[FMP! Review Especial] #1 – Full Metal Panic!

Olá a todos, como estão?
Como eu já anunciei aqui no blog dia 1 primeiro de setembro, para comemorar os 11 anos da primeira publicação das novels de Full Metal Panic! eu irei fazer diversas matérias envolvendo esta incrível série criada por Shouji Gatoh. Para começar as matérias eu decidi começar falando pelo anime de Full Metal Panic! que estreou em 2002. Falarei aqui sobre tudo que envolve o enredo inicial da primeira temporada como o porquê do encontro entre Sousuke Sagara e Kaname Chidori, o que é Whispered, o que é Mithril e contra o que eles lutam e outras coisas interessantes que fizeram de Full Metal Panic! meu anime preferido. Bom, espero que gostem e é hora da ação!
O anime de Full Metal Panic! estreou dia 8 de janeiro de 2002 no canal WOWOW e ao contrário de muitas séries não é baseado em um manga mas sim numa série de light-novels lançadas em 1998 por Shouji Gatoh com ilustrações de Shikidouji na revista Dragon Magazine da editora Kodakawa Shoten. A primeira temporada do anime foi produzida pelo Estúdio GONZO e teve direção de Koichi Chigira tendo ao todo 24 episódios. A série, programada para estrear no final de 2001, foi adiada pelos produtores devido aos ataques terroristas de 11 de setembro por ter fatos em seu enredo que envolvem terrorismo e seqüestro de aviões. Dois meses após a data inicial programada o GONZO decidiu então estrear o anime.

O Enredo

A história de Full Metal Panic! se passa, levando em consideração o seu contexto histórico, na Guerra Fria porém apesar da guerra entre EUA E URSS, a ambientação do anime é em 2000 e 2001 tendo como diferencial robôs gigantes. É como se fosse uma mistura de passado, presente com uma temática mais futurista.

O enredo se inicia quando uma organização autônoma de combate chamada Mithril (já viu esse nome em algum lugar? XD) descobre que a KGB (o serviço secreto soviético) está tentando sequestrar pessoas que tem habilidades especiais ocultas chamadas Whispereds. Essas pessoas têm em sua mente conhecimentos sobre diversas coisas tecnológicas extremamente avançadas e isso desperta interesse por parte da KGB, fazendo com que a mesma contrate uma organização desconhecida para sequestrar tais pessoas e fazer experimentos para que se descubra o que está por trás de tais conhecimentos. A Mithril tem como objetivo principal proteger tais pessoas e sua base é um submarino gigantesco chamado Thuata de Danaan (TDD-1) criador a partir dessa mesma tecnologia oculta. O comandante de tal submarino e responsável pelo projeto de construção é a jovem de 16 anos Teletha “Tessa” Testarossa, uma Whispered.

Após diversas investigações a KGB descobre que há uma Whispered no Japão e contrata um mercenário chamado Gauln para sequestrar tal pessoa. A Whispered encontrada se chamada Kaname Chidori, a heroína do anime. Ela tem 16 anos e estuda no colégio Jindai em Tóquio e é uma típica colegial que tem problemas com pressão baixa ao acordar e que é viciada em filmes de guerra, principalmente com o Stallone. Kaname nem imaginava o que estava para acontecer, levando uma vida tranquila morando sozinha em seu apartamento. Assim que a Mithril descobre que a KGB está atrás de Kaname, envia para o Japão três de seus melhores soldados para protegerem a garota. Um deles, um jovem de 16 anos chamado Sousuke Sagara, seria responsável por infiltrar-se na escola da garota se passando por aluno e se tornar amigo de Chidori para assim, deixar o serviço de protegê-la mais fácil.

Assim que Sousuke entra na escola o mesmo já causa certa agitação por parte dos outros alunos por tentar entrar com uma arma de verdade (mesmo que a professora ache que é de mentira). Kaname então descobre que um novo aluno estava para se transferir para a sala dela e quando vê, tal aluno transferido nada mais é que o próprio Sousuke que de inicio causa uma impressão super negativa para Kaname que acha o cara um otaku militar pela apresentação dele para a sala, cheia de termos de guerra e coisas que um fanboy assumido por coisas bélicas falaria.

O tempo vai passando e Sousuke, agora colega de classe de Kaname, começa a tentar se aproximar na garota, mesmo que seus métodos pouco convencionais façam a mesma ficar cada vez mais distante do maluco aluno transferido. Até aí a missão, apesar das trapalhadas de Sousuke, estava correndo tranquilamente sendo que tanto Sousuke e seus dois companheiros ganhariam um final de semana de folga, para fazer o que quiserem no Japão. Só que, ao mesmo tempo em que a folga foi dada, Sousuke fica sabendo que a escola Jindai iria fazer uma excursão de avião para as ilhas do sul do Japão. Os superiores de Sousuke, como forma de garantia, decidem deixar o soldado ir junto com a sala já que Kaname, a representante da turma, iria estar no passeio.

Porém algo inesperado acontece quando Gauln, o terrorista contratado pela KGB aparece no avião da excursão de Chidori e se passando por um comissário de bordo, decide sequestrar o avião onde a turma está, fazendo todos de reféns para apenas capturar Kaname, a Whispered que lhe foi dada como objetivo da missão. Começa então a luta de Sousuke Sagara, o soldado disfarçado de aluno colegial, para salvar todos os alunos da escola que estão no avião e ao mesmo tempo impedir que Gauln leve Kaname para fazer os experimentos no cérebro da garota para descobrir quais os segredos que a mesma esconde dentro de sua mente.

Os Personagens

Apesar de a história ter como personagens principais Kaname Chidori e Sousuke Sagara, há vários personagens na série, porém irei comentar apenas dos três principais. Todas as informações foram retiradas do “Full Metal Panic: The Anime Mission”, o livro de informações oficial da série.

Kaname Chidori
16 anos – Natural de Tóquio, Japão.
Seiyuu: Satsuki Yukino

Kaname Chidori é a personagem principal do anime junto com Sousuke. Nascida em Tóquio em 1984 é uma garota que se dá muito bem nos esportes, porém desde pequena é um tanto quanto problemática com relação a sua família. Em 1994 vai para os EUA junto com o pai, a mãe e a irmã estudando lá até 1998, quando retorna para Tóquio. No mesmo ano de seu retorno, sua mãe, Shizu Chidori, morre de câncer e após 2 anos vivendo com o pai e a irmã, os dois se mudam para os EUA deixando Kaname sozinha no Japão. A relação de Kaname com o pai, desde o falecimento de sua mãe é um pouco conturbada e desde que o mesmo foi morar nos EUA, raramente ambos entraram em contato um com o outro apesar do pai arcar com os custos da garota no Japão. Após entrar no Colégio Jindai, Kaname conhece Kyoko Tokiwa, aquela que se tornaria a sua melhor amiga e que faria a mesma se tornar um pouco mais calma, apesar de sempre ficar nervosa com qualquer coisa que ache errado. É considerada uma Whispered de conhecimentos bélicos avançados e matemática apurada, mas que estão ocultos.

Sousuke Sagara
16 anos – Local de nascimento desconhecido.
Sargento da Mithril e um dos pilotos da divisão especial de mechas da organização.
Seiyuu: Tomokazu Seki

Não se sabe exatamente o local de nascimento de Sousuke e nem os país do garoto. Apesar de ter descendência japonesa, foi criado como rebelde por guerrilheiros em regiões remotas do Afeganistão. Sousuke sabe falar inglês, russo, japonês, persa e diversos dialetos afegãos. Já viajou por diversos lugares do mundo, principalmente regiões de conflito e foi na Colômbia que conheceu Melissa Mao, uma integrante da Mithril que procurava bons soldados para ingressar na organização. Sousuke é considerado um mercenário, como grande parte dos soldados da Mithril, porém, segue as regras da organização com total vigor e disciplina não traindo a Mithril por achar que os ideais de tal organização são validos. Considerado um ás da Mithril em pilotar Arm-Slaves (os robôs gigantes do anime), Sousuke é membro de um grupo especial da organização onde só os melhores pilotos de Arm-Slaves são escalados e que são responsáveis por estar na linha de frente para acabar com conflitos ao redor do mundo. É um soldado extremamente sério que ao aceitar a missão de proteger Kaname, acaba tendo problemas em se encaixar nos costumes da sociedade japonesa moderna, totalmente diferente de tudo que o mesmo já havia passado.

Teletha Testarossa
16 anos – Natural dos EUA com descendência Suíça, Italiana e Austríaca.
Capitã e projetista do Thuata de Danaan e uma das pessoas mais influentes dentro da Mithril.
Seiyuu: Yukana Nogami.

Teletha Testarossa ou Tessa, como é chamada pelos amigos, é uma garota que desde criança foi considerada um gênio da matemática por causa de seus incríveis conhecimentos. Aos 6 anos foi capaz de resolver sozinha uma das Equações diferenciais hiperbólicas de Einstein e viveu boa parte de sua vida em bases militares por influência de seu pai. Tal conhecimento extraordinário por parte da garota se deve ao fato dela ser uma Whispered, tendo conhecimentos super avançados sobre matemática e engenharia naval. Ainda criança foi para a base militar americana em Okinawa, no sul do Japão estudando lá por algum tempo, pois como viva com o pai estava sempre se transferindo de escola para escola pelo mesmo ser um militar de alta patente. Ingressou na Mithril após ser aprovada pela organização sendo a principal responsável por aquele que seria o maior e mais tecnológico submarino nuclear de todos os tempos.

A Animação

Produzida pelo Estúdio GONZO, a primeira temporada de Full Metal Panic! é considerada um dos melhores animes da era de ouro do estúdio, antes do mesmo começar o seu declínio que resultou na reestruturação total do estúdio pela GDH. Usando elementos 2D e 3D, a primeira temporada do anime se destaca pela sua qualidade de animação acima da média para os animes que iam para a TV. Extremamente colorido e com um traço muito bonito, o anime de Full Metal Panic! foi produzido e acompanhado de perto pelo criador da série, Shouji Gatoh, o que fez com que o anime não tomasse um rumo distante do mostrado nas novels. Porém em 2003 o GONZO perdeu os direitos de exibição e produção de Full Metal Panic! para o até então pouco conhecido estúdio Kyoto Animation. A segunda temporada de FMP!, chamada Full Metal Panic? Fumoffu foi o primeiro grande anime do estúdio que 3 anos depois ficaria conhecido como o criador de Suzumiya Haruhi no Yuutsu. Os direitos de exibição e produção de FMP no Japão continuam na posse do Kyoto Animation até hoje.

A Trilha Sonora

A trilha sonora de Full Metal Panic! é composta por 3 CDs produzidos pela Pony Canyon. O primeiro deles contém a Abertura e o Encerramento da série cantada por Mikuni Shimokawa chamado “Tomorrow/Karenai Hana”, sendo este o 7º single da cantora. Os outros dois CD são as Original Soundtracks da série compostas por Toshihiko Sahashi, responsável por mais de 50 trilhas de animes e tokusatsus japoneses.

Curiosidades


– A Jindai High School, escola onde Kaname e Sousuke estudam existe na vida real e foi onde no passado Shouji Gatoh, criador da série, estudou durante a sua adolescência.

– O nome da organização MITHRIL foi inspirado no termo de mesmo nome dos livros de “O Senhor dos Anéis” do autor J.R.R. Toukien, de 1954.

– Como muitos sabem, os uniformes dos colégios japoneses são cobiçados por muitas adolescentes sendo que algumas até se transferem de uma escola para outra unicamente por achar o uniforme bonito. O uniforme da Jindai High School é bastante famoso no Japão, já tendo ganho vários prêmios pelo seu design.

– A série faz citações à diversos filmes de ação e atores famosos nesse estilo de filme como Steven Seagal e também à série de filmes 007 e seu personagem principal, James Bond. Há citações a outros animes também, como as séries Gundam.

– O autor da série, Shouji Gatoh, faz uma pequena participação na segunda ED e também numa cena do anime como um dos alunos da foto que estão todos da sala. A imagem que pode ser vista aqui, mostra Shouji Gatoh desenhado como um adolescente, do mesmo jeito que era quando estudava na escola Jindai.

Conclusão

Espero que tenham gostado deste primeiro post que farei aqui no blog sobre Full Metal Panic! Tentei ser o mais claro possível quanto aos termos do anime pois como puderam perceber a quantidade de informações desta série é extremamente grande tendo até um livro apenas para explicar o mundo criado por Shouji Gatoh. Nos próximos posts eu pretendo comentar sobre as outras duas temporadas do anime e também sobre os mangás da série, além de comentar também sobre as novels, que foi onde tudo começou. Apesar de não parecer pelo o que eu escrevi Full Metal Panic! além da ação é um anime cheio de comédia, principalmente envolvendo Sousuke e Kaname nas situações onde o cara deixa a garota fora do sério. Não lembro muito bem o porque de eu ter começado a assistir a série, isso faz uns 4 anos e até hoje, passado todo esse tempo todo ano eu faço questão de rever toda a série num mês pré-definido para continuar a minha admiração por este incrível anime. Talvez por envolver tantos termos militares o anime não seja tão conhecido (e as vezes só lembram do mesmo pela semelhança do nome com outro anime, Fullmetal Alchemist XD) mas com certeza é uma série que merece ser vista, pela qualidade apresentada na sua produção e pelo seu enredo que apesar de ter tanta coisa, consegue se encaixar direitinho sem deixar coisas em aberto durante a série.

Fontes: Shouji Gatoh official blog, Jindai High, Wikipedia, Full Metal Panic! The Anime Mission

Olá a todos, como estão?Como eu já anunciei aqui no […]

3 thoughts on “[FMP! Review Especial] #1 – Full Metal Panic!”

  1. Conheci a série tem mais ou menos um mês, através de um amigo.
    Achei muito bom. Gostei tanto que na mesma semana procurei na net e baixei todos os episódios das três temporadas (somando 52).
    Ainda não vi todos, mas o que já vi até aqui foram excelentes.
    Tem ação, aventura, suspense, mistério e é mt engraçado. Realmente vale a pena ser visto.
    Vlw. Abraços.

  2. O melhor anime que ja vi na minha vida!
    Claro acompanho naruto e bleach so que esse tem uma coisa que os outros não tem quando acabei de ver a ultima temporada realmente fiquei muito triste!!
    ;(

Deixe uma resposta