Jojo’s Bizarre Adventure – Diamond Is Unbreakable – Primeiras Impressões

JOJOOOOOOOOOOO!!! A nova temporada da saga da família Joestar chegou!

Os diamantes são eternos… e Jojo, pelo visto, também.

A saga, criada por Hirohiko Araki em 1987, sempre foi um hit em vendas e popularidade no Japão, mas não conseguia alcançar o ocidente por uma série de fatores. O estilo demodé de traço dos primeiros arcos era uma das razões de muitos editores terem dúvidas em trazer a série para seus países – sem falar no fato dela ser bem longa. A ausência de um anime (a série só tinha conseguido um OVA em 1993 que não teve popularidade expressiva) também era outro fator. Porém, em 2012, quando seu anime seriado finalmente foi ao ar a popularidade da série explodiu no mundo todo.

Jojo já teve três temporadas referentes aos seus três primeiros arcos: Phanthom Blood, Battle Tendency e Stardust Crusaders. A quarta estreou em primeiro de abril de 2016 e inicia uma nova história, Diamond is Unbreakable, apresentando o novo Jojo da série: Josuke Higashikata.

vlcsnap-2015-12-21-21h33m33s547

O novo protagonista e seu Stand

O estúdio encarregado foi o David Production e seu diretor é Naokatsu Tsuda, o mesmo das temporadas anteriores. A história se passa na pacata cidade costeira de Moriah. O primeiro episódio começa com uma cena tranquila, matutina, mas que logo se torna esquisita com a presença de uma mão decepada perdida na mesa do café da manhã.

Momentos depois já somos apresentados a um rosto familiar (ou nem tanto): Jotaro está de volta – agora com seus 28 anos e mais bem desenhado – aparentemente à procura de alguém. Ao mesmo tempo somos apresentados ao jovem Koichi Hirose. Ele estava indo para seu primeiro dia de aula no ensino médio. Distraído, dá de cara com a virilha de Jotaro. Após pedir desculpas, o gigante pergunta se ele sabe onde fica um endereço. Mas antes que eles continuem a conversar, uma pequena briga de estudantes chama a atenção de ambos.

Vista agradável, Koichi?

Vista agradável, Koichi?

Um adolescente com pinta de bad boy está brincando com uma tartaruga quando é abordado pelos seus veteranos. A atitude do calouro, à princípio, é calma e pacífica, mas basta que um dos veteranos fale mal do seu cabelo para o tempo fechar: o rapaz invoca um Stand (um poder psíquico corriqueiro na série Jojo) e soca a cara de um deles. Segundos depois o rosto do meliante é consertado, mas de forma torta e anormal. Jotaro enfim achou quem procurava: Josuke Higashikata, seu tio.

O primeiro capítulo apresenta o grande plot da série: Jotaro conta para Josuke que ele é filho ilegítimo de Joseph Joestar e que um dia ele irá herdar sua fortuna. Ao mesmo tempo ele revela ao rapaz que um homem utilizando um Stand está causando uma série de crimes na cidade.

Crazy Diamond possui o poder de quebrar e restaurar coisas

Crazy Diamond possui o poder de quebrar e restaurar coisas

No final deste mesmo dia Josuke e Koichi testemunham um assalto e o rapaz percebe que o bandido foi possuído por um Stand. O novo vilão da vez é Angelo, o maior criminoso do Japão que, após se salvar de uma sentença de morte, adquire um Stand e passa a cometer ainda mais crimes.

Sobre as considerações técnicas do anime, a primeira grande mudança é o character design. Na época em que este arco de Jojo foi publicado na Shonen Jump, entre 1992 e 1995, o traço de Hirohiko Araki começou a se modificar. Se antes ele tinha uma forte influência de Tetsuo Hara (Hokuto no Ken), agora ele estava começando a adquirir personalidade. Os personagens foram adquirindo feições mais suave e as hachuras foram diminuindo pouco a pouco. Nos últimos capítulos da quarta parte ele já estava com um estilo muito semelhante aos dos dias atuais.

Traço do Araki sofreu uma forte modificação durante esta saga

Traço do Araki sofreu uma forte modificação durante esta saga

Por esta razão os animadores decidiram modificar o estilo para se encaixar mais ao trabalho atual de Araki – que também deve ser mais fácil de ser animado. O padrão de colorização também foi modificado: ficou mais suave e menos saturado. Infelizmente nota-se uma queda na qualidade dos cenários, algo que esperamos que seja remediado nos BDs (uma prática comum em animes hoje em dia).

A trilha sonora segue o mesmo padrão das temporadas anteriores, com música instrumental pontual e algumas canções esparsas em inglês para dar o clima (ainda não tivemos acesso à abertura e ao encerramento). O número de episódios ainda não foi divulgado, mas levando em conta que, no mangá, esta saga foi ainda mais longa que Stardust Crusaders então não seria estranho algo em torno de uns 50 episódios.

De uma maneira geral esta temporada parece ser tão promissora quanto as anteriores. Ainda é preciso se acostumar com o novo traço dos personagens, no entanto a próprio enredo deste arco sempre foi muito elogiado pelos leitores. Vamos aguardar os próximos capítulos.

JoJos Bizarre Adventure Diamond Is Unbreakable - 01 - Large 16

JOJOOOOOOOOOOO!!! A nova temporada da saga da família Joestar chegou! […]

Deixe sua opinião