K-ON!! – Chá, Bolos e Rock’n Roll

    Olá a todos, como estão? Hoje no Mithril farei um post um pouco diferente, porém nem tanto assim, dos posts normais do blog. Ao invés de comentar o início de um anime, comentarei o final dele. Calma, não é o final em si, mas as minhas impressões sobre a série, que no caso é K-ON!!, segunda temporada do famoso anime de comédia do Kyoto Animation. Pois bem, vejamos como foi a segunda temporada de K-ON segundo este blogueiro.

    K-ON!! Foi um anime que começou com tudo. Trouxe as 5 garotas do clube de música de volta em suas aventuras que basicamente se restringiam a ficar na sala de música tocando alguma coisa mas na maior parte do tempo, o que prevalecia mesmo na sala era a convivência entre os membros do clube e claro, o já famoso chá com bolo da Mugi. Sendo um dos animes que mais levantam a bandeira de slice of life nos últimos tempos, K-ON!! É um típico exemplo de anime que você assiste sem compromisso, pois sendo uma adaptação de um manga 4-Koma (tirinhas), muitas piadas serão de curta duração e você se sentira satisfeito.

    Agora que estão no último ano da escola, Mio, Ritsu, Mugi e Yui além do clube, das apresentações, da tartaruga, do bolo e do chá, precisam pensar qual faculdade irão fazer ao sair do segundo grau. Um ponto que as vezes é até explorado, mas não o suficiente para convencer de que elas irão seguir alguma carreira. É comentado, mas nem tanto. O que essa segunda temporada na minha opinião serviu, foi o fato de que alguns personagens que mesmo sendo principais, acabaram se tornando quase que secundários, ganhassem mais destaque com o passar dos episódios. Como é o caso da Mugi e da Azusa, que entrou no grupo bem depois das outras quatro integrantes. O “Arco” da Mugi com certeza foi o arco que me deixou mais contente. Sendo ela uma personagem que não havia sido muito explorada na série, dar “de presente” para os telespectadores esses episódios onde ela é praticamente o centro das atenções foi algo muito bem sucedido afinal a Mugi não é só a garota rica que toca teclado e serve o chá pra galera. O hype na primeira temporada na Yui e principalmente na Mio, fez com que as outras integrantes não ganhassem o espaço de que deveriam no anime o que, graças aos 24 episódios da segunda temporada (não conto os dois finais afinal são especiais) foi finalmente mostrado.

    Outra personagem que é bastante explorada nessa segunda temporada é a Azusa. Inicialmente introduzida na série como uma “aprendiz” e uma admiradora da Mio, a garota que servia basicamente para tentar fazer com que as outras tomassem vergonha e praticassem alguma coisa no clube e que também servia para ficar queimada no sol teve a sua chance de aparecer. Não só ela, mas também todas as suas amigas de classe apareceram muito mais, o que deixou as personagens que são realmente secundárias, com um ponto de carisma a mais no coração dos fãs. Porém nem tudo são flores e pedaços de bolo na série, pois a partir de um momento, o anime começa a ficar entediante.

Eu acho que já vi isso antes.

    O problema de um anime slice of life como K-ON!! ter muitos episódios é o perigo de cair na mesmice e foi exatamente isso que aconteceu. A parte central do anime eu achei um porre, sem brincadeiras. Cada episódio era uma luta para assistir, pois simplesmente não acontecia NADA de interessante que fizesse o enredo avançar, o anime simplesmente travou e ficou andando em círculos. Sabem a impressão que deu? De que os produtores tinham o começo e o final da série muito bem definidos, mas não tiveram tal cuidado na parte mediana da série. Eu sei que é uma adaptação e praticamente tudo o que está no anime está presente no 4-koma, mas a diferença entre uma leitura de 4-koma e uma animação de 24 minutos é muito grande. Prova mais do que suficiente de que 24 episódios é muita coisa para uma série slice of life, Minami-ke ao invés de ser uma série de 24 episódios ou mais, é uma série divida em três tendo ao todo mais de 70 episódios que apesar dos pesares da segunda temporada ser um lixo, é uma legítima série de cotidiano e que teve um intervalo muito bom entre suas temporadas.

A esperança vem ao entardecer.

    Como vocês podem ter lido, eu não gostei muito da metade da segunda temporada de K-ON!!. Eu já estava quase jogando a toalha para o anime até que me avisaram: “O episódio 20 é épico”. Pois bem, continuei assistindo e para a minha surpresa, não é que o episódio 20 É BOM MESMO? Acho que foi o melhor episódio de toda a série! Está tudo de volta, a alegria em assistir a série voltou com tudo e ainda temos o prazer de vê-las participar de mais um festival cultural, cantando e se divertindo com ótimas músicas. Daí até o penúltimo episódio (o 23) segue os preparativos para o gran finale (o 24),, a hora de se graduar na escola. Aqui tudo é muito mais bem construído, bem mais planejado afinal Mio. Yui, Mugi e Ritsu irão sair do clube de música e deixar Azusa como a única integrante remanescente. Com certeza os momentos finais da série, principalmente o último episódio, são excepcionais e emocionantes.


Mas afinal, eu gostei ou não de K-ON!!?

    De uma maneira geral, posso dizer que K-ON!! fez a sua parte como anime de comédia mas não cumpriu tão bem quanto a primeira temporada a sua parte como anime de música. Eu sei que K-ON!! não é um anime de música, mas o envolvimento das personagens com a banda em relação a músicas com certeza já foi bem maior. Principalmente se tratando de uma mídia diferente da original, onde a liberdade de criação para canções e outras coisas é imensa. O anime tem seus altos e baixos, mas apesar de tudo definitivamente é uma série que deixará saudades. Mesmo que a KyoAni tenha anunciado um filme do anime, uma série de TV e aquele sentimento de acompanhar toda semana um episódio novo, com certeza não serão os mesmos.

As imagens são cortesia do site Random Curiosity.

    Olá a todos, como estão? Hoje no Mithril farei […]

2 thoughts on “K-ON!! – Chá, Bolos e Rock’n Roll”

  1. Mais uma excelente materia. Comecei a ler a alguns posts (materias)do blog, todas ótimas.
    Ficou perfeito o que vc disse com o que eu andei pensando uns dias desses. Ainda não terminei de assisitir a 2ª Temp. Por incrivel q pareça ainda estou no 9º Ep. se nao me engano.
    E faz um tempinho que assisti pela ultima vez.
    Muito diferente da 1ª Temp que assisti praticamente em 1 semana (com os ep. dos fansubs, logicamente).
    Pois bem, espero terminar de assistir essa 2ªT que tanto fiquei empolgado qd fiquei sabendo que haveria a continuação da 1ª, empolgação que se foi facil durante esses 9 ep assistidos. Mas é um anime mt divertido, e me identifiquei por ser um dos poucos que eu conheço q trata de musica, e por eu ter 2 bandas.
    Eh isso, vlw. Jya na!

  2. Eu adorei esse anime, eu dei muita risada passei muitas horas divertidas, e tbm sou musico e tenho uma banda acho que por isso que quem curte musica se identifica bastante !!!

Deixe uma resposta