Como o Momoiro Clover Z pretende dominar o Japão

Você conhece o Momoiro Clover Z? Ele é um grupo idol de cinco integrantes muito diferente dos outros que se vê no Japão. Em apenas 5 anos de história sendo 2 deles como grupo indie, o Momoclo está prestes a fazer o maior show de sua carreira no maior estádio do Japão. Neste post eu explico um pouco sobre esse verdadeiro fenômeno que está dominando a terra do sol nascente.

O Momoiro Clover Z nasceu em 2008 sob o nome apenas de Momoiro Clover em uma audição da agência de talentos Stardust. Um ano depois o grupo estreou sob o selo indie da Happy Music Record sendo que já em 2010 elas foram para uma das maiores gravadoras do mundo: A Universal Music Japan. Porém o contrato com a Universal não durou muito e logo depois do primeiro major single (Ikuze! Kaitou Shoujo, de 2010) elas foram para a gravadora que é a sua atual casa e que é responsável pelo sucesso absurdo que essas cinco garotas estão tendo: A King Records (a mesma gravadora da Mizuki Nana, lol).

Em 2011 o Momoiro Clover virou Momoiro Clover Z após a graduação de Hayami Akari do grupo e começou então a segunda e mais importante fase do grupo com as cinco integrantes atuais: Momota Kanako, Tagaki Reni, Ariyasu Momoka, Tamai Shiori e Sasaki Ayaka. Mas porque o Momoclo pretende dominar o Japão?

A proposta do Momoiro Clover Z é a de um grupo idol que se assemelha a um Super Sentai: Cada membro tem uma cor e as performances e os PVs abusam de efeitos especiais para transformar cada uma das garotas em verdadeiras super-heróinas derrotanto monstros, usando roupas de combate e espadas de luz. Ah, não podemos esquecer-nos de bazucas coloridas e explosões, muitas explosões.  Cada membro do Momoclo tem um estilo especifico. Kanako, a Momoclo vermelha (líder), é uma Cinderela vinda de um Jardim de Chá; Shiori, a Momoclo amarela, é a irmãzona irmãzinha de todas as crianças; Ayaka, a Momoclo rosa, é a idol do grupo; Momoka, a momoclo verde é a pequena grande dançarina e por último Reni, a Momoclo Roxa, é a garota elétrica, pois dança tão bem que as pessoas tomam um choque. Percebam a maluquice do grupo já na apresentação.

Se fosse só isso, o Momoiro Clover Z já seria considerado um grupo diferente, pois qual outro grupo tem uma temática exclusiva de super sentai? O Kanjani8 tem os Eito Rangers, mas não levam essa identidade como principal do grupo. O diferencial do Momoclo é que o grupo com o tempo acabou ganhando uma fama absurda por alguns motivos bem diferentes dos grupos atuais: O Momoiro Clover Z é um grupo idol onde o foco principal são as mulheres. O público feminino nos shows do Momoclo as vezes chega a superar o público masculino, pois as mulheres japonesas AMAM o Momoclo pela forma como as meninas se portam porque hey, elas são super heroínas.

Alguns números do Momoiro Clover Z até hoje: Elas tem dois singles indie, um single da Universal, em pouco mais de 2 anos lançaram NOVE singles sob a King Records e já lançaram doze, DOZE DVDs ou Blu-rays Lives desde 2011. Só pra ser ter ideia, só em 2012 foram nove DVDs. Elas foram consideradas pela industria o grupo idol mais influente de 2012 e já fizeram show no Nippon Budokan e no Seibu Dome, sendo o grupo idol feminino a chegar mais rápido em um Live em Dome na história.

Ano passado elas foram responsáveis por levar 10.000 mulheres para o Nippon Budokan em um show lotado exclusivo para garotas. O que mostra a força do grupo com o público feminino. No último Kouhaku (2012/2013) elas foram uma das principais estrelas, pois além de cantarem suas músicas próprias, performaram com grandes artistas de música Enka e ainda foram responsáveis pela parte “dorgas sentai” do festival. Tudo isso esbanjando carisma para todos os lados.


O Momoclo além de grupo idol, é um grupo de anisongs também. Já fez músicas para animes como Mouretsu Pirates, Dragon Crisis!, Pokémon Best Wishes! e da pelúcia Furby. Em 2013 elas serão as responsáveis pelo tema do novo anime de Sailor Moon que deve estrear no meio do ano. Elas já fizeram show no Nippon Budokan, no Yokohama Arena e no Saitama Super Arena, as três arenas mais importantes do Japão (além do Seibu Dome). Ou seja, as mina são foda.

Em 2013 todos já estavam pensando que o Momoiro Clover Z iria se apresentar no Tokyo Dome, afinal do jeito que essas meninas estão crescendo, chegar ao Dome seria algo incrível e acima de tudo merecido. MAS NÃO, as 5 garotas querem mais, MUITO MAIS. Em uma entrevista recente do grupo, elas deixaram bem claro que seria legal se apresentar no Tokyo Dome, mas o objetivo delas é outro: O Kokuritsu, o estádio nacional. Pra quem não sabe, apenas 4 grupos se apresentaram no Kokuritsu até hoje: DREAMS COME TRUE, L’Arc~en~Ciel, SMAP e o Arashi que domina o estádio há anos como único grupo permitido a se apresentar lá. Para as Momoclo e para os fãs, o Kokuritsu é um sonho que segundo elas, IRÃO CONSEGUIR. Elas querem se apresentar no Kokuritsu e VÃO se apresentar no Kokuritsu, palavras da própria líder do grupo. Quando? Talvez quando o estádio voltar da reforma que irá sofrer em 2014.


Antes do Kokuritsu as Momoclo conseguiram mais um achievement antes da dominação do Japão e que com certeza irá ajudá-las nessa meta: Elas irão se apresentar no Nissan Stadium, o maior estádio do Japão, no meio deste ano. Vendo esse histórico avassalador das meninas eu te pergunto: Você acha que elas não irão conseguir se apresentar no Kokuritsu em no máximo 3 anos? Eu acredito veemente que sim, elas têm força para isso e irão conseguir. Tudo indica que 2013 será um ano tão bom quanto 2012 foi para as garotas, pois elas já estão em turnê, anunciaram uma nova turnê para Março com mais um show no Seibu Dome, anunciaram um álbum para abril e no meio do ano se apresentarão no Nissan Stadium. ISSO SÓ PRA COMEÇAR. O Japão ama o Momoiro Clover Z e elas merecem todo o sucesso que tem conseguido sendo um grupo idol totalmente original e com carisma inigualável.

Com informações do Tokyohive

Você conhece o Momoiro Clover Z? Ele é um grupo […]

10 thoughts on “Como o Momoiro Clover Z pretende dominar o Japão”

  1. Eu não esperava esse sucesso quando conheci o Momoiro Clover. Até tento entender por que elas fazem tanto sucesso, mas deve ser algo que só quem vive no Japão ou fala japonês deve conseguir expicar. Não sou fã, nem curto as músicas, mas respeito o sucesso delas e reconheço que tem uma presença e uma energia no palco incrível. E sinto falta daquela azulzinha do grupo, deviam fazer uma audition pra uma nova azul. rs

  2. Me diz que foram elas que fizeram a abertura de Mouretsu !?
    Não sei praticamente nada sobre o mundo das Idols e nem curto muito esse estilo de musica, mas gosto muito das OP/ED de animes, são bonitas e me fazem lembrar de vários momentos do anime e talz,… agora estou ficando um pouco interessado no grupo/artista responsáveis por elas…
    ..meu estilo musical é completamente diferente… mas pela influência que esses mangás e animes estão me causando, uma hora ou outra vou estar ouvindo Idols, vocaloids e companhia.. começo a ficar um tanto assustado quando penso nisso,..

  3. Ainda lembro de quando saiu “Ikuze! Kaitou Shoujo” e eu divulgando o grupo para todo mundo e já falando que elas tinham o principal que qualquer grupo idol precisa: carisma. Não tem como você não curtir suas apresentações.

    O sucesso delas é merecidíssimo. Elas se esforçaram bastante desde o início.

    Só informando que seus programas pela internet (Nico Nico e Ustream) também são grande sucesso.

    Ainda sinto falta da Akari. Ela era minha integrante favorita, e sua saída quase me fez parar de acompanhar o grupo. O vídeo dela comunicando as demais que ia sair é muito triste.

    E nada de nova integrante azul! A Akari deveria retornar ao grupo. Ou ressurgir bem ao estilo Super Sentai.

    E ainda espero por um crossover Momoiro Clover Z x Eito Rangers.

  4. Bom meu grupo idol número 1 sempre será o AKB48,mais claro que como bom wota eu as vezes procuro dar uma ”olhadinha” nos outros grupos idol’s para ver se me conquistam,eu falar a verdade também estou impressionado assim pela velocidade que o momoiro vem crescendo a cada ano,eu ainda não sou um fã fanático pelo Momoiro Clover,mais bastou eu ver um vídeo delas da música ” Mouretsu Uchuu Koukyou Kyoku Dai Nana Gakushou” na Yokohama Arena,ai pronto XD….aos poucos vou acompanhando o Momoiro (^o^)…

  5. Só uma coisa: a Shiorin é a irmazinha, não a irmazona lol
    Eu conheci o momokuro faz tempo com um video de zenryoku shoujo, mas comecei a me interessar por elas mesmo no fim do ano passado. também não imaginava q elas fossem tão INCRÍVEIS! recentemente vi o live do girls imagination, é muito bom. elas são incansáveis!! espero continuar sendo fã e apoiar o momokuro por muitos anos *-*

  6. Aaa amo momoclo e to super feliz pelo sucesso, torço muito por elas!!
    Acompanho desde Izuke Kaichou Shoujo, amor a primeira vista, meu grupo idol n°1!!
    Divulguem elas o–ó

Deixe uma resposta