Yuri!!! On Ice – Primeiras impressões

Animação de qualidade e diversão garantidas!

Yuri!!! On Ice é um anime original do estúdio MAPPA, dirigido por Sayo Yamamoto (Michiko & Hatchin), com character design de Tadashi Hiramatsu (Parasyte). Seu protagonista, Yuri Katsuki, é um atleta de patinação artística que tem como ídolo o campeão russo Victor Nikiforov. Após sofrer várias derrotas humilhantes, Yuri volta à sua terra natal e é surpreendido por uma reviravolta após um vídeo seu patinando cair na internet e viralizar instantaneamente.

Uma das grandes e gratas surpresas da temporada, Yuri On Ice!!! superou expectativas, pelo menos neste primeiro episódio. Na parte técnica, até quem tinha assistido às prévias não esperava uma qualidade tão boa. A coreografia é de Kenji Miyamoto, que trabalhou com Yuzuru Hanyu, campeão mundial e olímpico de patinação artística. Em cima dessa coreografia, foi feita uma animação primorosa.

Dá para “sentir” o impulso antes do salto, o impacto dos patins no gelo. Quando patinadores fazem movimentos arriscados, cerramos os dentes, pensando “ah, ele vai cair!”.  Além  disso, gestos pequenos, porém significativos, são bem trabalhados. A mão que cai em desânimo e desliga o celular, o “Yuri russo” ficando na ponta dos pés para desafiar o japonês, são rápidos comentários visuais sobre sentimentos e personalidade.

lagrimas

Yuri, reconhecendo o fracasso.

Quanto ao design, as paisagens de fundo são caprichadas, com cores e iluminação bem escolhidas. As cenas dos campeonatos têm tons mais frios, que remetem ao gelo, vidro e metal. Já em Hasetsu, cidade natal de Yuri, tudo tem um tom mais avermelhado ou amarelado, tornando a atmosfera aconchegante. Há uma agradável variedade de tipos físicos de personagens, todos muito bem desenhados.

A narrativa de Yuri On Ice!!! teve um tom mais leve e menos dramático do que se esperava. E isto de modo algum tira a seriedade nos momentos em que ela é devida. A história parece uma rotina de patinação: abaixa, levanta, gira, salta, drama, comédia, reviravoltas e surpresas. Houve quem não gostasse do humor porque queria mais drama, porém no geral o equilíbrio foi ótimo. Outro ponto interessante é a presença ativa das redes sociais. Enquanto em muitos animes a internet é no máximo um elemento de figuração, aqui ela participa efetivamente dos acontecimentos.

yuri!!!on ice victor

Selfie do Victor postada em seu Instagram.

Os personagens apresentados são na maioria cativantes e chamam nossa atenção. Yuri, que a princípio parece ser o básico “protagonista fracassado e chorão”, logo demonstra que não é bem assim. Apesar da derrota inicial, sua recuperação psicológica é simples e nem um pouco melodramática. E, mesmo com tanta simplicidade, fez sentido. Encaixou-se no perfil do personagem que foi demonstrado até o momento.

Os pais de Yuri, a professora Minako e os amigos são calorosos e simpáticos. Pelo jeito que falam e se comportam, percebe-se que apoiam Yuri incondicionalmente. Mesmo que não tenham destaque nos próximos episódios, cumprem uma função importante. Eles estabeleceram uma identidade completa para o protagonista, aproximando-o do espectador. Já Victor, o ídolo, tem claramente uma personalidade extravagante, contrastante com o tímido Yuri. Isso com certeza causará conflitos dramáticos ou engraçados. Sem falar no rival do protagonista, o agressivo Yuri Plisetsky, que poderá agitar bastante a história. 

yuri plisetsky

O agressivo “Yuri russo”.

O primeiro episódio de Yuri On Ice!!! foi, como um todo, excelente. Vamos torcer muito para que consiga manter esse padrão nos próximos episódios. Se tiver sucesso, com certeza será um dos melhores animes do ano.

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Deviantart (https://liviaks.deviantart.com/), e no Instagram (liviasuguihara).

Animação de qualidade e diversão garantidas! Yuri!!! On Ice é […]