Os grandes amigos nos mangas e animes

Por que “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”, né?

Existem várias expressões em japonês para definir os diferentes tipos de amizade: tomodachi, ou “dachi”, que é a palavra mais geral e mais conhecida para “amigo”; yuujin, uma palavra mais formal; nakama, que tem um certo senso de “tribo” (naka=dentro/nakama=quem ou o que está dentro); osananajimi, que quer dizer “amigo de infância”; e shinyuu, o “amigo do peito”. Você provavelmente conhece todas elas se costuma assistir animes legendados.

Amigos são presença constante na grande maioria dos mangas e animes. Seja como um apoio emocional, um guia, um protetor, ou o gatilho de uma grande mudança para o protagonista, amigos costumam ser uma figura importante, mesmo quando não aparecem muito na história. Por isso vamos ver alguns exemplos de grandes amigos nos mangas e animes:

tomoyo-and-sakuraTomoyo (Sakura Card Captor)

Okay, a amizade da Tomoyo com a Sakura tinha segundas intenções inicialmente, mas ela mantinha a amizade mesmo sem ter seus sentimentos correspondidos e sempre fez de tudo para ajudar e ver a amiga feliz. Quantas pessoas serviriam de cupido para juntar a amada com outro? Está aí uma amiga leal e generosa!

Tomoda (Gekkan Shojo Nozaki-kun)

O que dizer de um amigo virtual tão fiel, tão generoso, tão dedicado, que foi capaz de levar dois homens às lágrimas? Apesar de ser apenas um personagem de um Date Sim que aparece em um único episódio, o Tomoda acabou se tornando memorável pelo efeito que teve em Nozaki e Mikorin: os dois ficaram tão comovidos que decidiram criar um manga com ele de protagonista!

tomoda

Morgiana (Magi – O Labirinto da Magia)

A Morgiana é aquela amiga nosense, que diz na sua cara que você está errado e poderá usar sua enorme força física e habilidades de combate para te levar de volta ao caminho certo, quer queira, quer não. Se estiver ferido, ela irá cuidar de você em silêncio, se estiver em perigo ela moverá montanhas para salvá-lo. A Morgiana é a rocha onde Ali Babá e Aladim podem se apoiar sossegados, pois ela jamais os deixará cair.

Suna (Ore Monogatari)

O Suna consegue enxergar qualidades no Takeo onde os outros só veem defeitos. Ele tem uma paciência infinita com a falta de perspicácia do amigo grandalhão e o conhece tão bem que é capaz de prever suas reações nas mais variadas situações. A amizade não se abalou nem quando o Takeo forçou o Suna a servir de cobaia para treinar como beijar na boca! Makoto Sunakawa, você é mesmo um amigão!

Kamina (Tengen Toppa Gurren Lagann)

Nenhum texto sobre amizade em mangas e animes poderia estar completo sem o Kamina. Pode-se dizer que ele literalmente foi às últimas consequências para ajudar o amigo Simon. Kamina enxergou o grande valor do menino, mas também a sua dor, e fez de tudo para livrá-lo de seus traumas e trazer à tona o que ele tinha de melhor, tudo isso de um jeito muito leve e bem humorado. Kamina foi para Simon meio pai, meio irmão, e amigo por inteiro.

E vocês? Quais são os grandes amigos nos mangas e animes em sua opinião?

kamina-and-simonCitações na imagem de capa e no texto: Canção da América, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

Por que “amigo é coisa pra se guardar do lado […]

5 thoughts on “Os grandes amigos nos mangas e animes”

    1. Naruto é “hors concours”, o medidor de força da amizade estourou com ele, hehe… Mas sim, ele merece um lugar de honra numa lista de amigos ^^

      Obrigada por comentar!

Deixe sua opinião