[FMP! Review Especial] #2 – Full Metal Panic? Fumoffu!!

Hora de dar continuidade às reviews especiais sobre Full Metal Panic! programadas para o mês de setembro aqui no Mithril. Desta vez falarei sobre a segunda temporada da série, Full Metal Panic? Fumoffu!! que na verdade não é bem uma segunda temporada, como irei explicar mais adiante. Como esta série é menor que a primeira, a review será mais focada nos personagens que aparecem já que o enredo é basicamente voltado à vida escolar. Pois bem, agora ao contrário da ação da primeira temporada, é hora da diversão maluca!

O Enredo e a Dublagem Brasileira

Para falar de FMP? Fumoffu!! primeiro eu tenho que falar um pouco sobre as Light Novels da série. Até agora foram lançadas 20 novels de Full Metal Panic! porém há dois tipos. O tipo que tem as Side Stories e o tipo que tem o enredo principal. As Side Stories são novels que contam apenas a comédia por trás da série e as com o enredo principal, como dá a impressão, contam com mais ação e mostram as missões da Mithril. Como a primeira temporada conta mais a parte de ação, muitos personagens que só estão presentes na parte de comédia foram deixados de lado e é aí que FMP? Fumoffu!! entra. Nesta segunda temporada os eventos acontecem paralelamente à primeira temporada só que focando 100% na vida cotidiana de Sousuke Sagara e Kaname Chidori da Escola Jindai. O resultado? Situações hilárias envolvendo os dois personagens e todo mundo da classe, que aqui ganham bastante destaque, principalmente a melhor amiga de Kaname Kyoko Tokiwa.

Esta temporada de Full Metal Panic! talvez seja a mais conhecida pois ela passou no canal Animax. Aqui no Brasil Kaname Chidori teve a voz da dubladora Tatiane Keplermaier e Sousuke Sagara ficou com a voz de Wendel Bezerra. A série foi dublada nos estúdios da Álamo aqui em São Paulo. Em minha opinião foi um erro o Animax passar Fumoffu sem ter passado a primeira série, pois apesar de ser considerado um spin-off se passando paralelamente à original, tem diversos fatores que ficam sem explicação caso você não tenha assistido a primeira temporada.

Mesmo Fumoffu sendo totalmente de comédia (e talvez este tenha a causa para escolher Fumoffu) ainda assim tem ligação com a primeira temporada, principalmente à respeito dos personagens da Mithril que aparecem aqui porém apenas como secundários. A dublagem em si ficou bem legal com as adaptações de texto, porém eu achei uma investida estranha essa escolha do Animax.

A Animação

Como já mencionei na Review da primeira temporada, após o término da mesma o estúdio Gonzo perdeu os direitos sobre a série Full Metal Panic! que foram passadas para o estúdio Kyoto Animation. Quem conhece o estúdio sabe que ele, antes de começar a produzir animes como Suzumiya Haruhi, Lucky Star, K-ON! e etc. sendo o estúdio principal, já participava de várias outras séries sendo um estúdio de suporte, o que é totalmente comum no Japão. Tirando Munto que é um anime original do estúdio e que cá entre nós não fez quase nenhum sucesso, Full Metal Panic? Fumoffu! foi a primeira grande série a ser produzida pelo Kyoto Animation e usando uma animação linda deixando os traços mais limpos e mantendo o nível de fidelidade da série anterior, Fumoffu conseguiu ser superior neste quesito à série produzida pelo Estúdio Gonzo. E isso porque não irei falar nesta review sobre a terceira temporada que aí sim, revolucionou Full Metal Panic e todo o seu enredo. Full Metal Panic? Fumoffu! foi dirigido Yasuhiro Takemoto, que depois dirigiu ainda dirigiria também a terceira temporada de FMP e alguns episódios de Lucky Star. Assim como a primeira temporada, esta teve a produção de Shouji Gatoh, o criador da série.

Características

Full Metal Panic? Fumoffu!! é uma série que tem características em seus episódios um pouco diferentes das convencionais. Ela é divida em episódios de 12 minutos e também 24 minutos. Ao todo, não levando em consideração o tempo de duração a série tem 17 episódios, mas considerando cada episódio de 12 minutos como um inteiro (que é como eles foram exibidos, um atrás do outro) a série tem 12 episódios. Nesses 12 episódios, 2 deles não foram exibido na TV japonesa, sendo considerados especiais. Aqui no Brasil eles foram exibidos e ainda bem, na ordem correta.

Alguns Personagens Marcantes

Fumoffu!! tem uma sala inteira de personagens e o mais legal é que 90% deles participam de quase todos os episódios e não apenas como secundários. Como já falei sobre a Chidori e o Sousuke, falarei agora sobre outros que assim como os dois principais, deixam a série ainda mais engraçada.

Kyoko Tokiwa
JP – Seiyuu: Ikue Kimura
BR – Dubladora: Samira Fernandes

Tokiwa como já mencionei é a melhor amiga de Chidori. Por fazer parte do clube de fotografia da escola Jindai está sempre carregando uma câmera digital portátil consigo. É extremamente energética e como melhor amiga da heroína da série, está sempre dando conselhos e opiniões para ajudar (ou não) Chidori. Além de participar do clube de fotografia, é uma ótima atleta e uma das responsáveis, junto com Chidori, de manter a ordem na sala. É uma das personagens principais desta segunda temporada.

Hayashimizu Atsunobu
JP – Seiyuu: Toshiyuki Morikawa
BR – Dublador: Sérgio Moreno

Hayashimizu é um aluno do terceiro ano da escola Jindai e presidente do conselho estudantil do qual Chidori participa. Ele é um cara extremamente misterioso e sempre está lendo algum livro famoso, seja de literatura japonesa ou mundial. Nunca fica nervoso e após Sousuke também entrar para o Conselho Estudantil, os dois se tornam grandes companheiros onde Hayashimizu trata Sousuke com todo o respeito e nunca, absolutamente nunca duvida do rapaz, o que faz com que Chidori fique super irritada já que mesmo que Sousuke fale que vai explodir alguma coisa, Hayashimizu aprova e dá o total apoio para Sousuke falando que tal explosão é necessária. É um personagem que só aparece nas Light Novels e por isso não está presente na primeira temporada.

Ren Mikihara
JP – Seiyuu: Rie Tanaka
BR – Dubladora: Márcia Regina

Ren é a vice-presidente do Conselho Estudantil e nutre certa paixão pelo presidente Hayashimizu. Ela faz parte de uma família tradicional de Yakuzas que dominam certa região de Tóquio. É uma garota muito calma e que vive envergonhada, porém, quando é para ajudar Hayashimizu ela não mede esforços. É bastante amiga de Chidori sendo a sua senpai na escola. Ren é outra personagem que não aparece na primeira temporada, apenas nas Light Novels.

Issei Tsubaki
JP – Seiyuu: Jun Fukuyama
BR – Dublador: Hermes Baroli

Tsubaki é o presidente do clube de Judô da Escola Jindai e entra na história depois que Kaname e Sousuke são enviados ao antigo Dojô da escola que está caindo aos pedaços avisar que o prédio seria demolido. Tsubaki para proteger o seu dojô chama Sousuke para uma briga e aí começa uma rivalidade entre os dois que vai até o final da série. Sempre que os dois estão juntos rola alguma briga, mesmo que o motivo seja o menor possível. Tsubaki também é um personagem que aparece apenas nas Light Novels.

Bonta-kun (Sousuke Sagara)

O Bonta-kun não é bem um personagem, mas sim uma fantasia inicialmente “pega emprestada” por Sousuke em um parque de diversões para monitorar Chidori em um passeio suspeito da garota. Algum tempo depois Sousuke percebe o potencial da fantasia e a transforma num verdadeiro Mecha equipado com o máximo de tecnologia possível que se pode conseguir no mercado negro. Bonta-Kun se torna bastante importante nesta segunda série, pois está presente em vários episódios onde Sousuke não pode mostrar a sua identidade. Após equipar várias fantasias, Sousuke tenta fazer negócio com diversas polícias ao redor do mundo para adquirirem a tecnologia, porém apenas alguns governos se interessam na fantasia do Urso. Na primeira temporada Bonta-Kun aparece com um boneco e também está presente em outras séries do Kyoto Animation fazendo referência à FMP.

Trilha Sonora

A segunda temporada de Full Metal Panic! tem 2 CDs. O primeiro deles contém a Opening (Sore Ga Ai Deshou) e o Ending (Kimi Ni Fuku Kaze) cantadas por Mikuni Shimokawa, mesma cantora da primeira série. O segundo CD é a Original Soundtrack, composta por Toshihiko Sahashi.

Conclusão

Full Metal Panic? Fumoffu!! é uma série obrigatória para quem assistiu a primeira temporada e gostou da comédia presente na mesma pois aqui ela está aumentada 100%. A série tem uma arte muito bonita com uma ótima animação e ângulos de câmera que abusam da profundidade dos ambientes para dar total liberdade aos personagens. É uma série que vale a pena também para quem gosta de comédia. Como eu já mencionei, eu não acho muito legal começar a assistir a série pela segunda temporada, pois irá perder muita referência, porém, é extremamente divertida mesmo para quem não conhece. Fumoffu!! é como se fosse o Comic Relief da série pois está entre a primeira temporada cheia de ação e a terceira onde a violência é o ponto chave para deixar a série com um clima sério e de guerra. Quem quiser saber como é a dublagem é só procurar na internet que muitos sites disponibilizam versões com o áudio em português embutido. É uma ótima série que nos prepara muito bem para a terceira temporada e melhor de todas: Full Metal Panic: The Second Raid. Espero que tenham gostado da review e fiquem de olho que nos próximos dias a terceira parte destas reviews especiais será postada.

Fonte: Shouji Gatoh Official Site, Jindai High, Wikipédia.

Hora de dar continuidade às reviews especiais sobre Full Metal […]

2 thoughts on “[FMP! Review Especial] #2 – Full Metal Panic? Fumoffu!!”

Deixe uma resposta