NHK decide acabar com o programa MUSIC JAPAN

Programa de música acaba em março

Olá pessoas, como estão?
Nesta semana a NHK, rede de televisão estatal japonesa, fez diversos anúncios sobre a sua programação de 2016 que começa em abril e um destes anúncios foi a decisão de terminar a exibição do programa MUSIC JAPAN, voltado para apresentações de música. Os motivos pelo qual o programa irá acabar não foram totalmente revelados, mas é quase certo que se deve a pouca audiência que o programa tem perante outros no mesmo estilo em emissoras concorrentes.

Primeiro logo do MUSIC JAPAN

Primeiro logo do MUSIC JAPAN

O MUSIC JAPAN estreou na NHK em 2007 onde entrou no lugar do programa “POP JAM”, que estava no ar desde 1993. Inicialmente exibido aos domingos a noite, o MUSIC JAPAN sofreu diversas modificações ao longo destes 9 anos de exibição na TV Japonesa. Além de diversas alterações de sua identidade visual, o programa no começo mesclava performances ao vivo no NHK Hall e também performances gravadas em estúdio. Após alguns anos o programa saiu dos domingos e foi para as quintas-feiras, onde 100% das performances eram gravadas no NHK Hall. A última modificação do programa foi voltar aos domingos, dia de sua exibição original, o que permanece até hoje. Como uma forma de atrair o público mais pop, o MUSIC JAPAN tinha como apresentadores as Perfume e o ator Yusuke Santamaria, além de ter como narradora a Mizuki Nana e era exibido mundialmente via NHK World Premium, ao vivo, também aqui no Brasil.

Segundo logo do MUSIC JAPAN

Segundo logo do MUSIC JAPAN

Lá pros anos de 2008 – 2010, eu assistia o MUSIC JAPAN religiosamente todos os domingos, ao meio dia, por ser o único programa de música japonesa que eu conseguia assistir na TV, o que era muito interessante porque mesmo com artistas não tão famosos quanto os que iam em outros programas de música como o Music Station, o mais famoso de todos, o MUSIC JAPAN me fez descobrir diversos grupos e bandas.

Terceiro logo do MUSIC JAPAN

Terceiro logo do MUSIC JAPAN

Se vai deixar saudades? Talvez, pelo fato de ter tanto a Mizuki Nana quanto as Perfume como parte da produção, mas entendo que mesmo com todos os esforços, sempre foi impossível de competir com outros programas como o já citado Music Station e outros como o CDTV, o Music Fair e o Buzz Rhyrhm.

Quarto logo do MUSIC JAPAN

Quarto logo do MUSIC JAPAN

Algo muito interessante que a NHK fez para “competir” com outros programas de música foi se especializar em programas como o “SONGS”, para apresentar novos músicos e artistas em evidência, e o “The Covers”, programa mais acústico onde artistas de J-Pop cantam covers de músicas japonesas famosas do passado.

Quinto logo do MUSIC JAPAN

Quinto logo do MUSIC JAPAN

Nenhum programa irá entrar no lugar do MUSIC JAPAN e mesmo sendo uma perda para quem gosta de programas de música japoneses, não acredito que isso seja um indício de que esse tipo de programa, que resiste no Japão enquanto no resto do mundo eles praticamente desapareceram, deve acabar em breve. Como já dizia a Policia Surpresa, “Os que perdeu seguem em frente, tem outros trofeu”, neste caso, outros programas de música.

Fonte: Arama Japan

Programa de música acaba em março Olá pessoas, como estão? […]

One thought on “NHK decide acabar com o programa MUSIC JAPAN”

Deixe uma resposta