[FMP! Review Especial] #3 – Full Metal Panic: The Second Raid

Como combinado, aqui está a terceira e última parte das reviews de Full Metal Panic! que prometi para o mês de setembro. Após comentar sobre a primeira temporada (Full Metal Panic!) feita pelo estúdio Gonzo em 2002 e a segunda temporada (Full Metal Panic? Fumoffu) feita pelo estúdio Kyoto Animation em 2003 é hora de comentar a terceira e definitivamente a mais incrível e explosiva temporada, Full Metal Panic: The Second Raid feita pelo Kyoto Animation em 2005 e dirigida novamente por Yasuhiro Takemoto.

Devo lembrar que ao contrário de Fumoffu, Second Raid é uma continuação direta da primeira temporada, por isso muitas coisas do enredo podem ser consideradas SPOILERS para quem não assistiu a 1ª temporada da série. Pois bem, deixemos as explicações para depois e se preparem porque agora sim, o bicho vai pegar pra valer!

O Enredo

Full Metal Panic: The Second Raid se inicia dois meses depois do término da primeira temporada. Por ser uma temporada mais voltada à ação, os primeiros episódios são realmente espetaculares, sendo o primeiro um dos episódios de ação mais bem feitos que eu já vi para se iniciar um anime que envolve guerras. Ao vencer Gauln numa batalha praticamente dentro do TDD-1, Sousuke continua suas missões com a Mithril para conter guerras civis e em uma dessas missões, o esquadrão de Arm-Slaves (Os mechas do anime) da organização acaba indo de encontro a um grupo que está dominando um país pobre e que querem transformar tudo num regime ditatorial (mais precisamente em Bali). A missão ia muito bem até que um dos helicópteros da Mithril equipado com ECS (Eletronic Camouflage System), um sistema criado pela organização para deixar os mechas “invisíveis” é atacado com um míssil lançado de uma bateria antiaérea do grupo radical.

Todos ficam surpresos com tal ataque, pois acreditavam que era quase impossível um grupo daqueles ter tal tecnologia bélica já que, na teoria, seria uma tecnologia praticamente exclusiva da Mithril no mundo sendo que nem americanos e nem soviéticos conseguiam ter acesso a tal. Sousuke, enquanto os outros membros do esquadrão levam os civis em segurança, decide destruir a bateria antiaérea para que os helicópteros levantem voo em segurança. O problema é que Sousuke acaba demorando demais e com isso vai ficando cada vez com menos munição no mecha e também encurralado pelos inimigos já que todos os aliados já haviam deixado o campo de batalha e estavam voltando para o submarino em segurança. Após várias táticas, Sousuke consegue se salvar e voltar em segurança, deixando o exército guerrilheiro praticamente aos pedaços.

Ao término da missão, quando todos já estão bem, o míssil anti-ECS que foi usado pelos guerrilheiros acaba entrando na pauta dos comandantes da Mithril e depois de fazer uma investigação eles chegam a uma conclusão que iria mudar o rumo não só da organização, mas de todos para o resto da temporada: Há uma outra organização provavelmente comandada por um Whispered envolvida no acontecimento do míssil e também com ligações fortes à Gauln, sendo ele um de seus mais importantes compradores. Começa então uma busca atrás de tal organização para saber quem são os chefões, quais os interesses e também o porquê dessa organização estar por trás de tantos acontecimentos envolvendo civis ao redor do mundo.

Um dos pontos fortes de The Second Raid e todo o clima de suspense e espionagem que ronda cada um dos episódios da série. Aqui os personagens também são destaque sendo a parte emocional de cada um explorada muito bem, principalmente de Sousuke Sagara que começa a se perguntar o porque de estar na Mithril e qual o verdadeiro interesse da organização em proteger Kaname Chidori, que já tem uma ligação extremamente forte com o Sargento Sagara. Outro ponto bacana e que envolve Sousuke é a relação dele com o seu mecha, o ARX-7 Arbalest. Porém, antes de falar dessa relação eu preciso explicar o porquê disso estar importante só agora, voltando um pouco na história.

Na primeira temporada, Sousuke recebe da Mithril um mecha experimental chamado ARX-7 Arbalest e que tem um estranho mecanismo que até então é quase desconhecido: o Lambda Driver. Este mecanismo do mecha consiste em materializar tudo o que o ocupante mentaliza. Ou seja, se Sousuke imaginar um escudo o mecanismo ira automaticamente fazer um escudo de energia na frente do robô para protegê-lo. O problema é que o Lambda Driver requer uma grande quantidade de concentração e sem usar drogas ou outras coisas para potencializar essa concentração, “a vontade” do piloto do mecha nem sempre pode ser suficiente para que o mecanismo seja ativado. Além disso, o mecha de Sousuke é equipado com Inteligência Artificial e é ai que eu queria chegar para falar o porque do robô estar importante só agora, na terceira temporada.

Como o Lambda Driver é um dispositivo que não funciona sempre, Sousuke começa a ficar extremamente estressado ao pilotar o ARX-7 chegando ao ponto de querer usar outro robô por começar a achar o ARX-7 um mecha totalmente inútil. Logicamente os seus superiores negam o pedido do piloto e junto com outros acontecimentos começam a deixar Sousuke ainda mais estressado com tudo e com todos.

Mas FMP: TSR não tem só ação e suspense. A comédia ainda está presente e de uma maneira ainda mais hilária que na primeira temporada. No começo da série, o anime ainda mantém uma boa quantidade de cenas de comédia entre os personagens. Só a partir da metade é que a série entra num clima mais sério e cheio de suspense.

A Animação e o OVA

A animação desta terceira temporada está excepcional. Apesar do anime ter sido feito pelo mesmo estúdio da segunda temporada (Kyoto Animation), em FMP: TSR os produtores resolveram reformular tudo, principalmente o traço deixando os personagens com linhas ainda mais finas e um equilíbrio de cores ainda melhor. As cenas de ação que requerem uma taxa de frames maior ficaram ótimas, principalmente pelos ótimos ângulos de câmera. A série possui um OVA lançado em 2006 em que a capitã do TDD-1, Teletha Tessa Testarossa é a personagem principal e nele é mostrado um dia de folga da garota na base da Mithril. É um OVA muito divertido, pois é totalmente voltado para a comédia e as situações envolvendo os outros soltados que também estão de folga na base. O diretor do OVA é o mesmo da série e ambos ainda tem como produtor Shouji Gatoh, criador da série.

A Trilha Sonora

Assim como Fumoffu, FMP: The Second raid é composto por dois CD. O primeiro contem a Opening e a Ending mais uma vez cantada por Mikuni Shimokawa e se chama “Minami Kaze / Mou Ichido Kimi ni Aitai” e foi lançado 18 de agosto de 2005 pela Pony Canyon. O segundo CD é a Original Soundtrack do anime composta por Toshihiko Sahashi contendo 19 músicas.

Os Vilões

Como eu já comentei nos dois primeiros posts sobre os heróis da série chegou a vez de comentar sobre os vilões que em The Second Raid dão um ânimo a mais na série por serem extremamente bons.

Gates

Gates é um sádico que pertence à organização que a Mithril começa a combater nesta terceira temporada. Ele é o principal comandante de tal organização sendo responsável pelo esquadrão de execução da tropa. Ele tem uma mente brilhante quando o assunto é guerras e estratégias militares. Sendo totalmente maluco, o cara não está nem ai se alguém é inimigo ou amigo caso a pessoa vá contra alguma opinião do mesmo. Normalmente quando isso acontece, ele mata a pessoa sem nem pensar duas vezes. Gates é um dos personagens que usa métodos explícitos para conseguir alta taxa de concentração para usar o Lambda Driver.

Leonard Testarossa

Leonard é um personagem misterioso e que está por trás de toda a organização da qual Gates faz parte. Ele é irmão mais velho da capitã da Mithril, Teletha Tessa Testarossa e assim como a irmã mais nova, é um Whispered. É responsável pela criação dos primeiros Arm-Slaves totalmente autônomos usando unicamente o seu conhecimento em tecnologias ultra avançadas. Leonard normalmente não entra em combate sendo apenas o comandante de todas as operações terroristas ao redor do mundo. Em The Second Raid, quando as coisas começam a sair do controle, ele é obrigado a intervir e mostrar a sua identidade.

Conclusão

Full Metal Panic: The Second Raid é um anime para quem gosta de muita ação com ótimas lutas de mecha e também corpo a corpo. A luta da Tenente Mao em um dos episódios é uma das cenas de luta mais bem feitas que eu já vi tamanha a quantidade de detalhes e movimentação dos personagens na tela. Para quem gostou da primeira temporada e queria mais ação, esta temporada com certeza irá superar as suas expectativas. Espero que tenham gostado das três reviews sobre Full Metal Panic! que fiz aqui no Mithril durante o mês de setembro. Como a série é a minha favorita e em setembro ela comemorou 11 anos da primeira publicação, achei justo essa homenagem que fiz no blog escrevendo sobre as três temporadas e mudando o cabeçalho. A partir de amanhã o cabeçalho voltará ao antigo da Hatsune Miku. No futuro pretendo homenagear mais séries como fiz com Initial D há algum tempo porém não é certeza. Caso alguém comece a assistir FMP depois de ler essas reviews eu ficarei muito feliz pois a série merece uma chance, até por aqueles que não curtem tanto robôs ou séries envolvendo guerras ou ação bélica.

Fontes: Jindai-High, Shouji Gatoh Official Site, Wikipédia

Como combinado, aqui está a terceira e última parte das […]

7 thoughts on “[FMP! Review Especial] #3 – Full Metal Panic: The Second Raid”

  1. minha nossa cara esse anime é muito legal, sou um grande fã de FMP, principalmente porque eu começei a ver quando fazia já muito tempo que eu não via anime. Quando começe a assisti não parei mais até terminar.
    O anime é muito bem desenhado, e a animação também é de uma qualidade excepcional.
    Espero que tenha continuação do the second raid, ainda faltou muita coisa pra mostrar.

  2. pow, como já disse, nos comentários q fiz nas postagens das outras duas temporadas, adorei esse desenho. Aí baixei todos os episódios. Ainda não cheguei na terceira temporada, porém o q já li a respeiito dela em vários sites, me deixou com água na boca.
    Já Já chego lá.
    Vlw. Abraços a todos os fãs de Full Metal Panic.

  3. Você q é especialista em FMP, me ajuda….
    Fiquei completamente viciada na série.. Tenho q admitir! Nas minhas pesquisas 'neticas' encontrei o site e queria muito sua ajuda e saber se seria possivel postar a lista de mangás, mesmo q em inglês para que os afixionados pudessem acompanhar o restante da história…. Pode???

  4. Ola!
    Se vocês querem um site para ler, esse e muito bom! E eu to lendo a continuação por la, porque pararam de vender no Brasil o Sigma no volume 9 e eu resolvi ver o anime, porque eu assisti alguns episódios… So que parece em todos os sites que tem o manga para no volume 13 3 infelizmente ainda esta em andamento no Japao…

    http://www.mangafox.com ou http://www.mangareader.net

    Espero ajudar!
    PS: O manga esta em ingles…

  5. ae galera full metal panic tambem meu anime favorito assim como Rosario+vampire e eu gostaria de saber um site onde eu baixe full metal panic todas as temporadas mias principalmente a terceira?

Deixe uma resposta