J-Drama Review #12 – Hana Yori Dango

Hana Yori Dango
Hana Yori Dango 2ª Temporada
Hana Yori Dango Final

Diretores: Ishii Yasuharu, Yamamuro Daisuke, Katayama Osamu, Tsuboi Toshio e Takei Atsushi
Produção: TBS
(dorama) / TBS Pictures (Filme)
Nº de episódios: 9 (1ª Temp.), 11 (2ª Temp.) e 1 Filme Live-Action
de 131min.
Ano: 2005
, 2007 e 2008

Hana Yori Dango é um dorama bem famoso não só no Japão como no resto do mundo. Ele é a adaptação do mangá de mesmo nome de Yoko Kamio. O mangá começou em 1992 e terminou em 2008, tendo no total 37 volumes e é considerado um dos mangás shoujos mais bem sucedidos do Japão. Em 1996 a série ganhou um anime feito pela Toei com 51 episódios e mais um filme. Além da versão japonesa do dorama, Hana Yori Dango tem uma versão taiwanesa e outra coreana. É a primeira vez que vejo um dorama que tem mais de uma temporada, mas a série com certeza valeu cada minuto dos seus episódios.

A série conta a história da colegial Makino Tsukushi (Inoue Mao), uma garota de 16 anos que estuda na escola Eitoku Gakuen, uma escola de elite só para filhos de milionários e de pessoas famosas. Nessa escola de alunos extremamente ricos, Tsukushi é a única que não se enquadra nesse quesito, pois é de uma família pobre e que economiza tudo o que pode para fazer a filha frequentar tal escola elitista. Ao contrário de Makino, os pais da garota são bem interesseiros e um dos motivos pelo qual se esforçam tanto para a filha estudar na escola é o fato de que estudando lá, ela poderá ter a chance de se casar com um cara rico e mudar a situação que a família vive. Mas Makino não se importa com isso, ela inclusive fica extremamente incomodada com o nível dos alunos que frequentam a escola pois são todos muito mimados e fúteis. Tudo o que Makino quer é terminar logo o colegial, sem ser notada e nem chamar a atenção do resto do pessoal para assim conseguir o seu diploma e sair daquela escola para no futuro trabalhar em algum escritório.

O problema da escola, além dos alunos serem super arrogantes, é o fato deles serem também muito cruéis com quem os enfrenta. Exemplo disso é a presença de um grupo chamado F4 (Flower Four), que reune os 4 alunos mais ricos da escola. São eles: Hanazaya Rui (Oguri Shun), filho de um grande empresário japonês; Sojirou Nishikado (Matsuda Shota), que faz parte da principal família de Cerimônia do Chá do Japão; Akira Mimasaka (Abe Tsuyoshi), filho de um dos chefões da Yakuza e o lider dos 4, Tsukasa Domyouji (Matsumoto Jun, do grupo de j-music Arashi), da família de plutocratas mais influente do Japão. Ir contra o F4 é o mesmo que pedir para ser humilhado por todos os alunos da escola.

Tsukushi, mesmo achando a atitude dos 4 horrível, não deixa de notar que um deles, Hanazawa Rui parece ser o único que não concorda com tais atos de covardia contra os outros e isso acaba fazendo com que a garota começe a ter um certo carinho pelo rapaz, mesmo ele a ignorando. A vida de Makino ia andando conforme o planejado na escola até que por um descuido, a sua única amiga acaba virando alvo do F4 e vendo a mesma ser humilhada, acaba fazendo algo que ninguém na escola jamais teve coragem: Enfrentar o F4 de frente. Makino apesar de ser tranquila não deixa barato quando mexem com alguém que ela tem afeição e como consequencia de tal ato, não dá outra: a garota acaba virando a próxima vitima do grupo sendo ignorada por todos e sofrendo humilhações diversas dos alunos.

Mas Makino ao invés de fazer como todo mundo e desistir, faz o inverso, declara guerra contra o F4 e seu lider Domyouji e com isso, todos acabam percebendo que ela não é apenas mais uma aluna mimada mas sim uma garota cheia de atitude que luta com todas as forças pelo o que acha justo.

Eu adoro séries que retratam o ambiente escolar, seja em anime ou doramas, é um estilo de produção que me atrai bastante. Depois de receber a recomendação de uma amiga sobre a série, fiquei extremamente curioso para saber sobre Hana Yori e logo no primeiro episódio achei a série sensacional, pois é surpreendente como o andamento do episódio te prende no enredo. Tudo em Hana Yori Dango é bem produzido: cenários, figurinos, parte técnica e elenco. A primeira temporada é mais voltada para a comédia e a relação entre Tsukushi e o F4. Outros personagens importantes para o enredo vão aparecendo com o passar dos episódios e isso só faz o andamento da série ficar mais interessante. É evidente que houve uma preocupação muito legal quanto a relação entre os personagens, pois é uma coisa super natural e que vai evoluindo muito bem. Apesar de ter apenas 9 episódios, o enredo da série consegue se manter em um nível extremamente alto e mesmo tendo uma temporada produzida depois, tem um final que fecha a primeira temporada de um jeito ótimo, o que te faz querer ainda mais continuar vendo o dorama.

A segunda temporada da série começa 1 ano depois dos acontecimentos da primeira e o seu primeiro episódio, além de ter cara de episódios especial, tem mais de 1h40min de duração. Não falarei muito sobre o enredo da temporada, pois como é uma continuação direta, seria um tremendo spoiler e acabaria estragando o ótimo final que a primeira temporada tem. Irei falar mais da parte técnica. Essa temporada faz com que Hana Yori Dango fique ainda mais grandioso, pois tem inicio agora nos EUA, mais precisamente em Nova York. O primeiro episódio como é bem grande, dá espaço também para mostrar algumas coisas da primeira temporada, como se fosse um flashback mas sem enrolação. As cenas passadas são apenas para introduzir o público a essa nova temporada e também há cenas envolvendo os personagens principais no 1 ano que separa as duas temporadas. Ao contrário da primeira, essa temporada tem uma carga emocional muito grande e se focaliza quase que totalmente na relação entre os personagens principais. Como sempre acontece em história desse estilo, sempre vai ter alguém para impedir que os protagonistas fiquem juntos mas até nisso a série consegue inovar pois mesmo esses personagens conseguem ter um certo carisma com o público. Não é aquela coisa de maldade e etc, o dorama é até meio realista quanto a isso pois não é aquele clichezão do casal junto e uma pessoas super má tentando separá-los.

Como era de se esperar a segunda temporada tem, mais uma vez, um ótimo final e que deixa várias coisas apontando para uma continuação. Felizmente em 2008, ano em que o mangá terminou de ser publicado, foi lançada a terceira e ultima parte do dorama. Agora se trata de um filme com 2 horas e 11 minutos para fechar essa ótima série. O filme vai além de tudo o que a série já mostrou. O Japão não é mais o lugar principal pois os personagens viajam MUITO e para diversos lugares do mundo todo. Tais viagens se devem ao fato de uma peça super rara da família Domyouji ter sido roubada por um grupo de empresários e isso acaba envolvendo todos para a busca de tal item. Apesar de parecer um enredo meio doido, isso acaba se tornando fundamental para a série, pois é nessa fase que os protagonistas amadurecem.

Hana Yori Dango é um daqueles doramas que todos devem assistir pois reúne diversos elementos que fazem deste um dorama único. Tem comédia, romance, drama própriamente dito, aventura e personagens com um carisma imenso. Virei fã da Inoue Mao depois de ver ela como Tsukushi, sem falar que ela é bem bonitinha também. Mais uma atriz japonesa que eu admiro e com certeza irei atrás de outros trabalhos dela. Quando fez Hana Yori, Inoue tinha apenas 18 anos mas já tinha uma extensa lista de doramas atuando como atriz mirim. Ela e Matsumoto Jun dão show na série e vale muito a pena assistir, principalmente pra quem procura uma bela diversão.

Hana Yori DangoHana Yori Dango 2ª TemporadaHana Yori Dango FinalDiretores: […]

2 thoughts on “J-Drama Review #12 – Hana Yori Dango”

  1. Olá
    Tudo bem?

    Sou o líder do Kotatsu Shinbun (http://kotatsushinbun.blogspot.com/). KS, como é conhecido, é um blog-revista com o objetivo de “mostrar uma visão mais geral e variada desse extenso universo, saindo um pouco daquilo que está na moda. Ou seja, queremos ser uma publicação voltada a quem realmente gosta animes, mangá e cultura japonesa.”

    Gostaria de saber se você tem interesse em ajudar no site, pois suas postagens são bem interessantes e ajudariam em muito nossa equipe. Damos liberdade para que cada membro decida o que vai escrever, deixando-os sugerir as matérias antes delas serem escritas e publicadas. Sua ajuda seria sem dúvida muito bem-vinda.

    Agradeço pela a atenção em ler o e-mail.

    Aguardo retorno.

    PS: se tiver moderação de comentário não precisa aceitar esse.

    e-mail para contato: [email protected]

  2. noooooosssa
    eu axei o seu post super hiper ultra mega bem escrito, motivador, consegue me dar vontade de assistir pela 5° vez o dorama, q eu axo otimooooo, e vc conseguiu com q ficasse ainda mais interessante
    parabens!!

Deixe uma resposta