Superstições e crenças nos animes

Você já fez um Teru Teru Bozu?

Superstições e crenças são uma constante na cultura de qualquer país, inclusive no Japão, então é claro que vão aparecer nos mangas e animes. Você já reparou nelas, em como algumas são diferentes e outras parecidas com as nossas?

Uma superstição que é muito mencionada em animes é a do Teru Teru Bozu. Dizem que se quiser que o dia de amanhã seja ensolarado você deve fazer um boneco de pano ou papel e pendurá-lo na janela no dia anterior. Algumas pessoas dizem que é preciso cantar a canção do Teru Teru Bozu para que a “simpatia” tenha efeito. “Teru” significa “brilhar” e “Bozu” pode ser “careca”, “menino” ou “monge”, dependendo da frase. A expressão pode ser um trocadilho referente ao brilho do sol na careca de um monge. Alguns acreditam que tenha relação com a história de um monge que prometeu a uns fazendeiros que faria a chuva parar e que o dia seguinte seria ensolarado. Como não conseguiu cumprir a promessa, o monge teve sua cabeça cortada. O Teru Teru Bozu apareceu ou foi mencionado em diversos animes, como Ore Monogatari, por exemplo.

A letra da música diz:

Teru-teru-bōzu, teru bōzu
Por favor, faça com que amanhã seja ensolarado
Como o céu de um sonho que tive certa vez
Se fizer sol, te darei um sino de ouro

Teru-teru-bōzu, teru bōzu
Por favor, faça com que amanhã seja ensolarado
Se atender ao meu pedido
Te darei saquê doce

Teru-teru-bōzu, teru bōzu
Por favor, faça com que amanhã seja ensolarado
Se estiver nublado e você chorar
Cortarei seu pescoço, assim!

Se a tira do gueta (aquela sandália de madeira quadrada) arrebentar, é sinal de mau agouro. Esta é uma superstição que aparece muito em animes de samurai já que o gueta não é exatamente a última moda em calçados… Nos animes quase sempre a tira do gueta da mocinha arrebenta e logo depois alguma coisa ruim acontece com o garoto que ela gosta.

Dizem os japoneses que não se deve cortar as unhas à noite porque dá azar. xxxHOLiC, do CLAMP, teve um episódio bem interessante sobre isso, e também ofereceu uma explicação bem plausível: nos tempos antigos, quando não havia luz elétrica, as pessoas podiam se machucar cortando as unhas sem iluminação adequada.

Watanuki

Watanuki prestes a sofrer as consequências de cortar as unhas à noite…

Tanto no Oriente quanto no Ocidente, muita gente acredita que o sal pode purificar e proteger de espíritos e energias negativas. No Japão de antigamente, comerciantes costumavam espalhar sal na entrada de seus estabelecimentos. Ao voltar de funerais, as pessoas jogam um punhado de sal sobre os ombros antes de entrar em casa. Em Free!, quando o trio de protagonistas vai entrar às escondidas na velha escola abandonada, Nagisa joga sal em todo mundo para proteger de alguma possível assombração… o único problema é que ele se confundiu e fez tudo errado. Bem, não tinha fantasma algum na escola, então, Nagisa foi perdoado.

Uma superstição que aparece muito em animes é a de que quando espirramos do nada, alguém está falando sobre nós. Para essa, não encontrei explicação em nenhum dos animes e mangás que vi. Na verdade, a versão completa da história é que se espirramos uma vez, estão falando bem de nós, duas vezes, estão falando mal. Três espirros significam que tem alguém apaixonado por nós e quatro… quer dizer que estamos resfriados!

Free

Nagisa jogando sal para espantar fantasmas… o único problema é que não era sal!

No mangá Saint Onii-san (ou Saint Young Men) há uma referência à curiosa crença de que existem 88 deuses (tem gente que diz que são 108!) em cada grão de arroz. Portanto, desperdiçar arroz é um pecado sem tamanho!

Embora não sejam referenciados com tanta frequência em animes, números que dão azar ou sorte também são uma superstição bastante popular, tanto aqui como lá no Japão. Além dos conhecidos número 4 (shi = morte) e 9 (ku = sofrimento), também existe as Yakudoshi, as “idades do azar”. Para homens seria 25, 42 e 61, sendo 42 a pior, e para mulheres seria 19, 33, 37 e 61, sendo 33 a pior. Acredita-se que nessas idades as pessoas estão mais propensas a sofrerem acidentes, doenças, perdas e todo tipo de acontecimento ruim. Uma estratégia para espantar o azar é os amigos e familiares organizarem uma grande festa no aniversário da pessoa, e no aniversário seguinte é a própria pessoa que deve organizar a festa para agradecer o apoio.

saint young men

Sim, Jesus, o Japão é um lugar com uma miríade de deuses… até no grão de arroz!

E você, reparou em alguma superstição ou crença mencionada em seu anime ou mangá favorito?

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

Você já fez um Teru Teru Bozu? Superstições e crenças são […]

Deixe sua opinião