Nova Safra de mangas da Shonen Jump!

É a crise? Nova safra da Shonen Jump tem apenas duas estreias.

A renovação das séries da grade da Shonen Jump é um passatempo complementar daqueles que acompanham a revista. Sempre fica no ar as apostas de quais serão os títulos que irão embora e quais os que estrearão. Todos os anos o semanário de quadrinhos mais vendido no mundo costuma trazer entre dez a treze novos títulos. E quais seriam os primeiros a estrear nesse ano?

Depois de duas safras seguidas bem magrinhas (com apenas duas e um estreia respectivamente), muitos leitores esperavam que a primeira nova safra de mangas da Jump de 2016 fosse trazer pelo menos três novas séries, quem sabe até quatro. Mas não foi o que aconteceu. Nós teremos apenas duas novidades para nos contentarmos neste primeiro bimestre.

Mas antes vamos falar das séries canceladas: Buddy Strike, como não foi difícil profetizar, está fora após pouquíssimos lances. A série teve um desempenho tão ruim que só vai ganhar UM volume encadernado! Todos os seus onze capítulos serão compilados numa única edição – indicando que a Shueisha realmente não está disposta a desperdiçar insumos editoriais para o lançamento de dois volumes que vão vender muito mal.

Bye bye, Buddy...

Bye bye, Buddy…

Já tínhamos uma vaga sobrando na grade da revista desde o cancelamento de Best Blue. E, ao contrário do que muitos estavam pensando, Nisekoi ainda não foi encerrado e continua com seu lugar cativo no semanário.

Parece que o motivo da estreia de apenas duas séries é claro: só temos dois espaços vagos. Isto pode significar que o editorial da revista está bastante satisfeito com as séries atuais, de modo que não sentem vontade de cancelar nenhuma delas. Na antepenúltima safra tivemos Mononofu e Samon-Kun wa Summoner, duas séries que conseguiram passar pela primeira prova de fogo e estão começando a se firmar. Os editores parecem estar oferecendo uma proteção maior à Mononofu, apesar de Samon estar vendendo mais.

E, por falar em vendas, a revista está com vários títulos que têm vendas minúsculas e que, em teoria, já deveriam ter sido limados: Hinomaru Zumou, Isobe Isobee Monogatari e Sesuji wo Pin! to sequer vendem 30 mil exemplares na primeira semana por volume e, provavelmente, mal devem ultrapassar a barreira dos 50 mil exemplares como long-sellers. Parece burrice manter séries que vendem tão pouco (para os padrões da Jump) na grade, mas a verdade é que estas três séries possuem muita qualidade e por isto ainda recebem o apoio dos editores.

Sobre as duas novas séries, vamos à elas:

Yuuna-san: ecchi barato que vai rapar fora até o fim do ano. Sim ou claro?

Yuuna-san: ecchi barato que vai rapar fora até o fim do ano. Sim ou claro?

Yuragi-sou no Reina-San, de Miura Tadahiro (autor de Koisome Momiji), teve sua estreia na edição 10. Trata-se de um novo título de romance e slice of life que tem a pretensão de substituir Nisekoi, mas com doses bem maiores de ecchi. O cenário da trama se passa numa casa com uma fonte termal. Um psíquico e um fantasma na forma de uma bela garota estão entre os inquilinos e, é claro, vão viver altas aventuras juntos.

Nos últimos tempos obras centradas em calcinhas e bundas não fizeram nenhum sucesso na revista e eu não tenho razões para acreditar que este título não será forte candidato a rapar fora tão logo chegue as novas levas de cancelamentos.

O segundo título é Kimetsu no Yaiba de Kotouge Koyoharu, um dos vencedores da Golden Future Cup do ano passado que pegou terceiro lugar com o one-shot Rokkotsu-san. Teremos que esperar a edição 11 chegar, embora, pela imagem de preview, podemos apostar que é uma série histórica ou com enredo baseado em alguma tradição japonesa.

Kimetsu no Yaiba: poderá ele vencer a maldição da Golden Future Cup?

Kimetsu no Yaiba: poderá ele vencer a maldição da Golden Future Cup?

Vencedores da Golden Future Cup também não costumam ser dar muito bem em suas primeiras tentativas, então eu desconfio que esta leva não deixará sobreviventes para o segundo semestre de 2016.

E sobre a próxima safra? Nisekoi, em teoria, já está perto do seu final e deve ser encerrado na próxima leva (embora tenha sido o que nós dissemos ano passado…). Sobre outras séries que podem ser canceladas… hmmm, não sei. Eu arriscaria Mononofu e Samon-Kun wa Summoner, um dos dois, mas vai depender do tamanho do fracasso que estas duas novas séries serão. Tecnicamente, séries que acabaram de estrear estão “salvas” até a segunda leva após sua estreia, mas, como puderam ver, Buddy Strike foi limado rapidinho!

Creio que, por enquanto, só nos resta esperar.

É a crise? Nova safra da Shonen Jump tem apenas […]

17 thoughts on “Nova Safra de mangas da Shonen Jump!”

  1. Nenhuma das duas prévias das séries novas me deixou interessado. E acredito que o tal Reina-san vai rodar na próxima, mesmo sendo novato. Nisekoi também tá com cara de que pode ir embora na próxima, mas uma coisa que você não comentou, é que antes de Nisekoi, provavelmente teremos o encerramento natural de Ansatsu Kyoushitsu. Aparentemente já está nos 44 do segundo tempo, podendo ser finalizado com folga em 4 ou 5 capítulos.

    1. É uma possibilidade, se Reina tive rum desempenho tão ruim quando Buddy Strike vai embora na próxima mesmo – mas a verdade é que o editorial da Jump está ÁVIDO em ter uma série ecchi na revista, então pode rolar uma proteção.

      Ansatsu Kyoushitsu eu acho que ainda tem uns bons 10 capítulos pela frente, do contrário o editorial teria segurando o lançamento desta pequena leva para lançar logo de uma vez três títulos.

      1. Pode ser q numa possivel futura leva só AC acabe e tragam apenas uma nova estreia(talvez de um autor mais famoso e tal)mas acho q Nisekoi termina antes

  2. “…a revista está com vários títulos que têm vendas minúsculas e que, em teoria, já deveriam ter sido limados: Hinomaru Zumou…”

    Deve ter sido sofrido ter que escrever isso, rs.

    Mas sim, o mangá é legal.

        1. Putz, pior que eu vi o Oricon:

          14. Sesuji wo Pin! to〜Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso〜 #3 (29,543)
          17. Hinomaru Zumou #8 (26,161)

          Bom, parece que as vendas estacionaram mesmo. Isto é o mais preocupante (se todo novo volume subisse um pouquinho…) e o mais triste é que provavelmente isto não vai mudar, pois muitos leitores da jump devem estar, deliberadamente, pulando Zumou (não importa o rank que a obra pegue). Só um anime memso para salvar a lavoura

          1. e tem ainda o Samon-kun o primeiro volume do manga chegou a 20k e pelo q eu vi teve problema no estoque então se bobear podemos ver outro manga passando zumou em vendas logo logo e se isso continuar mesmo a jump querendo não vai dar para continuar protegendo o manga.
            O meu medo é e se não tiver um anime,será q vai querer animar uma serie sobre sumo sei q tem o fato é da shonen jump mas se virmos pelo outro lado é uma serie da jump q vende apenas 20k será q algum estudio vai querer arriscar

    1. O problema é que o padrão Jump é tudo muito “Over the top”! Se eles fizessem uma série de futebol ou beisebol mais realista (como Rookies foi) daria certo

      1. Tem isso também e acho q outro problema é o ritmo ,mangas de esporte o beisebol principalmente costumam precisar de um bom tempo para engrenar e na jump é complicado o manga conseguir ter esse tempo

Deixe sua opinião