Touken Ranbu Hanamaru – Primeiras impressões

Você sabe o que é uma katana-joshi?

Touken Ranbu Hanamaru é uma produção do estúdio DogaKobo baseado em um jogo desenvolvido pela Nitroplus. A história é protagonizada pelos Touken Danshi, espadas que pertenceram a famosos guerreiros do Japão e que tomaram forma humana. Sua missão é combater os revisionistas que tentam mudar a história interferindo em eventos importantes do passado.

Um ponto interessante deste anime é o seu público-alvo, as katana-joshi. Elas são mulheres aficcionadas por katanas que se interessam por tudo relacionado a essas tradicionais armas japonesas. Elas estudam a história, usos, fabricação e o estilo de luta. Ao que parece, o anime vai tentar agradar o fandom do jogo com mais do que o fanservice comum. Não basta ter garotos bonitos, é preciso haver lutas, sangue e referências históricas. E aí está um grande problema.

yamatonokami

O primeiro episódio de Touken Ranbu Hanamaru foi centrado nas duas katanas pertencentes a Souji Okita, um dos capitães do Shinsengumi. Depois de uma abertura muito leve e alegre, mergulhamos no cenário escuro e sangrento do famoso ataque do Shinsengumi à Ikeda-ya. Pouco depois, voltamos a um clima leve de comédia slice of life. Parece que estamos vendo dois animes diferentes desajeitadamente ajuntados e costurados. Isoladamente, há momentos bons, tanto de comédia quanto de ação. Infelizmente a transição entre eles não funciona bem. Os criadores do anime precisam melhorar isso ou escolher um caminho único, drama ou comédia.

Pelo lado positivo, Touken Ranbu Hanamaru tem um visual bonito e a animação eficiente, inclusive nas cenas de luta. O design de personagens foi bem pensado; As armas de pequeno porte (tantous e wakizashis) são representadas por meninos mais novos e fisicamente menores, por exemplo, enquanto as roupas de cada um são inspiradas no período a que pertencem e o modo de falar reflete os seus donos. Quanto às personalidades, foram apenas esboçadas visto que o número de personagens apresentados foi grande.

katanas longas

Um dado interessante é o desejo de alguns de reencontrar seus antigos donos. Um deles chega a mencionar que gostaria de “dar uns conselhos” ao seu dono. Entretanto, fazer isso não iria afetar à história, exatamente o que o inimigo quer? Se bem trabalhado, isso poderia gerar conflitos que enriqueceriam a narrativa.

As criaturas que os Touken Danshi enfrentam têm um visual ameaçador, mas tiveram pouca chance de causar impressão. Quem sabe nos próximos episódios haverá mais oportunidades. A trilha sonora, por sua vez, não tem nada de excepcional, mas é agradável. Quem aprecia a sonoridade da música japonesa tradicional, com flautas e tambores, irá gostar.

as espadas

Podemos dizer que Touken Danshi Hanamaru teve um primeiro episódio mediano. Se nos próximos episódios a narrativa ficar mais equilibrada pode ser uma diversão despretensiosa para quem gosta de obras históricas e bishonens.

Saiba mais sobre as katana-joshi (artigo em inglês) clicando AQUI.

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

Você sabe o que é uma katana-joshi? Touken Ranbu Hanamaru […]

Deixe sua opinião