J-Drama Review #11: Densha Otoko

Olá a todos! Primeiramente devo pedir desculpas pela semana sem atualizações no blog, quase não tive tempo pois agora que comecei a fazer cursinho o tempo vai ser um pouco menor mas irei continuar postando regularmente como de costume. Enfim, sem mais delongas, é hora de comentar sobre mais um dorama!

Densha Otoko
Diretores: Takeuchi Hideki, Nishiura Masaki e Kobayashi Kazuhiro
Produção: Fuji TV

Nº de episódios: 11 + 2 especiais

Ano: 2005/2006

Densha Otoko talvez seja um dos doramas mais conhecidos dentre o pessoal que curte cultura japonesa pelo mundo. Mesmo não tendo visto o dorama, pelo menos em algum momento, o pessoal já deve ter ouvido falar do mesmo. Ele é uma adaptação do livro de Nakano Hitori e este é baseado na história real de um cara otaku que entrava no famoso fórum japonês 2ch para pedir conselhos dos usuários sobre o relacionamento que tinha com uma garota que ele salvou de um bêbado no trem. Não se sabe ao certo se tais acontecimentos relatados no fórum pelo rapaz realmente aconteceram, já que não tem como saber a idêntidade de quem está postando. Mas é certeza de que um cara com o nick de Densha Otoko realmente postava no 2ch para pedir tais conselhos.

O dorama de Densha Otoko conta a história de Yamada Tsuyoshi (Ito Atsushi), um cara de 23 anos, viciado em animes e figures que junto com seus dois melhores amigos, vive indo em Akihabara, o “reduto dos otakus” japoneses para comprar de tudo relacionado ao seu hobby. Ele também sempre está presente em eventos de seiyuus, principalmente os que envolvem a seiyuu Takeda Karin, que faz a voz da personagem Mina no anime Getsumen To Heiki Mina, criado especialmente para se passar dentro da série. Eles também vão a convenções e outras coisas relacionadas ao universo otaku.

Certo dia, quando estava voltando pra casa de trem, Yamada vê uma linda mulher sentada no banco do mesmo vagão onde ele estava, chamada Aoyama Saori (Ito Misaki). Ela é uma mulher bonita, alta e com bastante classe que estava voltando pra casa tranquilamente até que um homem bêbado que estava fazendo zona no vagão começa a mexer com ela também. Yamada então, vendo que ninguém no vagão estava ajudando a bela mulher, decide reunir toda a sua coragem e falar pro bêbado deixá-la em paz. Inicialmente Yamada tenta impedir o cara mas não tem muito sucesso pois é horrível em brigas e acaba inclusive se machucando. Depois de algum tempo o bêbado é impedido por outras pessoas e Saori, vendo a coragem que Yamada teve em tentar salvá-la do bêbado, decide retribuir o favor de alguma forma pedindo o endereço de Yamada para enviar algum presente, mostrando assim a sua gratidão por tal ato “heróico” do rapaz.

Totalmente eufórico com o que havia acontecido, ao chegar em casa Yamada entra um fórum chamado “Aladdin Channel” para contar o ocorrido e pedir ajuda dos usuários para de alguma forma conseguir progresso com a garota que acabou de conhecer. Após contar toda a história, Yamada, conhecido agora como Densha Otoko (O Homem do Trem), se vê diante de uma grande chance de finalmente conseguir um relacionamento com uma mulher e os -loucos, porém divertidos- usuários do BBS Aladdin Channel com o passar do tempo vão se tornando verdadeiros conselheiros de Yamada na sua inusitada e interessante história de amor.

Densha Otoko é um dorama que faz muitas, mas MUITAS citações a animes e outras coisas relacionadas à cultura pop japonesa. Várias figures que Yamada tem em seu quarto são de séries famosas como Gundam ou Evangelion. Não é dificil nas cenas externas de Yamada com seus amigos, você encontrar algum folheto ou dakimakuras de séries como Shuffle! ou CLANNAD. Outro ponto forte da série são os personagens secundários, o fórum Aladdin Channel tem um usuário mais doido que o outro, cada um com a sua mania e os seus vicios, o que deixa o dorama muito engraçado quando Densha vai pedir algum conselho pro pessoal. Personagens como a colega de trabalho de Yamada, Jinkama Kisuzu (Shiraishi Miho)e sua inconfundível insert song e um antigo amigo de Saori, Sakurai Kazuya ( Toyohara Kosuke) também dão um show a parte. As cenas envolvendo os dois são sempre muito engraçadas.

Mas e o romance? Por incrível que pareça, o romance presente em Densha Otoko foi muito bem explorado pelas personagens principais e é muito bom ver o dorama torcendo para que o relacionamento da Yamada e Saori dê certo. O ponto forte do dorama não é apenas as suas situações engraçadas mas também o relacionamento entre os personagens e principalmente o amadurecimento que Yamada vai ganhando com o passar da série.

A série além dos 11 episódios, tem 2 especiais. O primeiro especial é um final alternativo para o dorama e o segundo, tendo quase 2 horas de duração, mostra a vida de Densha 1 ano após o final da série inicial. O nível do dorama é muito bom, tendo uma qualidade elevada em toda a exibição. Uma coisa interessante é que a personagem Mina do anime fictício do dorama fez tanto sucesso que o Estúdio GONZO, responsável pela a animação da abertura de Densha Otoko, decidiu fazer um anime “de verdade” com a personagem. O anime tem o mesmo nome do mostrado no dorama, Getsumen To Heiki Mina, e tem 13 episódios no total.

Olá a todos! Primeiramente devo pedir desculpas pela semana sem […]

One thought on “J-Drama Review #11: Densha Otoko”

  1. Densha Otoko é demais! Acho a história em si tão fantástica, um verdadeiro conto de fadas moderno, onde as fadas são otakus na internet XD

    O dorama é muito bom, o special também, o Deluxe nem tanto. Mas gosto mais ainda do manga! Queria agora ler a novel xD deve ser boa também

Deixe uma resposta