo lugar para coletar diversos itens de cura e encantamento de armas. )

2 – Stonefang Tunnel – Stonefang Tunnel era um local de escavação sob o controle do Rei Allant. Os mineiros, que dedicaram suas vidas aos soldados da Boletaria permaneceram obstinados em seus esforços infrutíferos para apoiar o rei, e ao invés de tentarem fugir quando o nevoeiro se aproximava, eles ficaram para trás. Agora, desprovidos de suas almas, continuam escavando entre os túneis. As cavernas criam um sistema de labirinto sob o fundamento de escavação digna do nome “A Cidade do túnel.” Rumores alertam que os túneis estão entre o templo de um antigo Dragão. Os ancestrais dos escavadores disseram ter adorado e venerado a Dragão como um deus. Esse lugar é ótimo para encontrar os diversos materiais essenciais para refinar os seus armamentos. Muita Lava e perigo à vista, cuidado)

DS043 – Tower of Latria – A Torre de Latria era um santuário dedicado à Rainha de Marfim, nas terras vizinhas de Boletaria. Com o seu Marido, Latria governou o seu reino, que engloba uma penitenciaria, uma igreja e da Torre em si, com uma grande devoção e respeito ao seu povo. ( Aqui pode ser um lugar perigoso se não andar com cautela. Bom para coletar itens que recuperam MP. )

4 – Shrine of Storms – O Santuário de Tempestades era uma terra isolada, onde os pagãos iriam para adorar o Deus das Tempestades. Contos de divindades pagãs vieram a tona com o nevoeiro. Adjudicator, o grande Juiz, aguarda a aprovação de um herói para iniciar o processo de purificação. O próprio rei Storm é apenas a incorporação das idéias de uma civilização antiga, que tomou forma pela névoa. ( Local extremamente perigoso, seja pelos inimigos ou pelos abismos e locais apertados em que deverá passar. Ótimo lugar para coletar Souls. )

5 – Valley of Defilemnt – O Vale da Corrupção é a casa dos miseráveis cidadãos negligenciadas e abusadas de Boletaria. A lixeira do reino. O Valle se tornou famoso pela facilidade de se desfazer de qualquer coisa indesejada. Nos poços mais profundos do Vale, nascem dois demônios em forma de peste que se alastram pelo pântano mortal. ( Se o Shrine of Storms é perigo, aqui é pior. Esteja bem equipado e com bastante itens para passar por este local. )

Esses são os cinco locais existentes para se explorar. Não há uma seqüência exata para viajar entre eles. O jogo te dá a liberdade de escolha, portanto, sempre tome muito cuidado para onde vai. O primeiro mapa, Boletarian Palace, é o principal deles, onde abre caminho para enfrentar o último Boss, por isso, ele é dividido em 4 partes. ( 1-1 Boletarian Palace, 1-2  Phalanx Arcstone, 1-3 Tower Knight Archstone e 1-4 Penetrator Archstone ). Os demais mapas são divididos somente em 3 partes. ( 2-1 Stonefang Tunnel, 2-2 Armor Spider Archstone, 2-3 Flamelurker Archstone, 3-1 Tower of Latri, 3-2 Fool’s Idol Archstone, 3-3 Maneater Archstone, 4-1 Shrine of Storms, 4-2 Adjudicator Archstone, 4-3 Old Hero Archstone, 5-1 Valley of Defilemnt, 5-2 Leechmonger Archstone, 5-3 Dirty Colossus Archstone ). Ao final de cada parte do mapa, é encontrado um Demon Boss gigantesco. Para passar para a outra parte, é preciso derrotá-lo antes. Ao final de cada mundo ( X-3 ) se encontra o Final Boss, um demônio extremamente poderoso capaz de matá-lo em poucos golpes.

DS05Classes

Demon Souls possui um sistema completo de customização de personagem, começando pelo sexo e aparência do seu personagem, além da escolha da classe. O jogo possui 10 classes distintas ( Knight, Priest, Thief, Magician, Temple Knight, Soldier, Wanderer, Barbarian, Royalty e Hunter ), mas que não limitam em nada suas escolhas nos atributos e equipamentos que podem ser usados. A escolha da classe só define os equipamentos iniciais e o seu nível.

Cada classe possui sua própria especialidade. Por exemplo, um Knight, é um especialista em combates de combate corpo a corpo, equipado com metais pesados em forma de armaduras e escudos, diferentemente de um Wanderer, um guerreiro com armaduras mais leves, mas extremamente eficaz em ataques precisos com espadas curvas. Já um Temple Knight é um servo de Deus, equipado com uma armadura branca, além das características de um Knight, ele possui um milagre capaz de recuperar seus ferimentos de batalha.

Como já dito antes, a escolha da classe inicial não define nada, pois a qualquer momento do jogo é possível mudar seus equipamentos e melhorar os seus atributos, mas a escolha correta da classe inicial, com base no seu estilo de jogo, pode facilitar, e muito, a jornada inicial pelo reino de Boletaria.

DS03Jogabilidade

Quando o jogo chegou no ocidente, muitas pessoas disseram que o jogo era extremamente difícil, impossível de se jogar. Isso não se deve pela jogabilidade, que é perfeita. Isso se deve pela mudança de proposta que o jogo emprega e que a maioria do público não entendeu ou não quis entender.

O jogo é “Punishment”, ou seja, ele vai te castigar por ser descuidado. As batalhas são feitas de forma que é preciso saber o comportamento do adversário. É preciso estudar o ambiente e saber como se comportar em determinados locais. O mais simples inimigo pode te matar facilmente, independente do seu nível.

DS07No canto superior esquedo, possui 3 barras. A barra vermelha determina o seu HP ( Hit Points ), que determina a sua energia vital. A barra azul corresponde ao MP ( Magic Points ), responsável pela utilização de Magias e Miracles. A barra verde é a Stamina, responsável para a realização de diversas tarefas durante o jogo. É aqui que mora o perigo. Dê um golpe de espada, sua Stamina diminui, defenda um golpe, sua Stamina diminui, Corra de um local para outro, sua Stamina diminui, esquive de um golpe, sua Stamina diminui. Qualquer ação diminui a sua barra de Stamina. Para recuperar, basta andar devagar ou ficar parado. Caso sua Stamina se esvazie por completo, sua defesa fica totalmente aberta e o tempo de resposta do seu personagem diminui consideravelmente, dando a chance de ser atingido em cheio pelo seu inimigo.

Por causa da barra de Stamina, toda e qualquer luta deve ser feita com a maior atenção. Se uma horda de inimigos avança contra você, é suicídio tentar defender todos os golpes para depois contra atacar. É preciso defender um golpe, se esquivar e fugir quando necessário. ( coisa que vocês farão com frequência em Demon Souls ). O fator estratégia por conta disso torna o jogo muito interessante e desafiador, assustando os jogadores casuais que estão acostumados em apertar diversos botões sem se dar conta do que esta fazendo.

Um recurso interessante que existe em Demon Souls é o Lock In. Ao apertar R3, você trava a visão no inimigo mais próximo. Sem essa função, é impossível usar magias no inimigos. Isso é muito útil para se esquivar e atacar durante a batalha. É preciso um pouco de treino para aprender a utilizar adequadamente essa função.

DS06Equipamentos

Existem diversos tipos de Equipamentos para ser usado pelo seu personagem. A variedade vai desde Espadas, Machados, Lanças a Cajados e Garras. Cada equipamento possui suas próprias caracteristicas, como peso, durabilidade, força de ataque e efeito. ( Como envenenar ou sangrar o adversário ). Além disso, o uso de cada arma é único. Um golpe com uma Knight Sword é diferente de um golpe de uma Flamberge. Portanto, experimente as diversas armas existentes e veja qual se adapta ao seu estilo de jogo.

Seu personagem possui 4 Slots para carregar os seus equipamentos. 2 Slots correspondem a mão esquerda ( L1 e L2 ) e 2 slots para a mão direita ( R1 e R2 ). A mão esquerda é mais recomendável colocar um Escudo no slot principal. A mão direita é usada para as armas. Por possuir um slot de reserva em cada mão, é possível alternar rapidamente, durante a batalha, da arma principal para a secundária, adicionando uma maior gama de ataques e combinações.

DS10Um ataque simples é feito pelo botão R1. Um ataque mais forte é utilizado o botão R2. É possível também segurar a arma com as duas mãos, apertando o botão triangulo, adicionando mais 50% de dano no adversário. O problema desse tipo de estratégia é na hora de defender, pois, a defesa será feita pela arma utilizada no momento, sendo menos eficiente do que um escudo. Com o botão L1, se usado com um escudo, o seu personagem irá projetar o escudo para frente, se defendendo de qualquer ataque. Ao apertar L2, seu personagem usará a caracteristica do escudo, como por exemplo Parry ( Um contra golpe no momento do ataque do seu inimigo ) ou Dash ( Um forte impacto com o escudo para frente desequilibrando o adversário ).

Todo equipamento possui a sua durabilidade e é preciso ficar atento a esse fator. Caso a sua espada quebre, o dano será muito inferior a uma espada nova. Caso a seu escudo quebre, sua defesa será menos eficiente. Isso vale também para a Armadura e Capacetes. Quando isso acontece, é preciso reparar o equipamento com o ferreiro.

Existem diversos minérios capazes de melhorar suas armas e escudos, o famoso Upgrade que todo jogo de RPG possui. Além de melhorar as caracteristicas básicas citadas anteriormente, também podemos adicionar caracteristicas especiais, como Dano Mágico, Envenenamento, Resistência ao Fogo, etc. Os minérios são raros de se encontrar, portanto, saiba muito bem o que esta fazendo. Isso depende muito do seu estilo de jogo e de quais armas você utiliza.

DS08Sistema de Evolução

Durante a sua jornada em Demon Souls, ao matar os demônios, você irá coletar Souls, a moeda de troca para tudo que você precisa fazer no jogo. Não há dinheiro aqui. Quer comprar um item, use as Souls, quer reparar um equipamento quebrado, use as Souls, quer evoluir um nível, use as Souls também. Não há pontos de experiência para evoluir o seu personagem, na prática, é preciso “comprar” o nível acima. Por isso que as tão cobiçadas Souls são tão importantes e difíceis de se conseguir.

O jogo possui um sistema único de tratar a Morte do seu personagem. Pela história do jogo, todas as pessoas e almas do Reino de Boletaria esta presa na densa névoa que cobre o reino. Caso você morra, seu personagem entra na Soul Form ( Forma de Alma ), podendo continuar a exploração do mapa. Como castigo por ter morrido, seu HP é reduzido a metade e todas as Souls coletadas anteriormente são perdidas. Para resgatar as Souls coletadas, será preciso voltar ao exato lugar da sua morte e recolher sua antiga alma. Para recuperar o seu corpo, e voltar a Body Form, é preciso matar um Demon Boss ou usar o item Stone of Ephemeral Eyes ( Item muito raro ).

DS11Imagine a seguinte situação. Você esta em Body Form e possui 2o Mil Souls e em um determinado ponto do mapa você morre. Agora, em Soul Form, você recomeça o mapa com nenhuma Soul coletada. Durante o trajeto, antes de recuperar sua antiga alma, você morre novamente. O que acontece? Você perde definitivamente as 20 Mil Souls anteriores. Por conta disso, coletar Souls pode ser trabalhoso em locais mais perigosos, exigindo do jogador mais atenção e cuidado ao explorar o mapa.

Dependendo da classe escolhida, você contará com diferentes valores dos atributos e de nível. Uma vez derrotado o primeiro Demon Boss, você estará apto a evoluir o seu personagem com a Maiden In Black, uma bruxa que aumentará um dos atributos escolhidos em troca de Souls. A partir daí, a liberdade é total, pois agora você pode escolher qual atributo evoluir.

Não será possível terminar o jogo se especializando em uma única caracteristica. Será preciso balancear um pouco as coisas para se manter vivo durante o jogo e poder derrotar os mais diversos inimigos. Diferentemente da maioria dos RPGs, em Demon Souls, o seu personagem poderá ficar com todos os atributos no nível máximo, 99, por isso, o nível máximo do seu personagem foi estendido para 719. Sim, isso mesmo, 719!

Com isso, será necessário terminar o jogo diversas vezes no modo New Game +, New Game ++, New Game +++, etc. A vida útil desse jogo é longa, muito longa…

DS07World Tendence e Character Tendence

Toda ação que você faz no jogo gera uma conseqüência tanto no ambiente como no seu personagem. Esse sistema é chamado de Tendence ( Tendência ), que é diferente entre o ambiente ( world tendence ) e o seu personagem ( character tendence ). Quanto mais demônios se mata, o ambiente se torna mais ameno ( White World  Tendence ), fazendo com que o poder dos inimigos diminua e você fica mais forte. Quanto mais você morrer em um mapa, mudando de Body Form para Soul Form, mais perigoso fica o ambiente ( Black World Tendence ), tornando os seus inimigos mais poderosos e agressivos.

DS12Existem eventos específicos de acordo com a tendência do mapa. Aquela porta que esta trancada no Black Tendence, estará aberta no White Tendence. Aquele item que você precisa só irá aparecer no Black Tendence. Um novo NPC pode surgir em determinados locais e assim por diante, portanto, para poder obter todos os itens do jogo e completar todas as quests, será preciso alternar as tendências do mundo durante a partida.

Existe também a tendência do seu personagem. Quanto mais demônios você mata, mais puro o seu personagem fica ( White Character Tendence ) e quanto mais barbaridades se faz, como matar os NPCs e não ajudar ninguém durante o jogo, mais sombrio fica o seu personagem ( Black Character Tendence ). Também existem quests específicas de acordo com a sua tendência. Isso aumenta muito a longevidade do jogo.

DS09On Line

Demon Souls foi feito para ser uma campanha solo, todo o clima de Terror que paira no ar colaboram, mas não é por isso que o jogo não conta com um sistema cooperativo. Uma grande ideia que a From Software fez no modo On Line é a presença das Mensagens de Texto que ficam espalhadas no mapa. Com isso, é possível alertar para uma possível armadilha, locais escondidos, entre outros. Caso a sua mensagem for útil, e alguém a recomenda, você recebe Souls como recompensa.

DS13Você não irá interagir com outros jogadores no modo On Line. Você continuará sozinho, mas você poderá ver algumas Almas Brancas passando por você durante o jogo. Essas Almas são outros jogadores que estão nesse momento executando aquelas ações. É uma sensação diferente poder ver outra pessoa On Line duelando na sua frente.

Existe também diversas poças de sangue espalhadas no chão. Ao apertar o botão X sobre ela é possível assistir a Morte de outro jogador que estava naquele lugar. Isso é uma boa para te prevenir do que está por vir.

Existem Pedras Elementais que são usadas no modo on line com dois objetivos dintintos: Solicitar ajuda de algum jogador na rede ou invadir o mundo de outro jogador para matá-lo. Caso você invoque os Blue Phantons ( que são outros jogadores da rede como aliados ),  eles o ajudaram a derrotar algum Demon Boss. Caso você invada o mundo de outro jogador como Black Phantom, você deverá matar o outro jogador, e como recompensa, conquistará todas as Souls dele.

Considerações Finais

Apesar da pouca divulgação, o sucesso de Demon Souls se deve a ótima qualidade do jogo, seja por parte técnica como gráfica, além de ser muito bem dosada as partes de batalha e de exploração. O ótimo sistema de evolução e customização do seu personagem e equipamentos, além da liberdade de exploração dos mapas, tornam o jogo uma excelente escolha para todos que gostam de desafio e batalhas épicas por um bom tempo.

  • Kevin Mathias

    Muito foda Kaneda. Espero Gameplays suicidas desse jogo XD