Conheça a ilha que serve de cenário para Robotics;Notes com a ajuda dos produtores da série

Olá pessoas, como estão?
Não é novidade que eu adoro saber o local onde algumas séries animadas tiram a inspiração para seus cenários. Já fiz isso aqui no Mithril. e quando se tem a ajuda dos próprios produtores isso é ainda mais divertido. Não sabe onde Robotics;Notes se passa? Relaxa, os produtores do anime te falam onde é.

No site oficial de Robotics;Notes foi disponibilizado um mapa extremamente detalhado da ilha de Tanegashima, localizada no Sul do Japão e que é conhecida por diversos acontecimentos históricos. Foi em Tanegashima, por exemplo, onde aconteceu o primeiro contato entre japoneses e europeus e onde foram introduzidas as primeiras armas de fogo européias no Japão, em 1543. Anos mais tarde, em 1575 na Batalha de Nagashino (28 de junho de 1575), as armas de fogo teriam papel fundamental na vitória de Oda Nobunaga (1534 – 1582) e Tokugawa Ieyasu (1543 – 1616) contra Takeda Katsuyori (1546 – 1582) para impedir que Katsuyori invadisse o castelo de Nagashino, localizado na província de Mikawa. Esta é considerada a primeira batalha moderna do Japão e Nobunaga ficou conhecido como o primeiro general japonês que usou armas de fogo em uma batalha, armas estas chamadas Tanegashima, exatamente por causa da ilha. Hoje em dia Tanegashima é conhecida por ser o local do Quartel General da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) e por ter o principal centro de lançamento de foguetes do Japão.

Após essa pequena aula de História sobre o Período Sengoku (não adianta, eu sempre vou me empolgar falando desse período, é o meu preferido da História do Japão), voltemos a falar sobre Robotics;Notes. Perceberam que eu voltei para o passado para comentar sobre uma série que se passa no futuro. Quase um episódio de Doctor Who esse post (ou Steins;Gate), LOL.

Clique para ampliar

No mapa disponibilizado no site da série é possível ver pontos turísticos, trilhas, locais para praticar esportes radicais, pontos de referências, cidades, hotéis, aeroporto… TUDO sobre Tanegashima. É um verdadeiro guia turístico sobre a ilha. Obviamente a série tem incentivos locais para fazer tais promoções sobre o lugar, afinal como já foi mostrado em Ano Natsu e Onegai Teacher, animes assim são responsáveis por aumentar o turismo de forma bem expressivanas cidades e regiões onde são inspirados.

No mapa também é possível ver a divisão de pontos de interesse por cidade: Os locais com o número azul correspondem à cidade de Nishinoomote (Província de Kagoshima), amarelho à cidade de Nakatane (Província de Kumage) e verde à cidade Minamitane (também em Kumage).

Qualquer ação envolvendo coisas que eu gosto que tenha como finalidade fazer com que o público se interesse mais sobre alguma coisa eu acho extremamente válida. Quantos filmes você já viu sobre Nova Iorque? Paris  Rio de Janeiro? Animes como Onegai Teacher, Ano Natsu de Matteru, Tari Tari e Robotics;Notes  mostram que animes também podem ser um meio de fazer com que um lugar se torne ainda mais conhecido por meio de suas paisagens e também pela sua cultura e tradição.

Para quem quiser o mapa em PDF, ele está disponível na página oficial da série.

Olá pessoas, como estão? Não é novidade que eu adoro […]

3 thoughts on “Conheça a ilha que serve de cenário para Robotics;Notes com a ajuda dos produtores da série”

  1. Sério, eu adoro isso, tenho muita vontade de ir em Nagano por causa do onegai Teacher e twins, mas se tem um anime que pra mim fez a melhor propaganda de todas foi suzumiya haruhi, é simplesmente incrível, e o pior é que a cidade de Nishinomiya não é turística, é apenas uma cidade japonesa normal. Embora os locais dos outros animes possam nao ser exatamente cidades turísticas, eles tem seus toques especiais. Mesmo assim, a escola da suzumiya teve sua entrada barrada para turistas.

Deixe uma resposta