AKB48 Senbatsu Sousenkyo 2013: Resultados, Graduações e muitas Surpresas!

Olá pessoas, como estão? No último sábado, dia 8 de junho de 2013 aconteceu o “AKB48 32nd Single Senbatsu General Election”, a quinta grande eleição anual das AKB48 para decidir quem será a nova Center do grupo. Neste post super especial eu irei lhes contar tudo sobre o que aconteceu na Eleição Geral do AKB48, VEM GENTE!

O 32nd Single Senbatsu General Election (ou AKB48 Senbatsu Sousenkyo 2013) tem esse nome porque decide duas coisas: A primeira é quais integrandes de todos os grupos do AKB estarão nos PVs e nas músicas do próximo single do grupo (que sai em agosto). A segunda é que além disso, ele decide o ranking geral entre todas as integrandes. Pra quem não conhece o AKB além de ser divido em times (Time A, Time K e Time B, por exemplo), é dividido por rankings de acordo com a popularidade de cada integrande. Para essa eleição o ranking foi dividido da seguinte forma:

1º lugar ao 16º Lugar – Senbatsu Members
17º Lugar ao 32º Lugar – Under Girls
33º Lugar ao 48º Lugar – Next Girls
49º Lugar ao 64º Lugar – Future Girls

Essa eleição não define apenas os singles e PVs que elas estarão. Decide também contratos publicitários, promoções e outras coisas que elas irão participar durante o ano. Quanto mais alto o seu ranking, mais contratos grandes você tem e mais visibilidade você ganha. Para a 5ª Eleição geral 246 meninas se canditaram: 72 meninas do AKB48, 63 meninas do SKE48, 63 meninas do NMB48, 39 meninas do HKT48, 1 menina do JKT48, 2 meninas do SNH48 e 6 meninas que já graduraram do AKB, ou seja, não estão em nenhum grupo. Algumas meninas decidiram não participar, como a Sayaka Akimoto, que irá graduar em breve e decidiu não se candidatar (Leo #chatiado). Antes dos meus comentários, vamos ao Ranking da Eleição Geral. O evento foi transmitido no último sábado ao vivo pelo canal oficial do AKB48 no Youtube.

Para mim esse resultado foi uma grande surpresa em diversos aspectos. O primeiro, claro, é o fato da Sassy ter ganhado. Eu sempre torci para a Yuko, desde a época em que ela “lutava” contra a Maeda. Dessa vez ela perdeu, MAS PELO MENOS não foi a Mayuyu que ganhou. Depois do salto que ela deu ano passado, muita gente pensava que ela seria a nova Center. Não foi dessa vez, menina robô.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Outros pontos do ranking: Yukirin ter saído do Top 3, Miichan ter saído do senbatsu, Akari ter entrado do senbatsu, KitaRie ter saído do senbatsu e ter caído muitas posições. O caso da Yukirin se deve ao impulso absurdo da Sassy. Já a Miichan e a Kitarie o motivo é um pouco diferente. Todo mundo se lembra que a Miichan se envolveu num puta escândalo há alguns meses, cortou o cabelo, a noticia veio parar até em sites de grandes portais aqui no Brasil. Isso fez a popularidade dela cair bastante, logicamente. A Rie não teve escândalo, mas o fato dela ter participado do programa TERRACE HOUSE onde 3 mulheres vão morar juntas com 3 homens em uma casa em um reality show pode ter sido a causa, já que na época isso gerou um pouco de controvérsia entre os fãs, chegando até a fazer a mesma postar um vídeo no Youtube explicando o porque de querer participar do Reality e etc. Não chegou a ser um escândalo, mas pode ter diminuído a popularidade dela com certeza.

Porém, tudo isso meio que foi esquecido quando, Shinoda Mariko, a membro mais velha do AKB48, ao receber o seu prêmio de 4º lugar anunciou ao vivo que iria graduar do AKB48. Assim Mariko se junta com Itano Tomomi e Akimoto Sayaka como parte das membros antigas que deixarão o AKB ainda em 2013. Foi um grande choque para muitos esse anuncio da Mariko, considerada por muitos a senpai do grupo, Mariko ano passado ao receber seu prêmio foi responsável por um dos discursos mais legais do Senbatsu, discurso este que ela desafiava todas as novas integrantes a lutar e tentar chegar no topo. O Single responsável pelo resultado desta eleição deve sair no dia 14 de agosto. Gingham Check, o Single Senbatsu de 2012 foi muito bom e tem um dos PVs mais legais do AKB48 até hoje, por isso espero que este novo single mantenha o nível e vá além, com muitas loucuras proporcionadas pela Sassy já que assim como a Yuko, ela é bem doida. E só para lembrar: Este ano ainda tem Janken Senbatsu no segundo semestre. VEM GENTE, AKB não para!

Fontes: AKB48 Wrap Up e Tokyohive

Olá pessoas, como estão? No último sábado, dia 8 de […]

Deixe uma resposta