O Enigma da Falha de Amigara

Venha sentir medo do desconhecido com O enigma da falha de Amigara.

Escrita e desenhada pelo mestre do horror japonês, Junji Ito, O Enigma da falha de Amigara é uma história curta de apenas 32 páginas originalmente publicada como um extra no segundo volume do manga Gyo, também obra do mesmo autor.

Nesse one-shot é narrada a descoberta de centenas de espaços com formas humanas que surgiram na montanha de Amigara após um terremoto. Por causa desse estranho incidente várias pessoas começam a viajar ao local para poderem ver pessoalmente o que foi descoberto, porém eles não sabem o risco que estão passando.

amigara3A arte dessa história é bem característica do autor, com um traço que busca um pouco mais o realismo e a todo momento passa uma sensação de frieza, indiferença e, nos momentos certos, bastante desespero. Isso auxilia no desenvolvimento da história em si e na criação de um ambiente mais assustador.

Ao longo das páginas, pouco a pouco, a tensão vai aumentando até “explodir” no seu final. Pode parecer que isso tira um pouco da sensação de terror no início e no meio da história, mas nesse caso específico acabada sendo necessário. Seria muito difícil o autor desenvolver bem vários momentos de grande tensão em um one-shot tão curto.

amigara2Ao contrário dos outros mangas de terror que geralmente lidam com monstros e espíritos, este lida principalmente com o medo do desconhecido e com a impotência de se sentir preso e imóvel em um lugar, algo mais voltado para a claustrofobia. Isso é interessante porque acaba saindo do “mais do mesmo” e instigando mais o leitor.

O enigma da falha de Amigara é um bom manga de terror que consegue encaixar a sua arte e narrativa com um tema não muito utilizado dentro do terror de forma que saia uma boa mistura. Poderia até mesmo dizer que é uma obra indispensável para os fãs do gênero, não só pela sua qualidade técnica, mas também pelo fato de ter somente 32 páginas (em menos de 5 minutos se pode ler a história completa).

A título de curiosidade, esse manga já foi citado em uma matéria da revista Mundo Estranho como sendo “o manga mais assustador”.

Venha sentir medo do desconhecido com O enigma da falha […]

One thought on “O Enigma da Falha de Amigara”

Deixe sua opinião