Comédia morna e batalhas em estilo psicodélico – vale a pena?
Mob Psycho 100 é uma adaptação para anime feita pelo estúdio Bones da webcomic de mesmo nome criada por ONE, autor de One Punch Man. A história tem como protagonista o estudante Shigeo Kageyama, um garoto aparentemente insignificante que na verdade possui um poder psíquico tão forte que precisa controlar suas emoções o tempo todo para não explodir e causar uma catástrofe.
O primeiro episódio de Mob Psycho 100 foi marcado por um visual e animação extremamente estilosos. A paleta de cores psicodélica e o design liberal dos monstros impressiona. As cenas de ação usando recursos típicos do mangá como retículas e texturas parecem um tom acima de One Punch Man em termos de experimentação. Isto, claro, levando em consideração que se trata de uma obra mainstream.
Por outro lado, a parte cômica não funcionou tão bem. As reações exageradas e caricatas de alguns personagens beiram o grotesco. É um tipo de humor que não costuma agradar espectadores ocidentais. Houve, claro, um ou outro momento realmente engraçado, mas pouco para um anime classificado como comédia.
Mesmo com essa pequena decepção, a história no geral foi interessante e divertida. A contagem regressiva que aparece de tempos em tempos gera expectativa para o futuro. O que acontecerá quando Kageyama atingir os 100 por cento? Vai mesmo causar uma catástrofe? Apenas ele morrerá ou se transformará num monstro?
A comparação com One Punch Man é inevitável, afinal, Saitama e Kageyama têm praticamente o mesmo rosto! Além disso, ambos são personagens extremos, sempre ameaçando colocar o autor num beco sem saída. Como manter o interesse dos leitores num herói que resolve tudo com um único soco? Como lidar com a expectativa gigantesca que provavelmente se criará com a contagem regressiva de Kageyama sem decepcionar?
As diferenças existem, claro. Mob Psycho 100 tem um tom bem mais cínico. Os pais de Kageyama só fazem criticá-lo e compará-lo ao irmão mais novo. Reigen, o mentor, engana e explora o garoto sem qualquer escrúpulo. O lado insensível, mesquinho e desprezível do ser humano comum está bem mais evidente aqui do que em One Punch Man.
Concluindo, o primeiro episódio de Mob Psycho 100 foi visualmente bem interessante. Embora a comédia não tenha funcionado tão bem, a premissa do anime é instigante. Vale a pena continuar por mais alguns episódios para ver o que acontece.
Tinha desistido no primeiro capitulo do mangá. Eu tava esperando uma paródia das séries psíquicas, mas encontrei um ”one punch man” as avessas
Como shonen de superpoderes está funcionando bem, mas a comédia continua sem muita graça, haha…
Valeu pelo comentario! ^^